Onde se Hospedar em Tóquio

Onde se hospedar em Tóquio? Essa é uma das principais perguntas de quem viaja para a capital do Japão. Saber o melhor bairro para ficar em Tóquio ou pelo menos ter uma lista dos melhores bairros para se hospedar em Tóquio ajuda bastante para economizar tempo e dinheiro, que vão sobrar para curtir melhor as atrações da cidade. Então fica por aqui que vou explicar um pouco da cidade, dar dicas de onde ficar em Tokyo e mostrar hotéis bem bacanas!

Onde se hospedar em Tóquio: guia de bairros e dicas de hotéis e hostels.

Onde se hospedar em Tóquio: guia de bairros e dicas de hotéis e hostels.

Melhores Bairros para se Hospedar em Tóquio

Tóquio é a maior cidade do Japão e, claro, tem milhares de opções de hospedagem em todo lado. Por isso, é bem importante escolher com cuidado a localização da sua hospedagem.

Os custos de deslocamento se ficar muito afastado serão altos, além do tempo perdido em trânsito.

Para entendermos a cidade, vou dizer que Tóquio pode ser dividia assim: área antiga, que é onde ficam a maioria das atrações turísticas e engloba praticamente todo o centro da cidade; Baía de Tóquio, que é a segunda área mais visitada pelos turistas, e por fim as regiões periféricas que são todas as regiões fora dessas 2 primeiras.

Veja aqui quais cidades visitar para montar seu roteiro pelo Japão.

Os melhores bairros para se hospedar em Tóquio certamente estarão na área antiga e alguns na Baía de Tóquio. São eles: Shinjuku, Shibuya, Ginza, Hamamatsucho, Asakusa, Roppongi, Ueno, Akihabara e Odaiba. Veja acima as localizações.

Em qualquer um deles você vai encontrar inúmeras opções de hospedagem e estará bem localizado.

Melhor ainda se você estiver perto de uma estação de metrô, e mais ainda se estiver perto de uma estação de metrô da linha Yamanote, uma linha circular que inclui todas as principais paradas pelas quais você vai precisar passar.

Deixo aqui uma foto da linha com os nomes de todas as estações para dar uma boa ajuda na hora de escolher:

Estações da Linha Yamanote - onde se hospedar em Tóquio.

De todos esses que são os melhores bairros para se hospedar em Tóquio, os 5 primeiros, considerados o “oeste de Tóquio” são os mais modernosos (e caros) e os 3 últimos, no “leste de Tóquio”, tem estilo mais tradicional (e mais baratos). Odaiba é uma ilha na Baía de Tóquio, então é uma outra modalidade de bairro, mais chegada no moderno.

Pode reparar na imagem da linha Yamanote que praticamente todos esses bairros tem uma estação nela. Apenas 3 estão fora dessa linha: Roppongi, Asakusa e Odaiba, mesmo assim são próximos e exigem apenas uma baldeação simples. Ginza está pertinho da estação Yurakucho ai de cima.

Ainda diferenciando um bairro do outro para te ajudar a escolher onde se hospedar em Tóquio, digo o seguinte:

