Experience Bucharest – Curiosidades sobre a Romênia

Conhece o Experience Bucharest? Ainda não? Então vem conhecer esse projeto incrível do qual vou participar em breve e umas curiosidades sobre a Romênia!

Experience Bucharest

O Experience Bucharest é uma iniciativa de empresários e pessoas ligadas ao turismo da Romênia que visa promover mais visitas ao país e sua capital.
Todo ano eles levem vários produtores de conteúdo de viagens para lá e mostram o que a cidade e o país tem para oferecer! É totalmente independente – sem apoio governamental – e original. Bem legal, né? Coisa de quem ama sua cidade!

Experience Bucharest: criadores e turismo local trabalhando juntos!

O Experience Bucharest 2018 acontece entre 2 e 5 de novembro e eu estarei lá junto com um timaço escolhido pelos organizadores. Além de conhecer o país, vamos participar de uma Travel Conference e aprender ainda mais sobre criação e viagens!
Eu estou super ansiosa! Adorei a proposta até porque amo um destino menos conhecido, onde ainda podemos ver a vida como ela é.
Desde que recebi o convite estou pesquisando sobre o turismo na Romênia. Infelizmente já até concluí que, mesmo esticando minha estadia mais uns dias, não terei tempo de conhecer o tanto de coisa legal que tem no país! Vou te contar um pouquinho.

Curiosidades sobre a Romênia

Sempre que alguém fala da Romênia pelo menos um desses três assuntos aparecem na conversa: ciganos, conde drácula e comunismo.
Claro que foram as curiosidades sobre a Romênia que eu logo fui pesquisar! Rá-Rá. Vou trazer um pouco do que já descobri, porque o serviço completo só vai dar depois da visita!

Ciganos na Romênia

Praticamente todo mundo associa os ciganos à Romênia. Isso é tão forte que muita gente pensa que a Romênia é o berço dos ciganos do mundo todo. Eu, que visitei o Museu da Imigração (antigo Memorial do Imigrante) recentemente, tinha uma informação armazenada aqui de que os ciganos tem origem no norte da Índia.
Acredito que as pessoas façam essa relação com os romenos porque os ciganos tem uma língua própria chamada romani e nessa língua o grupo é conhecido como Rom ou Rroma. Some isso ao fato de que realmente existe um grande grupo de ciganos na Romênia e realmente temos uma lenda.
Curiosidades sobre Romênia: ciganos., drácula e comunismo são as primeiras coisas que vem à cabeça ao falar do país, mas tem muito mais! Acompanhe no Experience Bucharest.

Curiosidades sobre Romênia: ciganos.  Photo by Taya Iv on Unsplash

 

Mas existem grupos ciganos em todo mundo e inclusive em muitos países europeus como Alemanha, Inglaterra, França, entre outros. Basicamente em todos eles os ciganos são bastante discriminados porque, como sabemos, as pessoas tem dificuldades em aceitar tudo o que é diferente e o mesmo acontece na Romênia.
Então sim, existem muitos ciganos na Romênia, mas as maiores concentrações populacionais estão na Índia, EUA, Egito, Turquia, França, Irã e a população cigana estimada na Romênia, acredite, é igual à do Brasil!
Essa é uma das curiosidades sobre a Romênia em que estou mais interessada. Quero aprender tudo o que der e já me escalei para um tour da Experience Bucharest totalmente focado na cultura Rroma.

Conde Drácula

Uma das curiosidades da Romênia que mais atrai visitantes: a Transilvânia e a lenda de que Conde Drácula viveu lá.
Há quem duvide, mas a verdade é que o Conde Drácula, rei dos vampiros que conhecemos, é um personagem e não uma pessoa que realmente existiu nesse mundo. Bom, mais ou menos.
Curiosidades sobre a Romênia: drácula.

Curiosidades sobre a Romênia: drácula.
Photo by Joshua Ghostine on Unsplash

O personagem é baseado numa pessoa real, o Cond Vlad Dracul, um príncipe romeno que viveu próximo da Transilvânia. Vlad precisou defender o território da invasão otomana e o fez com certa crueldade. Reza a lenda que ele curtia empalar os adversários. Esse viés sanguinolento inspirou Bram Stocker a criar o personagem vampiresco Conde Drácula nos idos de 1897. E inclusive foi Bram Stocker que deixou o castelo de Bran, que fica na Transilvânia, conhecido no mundo como o castelo do Conde Drácula sendo que nem se sabe se um dia Cond Vlad realmente esteve lá (e Bram Stocker também nunca pisou na Romênia…).
Parece que o tal do Cond Vlad é um herói nacional e estou louca para conhecer melhor essa história. Com certeza vou visitar o Castelo de Bran e mesmo sabendo dessa mistureba de ficção e realidade, eu vou levar meu alho e meu crucifixo só por precaução….

