Ícone do site Expressinha

As Melhores Vinícolas em Stellenbosch

As Vinícolas em Stellenbosch são uma das principais atrações da África do Sul. Se você ainda não conhece os vinhos sul africanos, precisa se atualizar e te garanto que visitar Stellenbosch  ou qualquer das vinícolas do Cabo vai ser um dos pontos altos da sua viagem!

Vou indicar aqui as 5 vinícolas em Stellenbosch mais incríveis para uma visita de experimentação, especialmente porque vão além da simples degustação de vinhos e oferecem uma experiência gastronômica diferente e que cabe no bolso.

Além das degustações, todas contam com restaurantes excelentes para almoçar ou jantar e, assim como vários restaurantes em Stellenbosch e nas vizinhas Franschoeck e Paarl, será uma grande experiência culinária. Toda a região é uma explosão de gastronomia de alta qualidade.

Vamos lá?

Veja aqui Onde Ficar em Stellenbosch.

Vinícolas do Cabo e Vinícolas Stellenbosch.

5 Melhores Vinícolas em Stellenbosch

Clos Malverne – Melhores Vinícolas em Stellenbosch

Essa vinícola do Cabo é sensacional. Se você só tiver tempo de visitar uma, sugiro que venha para essa porque só ela já é razão suficiente para visitar Stellenbosch. O lugar é lindo. O restaurante tem varandas sobre os vinhedos onde rolam eventos e casamentos, de tão charmoso. O atendimento todo é mais do que simpático.

A estrela aqui é a degustação dos ótimos vinhos combinada com sorvetes. Eu sei, falando assim parece que você vai tomar um picolé com vinho, mas acredite em mim, essa foi a melhor experiência gastronômica que tive na África do Sul e que dirá na vida. Não é exagero, é que os sabores e combinações foram os mais surpreendentes em muito, muito tempo. Eu diria que de todos os tempos.

Os sorvetes são todos criados e preparados lá, por um chef claramente talentosíssimo. Os sabores mudam constantemente e são pensados para combinar com um espumante, um vinho branco, um tinto e um pinotage, a uva oficial da África do Sul.

Quando fomos, os sabores dos sorvetes eram os seguintes: 1) abacaxi com merengue de côco, menta e pimenta rosa + sauvignon blanc brut, 2) torta de limão com pistache + chardonnay, 3) raspberry com favo de mel e cookie de chocolate + Pinotage e 4) cebola caramelizada com azeite balsâmico e azeitonas + shiraz. Sim, o sorvete era de ce-bo-la ca-ra-me-li-za-da. Era estranho, mas era estranhamente bom e a harmonização com o vinho era especial. Não que eu entenda muito de vinhos, mas nem precisa. A sensação é divina.  Olha, quando acabou, a vontade era começar de novo.

É imprescindível reservar com antecedência. Nós tentamos sem reserva porque só descobrimos essa degustação quando estávamos lá, mas tomamos a cara na porta e estava esgotado pelos próximos 10 dias. Só conseguimos uma vaga porque fomos para outra região e depois voltamos. Então já que você está aqui lendo isso, reserve já!

A degustação custa aproximadamente R98 ou USD8 e só é servida entre 10hs e 13hs nos finais de semana e das 10hs às 16h30 de segunda a sexta. O email para reservas é info@closmalverne.co.za.

O endereço é Devon Valley Rd, 7600 e eles também tem hospedagem e um spa divino. Clique aqui para ver e reservar sua estadia na Clos Malverne.

Vinícolas Stelenbosch: Clos Malverne.

Vinícolas Stelenbosch: Clos Malverne.

Delheim – Melhores Vinícolas em Stellenbosch

A Delheim é outra excelente vinícola de Stellenbosch, num lugar maravilhoso, com um restaurante que se espalha pelos jardins e é perfeito para uma tarde entre amigos. O pinotage rosé da Delheim é um dos melhores da África do Sul, aproveite para conhecer e levar!

Nós provamos a combinação de vinhos com cupcakes e foi outra delícia. Os cupcakes são super bem preparados e trazem sabores diferentes, como folhas de chá de fynbos e roiboos, duas plantas típicas da África do Sul misturada com cremes de limão, cream cheese, mel e canela. Os sabores mudam de tempos em tempos. Quando eu fui serviram um de abóbora e outro de romã que estavam divinos. Também fiquei bem surpresa com a qualidade de tudo e com a perfeição das combinações com o  pinotage rosé, chenin blanc, pinotage tinto e um vinho com nome impronunciável, mas que é excelente, o Gewurztraminer. Essa degustação é bem apropriada para uma sobremesa, já no fim do dia.