  • Ginza é um bairro mais classudo, cheio de lojas de grifes famosas e, como não poderia deixar de ser, hotéis estrelados e mais caros. É um ótimo bairro, especialmente para quem quer luxo.
  • Roppongi é um bairro similar à Ginza, mas com uma pegada de vida noturna, com muitos restaurantes chiques e baladas. Uma vantagem dessa área é que fica bem perto da Tokyo Station, uma facilidade para quem vai viajar de trem ou ônibus pelo país.
  • Shinjuku e Shibuya são daqueles bairros que a gente imagina quando pensa no Japão.  Super modernos, cheios de gente, de lojas, de restaurantes, de tudo.
  • Hamamatshucho é um bairro similar à Shibuya e Shinjuku.
  • Odaiba, como é uma ilha, tem vistas lindas e é facilmente acessível de metrô. É aqui que ficam várias instalações olímpicas. Porém é um bairro com menos opções de restaurantes e de agito,
  • Akihabara é uma região meio crazy. Tem umas partes mais modernas, outras mais tradicionais e antigas, muitos restaurantes gostosos e não tão caros. É boa para quem quer ver aquela Tóquio dos mangás, dos cafés (maid café, cat café, corujas cafés e assim vai…), das esquisitices e também tem ruas inteiras dedicadas aos sex shops!
  • Ueno é uma área de comércio popular. Se você adora um tranqueirinha vai fazer a festa. Apesar de umas áreas parecerem a 25 de março, tem um lindo parque, ótimos restaurantes bem locais e algumas ruas mais tranquilas com hotéis com preços mais em conta.
  • Asakusa é um bairro bem mais residencial, mais tradicional e mais em conta. É um lugar para experiências autênticas e também é o bairro de um dos templos mais famosos do Japão.

Saiba mais sobre a religião no Japão.

Melhores bairros para se hospedar em Tóquio!

Melhores bairros para se hospedar em Tóquio!

Melhor bairro para ficar em Tóquio

Considero todos os bairros que citei acima ótimas opções de onde ficar em Tóquio. Acho que com essas informações que te dei você já consegue escolher o melhor bairro de acordo com o seu estilo.

Mas se você quer uma opção que é genérica e serve para todos, especialmente numa primeira visita à cidade, minha recomendação como o melhor bairro para ficar em Tóquio é Shibuya.

O bairro é super interessante, cheio de ruas para a gente se perder, restaurantes para conhecer, lojinhas bacanas, cinemas e muito boas opções de hospedagem.

Shinjuku fica quase empatado no número 1 como melhor bairro para ficar em Tóquio. Tem características bem parecidas, mas um clima mais “financeiro”, enquanto Shibuya tem um clima um pouco mais “jovem”.  Ginza segue de pertinho na classificação, ficando em número 1 se você tiver mais disponibilidade financeira.

No cruzamento de Shibuya, o melhor bairro para se hospedar em Tóquio!

No cruzamento de Shibuya, o melhor bairro para ficar em Tóquio!

Vou contar também como foi minha experiência, só para você se divertir um pouco. Quando estive no Japão, Tóquio foi minha última parada e preferi economizar. Aluguei um airbnb próximo da estação Uguisudani, pros lados de Ueno.

O apartamento, embora fosse exatamente do tamanho de uma caixa de fósforo, era bem confortável e serviu bem já que eu só voltava para dormir e tomar café da manhã. Além disso ficava muito perto da estação de metrô na linha Yamanote, o que foi excelente.

Paguei muito baratinho e o motivo era o bairro. Ao sair da estação rumo ao prédio só encontrei hotéis com muita, mas muita cara de motel. Motéis japoneses: cheios de neon, fontes e outras esquisitices.

Não tinha ninguém nas ruas, não tinha restaurantes nem nada. Só uma 7eleven solitária. Eu tinha certeza que a noite aquilo ali seria um fuá e já me imaginava voltando correndo pro apartamentinho. Pensei, “o que foi que eu fiz?” e tive um leve pânico.

Mas nada disso aconteceu. Talvez até fosse uma zoninha, mas se era, ou andava muito parada ou só era frequentada por ninjas que se esgueiravam para lá sem ninguém ver.

Uma amiga explicou que esses motéis são usados por trabalhadores que não voltam para suas casas nas cidades periféricas durante alguns dias. Sei lá. Eu não indico o bairro, mas se for para economizar, saiba que também não precisa ficar com medo.

Se você quiser usar o Airbnb como eu, faça seu cadastro por esse link e ganhe um descontão para sua primeira reserva!

Onde se hospedar em Tóquio – dicas de hotéis e hostels

Considerando os melhores bairros para se hospedar em Tóquio que já listei acima, agora indico hotéis e hostels que são perfeitos para ficar em Tóquio!

