Gastronomia na Transilvânia – Onde Comer na Romênia
A comida romena, eu já disse, é maravilhosa e não faltam boas opções onde comer na Romênia! Mas existem outras culinárias presentes no país também e a própria gastronomia na Transilvânia é muito baseada em sabores de terras saxãs alemãs.
Aqui deixo dicas do que e onde comer nas diferentes cidades da Transilvânia, em complemento aos post sobre a Gastronomia Romena e sobre os 10 melhores restaurantes de Bucareste!
Gastronomia na Transilvânia – Comida Romena
Já detalhei bastante os pratos típicos da comida romena no post que fiz sobre a gastronomia local (link acima), mas a gastronomia na Transilvânia tem um toque a mais.
Essa região, assim como o norte da Romênia foram mais fortemente ocupadas pelos saxãos vindos da Alemanha e da Holanda. Em Brasov, por exemplo, o alemão é uma língua falada por inúmeros moradores e as receitas de família remontam à áreas longíquas de onde vieram seus ancestrais.
Muitos dos pratos mais comuns na Transilvânia são as carnes, preparadas muitas vezes de forma “pesada”, mas sempre deliciosas. Às vezes são acompanhadas de picles e batatas em forma de salada ou purê. E as sobremesas incluem tortas de maçã similares ao strudel, entre outras massas bem características da Alemanha.
Mas não se preocupe se essa não for a sua praia. A Transilvânia tem muitos restaurantes com uma pegada mais internacional e não é nada difícil encontrar uma pizza ou um hamburguer, por exemplo. A alegria de todos está garantida!
Leia também: o que visitar na Transilvânia.
Onde Comer na Romênia – Transilvânia
Dito tudo isso, sugestões de restaurantes e de onde comer na Romênia caem bem, certo? Então vamos ver onde comer na Transilvânia com divisão por cada uma das principais cidades visitadas por quem explora a região!
Onde comer em Brasov
Brasov é daquelas cidades em que a gente quer ficar para morar. E um dos bons motivos para isso é a ótima comida! Esteja preparado para ser muito bem acolhido e servido!
Comece com um bom café ou, como eles adoram na Romênia, um enorme capuccino. A Ted’s Coffee, em frente à praça principal é mais para pegar e levar, embora tenha algumas mesinhas, mas tem muitas opções de café do mundo todo que são preparados bem forte, como eu gosto. E são baratos.
Já no caminho para o bairro judeu fica a deliciosa Kafe Pub, com sua carinha vintage e boa música que parecem que estão nos abraçando. Perfeito para uma paradinha depois do almoço.
Na Praça principal o Vlahia, apesar da cara meio turística, serve boa comida. As mesinhas ficam na praça, então enquanto você espera um dos tradicionais pratos da comida romena, fica vendo o movimento de locais e turistas que se concentram ali. Peça um vinho e curta a tarde na cidade. Se quiser provar comida romena tradicional, você também pode optar pelo Sergiana.
Uma coisa que achei bem curiosa em Brasov é que tem vários restaurantes de comida italiana. O foco nesse post era recomendar pratos da gastronomia da Transilvânia e da Romênia, mas a verdade é que esses restaurantes italianos são muito bons e merecem sua atenção.
O Cucinino é pequeno, aconchegante, moderno e serve massas divinas tanto no almoço quanto no jantar. Torça para o simpático Christian, dono do restaurante, estar por lá. Ele sabe tudo de Brasov e da Transilvânia e suas dicas valem ouro! Aqui também é uma boa parada para um café, que é excelente.
Veja também: onde ficar em Bucareste – dicas dos melhores hotéis com localização perfeita.
Numa noite eu sai para comer e já tinha tomado umas 5 portas na cara porque, como eu já contei, na Romênia se você quiser almoçar ou jantar num lugar legal precisa reservar antecipadamente, quando passei na frente de uma portinha de onde saiu um cheiro incrivelmente bom. Meu corpo gritou que precisava comer ali. Era o Dei Fratti e o cheiro era das massas caseiras.