Se você preferir, pode fazer uma degustação somente de vinhos ou pedir outras comidas no restaurante para acompanhar.

A degustação com cupcakes custa R120 ou USD10 e é servida diariamente entre 10hs e 16h30. Eles não exigem reserva, mas ficam bem cheios, então acho necessário reservar sim. O email para reservas é info@delheim.com.

O endereço é Knorhoek Road, Stellenbosch, 7599.

Vinícolas em Stellenbosh: Delheim.

Spier – Melhores Vinícolas em Stellenbosch

A Spier é uma vinícola mais robusta. Os vinhos são muito, muito bons. É outra vinícola que, na falta de tempo, sugiro priorizar ao visitar Stellenbosch. Ou já ficar lá mesmo.

A Spier oferece 3 tipos de degustação de vinhos e todas incluem algum vinho que eles chamam de premium, os melhores. Na degustação Winemaker eles só servem os melhores vinhos: os 3 Creative, 2 Gables e 1 vinho orgânico. Na degustação comum há uma lista de vinhos e você escolhe quais quer provar, entre eles 1 Creative e 1 Gables. Todos são de tirar o chapéu, mas sugiro que você dê atenção aos “Creative”, especialmente ao 2.

Além dessas, eles oferecem uma degustação harmonizada com chocolates em que servem um espumante, um pinot noir, e os Creative 2 e 3, um branco e um tinto. Como visitei a vinícola com o Gabriel e mais um casal de amigos, pedimos uma de cada tipo de degustação (um era o motorista e não bebeu) e mais uma tábua de queijos e charcutaria.

Tudo, absolutamente tudo, foi delicioso. A tábua de frios servida era de dar água na boca e tudo combinava, mesclando queijos de vários tipos com azeitonas e geléias doces e picantes. Toda a charcutaria é preparada lá pelo renomado chef PJ Vada. Os chocolates também são produção própria e recheados com deliciosos sabores pensados na harmonização. Se prepare para sair de lá com muitas sacolas ou caixas de vinho.

A Spier ainda tem 2 coisas legais: uma degustação de sucos de uva para distrair as crianças, servidos com lanches em um espaço especial, e cestas com vinhos e comidas locais por preços entre USD 5 e USD 8 para um picnic nos lindos jardins.

As degustações são servidas diariamente entre 9hs e 17hs e custam entre R40 a R90 ou de USD2 a USD8. Fomos sem reserva, mas se preferir entre em contato pelo telefone  +27 (21) 8091984.

O endereço é R310 Baden Powell Drive e aqui a hospedagem é mais em estilo resort e super recomendada para quem quer ficar numa vinícola de Stellenbosch. Clique aqui para ver e reservar sua estadia na Spier.

Vinícolas em Stellenbosh: Spier.

JC Le Roux – Melhores Vinícolas em Stellenbosch

A JC Le Roux é exclusiva de espumantes. Vale muito a visita, mesmo que você não seja o maior fã dessa bebida, já que a qualidade é excepcional. Como eles produzem vários tipos de espumante, a degustação é muito interessante porque nos permite diferenciar claramente os sabores dos secos, demi-sec, brancos e rosés.

Existem 4 tipos de degustação na JC: um só de espumantes, uma só de espumantes especiais, uma harmonizando com azeitonas e um  de espumantes harmonizados com nougats, que é um tipo de doce mais ou menos como um torrone. Claro que você deve provar a dos nougats, que são feitos lá e te garanto que não chegam nem perto do que se passou aí na sua cabeça. É uma delícia e foi uma ótima sacada, porque combinou super bem com os espumantes. É outra degustação ideal para aquele momento de sobremesa.

Se você escolher a degustação sem petiscos ou tomar só uma taça, na saída eles te dão um picolé de espumante com frutas que é bem diferente também! Eles também servem ostras, já que na África do Sul essa é uma combinação de champa com ostras é clássica e tem até em mercado, mas aí não é parte da degustação, é no restaurante mesmo.

Aqui você não apenas vai receber toda a informação sobre os espumantes e o método cap classique de preparação, mas também pode ver toda a produção através dos vidros, o que é bem legal.

Apesar da qualidade de todos os produtos (o Vibrazio é para trazer de caixas), achei que a decoração muito moderna do espaço é meio destoante do entorno tão natural e das demais vinícolas da região. Acho que a intenção foi mesmo trazer o glamour do espumante e acredite, você vai se sentir muito chique lá dentro.