Estão divididos por bairros, sempre considerando primeiro alguma opção de melhor categoria,  depois algumas de bom custo-benefício e por fim hostels e hotéis mais em conta para quem quer economizar.

Todos são estilosos e com avaliação acima de 8,5 no Booking, o que é um ótimo indicativo da qualidade dos serviços, localização e acomodações.

Shibuya – o Melhor bairro para ficar em Tóquio

Começando por uma opção sensacional, o Cerulean Tower Tokyo fica bem no centro de Shibuya num prédio bem alto. Todos os quartos estão a partir do 19o andar e tem vistas incríveis da cidade efervescente! É um hotel de categoria mais alta, mas o preço não é um absurdo.

Cerulean Tower Tokyu em Shibuya - Melhor bairro para ficar em Tóquio! Foto: divulgação.

Cerulean Tower Tokyu em Shibuya – Melhor bairro para ficar em Tóquio! Foto: divulgação.

Um dos hotéis boutique mais cobiçados de Tóquio também fica por aqui em Shibuya. É o Trunk. A decoração é muito acima do comum e tem um bar incrível. Tem que reservar com bastante antecedência, porque é muito procurado e tem poucos quartos.

Shibuya Hotel En é bem pertinho da estação Shibuya e tem quartos pequenos, mas confortáveis. É uma opção legal para quem não se importa de ficar num lugar menor, mas também não abre mão de privacidade e de um hotel mais arrumadinho.

Também há várias opções de apartamento para alugar em Shibuya. São apartamentos japoneses, né gente? Minúsculos. Mas eu me hospedei em 2 apartamentos no Japão e conclui que, no fundo, cabe tudo o que a gente precisa em 25m2.

Os apartamentos tem um preço bacana e você pode economizar no café da manhã e até nos jantares, se optar por comer algo mais simples. Deixo esse aqui IBASHO ShibuyaDogenzaka810 como sugestão no melhor bairro para ficar em Tóquio. As fotos do apê já são pura diversão!

Se você quer experimentar como é dormir num hotel cápsula, Shibuya tem uma opção bem legal, o super hype The Millenials. É como um hostel: áreas compartilhadas, inclusive banheiros, e seções divididas em masculinas, femininas e mistas.

A diferença é que a sua cama fica toda fechadinha e separada das demais. O Millenials não é tão apertado quanto os cápsula comuns e eu diria que está mais próximo mesmo de um hostel.

Deixo aqui uma última dica, que é pros lados de Shibuya, mas numa área bem residencial, o ClaskaÉ um hotel boutique muito estiloso, considerado uma das melhores opções de minimalismo japonês em hotelaria e que de quebra tem uma linda loja de design.

Leia também: o que fazer em Takayama, a cidade do Sakê.

Cama cápsula no The Millenials. Onde se hospedar em Tóquio.

Cama cápsula no The Millenials. Foto: divulgação. Onde se hospedar em Tóquio.

Hamamatsucho e Shinjuku – O segundo melhor bairro para ficar em Tóquio

Fica aqui em Shinjuku um dos hotéis do meu imaginário, o Park Hyatt Tokyo, onde foram filmadas várias cenas do filme “Encontros e Desencontros” da Sofia Coppola.

O hotel é maravilhoso, super bem localizado, e os quartos tem aqueles janelões imensos que em dias claros levam os olhos até o Monte Fuji e onde a personagem da Scarlett Johansson ficava sentada pensando na vida…

Se você puder pagar por ele, vale a pena! Senão, sempre pode ir lá tomar um drink no igualmente lendário bar do hotel que Scarlett e Bill Murray passaram.

Uma opção bacana, com preços mais acessíveis, bom serviços e quartos super bonitos, é o Shinjuku Granbell. Alguns quartos são menorzinhos e mais baratos, outros maiores, com linda vista e mais caros. Mas em todos você pode aproveitar o delicioso jardim e o ótimo restaurante. Considero um excelente custo-benefício.

