Visto Japonês – Como tirar o visto para o Japão

O visto japonês é relativamente fácil de ser obtido, embora tenha uma série de regrinhas que devem ser seguidas à risca. Mas não se preocupe que vou explicar o passo a passo para tirar o visto para o Japão e você vai fazer o processo sozinho e garantir uma viagem perfeita!

Sim, perfeita, porque o Japão é simplesmente maravilhoso. Um dos destinos que mais amei conhecer e já estou louca para voltar! Aproveite e veja os outros posts que já escrevi sobre lá para ajudar no seu roteiro para o Japão: Como visitar o Monte Fuji e o Lago Kawaguchiko, O que fazer e onde ficar em Osaka, Onde Comer e Beber em Osaka, Monte Koya e O que fazer em Hiroshima.

O Japão foi um dos países que ficou mais fechado para turistas durante a pandemia e só reabriu oficialmente no final de 2022. Mas pelo menos a reabertura veio com uma novidade interessante: desde março de 2023 a solicitação do visto para o Japão pode ser feita online!

Então vamos lá que te explico tudo!

Como tirar o visto japonês.

Reserve seus hotéis pelo Booking, aqui nesse link!

Visto de Turista pra o Japão – Curta Permanência

Existem algumas modalidades de visto japonês, cada uma com uma lista de documentação exigida. Aqui eu vou falar apenas do visto de turista para o Japão, para quem vai à passeio.

Se você vai com qualquer outra finalidade, como moradia, fazer um curso, participar de alguma atividade religiosa ou artística ou alguma atividade relacionada à sua descendência japonesa, deverá solicitar um visto específico, veja a lista dos tipos de visto japonês aqui.

O visto de turista para o Japão é chamado de visto de curta permanência e serve para quem vai a passeio ou vai visitar algum amigo, desde que a permanência seja de no máximo 90 dias e o turista faça apenas uma entrada no país.

Atenção se for visitar algum parente, pois será outro tipo de visto, que não é obtido online e além da documentação básica exigida, é necessário apresentar documentos do parente também, veja aqui a lista completa para este caso.

Apesar do prazo máximo de permanência ser de 90 dias, o visto japonês só era concedido com esse prazo em casos específicos, normalmente para quem já tinha visitado o país ou oa realizar alguma atividade. Em geral o visto era concedido com prazo de 30 dias (às vezes de 15 dias  se você não comprovar renda). Com a mudança para o visto online, não sei se essa prática foi mantida, será necessário testar.

Também é possível solicitar um visto de múltiplas entradas se você já esteve no Japão antes ou o visto de dupla entrada, que é válido por 6 meses.

O visto japonês de múltiplas entradas é um pouquinho mais burocrático e mais caro, portanto você precisa avaliar muito bem se vale a pena. Esse visto também dá direito à uma permanência máxima de 90 dias, mas tem importantes diferenciais: esses 90 dias são divididos em cada entrada e é válido por 3 anos, ou seja, vale a pena para quem viaja ou pretende viajar bastante para lá e fica poucos dias em cada estadia. E deixo aqui esse post do Ideias na Mala com uma perfeita lista das cidades imperdíveis no Japão para ajudar no seu roteiro!

Atualmente, para tirar o visto de turista para o Japão você só precisará acessar o site do Japan eVisa. Vamos ao passo a passo!

Como tirar o visto japonês – Online (com pagamento presencial)

Para tirar o visto de turista para o Japão você precisará acessar o o site do Japan eVisa e fazer inicialmente o cadastro do seu e-mail de acesso.

Em seguida, você acessa novamente o site do Japan eVisa pelo link enviado por email e começa o processo de aplicação do visto de turismo, preenchendo o formulário e fazendo o upload dos documentos. O site é todo em inglês.

Caso você vá viajar em menos de 7 dias ou tenha alguma outra particularidade, o processo continua sendo presencial no Consulado do Japão, então vou deixar também as informações para quem vai precisar imprimir/levar os documentos, que são os mesmos e que somente são aceitos em impressões simples (frente e verso são recusados).