O horário de degustação é de segunda à sexta das 9hs as 17hs e nos finais de semana, das 10hs as 14hs. As degustações custam entre R80 e R125 ou entre USD 7 e USD 11. Não é exigida reserva, mas se preferir, faça pelo email info@jcleroux.co.za.

O endereço é Devon Valley Road.

Vinícolas Stellenbosch: JC Le Roux.

Middelvlei – Melhores Vinícolas em Stellenbosch

Essa foi uma indicação local. É uma vinícola de Stellenbosch que os próprios moradores da cidade gostam de visitar porque oferece um espaço para crianças brincarem ao lado da linda sacada onde são servidas refeições e uma degustação dos excelentes vinhos próprios com a comida preferida de 10 em cada 10 sul africanos, o braai. O ambiente é mais simples e tem menos turistas, portanto é um lugar bem tranquilo para curtir o dia, sem pressa.

Bom, o Braai nada mais é do que um churrasco. Isso mesmo! Geralmente a principal carne do braai é a borewors, um tipo de linguiça que pode ser de carne de vaca, porco, carneiro, ou tudo isso junto. Para eles, a busca por uma boa borewors é igual à nossa pela picanha perfeita.

Na degustação de vinhos com braai eles servem um pãozinho com um patê de peixe, um tipo de tortinha de queijo com biltong, que é uma carne seca local, e um espetinho de borewors. É impressionante como tudo que parece pedir cerveja combina com os vinhos da casa! Servem um chardonnay, um merlot e um pinotage. Atualmente eles tem uma outra opção que inclui brie com queijo e outros tipos de tortinha.

Também há a opção de participar do braai mesmo, como almoço, que inclui tudo da degustação mais costelinha, frango e vegetais, tudo feito na grelha. Custa R225 ou cerca de USD20.

É bem legal para ter uma experiência do verdadeiro dia-a-dia no país e comer comida local não gourmetizada. É exatamente isso que as pessoas comem e bebem em casa!

As degustações são servidas diariamente e custam cerca de R120 ou USD10. O horário não está disponível no site, então imagino que deve ser algo entre 10hs e 15hs. Se estiver em mais pessoas, sugiro reservar aqui:  info@middelvlei.co.za.

O endereço é Flamingo St e eles tem um chalé para acomodação.

Vinícolas Stelenbosch: Middelvlei.

Outras experiências nas vinícolas do Cabo

Existem 3 outras vinícolas do Cabo, a região de Stellenbosch que também tem experiências legais, mas que não visitei por falta de tempo. Deixo aqui as referências. A Marianne tem uma degustação com biltong, a carne seca considerada uma iguaria na África do Sul. Tenho certeza que deve ser uma incrível combinação. Já a Brenaissance tem uma degustação com pizzas e na Demorgenzon eles tocam música nos vinhedos porque acreditam que isso influencia o crescimento das parreiras e a qualiade das uvas. Algo para se ver!

+ 1 Vinícola em Paarl – Fairview

A Fairview é outra vinícola bem robusta que fica em Paarl, vizinha de Stellenbosch. Um dos seus vinhos brancos, o Verdelho, é um dos mais apreciados da África do Sul, servido em vários restaurantes e bares (e é mesmo muito bom).

A visita à essa vinícola tem uma pegada bem diferente. Começa pela criação de cabras, que tem um verdadeiro playground no local. Sério, tem uma torre das cabras, por onde elas ficam circulando como princesas à espera dos princípes. Como se não bastasse, rolam aulas de yoga com cabras. Você leu direito y-o-g-a-c-o-m-c-a-b-r-a-s. Não fiz, não consegui imaginar um único momento de relaxamento numa coisa dessas, mas tanta excentricidade é bem engraçada.

As cabras, na verdade, fornecem leite para a enorme variedade de queijos produzidas lá (tem vaquinhas também). E são os queijos que fazem dessa uma das degustações mais gostosas da região.

São servidos 6 diferentes tipos de queijo com 6 diferentes vinhos. Olha, é de pirar. Eles fazem uns queijos incomuns, misturados com figo, por exemplo, creamcheese de cabra, camembert, tudo maravilhoso e vendido na lojinha pela qual você tem que passar para sair. Segure-se se puder!

Os vinhos também são ótimos e a degustação sempre inclui um vinho mais exclusivo. Há também a opção de degustar somente os vinhos, sem queijos, e uma versão só com vinhos premium.