Veja também: como visitar e dormir nos templos famosos do Monte Koya.

Quarto do Shinuku Granbell. Dicas de hospedagem em Tóquio. Foto: divulgação.

Quarto do Shinuku Granbell. Melhor bairro para ficar em Tóquio. Foto: divulgação.

Outra boa opção de custo-benefício é o The Knot. Os quartos são pequenos, mas confortáveis e bem decorados. A localização é muito boa e o restaurante tem uma pegada ocidental, para quem cansar das comidinhas japonesas.

O Mystays Hamamaysucho tem a mesma linha do anterior. Simples, mas confortável e bem localizado, com preço mais em conta.

Se estiver em mais pessoas, os apartamentos do Shinjuku JJ House podem ser uma ótima opção! Dá para economizar mais num lugar todo moderno e bonitinho que fica do lado do metrô.

Ainda para quem quer economia, mas sem perder a oportunidade de viver algo único, Shinjuku tem o Book and Bed, um hostel todo diferentão em que você praticamente dorme no meio das estantes de uma enorme biblioteca.

Tem dormitórios e quartos individuais/duplos. Era minha primeira opção de hospedagem, porque afinal, sou a louca dos livros e não nego, mas acabei optando pelo apartamento na zoninha que não era zoninha. =D

Saiba tudo sobre o visto japonês aqui.

Hostel Book and Bed. Foto: divulgação. Olimpíadas de Tokyo

Hostel Book and Bed. Foto: divulgação. Onde se hospedar em Tóquio.

Ginza e Roppongi

Ginza é um bairro bem chique e como eu disse, para alguns é o melhor bairro para ficar em Tóquio. Alguns hotéis da região são de altíssimo padrão e se você quer ficar em Tóquio numa área com lojas de grife e restaurantes estrelados para fazer suas compras e comer como um rei, seu lugar é aqui.

O Hotel The Celestine é a estrela de Ginza. Os quartos são espaçosos, todos com banheira e amenidades Bvlgary. O restaurante é maravilhoso e com uma bela vista do bairro, que é bem arborizado.

Já o Hyatt Centric, além de toda a qualidade Hyatt ainda tem uma decoração de cair o queixo, toda modernosa e a cara do Japão. Na mesma categoria de hotéis (alta), o The Península tem uma piscina estonteante!

Piscina do The Peninsula em Ginza. Foto: divulgação.

Piscina do The Peninsula em Ginza. Foto: divulgação.

Mas a área também tem opções de hospedagem mais acessíveis, como o The Square Ginza, super bem localizado, com quartos pequenos, mas confortáveis e uma linda decoração em estilo industrial.

Ou o Oriental Express Tokyo Ginza, que é mais simples, mas um dos melhores custo-benefício da cidade, super novo e limpo, com ótima localização também!

Roppongi e Tokyo Station

Na região da Tokyo Station há um hotel que é praticamente um resort, o Shangri-la. É considerado impecável e um dos melhores hotéis de Tóquio.

O Mitsui Garden Nihonbashi também é uma opção mais chique e mais confortável perto da Tokyo Station.

Uma opção mais acessível é o Ryumeikan Tokyo, que é muito bom pelo preço, com quartos espaçosos e um serviço super elogiado. Considero um ótimo custo-benefício.

Para economizar por aqui, só os hotéis cápsula como Ekimae Bay, mas eu confesso que não acho os que tem nessa área tão turísticos e acho que você encontra lugares mais baratos e mais legais em outras áreas, veja abaixo.

Leia também: o que fazer em Hiroshima.

Quarto excelente do Ryumeikan na Tokyo Station. Foto: divulgação. Onde ficar em Tóquio.

Quarto excelente do Ryumeikan na Tokyo Station. Foto: divulgação. Onde ficar em Tóquio.

Akihabara

Como falei, Akihabara é uma região que tem lugares mais tradicionais e outros ultra modernos e é frequentada por um mix louco de pessoas. Se você curte games, mangás, anime ou simplesmente tudo que é diferente, vale a pena ficar aqui.

