Viagem em Hermanus: dicas dessa cidade encantadora da África do Sul! Você vai descobrir aqui o que fazer em Hermanus, como avistar as famosas baleias em Hermanus e vai conseguir se programar para um ou mais dias incríveis na cidade. Ainda tem dicas de onde comer em Hermanus, sugestões de ótimas opções de hospedagem e bate-e-volta para Gansbaai e Cape Agulhas.
Você não vai encontrar post mais completo que esse!
O que fazer em Hemanus – Baleias, Praias, Trilhas, Lojas e mais!
Normalmente visitada rapidamente por quem percorre a Garden Route (Rota Jardim), Hermanus é uma cidade meio subestimada. Inclusive por mim.
Fiz a Garden Route com alguns amigos sem muito planejamento. Nesse trecho, ao invés de dormir em Hermanus, pernoitamos em Gansbaai (veja abaixo). Em parte por falta de informação, em parte porque estávamos cansados e chovia muito.
Quando chegamos a Hermanus no dia seguinte, sentimos que era ali que devíamos ter parado (e era mesmo!). Não conseguimos aproveitar tanto a cidade, pois já tínhamos reserva para visitar Stellenbosch e tivemos que seguir a viagem.
Como tínhamos tempo depois da partida dos amigos, voltamos para conhecer Hermanus melhor e acabamos ficando 5 dias!
Contei tudo isso para te dizer que eu conheci a cidade muito bem, o que torna essas dicas bem valiosas e a melhor delas é: embora seja possível conhecer as principais atrações de Hermanus em um dia inteiro, durma pelo menos uma noite para ter a chance de aproveitar melhor. Se quiser explorar alguns arredores, faça sua base aqui e fique umas 2 ou 3 noites. Você não vai se arrepender! Veja só.
Explorando o Centro de Hermanus
Sua viagem em Hermanus não estará completa sem uma passada pelo centro e pelo antigo Píer. Tem aquela típica carinha de vila de pescadores que se transformou em cidade turística e é cheio de lojinhas, bares e artistas, lembrando – de leve – Búzios.
Há um pequeno museu no Old Harbour que conta a história da cidade, outro pequeno museu sobre as baleias e um museu de fotos. Todos podem ser visitados rapidamente entre 12h e 16h (nos finais de semana abrem mais cedo).
Vagueie pelas graciosas galerias e lojas. Dá para ir andando até o New Harbour, que tem alguns restaurantes também, mas sugiro deixar a visita ao porto novo, que não tem o mesmo charme do antigo, para quando fizer o passeio de barco para ver as baleias, se você fizer.
O que fazer em Hermanus – Praias
Hermanus é uma linda cidade costeira. Todo o centrinho fica na beira-mar, porém numa área de penhascos.
As praias mesmo ficam um pouco afastadas e será mais confortável estar com seu próprio carro alugado. Há Uber e ônibus, mas todos em pequenas quantidades e frequência.
Alugue seu carro aqui na RentCars com o melhor preço, pagando parcelado e sem IOF e aproveite sua viagem em Hermanus sem estresse!
Grotto Beach
A melhor praia é a Grotto Beach. Longa, de areia branca fofa, com bastante espaço e uma estrutura bacana. Tem estacionamento, chuveiros, banheiro, acesso para cadeirantes (!), os espaços para churrasco tão populares na África do Sul, e um restaurante excelente.
Você pode ficar tomando um sol, jogar bola, caminhar, correr ou assar sua carne sem atrapalhar ninguém.
É uma Blue Flag, uma certificação que garante que a praia tem seu meio ambiente preservado e é utilizada de forma sustentável.
Como se não bastasse tudo isso, a praia vai da Walker Bay Nature Reserve à Fernkloof Nature Reserve, ambas com imponentes montanhas fazendo fundo para a praia e com a linda lagoa Kleinrivier no meio.