São exigidos os seguintes documentos em PDF, TIF, JPG, PNG, GIF, BMP e HEIC:

  • passaporte original com pelo menos uma página em branco para o visto e validade de no mínimo 3 meses (a partir da chegada ao Japão);
  • uma foto 4,5×4,5 ou 3×4 recente;
  • cópia simples do RG ou carteira de motorista (leve o original);
  • cópia da passagem de ida e volta ou de saída do Japão para outro país;
  • Cronograma de viagem.
  • comprovantes de renda (original e cópia);
  • cópia da última declaração do imposto de renda, incluindo comprovante de entrega;
  • cópia dos extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • formulário de solicitação de visto para o Japão assinado digitalmente ou igual ao passaporte no caso do presencial (se for menor, o responsável deve assinar e mostrar documento original);

Cada arquivo pode ter até 2 MB e você não pode executar nenhuma outra tarefa enquanto faz os uploads, e não tem como corrigir os dados enviados incorretamente no formulário, se errar tem que retirar o pedido e fazer tudo de novo, então separe tudo antecipadamente e faça o processo com calma e paciência.

Agora o formulário de solicitação é online, mas se precisar fazer presencial, você imprime, assim como o cronograma de viagem, do site do consulado, preenche à mão, assina e leva.

O formulário de solicitação é bem simples, praticamente só preencher os dados pessoais, e o cronograma de viagem é uma tabela onde você vai indicar o que vai fazer na sua viagem. Eles pedem as datas, cidades visitadas e locais de hospedagem.

Eu não detalhei completamente meu cronograma, até porque nem tinha organizado direito a viagem quando solicitei o visto japonês e nem eles exigem comprovantes de tudo, então coloquei apenas as cidades principais pelas quais eu já sabia que ia passar, com as datas aproximadas (exceto a de chegada e partida, que já eram certas) e os nomes e telefones dos hotéis que eu pretendia reservar. Na época não tinha o visto online, e no consulado só deram uma olhada, mas não fizeram maiores perguntas, acredito que o cronograma não requer muita preocupação.

Como tirar o visto para o japão.

Como tirar o visto japonês. Visto de turista para o Japão.

Tem realmente que ter as passagens de ida e volta compradas, isso sim eles checam. Se preferir tratar sobre passagens com uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br.

Já os comprovantes de renda, extratos e imposto de renda eles olharam bem atenciosamente e fiquei com a quase certeza de que o mais importante de tudo era ter como comprovar que você tem fundos para sua viagem. Bem similar ao processo canadense, caso você já tenha pedido visto para lá, vai entender.

Curiosamente, apesar de terem olhado tudo e os documentos serem bem similares, eles só ficaram com os documentos de renda do meu marido. Os meus devolveram todos. Eu não perdi tempo pensando nos por quês, se isso era coisa do patriarcado ou machismo, porque sinceramente só queria mesmo pegar o visto e peguei.

Depois de preencher tudo e subir os documentos, você envia a solicitação de visto e aguarda a análise. Não tem um prazo específico, mas geral demora entre 5 e 10 dias úteis, ou seja, de uma a duas semanas, mais ou menos. Essa é uma informação importante, pois o visto japonês precisa ser solicitado com antecedência para evitar contratempos com estes prazos e com a possível negativa, que às vezes acontece por erros na documentação ou outros problemas na análise.

Dá para acompanhar o status da solicitação pelo site, mas te enviam o resultado da análise por e-mail. Um e-mail @evisa.mofa.go.jp. 

Com a aprovação, você recebe as informações para pagamento da taxa, que, apesar de todo o restante do processo ser online, precisa ser feito no consulado do Japão. Lá no começo do cadastro no site eles pedem dados da sua localização para indicar em qual consulado o visto deve ser pago (as possibilidades são São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Manaus ou Belém).

A taxa atualmente é de R$ 111,00 e só pode ser paga em dinheiro. O período do visto começa a contar quando o pagamento ocorre, então, veja bem, você não pode pedir o visto nem muito perto da viagem, bem muito longe.

Para realizar o pagamento, assim como na entrada no Japão você precisa logar no site do Japan eVisa e mostrar ao atendente. Não pode ser em papel impresso, nem pdf, nem print de tela, hein?!!

Isso equivale a dizer que você precisa garantir que terá acesso à internet ao chegar no Japão, seja pelo plano do seu celular ou com um cartão internacional. E guarde bem a senha, pois 5 tentativas erradas de acesso ao eVisa bloqueiam o sistema por 30 minutos.