A sala de degustação também é diferentona. Somos encaminhados para uns enormes tonéis que servem como um balcão para a degustação. É bem bonito, você acaba interagindo mais, porque senta com outras pessoas, mas achei que não tem aquele clima gostoso que faz a gente querer ficar por ali. Assim que a gente termina, acaba indo gastar tudo na lojinha mesmo.

As degustações custam R20 ou USD2 (sem queijo), R40 ou USD4 e R80 ou USD 8 (premium). Aberta todos os dias das 9hs às 17hs, só precisa de reserva para grupos pelo info@fairview.co.za

O endereço é Suid-Agter Paarl Road.

Vinícolas do Cabo: Fairview.

+ 1 em Franschoek – Black Elephant

Franschoek, outra cidade vizinha, também tem inúmeras vinícolas, mas ficou mais conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes da região como o Foliage e o Cafe Des Arts.

Mas aqui também tem uma opção de degustação bem interessante na Black Elephant, onde os produtores se auto intitulam “the rebels of the vine”. Como rebeldes da indústria, eles criaram uma degustação que vai além do provar, cheirar e olhar. É uma harmonização de vinhos e música. A playlist inclui de Lou Reed à Bob Marley, passando pro Madonna e música africana.

Essa é uma degustação pela qual eu terei que voltar à África do Sul, já que não consegui reservar a tempo… Mas pode ter certeza de que esse é o tipo de lugar para amar e (por quê não?) atender o chamado e se tornar um rebelde!

A degustação acontece às 11hs da manhã às terças, sextas e sábados, mas isso não é fixo. Não se preocupe tanto, porque vai precisa reservar com antecedência e então vai confirmar a data e horário. O preço é R360 ou USD32 (ser rebelde costuma ter um custo alto), mas se você gastar R500 ou USD50 em vinhos não paga a degustação (opa, vale a pena de novo!). Eles indicam que a degustação deve durar cerca de 2hs, porque o papo vai rolar solto. Tem como não gostar?

O endereço é 40a Uitkyk St, Franschhoek e as reservas são feitas pelo site deles.

Melhores Vinícolas Stellenbosch.

Dicas para Visitar Stellenbosch e aproveitar melhor as degustações das vinícolas do Cabo

Você reparou em como os preços são pequenos para tão ricas experiências? Então, eu disse que essa diversão cabe no bolso de todos!

O problema é que a gente quer aproveitar tudo, tanto dos vinhos quanto da África e acabamos embananados. A realidade é que só dá para visitar 2  vinícolas do Cabo por dia. Considere o tempo que você gasta para chegar, pedir, esperar, degustar, comprar e sair, o horário de funcionamento – porque é difícil começar a degustar logo de manhã -, o tempo pra almoçar e, por fim, o fato de que a gente fica bêbado.

Sim, porque na África do Sul eles não economizam não, todas as degustações são bem servidas. Eles também sabem que a maioria das pessoas não é sommelier ou muito entendido. Só quer curtir, conhecer, comer e beber bem. Então não tem baldinho para cuspir, já na primeira parada você vai tomar o equivalente à no mínimo 1 taça e mais provavelmente à 2 ou 2 e meia.

Se você quiser muito, dá para fazer um esforço e conhecer 3 num dia, mas se você for daqueles que quer sentar e aproveitar o momento ou simplesmente quiser descansar, o ideal é visitar uma vinícola só.

Por isso que eu recomendo ficar pelo menos 2 dias inteiros na região. Se quiser conhecer mais vinícolas (porque todas são mara e são mais de 200!) ou ainda quiser curtir trilhas e fazer outras coisas na cidade, 4 dias. Não passe correndo quando estiver vindo pela Garden Route para Cape Town porque vai ter arrependimento. Stellenbosch é tão legal que eu pensei até em morar lá!

Vinícolas do Cabo.

Não esqueça de que quem beber não pode dirigir! Nós não vimos nenhum policiamento por lá, mas existe, e com bafômetro. Ninguém confirmou qual o nível de tolerância legal, mas os locais disseram que uma taça é o máximo que dá para passar com alguma “negociação”. Não vale a pena passar esse estresse (outra hora conto um causo nosso com a polícia sul africana) e nem colocar a sua vida e a dos outros em risco. Como todos merecem curtir, fique mais de um dia para poder revezar o volante.

Algumas coisas legais para você saber antes de visitar Stellenbosch:

E aí, curtiu essas dicas?  Então brinde à vida e aproveite!

Ah, e me conte aqui se você gostaria de fazer uma viagem gastronômica como essa, quero saber! ;)

Mais um Help para você:

Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto! 

Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!

Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.

Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Sair da versão mobile