Pois é, se o mar gelado não te conquistar, você pode curtir as águas tranquilas da lagoa! Só vai ter que dividi-la com os kitesurfers, que são numerosos por aqui, ou se juntar à eles, alugando equipamento e até fazendo aulas de kite.
Se tem kite, é porque venta, certo? No verão, quando eu fui, achei o vento até gostoso para aliviar o solão, mas no fim da tarde ficava meio frio.
Em alguns dias o vento enchia meu cabelo de nós e só a jaqueta corta vento segurava, mas nada me tirava da frente daquela praia no pôr-do-sol. Fui dia sim e outro também porque o pôr-do-sol aqui é des-lum-bran-te.
O sol desce bem de frente e o Dutchies, restaurante que fica na ponta direita da praia, tem um quiosque bem pé na areia e outro salão todo fechado por vidro, de onde você pode curtir o espetáculo tomando um belo vinho sul africano! Dificilmente seu fim de tarde será mais perfeito.
Para os aventureiros, dá para seguir por trilhas por qualquer uma das duas reservas que rodeiam a Grotto Beach. Veja mais abaixo.
Leia também: Camps Bay e Outras Praias da Cidade do Cabo.
Voelklip Beach e Langbaai Beach
No sentido da Grotto Beach para o centro de Hermanus ficam em sequência essas 2 praias: Voelklip e Langbaai. As duas são gostosinhas, mas pequenas.
Na Voelklip o mar é bom para surfe, enquanto a Langbaai é mais tranquila. É para onde os locais escapam quando a Grotto está muito cheia.
Onrus Beach e Hawston Beach
A Onrus é outra praia que tem outra lagoa tranquila, mas o mar é bom para surfe. Tanto a Onrus quanto a Hawston são praias mais escondidinhas que praticamente só tem locais.
A Hawston Beach na verdade fica na cidade vizinha de Hawston, mas é bem perto. É outra praia Blue Flag com uma linda vista e algumas pequenas dunas totalmente preservadas (não é permitido caminhar nelas, fique alerta).
O que fazer em Hermanus – Trilhas
Para quem gosta de uma bela caminhada na natureza, Hermanus é perfeita e cheia de opções.
Cliff Paths
Se tiver dúvidas quanto ao que fazer em Hermanus, vá caminhar pelos cliff paths, pequenas trilhas pelos penhascos que margeiam toda a cidade. Vão de Grotto Beach até o New Harbour e tem cerca de 12kms no total.
É uma delícia de passeio porque não exige quase nenhum esforço, tem aquela vista linda do oceano (e das baleias =D) e vários bancos para contemplar e descansar.
Nos indicaram que não era muito seguro caminhas nos cliff paths depois da Flicks Pool, no sentido do New Harbour. Essa era uma forma de falar que a partir dali ficavam os bairros negros. Um preconceito travestido de dica de segurança bem comum na África do Sul, infelizmente.
Nós andamos pelo caminho todo sem problemas. Em alguns momentos (em qualquer trecho da trilha) os caminhos ficam bem ermos e escondidos e é preciso ter cuidado porque malandros e tarados existem em todo lugar, não seria diferente aqui.
Se você fica lá todo desligado num lugar encoberto pelas plantas, com sua câmera fotográfica e celular, pode acabar sendo a “ocasião que faz o ladrão”, sabe como é?
Mas voltando ao que interessa, essas trilhas tem vários lugares perfeitos para a observação das baleias. É só sentar numa pedra ou banco e esperar elas virem dar um oi. Falo mais das baleias já já.
Leia também: Table Mountain – Como Visitar.
Fernkloof Nature Reserve
Outra opção é seguir pelas trilhas floridas da Fernkloof Nature Reserve. São 4 opções de trilhas muito gostosas e o topo guarda uma vista estonteante da Walker Bay.
Essa é mais uma reserva natural para preservação da incrível flora sul africana em um lindo jardim e estufa. Para quem gosta de plantas e flores, é um desbunde, especialmente na primavera, claro!
Essa é uma dica bem especial. Quase ninguém vai até a reserva, que é lindíssima. Está sempre tranquila, normalmente com alguns moradores que usam a área para caminhadas e piqueniques nos jardins.