Comunismo

Para terminar por aqui, não tem como não falar de comunismo, mais um capítulo da história do país e outra das curiosidades da Romênia.
Embora eu já tenha uma base de pesquisa, esse é um tema que acredito em que vou me aprofundar bem mais depois da minha visita à Romênia. O que sei, por enquanto, é que a Romênia saiu da monarquia para uma república comunista no pós guerra e entre 1965 e 1989 foi governada por Nicolae Ceausescu.
Esse governo foi a princípio meio independente da URSS e bem visto pelos ocidentais, mas foi ficando obscuro e autoritário. Foi um dos últimos governos da URSS a cair, numa violenta revolução em 1989.
Curiosidades sobre a Romênia: comunismo.

Curiosidades sobre a Romênia: comunismo.
Imagem: pixabay.

O comunismo teve um impacto profundo no modo de vida romeno, claro, e é isso que estou doida para conhecer. Como foi a transição? Quais os reflexos na atualidade? Eu já sei que Bucareste e outras cidades da Romênia são super modernosas, animadas, vou até me embrenhar pelo lado B com os tours promovidos pelo pessoal do Experience Bucharest, mas lá no fundo, como passado e futuro se cruzam?
Eu, que já visitei 4 dos 5 países ainda comunistas do mundo e alguns dos ex comunistas também, fico fascinada em poder ver de perto um período da história tão importante e poder aprender com quem realmente o viveu. Mal posso esperar!

E o que mais tem na Romênia? Bom, além desses temas que surgem primeiro na nossa mente, já te adianto que a Romênia tem muuuito mais. Tem montanhas, várias trilhas de hikking, cachoeiras, vilarejos fofos, outros castelos lindos, tradição, música boa, noite animada. E ainda dizem que a comida é ótima!

E você, quer saber de outras curiosidades da Romênia? Então conta aí nos comentários e me acompanha a partir de 2 de novembro que vem muita informação aqui no blog, no Instagram e no Facebook (já segue @expressinha?) enquanto o Experience Bucharest me leva longe!
Curtiu o post? Então compartilha!

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Nossa que legal essa iniciativa. Acho a Romênia super charmosa e tenho planos de viajar pra lá em breve. Vou acompanhar todas as suas dicas

  2. Bruna Barbosa disse:

    Débora, tava desligando o celular no avião quando vi seu post. Fiquei rindo sozinha meia hora! Que boa memória! Eu não tinha lembrado dessa passagem do Carlinhos, mas agora to aqui, pensando em dragões… hahah

  3. Bruna Barbosa disse:

    Que legal, Raianne, acompanha sim!!! Ano que vem tem mais, participa!

  4. Eu sou louca para conhecer a Romênia desde que o Rony Weasley disse que o irmão dele foi para lá estudar dragões ???Também tenho muuuita vontade de conhecer o castelo do Drácula, deve ser uma experiência incrível, né? Adorei o post e as curiosidades!

  5. Raianne Fernandes disse:

    Adorei a iniciativa deles, vou acompanhar sua viagem com certeza. Na minha ultima EuroTrip quis visitar a Romênia, mas infelizmente não foi possível.

  6. Bruna Barbosa disse:

    Oi Ruthia, pois é, aqui no Brasil a gente também associa o comunismo com uma área maior. Na verdade no momento o pessoal por aqui associa comunismo com tudo…rsrsr

  7. Bruna Barbosa disse:

    hahah Combinado, Ju! Se eu achar o Drácula peço pra ele te mandar um alô também! =D

  8. Juliana disse:

    Sonho da vida: conhecer o “Castelo do Dracula” na Transilvania! To acompanhando tudinho aqui…tira muitas fotos lá? Diz que sim…nunca te pedi nada! hehe

  9. Ruthia disse:

    Que convite charmoso.E já vai bem preparada. Aproveite bem a visita e depois conte-nos tudo.
    P.S. eu pensei apenas nos 2 primeiros itens, já que associo o comunismo a uma região muito ampla do leste europeu

  10. Bruna Barbosa disse:

    Marcela, me conta mais, menina! Que tem pra comer???

  11. Marcela disse:

    Que legal essa iniciativa! Eu amo a Romênia, mas não conheci bem a capital. Com certeza vou acompanhar sua viagem pra ver o que eu perdi. Ah, e a comida é maravilhosa mesmo. Boa viagem e um abraço!

  1. abril 7, 2019

    […] viagem foi feita a convite do Experience Bucharest (saiba mais aqui), com apoio da Administrația Monumentelor și Patrimoniului Turistic București […]

  2. junho 8, 2019

    […] viagem foi feita a convite do Experience Bucharest (saiba mais aqui), com apoio da Administrația Monumentelor și Patrimoniului Turistic București […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.