Sério, eu buscava um lugar de comida romena, mas aquele aroma me dominou. Só que o restaurante é minúsculo, estava lotado e mais uma vez me recusaram. Mas provavelmente por causa da decepção estampada na minha cara me recomendaram outro restaurante, um pouco mais para baixo, que segundo eles era ótimo, e por ser maior talvez eu encontrasse uma mesa. Lá fui eu, mas volto um dia para comer aqui.
O outro restaurante era o Trattorian e não era apenas maior, era um outro estilo, bem mais chique do que eu pretendia. Não tinha lugar também, não, mas como eu estava sozinha, o hostess foi simpático e fez um esforço para me encaixar num balcão. Resolvi parar minha peregrinação por comida e ficar por ali mesmo. Que bom, porque a comida era ótima e o preço razoável.
O menu era farto: massas, saladas, carnes, muitos vinhos e cervejas artesanais, mas reparei que tinha muita gente comendo a pizza e resolvi seguir o fluxo. A pizza de presunto cru com massa artesanal era bem italiana mesmo e estava divina. Fechei com um enorme tiramisu e fui dormir feliz. Não apenas pela qualidade da comida, mas ainda mais pela atenção dos garços e do hostess, recomendo o Trattorian e ainda volto para provar outros pratos!
Onde comer em Sighisoara
Apesar de Sighisoara ser uma cidade bem pequena, como é bastante turística tem várias opções de restaurantes. A maioria das pessoas passa apenas o dia na cidade, mas se decidir dormir por lá como eu, fique atento ao horário, porque tudo fecha cedo na citadela e depois só será possível comer na cidade baixa.
O restaurante mais procurado é o Casa Vlad Dracul que fica justamente na casa onde o conde que deu origem à lenda do Drácula nasceu. O quarto do nascimento, inclusive pode ser visitado mediante uma pequena taxa, mesmo por quem não coma no restaurante.
Eu achei o lugar sempre cheio e um pouco mais caro, mas sem apresentar nada de muito especial em termos de gastronomia da Transilvânia.
Já na Praça Principal fica um café bem charmosinho, o House on The Rock. Fica numa casa centenária numa das esquinas da praça e serve famosas tortas super recheadas. O preço é um pouco salgado, mas além da comida, você está pagando pelo espaço e pelas mesinhas na calçada de onde você pode observar toda a cidade em movimento e alguns dos seus principais atrativos.
O restaurante que mais gostei foi o do Casa Georgius Krauss. Foi o que encontrei aberto mais tarde da noite e achei que seria caro e impessoal, já que fica num hotel histórico e pomposo, mas bem pelo contrário, fui super bem atendida, a comida era divina e o preço, bem acessível pela qualidade.
É um ótimo lugar para provar a tradicional comida romena como, por exemplo, o pastrami e outros pratos de porco e carneiro, mas também para provar especialidades da gastronomia da Transilvânia, como linguiças com polenta, pato e, claro, a sobremesa regional, a clássica torta de maçã. Além disso tudo, há muitas opções vegetarianas e pratos mais internacionais, com uma variedade de massas. Cerveja e vinhos locais acompanham a boa comida!
Leia também: os melhores hotéis de Brasov e da Transilvânia.
Onde comer em Sibiu
Sibiu é uma cidade super vibrante, que emana alegria de viver. Uma cidade assim está lotada de restaurantes, cafés e bares e fica até difícil escolher onde ir. Se você dormir na cidade poderá desfrutar melhor dessas maravilhas e é o que recomendo.
Tome um café ou um drink no Cafe Wien. Ele fica numa ruela atrás da Catedral Luterana. Além do lugar ser muito fofo, com boa música e boa comida, é um daqueles cantinhos meio escondidos e aconchegantes que fazem a gente se sentir parte da cidade. Fora isso, tem um terraço com uma vista linda da cidade baixa, especialmente no pôr-do-sol. E mesmo se não quiser sentar um pouquinho você ainda pode tirar fotos de lá.
Para um almoço ou jantar eu recomendo demais, mas demais mesmo, o Hochmeister. O restaurante é todo lindo e um pouco fora da zona mais turística. Percebi que 80% do público quando jantei lá era de locais num momento especial. Casais num clima romântico, famílias comemorando algo. É quase impossível encontrar lugar sem fazer reserva antes. Eu consegui por sorte uma mesinha de canto porque estava sozinha e ainda era cedo.