Existe uma portaria onde você pode pegar um mapa e ver informações sobre as plantas preservadas na reserva, mas não tem atendimento e a visitação é livre entre 6h e 19h, além de gratuita.
As trilhas são fáceis e demarcadas, sendo que 3 delas não exigem nem guia nem esforço e podem ser feitas em cerca de 2hs. A trilha verde leva ao mirante da Walker Bay, a vermelha à uma pequena cachoeira, e a azul ao jardim, podendo ser combinada com a vermelha.
A trilha laranja é mais longa e faz um circuito mais profundo nas montanhas. Considero melhor ter um guia para andar por ela, contate a reserva para saber. E dá para descer da reserva diretamente para a Grotto Beach!
Eu fiz a verde, do mirante, e fiquei maravilhada com a paz e a beleza! Recomendo.
Walker Bay Nature Reserve
Outra reserva que forma as divisas de Hermanus é a Walker Bay. Ela começca na Grotto Beach e vai até De Kelders, uma praia na cidade vizinha de Gansbaai e dá para você fazer todo esse trajeto de 18kms pelas suas trilhas que passam por praias, penhascos e cavernas.
Não fiz essa trilha, mas fiz o trajeto Gasnbaai-De Kelders-Hermanus de carro e barco e é lindo, então imagino que seja uma caminhada deliciosa. Porém, como não há área de campings, você precisa começar cedo e terminar no mesmo dia.
Mas há várias trilhas menores na reserva. Uma das mais difíceis leva à Klipgate Cave, uma caverna que tem vestígios de ocupação humana de mais de 65.000 anos!
Baleias em Hermanus
O que leva milhares de visitantes à uma viagem em Hermanus é, sem dúvida, a visita das baleias-franca-austral que migram da Antarctica para se reproduzirem lá.
As baleias estão presentes na Walker Bay entre junho e novembro, mas os melhores meses para vê-las é entre setembro e outubro, quando estão bem numerosas.
Hermanus é considerada uma das 12 melhores localidades do mundo para ver baleias estando em terra e não é à toa. De fato, você consegue vê-las de vários pontos da cidade.
É impressionante a emoção que esses avistamentos causam. Fica um monte de gente lá nos penhascos olhando o mar e de repente tchub! uma baleia pula da água e todo mundo se agita, pergunta “você viu?” (cada um na sua língua), tira fotos e ri à toa.
É sério, gente, a alegria de ver um animal desses livre assim, tão de perto, é incontrolável e todos ficam meio bobos. E elas adoram fazer gracinha fora d’água!
Não se preocupe muito em procurar os melhores pontos de avistamento na cidade. O antigo porto é um dos principais deles, mas é só sentar em algum lugar com vista pro mar e esperar. Ou seguir o chamado do whale cryer de Hermanus, que toca um tipo de berrante nos lugares em que elas estão sendo avistadas.
De qualquer forma, deixo aqui um mapa dos lugares mais prováveis de vê-las e mais 3 lugares especialmente legais para ver as baleias em Hermanus: o Hotel The Marines, o Coffee on The Rocks e a Grotto Beach.
Onde ver Baleias em Hermanus – Hotel The Marine
O Hotel The Marines é deslumbrante. Tem aquela cara de antigo hotel europeu com um toque local e um restaurante estrelado. Mas ele brilha mesmo é pela localização, numa altura dos penhascos em que até deitado da cama dá para ver as baleias em Hermanus. Já pensou?!
Vários quartos tem varandas com vista privilegiada e o hotel tem um belo gramado para aproveitar o visual. Além disso, há uma piscina bem protegida do vento, e bem na frente do hotel há uma tidal pool pública, uma piscina à beira mar formada de pedras naturais e da água do próprio oceano.
Quando a maré enche, traz com ela vários peixes e animais marinhos, portanto a tidal pool é ótima para se refrescar, dar umas braçadas e ainda para mergulhar com snorkeling! E de repente você pode estar ali e uma baleia aparecer bem na sua frente. O máximo, né?