Olha, vou te dizer, esse visto online não é dos mais práticos mesmo, mas já poupa um bocado de tempo.

Se você quiser o visto impresso no passaporte, for solicitar o visto em até 7 dias antes da viagem, tiver cidadania japonesa ou for solicitar qualquer outro tipo de visto, tem que ir no consulado mesmo.

Eu fiz meu processo no consulado aqui em São Paulo e foi muito tranquilo e rápido. Eles não marcam horário, é entregue uma senha conforme chegada, basta observar os dias e horários de atendimento que indico abaixo.

Apenas como uma dica, caso você não volte diretamente do Japão para o Brasil, leve a passagem de saída do Japão (sem ela não tem visto, acredite) e tenha informações sobre vistos ou restrições no país de destino.

Eu fui do Japão para o Vietnã. Aparentemente era algo que a minha atendente nunca tinha visto, então ela precisou consultar alguém para saber se eu podia fazer isso. \O/

A pessoa veio dizer que sim, claro, afinal eu vou para onde quiser, desde que saia do Japão… porém, ela me fez uma série de perguntas sobre a viagem para o Vietnã: por que eu estava indo, quantos dias ia ficar e, principalmente, se eu já tinha visto. Nada disso fazia muito sentido, porque caso o Vietnã negasse minha entrada eu seria deportada para o Brasil e não para o Japão, mas respondi tranquilamente que ia fazer turismo, ficar x dias e que eu não tinha o visto do Vietnã porque, afinal, eu nem tinha o visto japonês ainda, precisava resolver isso primeiro e eu tinha tempo de sobra até a viagem. No fim elas seguiram com o processo e deu tudo certo.

Se seus documentos estiverem certinhos, não tem enrosco! O visto demora mais ou menos uma semana para ficar pronto e a data de entrada no país deve ser em no máximo 3 meses da data da emissão.

Visto de turista para o Japão.

Como tirar visto japonês.

Onde tirar o visto para o Japão

Aqui em São Paulo, o visto para o Japão é solicitado no consulado que fica na Av. Paulista, 854, 2o andar. É no prédio do Top Center, o shopping ao lado da Gazeta e próximo do metrô Brigadeiro da linha verde. O atendimento é de segunda à sexta, das  9hs às 11hs e das 14hs às 16hs, mas evite as terças e quintas, que são os únicos dias em que as agências podem fazer as solicitações.

Eles indicam que o ideal é que todos os solicitantes compareçam, mas desde que seja um membro da família, uma pessoa só pode fazer a solicitação para os outros. Eu fiz sozinha a solicitação por mim e pelo meu marido, ninguém nem perguntou dele.

Podem solicitar no consulado de SP os residentes do estado de SP, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Triângulo Mineiro.

Os outros escritórios do Consulado são em Brasília (atende Brasília, Goiás e Tocantins), Recife (atende Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba), Rio de Janeiro (atende RJ, Espírito Santo e Minas Gerais), Belém (atende Pará, Maranhão, Amapá e Piauí), Manaus (atende Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre), Curitiba (atende Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e Porto Alegre. Veja aqui os endereços completos.

Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos. Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!

Quanto custa o visto de turista para o Japão

O visto de turista para o Japão custa R$ 111,00 para uma entrada e R$ 222,00 para dupla ou múltiplas entradas e o pagamento é feito na retirada do visto. Visto de trânsito, para quem fará conexão no Japão, custa R$ 36,00 (e você precisa ter o visto do destino final). Esses valores são alterados anualmente pelo consulado japonês, confirme no site.

Hipóteses de Isenção da taxa do visto de turista para o Japão

O turista que visita o Japão pode ser isento de pagar a taxa do visto se visitar algumas cidades. Desde 2006, quem comprova que vai visitar Miyagi, Fukushima e Iwate não paga taxa. É uma forma do governo incentivar visitas à região que sofreu demais com o grande terremoto de 2011.

Pois é, essa é sim a região do acidente da usina de Fukushima, mas o governo garante que todas as medições foram feitas e não há qualquer risco de contaminação ao visitar a região, que inclusive tem vários lugares muito bonitos. A  Milena, do Magali Viajante, usou a isenção, visitou e conta nesse post 7 razões para visitar Fukushima. Essa isenção continua válida em 2023.