A comida é fan-tás-ti-ca. Mistura as tradições da comida romena com toques modernos. Aqui você realmente poderá provar especialidades da culinária saxã, característica da gastronomia da Transilvânia, como bolo de carne com salada de batata, língua de boi, entre outros.
Pedi uma sopa de abóbora que veio com um fio de vinagre balsâmico e e sementes de abóbora torradas e estava divina e o entrecôte com spatzle, que é uma pasta caseira tradicional da Alemanha, com molho de cogumelos. Sabe quando você come uma coisa tão boa que você deseja que todo mundo prove? Foi assim. A massa era muito saborosa e a carne veio num ponto de cozimento que nem dá para explicar, perfeito.
Tudo muito bem servido (acho que nem deveria ter pedido a sopa) e com mais uma taça de vinho local e água saiu por cerca de USD15, um preço mais do que bom pela qualidade da comida!
Leia também: vida noturna em Bucareste – bares e baladas na noite agitada da cidade.
Onde comer em Bran
A vila do castelo da lenda do Conde Drácula é minúscula, mas nenhum turista fica na mão, já que há muitas opções para comer.
Apesar do restaurante que fica bem no pé do castelo, o Tea House, ser meio caro, achei a comida muito apetitosa e o lugar é muito lindo, com vista do castelo, na beira do lago e da floresta do entorno. Eles servem várias opções para café da manhã e almoço e uma sobremesa bem especial, a Coliva, que é um tipo de mingau de aveia com nozes, rum e mel, tem até a história da sobremesa exposta.
Se quiser comer igualmente bem, mas gastando menos, siga para o Bran Parc. Fica próximo do castelo, numa casa típica muito bonita com mesas na varanda. A comida é ótima, bem tradicional da gastronomia da Transilvânia. Tem muitas opções, mas aqui sugiro comer ou um mix de Mici, a tradicional linguiça da comida romena, ou uma das polentas recheadas (com queijo ou carne) que vem diretamente do forno em potinhos de cerâmica. Tudo muito bom.
Faça uma paradinha para um café e para comer os deliciosos pães e biscoitos de gengibre da comida romena no Mama Cozonacilor. Além de ser tudo delicioso, os donos são excepcionalmente acolhedores!
Leia também: 8 razões para visitar Bucareste e 4 dias em Bucareste – Roteiro Completo.
Onde comer em Crit
Crit é um pequeno vilarejo entre Brasov e Sighisoara, como já contei no post sobre o que fazer na Transilvânia, que vale uma paradinha. Além de uma interessante igreja fortificada e casinhas típicas da região, a antiga casa paroquial foi toda restaurada e hoje, chamada de Casa Kraus, abriga uma pousada muito charmosa e um delicioso restaurante.
Foi nesse restaurante que pude provar algumas típicas opções da comida romena tradicional, com o jeitinho diferente da gastronomia na Transilvânia.
Além do clássico charutinho com polenta, no Casa Kraus servem entradinhas que só se vê na Romênia, como o bacon cru, linguiças artesanais, sopas da gastronomia romena e outros pratos preparados na hora, com toque da culinária saxã. Tudo acompanhado do ótimo vinho romeno.
Mas o melhor aqui, na minha opinião, são os doces. Torta de maçã colhida do pomar como você nunca viu, bolos com frutas do quintal e, de acompanhamento, a Socată, um tipo de suco muito refrescante feito de uma pequena flor que cresce ao redor da casa.
É um lugar perfeito para um almoço ou jantar e se o tempo estiver bom você pode comer no terraço, que tem uma vista bem bonita do vilarejo.
Pronto para se deliciar?
∞
Essa viagem foi feita a convite do Experience Bucharest (saiba mais aqui), com apoio da Administrația Monumentelor și Patrimoniului Turistic București (AMPT).
Mais um Help para você:
Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Não acredito, Celso! Que loucura! Espero que seu jantar seja excelente mesmo assim! Vem por favor, contar como foi depois…
Bruna, segui seu conselho em Sibiu e fui tomar a sopa de abóbora e o entrecot!! Surpresa!!! Não tinha nem sopa e nem entrecot. Estamos aguardando outros pratos que pedimos. Mais tarde te conto o que achamos desses novos pratos do cardápio.