Onde ver Baleias em Hermanus – Coffee on the Rocks
O Coffee on the Rocks na verdade fica em De Kelders, uma praia/bairro que fica entre Hermanus e Gansbaai, mas é um pulinho de carro.
De Kelders é uma área meio chique, cheio de casas lindas. Ali, de frente para o mar, fica esse simpático café com cara de casa, cheio de móveis antigos e poltronas aconchegantes.
Eles servem lanches rápidos e deliciosos chás e doces tradicionais. Mas a visita vale a pena mesmo porque tem um terraço com vista para um dos pontos onde as baleias mamães adoram ficar com seus filhotes. Isso mesmo!
É só sentar lá com seu chá de roiboos e curtir as brincadeiras de pais e filhotes. Não tem como não amar. Fica aberto de quarta à domingo das 10h às 17h.
Onde ver Baleias em Hermanus – Grotto Beach
Já contei tudo sobre a Grotto Beach ali em cima, mas fique sabendo também que as baleias adoram passear pela área.
Um dia, sentei no Dutchies pé na areia, pedi um vinho rosé e estava com a câmera na mão esperando o show do pôr-do-sol quando de repente: tchub! uma baleia gigante pulou da água bem na minha frente e consegui bater uma foto, assim, sem querer.
Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida. Foi tudo tão perfeito, o céu já estava naquele tom de rosa e laranja dourado, meu vinho era ótimo e até a cor combinava com tudo ao redor, eu estava tranquila e feliz e parece que a baleia estava sentindo exatamente a mesma coisa e resolveu dar um pulinho para dizer que “a vida é bela“.
Vai lá pra ver.
Onde ver Baleias em Hermanus – pelas águas e pelo ar
Além dessas opções em que você não precisa tirar os pés do chão para ver as baleias em Hermanus, você ainda tem outras opções pela terra e pelo ar.
Se você for dos aventureiros, pode fazer um passeio de caiaque e literalmente passar no meio delas! Honestamente eu achei o mar agitado por ali, mas o passeio é oferecido com toda segurança e cancelado dependendo das condições climáticas.
Não esqueça de fazer seu seguro viagem, essencial para quem viaja para a África do Sul e mais ainda para quem ama aventuras! Você pode contratar o seu seguro de viagem com os nossos parceiros da Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 nesse último e ganhe 5% de desconto!
Se você for só parcialmente aventureiro, como eu, pode fazer um passeio de barco. As lanchas são bem confortáveis e saem do New Harbour. O passeio, que inclui uma palestra sobre as baleias custa cerca de USD 50 por pessoa e dura aproximadamente 2hs.
A saída do porto é bem agitada, mas o único perigo é se molhar. Se o mar ou o tempo estiverem ruins o passeio é cancelado. São 4 saídas por dia e o trajeto é definido na hora, conforme informações de avistamentos.
Leia também: Onde ficar em Cape Town.
Fiz o passeio e foi lindo. Cardumes de golfinhos acompanhavam o barco em sua dança saltitante, focas curiosas punham a cabeça pra fora da água para saber quem éramos e vimos toda a Walker Bay pelo mar. Mas não vimos uma única baleia.
A verdade é que não tinha a menor necessidade de eu fazer esse passeio. Já tinha visto várias baleias em Hermanus, mas estava tão fascinada que quis vê-las mais de perto ainda, pois os barcos chegam a até 50ms de distância.
Já era novembro, fim da temporada e época em que elas voltam para casa, portanto a quantidade de baleias era a cada dia menor, assim como a chance de vê-las. Eu insisti porque sou dessas. Rá-rá. Mas a natureza é assim: incontrolável e imprevisível, não se frustre.
O engraçado é que fomos de barco até um ponto onde tinham visto uma baleia e seu bebê, mas nada deles darem as caras para nosso barco. Naquela tarde fui ao Coffee on The Rocks e era bem onde tínhamos estado no passeio de barco. Foi só pedir um café e voilá, mamãe e bebê apareceram!