Não é uma área de hotéis de luxo. Ao contrário, aqui você encontra várias boas opções abaixo dos USD100 como o ICI Hotel, que não tem muitos espaços comuns, mas tem quartos de ótimo tamanho e com um clima bem jovem, e o Hotel Resol, no mesmo estilo. Ambos são ótimos custo-benefício.

Por aqui você também encontra alguns hostels, como o Little Japan.

Agora, se você quiser se hospedar num hotel super diferentão em que parece que você está dentro de um filme japonês, seu lugar é o Artist Hotel. Cada quarto tem uma pintura, uma decoração e um estilo único. É lindo!

Leia também: onde comer e beber em Osaka.

Um dos incríveis quartos do Artist Hotel em Akihabara.

Um dos incríveis quartos do Artist Hotel em Akihabara. Foto: divulgação. Melhores bairros para se hospedar em Tóquio.

Ueno e Asakusa

Nesses outros dois dos melhores bairros para se hospedar em Tóquio você vai encontrar opções mais tradicionais e até alguns ryokans – os hotéis típicos do Japão – mas eu acho que só vale a pena ficar num ryokan em Tóquio se você não vai viajar pelo interior, onde os ryokans são divinos e muito autênticos.

Uma boa opção de ryokan é o Prostyle Asakusa. Todo lindo e com aquele ar de casa japonesa de verdade. E ainda tem umas varandinhas com vista para a Tokyo Tree!

Uma fantástica opção de bom padrão em Ueno é o Mimaru Tokyo Ueno East. Embora não seja um ryokan, ele é todo em estilo tradicional, com quartos super confortáveis.

Como é um apart hotel,  os quartos tem cozinha completa, perfeitos para quem viaja em família ou com crianças. E ainda tem um quarto temático do Pokémon!

Essas são ótima áreas para quem viaja com crianças, pois o parque de Ueno tem jardins, museus, zoológico e muitas atrações infantis para distrair os pequenos. Asakusa também é um bom local de partida para quem vai para a Disney.

Veja também: como visitar o Monte Fuji e o Lago Kawaguchiko.

Quarto do Pokemón em Ueno! Onde ficar em Tóquio.

Quarto do Pokemón em Ueno! Onde ficar em Tóquio.

O Asakusa Hotel Hatago é uma opção com bom custo-benefício. Os quartos são pequenos, mas confortáveis, fica bem perto do metrô numa região agradável e tem uma linda vista do rio Sumida e da Tokyo Tower do restaurante onde servem o café da manhã.

Nos preços intermediários, boas opções são os bonitos e práticos The B Tokyo, em Asakusa, e o Nohga Hotel em Ueno. Ambos muito bem avaliados.

Já em Asakusa fica um dos hotéis cápsula mais trend de Tóquio, o Nine Hours Asakusa, que tem dormitórios tanto para homens quanto para mulheres (misto nem pensar!).

Acho que não comentei que em geral os cápsula são só para homens. Eles foram projetados para os trabalhadores passarem a noite apenas e a maioria não aceita mulheres.

Considero os hotéis cápsula caro para quem está em casal ou em grupos, e sinistro demais para mim, mas sei que muita gente tem curiosidade. Então se esse for seu caso, tente ficar nesses melhores que indiquei aqui.

Veja também: o que fazer e onde ficar em Osaka.

Cápsulas do Nine Hours. Foto: divulgação. Melhores bairros onde ficar em Tóquio.

Cápsulas do Nine Hours. Foto: divulgação. Melhores bairros onde se hospedar em Tóquio.

Odaiba e Disney Resorts na Tokyo Bay

Não considero a melhor opção de hospedagem, mas deixo aqui um bom hotel em Odaiba para quem quer dormir na Tokyo Bay, vendo o mar e o skyline da cidade: o Grand Nikko.