Outro destino japonês cuja visita garante a isenção da taxa é Okinawa, basta comprovar a visita com passagem aérea ou reserva de hotel. Okinawa é uma das ilhas mais bonitas do Japão, com praias divinas e muita natureza. Só lembre que é a ilha mais ao sul do Japão, tão distante que é toda diferentona, com influência de outros povos da região, como os malaios e tailandeses, distante física e culturalmente dos demais pontos turísticos japoneses.

Visto de turista para o Japão.

Como tirar visto japonês.

Como tirar o visto japonês fora do Brasil

Um dos motivos pelos quais eu comecei minha viagem de um ano pelo Japão foi o fato de que o visto só pode ser solicitado aqui no Brasil, com as passagens compradas e, como eu já disse, a data de entrada tinha que ser em no máximo 3 meses. Como eu queria loucamente conhecer o Japão e não tinha como planejar com tanta antecedência uma viagem tão longa, achei melhor garantir e começar por lá.

Atualmente, o visto de dupla entrada, uma versão reduzida do de múltiplas entradas (mas que custa o mesmo) ajuda, porque ele tem prazo de 6 meses, ou seja, dá mais tempo para chegar lá. Porém, você precisará apresentar o cronograma e as passagens quando solicitar o visto. A Carol, do Projeto Viravolta, apresenta aqui nesse post algumas opções para contornar as dificuldades. Vale a pena dar uma olhada.

Se você está fora do Brasil, sugiro que ligue ou vá ao Consulado do Japão para obter informações precisas.

É isso, acredito que você já tem todas as informações que precisa, é só solicitar o visto para o Japão e boa viagem!

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Passo a passo para tirar o visto japonês: quanto custa, onde tirar, documentos exigidos e outras dicas para o visto de turista para o Japão.

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Bruna Barbosa disse:

    Isso ai, Mariana, comece já a planejar porque o Japão é um dos lugares mais incríveis do planeta!

  2. Bruna Barbosa disse:

    Oi Cris! Pois é, o Japão é bem organizado mesmo e isso facilita bastante para viajar por lá.

  3. Cris disse:

    Um dos meus maiores sonhos é conhecer o Japão! Adorei saber as regras do visto! Nada como um lugar tão bem organizado, né?!

  4. Mariana Menezes disse:

    Gostei muito de saber todos os detalhes de como tirar o visto japonês! Japão é um país que morro de vontade de visitar e agora já ficou mais fácil começar o planejamento. Obrigada!

  5. Bruna Barbosa disse:

    Tem que por o Japão no roteiro mesmo, Juliana! É isso ai: encantador!

  6. Bruna Barbosa disse:

    Que delícia, Cynara!!! O Japão é maravilhoso demais!

  7. Cynara Vianna disse:

    Cheguei nesse post na hora certa, estou começando a planejar minha primeira viagem ao Japão.

  8. Que ótimo esse post, até parece que fica mais fácil mesmo tirar esse visto viu? Já vou correr ler os outros posts, porque eu nem pensava tanto no Japão mas todos que vão, voltam encantados. Muito bom mesmo essa sua materia aqui.

  9. Bruna Barbosa disse:

    Nem me fale, Ruthia! Fiquei tão apaixonada pelo Japão que bem queria passar uma temporada lá! Voltaria 3 vezes por ano com certeza!

  10. Olha eu adoraria tirar o visto de múltiplas entradas para o Japão, se isso significasse visitar o país várias vezes ao longo de 3 anos :) Post muito útil

  1. maio 26, 2019

    […] Leia também: Como tirar o visto para o Japão. […]

  2. maio 28, 2019

    […] Leia mais: como tirar o visto para o Japão. […]

  3. dezembro 15, 2019

    […] já expliquei bem detalhadamente nesse post sobre o visto japonês como tirar o visto para o Japão, aproveite para passar por lá e seguir o passo a […]

  4. janeiro 5, 2020

    […] tudo sobre o visto japonês […]

  5. outubro 25, 2020

    […] reservar os hotéis (faça isso o quanto antes, tudo lota o tempo inteiro no Japão) e pedir o visto para o Japão, que já detalhei como faz aqui nesse outro […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.