O resumo é: eu achei o passeio legal, apesar do azar, e deixo aqui o link para a empresa que fiz, que foi ótima, mas pense bem antes de gastar essa grana, porque vê-las é fácil e grátis na maior parte do tempo.
Para terminar, se você for do tipo que também fica muito fascinado e quer ver as baleias de todo jeito, pode fazer um sobrevôo. Esse eu não fiz, mas dizem que entre setembro e outubro os cardumes são um espetáculo bem bonito do alto.
Onde comer em Hermanus
Há uma boa quantidade de restaurantes e cafés em Hermanus, mas esses 3 lugares são os mais deliciosos: o Dutchies, o Fabio’s e o Cafe 1904.
Sobre o Dutchies já falei bastante. Além da vista divina da Grotto Beach, servem de café da manhã ao jantar. Os pratos principais são peixes e frutos do mar e fazem tanto sucesso que pode ser necessário reservar mesa para jantar.
Já o Fabio’s é um restaurante italiano no centro. É um lugar simples, mas com comida bem feita e com sabor caseiro. Os preços são bem acessíveis também.
Por fim, o Cafe 1904, que é o meu preferido. Parece um lugar pequenininho, mas ao entrar descobrimos além de um fofo salão, um amistoso jardim.
O atendimento é simpático, o ambiente é agradável e a comida, que é preparada com todo carinho, é MUITO farta. Também servem ótimos peixes e frutos do mar, mas tem foco em outras carnes e em pratos sul africanos como o bouillabaisse.
Eles também servem do café da manhã ao jantar e todo dia no almoço tem um prato especial por um precinho mais do que camarada e que dá até para 2 pessoas.
Leia também: Bo Kaap – Cape Town, cores e sabores.
Dica Extra: se visitar Hermanus num sábado, vá almoçar no Country Market que acontece perto do campo de golfe. É uma feirinha como as que acontecem em Cape Town (Old Biscuit Mill Market) e Johanesburgo, com muito artesanato e coisas legais para comprar, mas principalmente com muitas barracas de comida excepcionais, vinhos e espumantes em taça, cerveja artesanal e especialidades sul africanas.
Você vai comer bem, gastar pouco e ainda tem a chance de conhecer vários moradores simpáticos nas mesas coletivas. Funciona até 13hs.
Onde ficar em Hermanus
Claro que o The Marine é um dos melhores lugares para você se hospedar em Hermanus. Excelente qualidade com a melhor localização possível. Embora seja mais carinho, não éabsurdo e pode bem caber no seu bolso por uma ou duas noites.
Oura opção de hotel fantástico e próximo do Marine é o Harbour House, que tem uma linda piscina com borda infinita e é todo maravilhoso, mas fica num ponto mais movimentado.
Hermanus também tem várias opções bacanas que não pesam no orçamento como o excelente One Marine Drive e o Lodge on The Green, que tem vista para o campo de golfe onde, dizem, babuínos adoram assistir os jogos!
Também tem um hostel bacana, o Hermanus Backpackers, com quartos coletivos e privativos e inúmeras opções de apartamentos e chalés, como o Westcliff e o Musson Cottage.
Eu fiquei exatamente na Musson Street, num chalé que infelizmente não está mais para alugar (mas você pode checar com o Jan pelo jakuhn@hermanus.co.za). Ficava nos fundos da casa de 2 senhorzinhos que foram uns amores conosco e foram os responsáveis por ficarmos tanto tempo na cidade, pois nos deram essas dicas super locais e que amamos.
Alugue espaços assim sem medo, há milhares de opções e são bem em conta. Os sul africanos são super calorosos e sabem como deixar tudo confortável, funcional e bonito. Nosso chalé tinha uma pequena cozinha super útil já que ficamos mais dias, uma varanda privativa para o jardim e até churrasqueira. Era um pequeno paraíso.