Esses outros 2 hotéis não são os resorts oficiais da Disney Tokyo, mas estão coladinhos no parque e tem um preço bem mais camarada.

Se você quer explorar o Disney Tokyo, essas opções de hospedagem podem valer para economizar tempo, além de serem muito adaptados para receber crianças.

O Hiyori Hotel Maihamatem transfer gratuito para a estação de metrô e amenidades como escolha dos travesseiros. Já o Oriental Hotel é parceiro da Disney, tem transfer, é todo coloridão e cheio de mimos para os pequenos.

Não tem opções mais baratinhas nessas ilhas.

Leia aqui: Olimpíadas 2020 no Japão – Quanto custa?

Quarto para a família no Oriental Hotel na Disney Tokyo.

Quarto para a família no Oriental Hotel na Disney Tokyo. Foto: divulgação.

É isso, acho que você já tem tudinho para escolher onde ficar em Tóquio e reservar um hotel que é a sua cara!

Seguro viagem para o Japão

Não esquece de fazer seu seguro viagem para o Japão! O país é caro e qualquer dor de barriga pode acabar te custando muito. Já o seguro não pesa no bolso e te deixa tranquilão!

Na Seguros Promo. você compara preços de várias seguradoras e usando o código EXPRESSINHA5 ainda ganha 5% de desconto!

E você pode saber se a Seguros Promo é confiável aqui (é, bastante!) e também como funciona o seguro viagem aqui.

Transporte e Wifi em Tóquio

Já adiantei que a melhor forma de se locomover por Tóquio é de metrô. A maioria das atrações mais visitadas fica próxima de alguma das estações da linha Yamanote e será fácil você se virar com ela.

O JR Pass, o passe de trem de viagens ilimitadas funciona, nessa e em outras linhas de Tóquio, mas só vale a pena utilizá-lo se sobrarem alguns dias de passe porque ele é caro e não foi pensado no metrô (clique no link para saber como o passe funciona).

Os custos de cada passagem em Tokyo variam conforme a distância percorrida, mas são de no mínimo 100 ienes, algo em torno de USD 1 por cada trecho percorrido, havendo muitos trechos de 200 ienes (USD 2) e outros que chegam a 600 ienes. Eu diria que em média você vai gastar uns USD 6 em transporte por dia em Tóquio.

Estude direitinho o trajeto, pois muitas vezes na baldeação você precisa usar o passe novamente e se tiver comprado o de valor errado, paga uma multa de 600 ienes.

Vale a pena fazer a maior quantidade de trajetos possíveis a pé. Além de economizar, emagrece (quem não quer?!) e você conhece muito mais da cidade.

Mas se você for mais cansadão (brincadeira ;D) ou precisar andar mais vezes de transporte, compre um passe diário que dá direito a viagens ilimitadas por USD 8.

Quantos dias de viagem pelo Japão: o suficiente para curtir o dia e a noite sem correria!

Melhores bairros para se hospedar em Tóquio.

Com relação ao wifi, em Tóquio cada um usa o seu próprio e você raramente encontrará uma rede para se conectar. O ideal, então, é alugar um pocket wifi, um aparelhinho pequeno e leve que você carrega por ai e tem internet o tempo todo.

Você pode alugar um pocket wifi no aeroporto, nos hotéis ou pela internet e pedir para entregarem no hotel. O aluguel custa 2USD por dia em média.

Muitas hospedagens dão esse mimo. Eu por exemplo aluguei apartamentos pelo airbnb que já incluíam o modem, que era usado na casa e podia ser levado para todo lado, por isso não aluguei o modem.

Boa viagem!

Curtiu esse post? Então compartilha!

Onde se hospedar em Tóquio: um guia dos melhores bairros e dicas de hotéis na cidade.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. fevereiro 11, 2020

    […] exige pelo menos 5 dias inteiros – aproveite e veja aqui onde se hospedar em Tóquio. Menos que isso não dá nem tempo de entender o metrô. Passei 8 dias na cidade, incluindo um […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.