Leia também: Onde ficar em Stellenbosch.
Como chegar em Hermanus
Chegar em Hermanus é facinho, só botar no waze! Rá-rá! Mas até aqui tem dica local maravilhosa!
Se você estiver vindo da Garden Route para terminar em Cape Town, é só seguir os aplicativos mesmo.
Porém, o trajeto entre Hermanus e Cape Town (120kms) mais rápido (90min) é pela estrada expressa N2, mas é muito, mais muito mais interessante e bonito pela R44 (o dobro do tempo), que margeia a costa sinuosa.
Coloque como pontos de parada Kleinmoond e Gordon Bay e realmente reserve um tempinho para apreciar a beleza destes lugares antes de chegar em Cape Town. Lindo de morrer, está marcado no mapa lá em cima.
Se você não estiver de carro, a melhor maneira de visitar Hermanus será contratando um passeio a partir de Cape Town e deixo aqui esta opção de tour para Hermanus para avistamento e almoço com tempo para o passeio de barco e volta para Cape Town. Ônibus são imprecisos e os trens são pouco seguros.
Viagem em Hermanus – Alguns Daytrips deliciosos partindo da cidade
Como eu disse, você pode fazer de Hermanus a sua base para visitar alguns lugares próximos, então vamos à eles!
Gansbaai
A vizinha Gansbaai é conhecida pelo mergulho com tubarão branco. Sim, é aqui que rola aquele famoso mergulho na gaiola em que você fica cara a cara com o mais temido tubarão do mundo!
De Hermanus são poucos minutos até Gansbaai, é só marcar o horário do passeio e chegar no horário. Eu particularmente não me interesso por essas situações de “adrenalina excessiva” e também acho que eles atraem os tubarões, ou seja, o encontro não é algo natural e não curto muito esse tipo de coisa.
Mas se você sonha em ver um tubarão branco cara a cara, aqui é o lugar. Custa cerca de USD 150 por pessoa, veja aqui opções de passeios.
Cape Agulhas
O Cabo da Boa Esperança é o mais conhecido da África do Sul, mas o Cape Agulhas também é bastante importante, já que este sim é o ponto mais ao sul da África.
É nele que os oceanos Atlântico e Índico se encontram. Bom, essa coisa de oceanos e meridicanos é invenção humana, então na prática é tudo um oceano só. Mas lá em Cape Agulhas, que é uma reserva também, há um farol e um marco que indica o local exato da “divisão das águas”.
É um passeio bem legal, mas muita gente pula porque ele fica bem fora de mão, tem que desviar bastante da rota da Garden Route e, basicamente, a gente vai lá ver uma ponta de praia e tirar fotos.
A verdade é que o trajeto é bem bonito e vale o desvio. Entre Hermanus e Cape Agulhas fica uma cidadezinha que parece de velho oeste, chamada Elm. Reserve um tempinho para passear por ela.
Há também algumas vinícolas na área onde você pode almoçar e degustar, mas considero outras regiões da África do Sul melhores para o enoturismo, como já contei sobre as melhores vinícolas de Stellenbosch neste post.
Além disso, a reserva é linda, tem várias passarelas para caminhada, inclusive uma que leva à um navio japonês naufragado e é possível visitar o farol, que com mais de 150 anos é o mais antigo do país e abriga um pequeno museu que fica aberto entre 9h e 17h.
Eles avisam para tomar cuidado porque venta muito lá em cima do farol (por isso o mar é agitado e os navios afundavam), mas só quando estamos lá entendemos o toque.
Não é um ventinho, é um mega vendaval que leva óculos, chapéus, lenços e o que mais não estiver bem preso! Leve sua corta vento e se segure!
Existe uma pequena cidade perto da reserva com algumas opções para comer também, mas não esqueça que horário de almoço na África do Sul é até as 14h. Deixo aqui também uma opção de passeio desde Cape Town.
Não falei que esse era o post mais completo que você ia encontrar? Agora é só aproveitar sua viagem em Hermanus!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe!