8 Razões para Visitar Bucareste
Procura razões para visitar Bucareste? Então vou te contar porque você deveria inclui-la no seu roteiro pela Europa e te mostro que fazer turismo em Bucareste vale a pena!
A cidade é linda, é barata, é interessante e é a porta de entrada da Romênia que, acredite em mim, tem muitas belezas escondidas que merecem a sua visita. Não duvide! Vem que te digo por que esse é um maravilhoso destino internacional!
Razões para Visitar Bucareste na sua próxima viagem para a Europa!
1- Cidade barata
Começo com essa que é uma das ótimas razões para viajar para Bucareste: a cidade é barata, especialmente se comparada com outras cidades da Europa.
Atrações gratuitas ou de baixo custo que podem ser exploradas à pé, comida de todo tipo e que, mesmo nos restaurantes mais incríveis tem preço acessível, metrô e táxis baratos para as poucas vezes necessárias e o melhor de tudo, bons hotéis com preços que cabem no bolso. É uma ótima cidade para bancar seu sonho de banheira de espuma, como já contei nesse post com dicas de onde ficar em Bucareste.
Como dá para ver, é uma cidade em que dá para ficar bem mais confortável (ou muito confortável mesmooo) sem gastar tanto, então imagina que paraíso que não é para os mochileiros?
2- Muita História
Outra ótima razão para visitar Bucareste: a Romênia é um país que acabou de fazer cem anos, mas sua história remonta à tempos antigos!
Suas terras já foram habitadas pelos romanos, que por ali deixaram o nome do país e a origem latina da língua romena; também por tribos alemãs, eslavos, búlgaros, tribos nômades do norte da Índia, já foram parte do império otomano, do austro-húngaro e ainda foram invadidos por russos. Estou contando tudo isso só para você ter uma ideia do mix de influências que vai ver por lá e que deixam tudo mais colorido e interessante.
Ainda tem Drácula, Ciganos, Nadia Comaneci, dragões cuidados pelo irmão do Rony Weasley e muitas lendas.
Mas o que você mais vai ver é como a monarquia, as guerras e o comunismo afetaram o que Bucareste é hoje. Arquitetura, história, relações, população. É muita coisa legal para assimilar e ver e acredito que vai ser tudo muito novo para você. Como foi para mim.
3- Transporte Fácil
Não há vôo direto do Brasil para a Romênia, mas em compensação, praticamente todas as capitais europeias tem vôos diários para lá com preços bem acessíveis. Eu mesma paguei apenas 60 euros num vôo de ida e volta para Roma e poderia ter pago menos se tivesse mais flexibilidade de datas. Outra cidade que tem vôo bem em conta para toda a Europa é Cluj-Napoca, que fica mais ao norte da Romênia e se conecta ao país todo de avião, trem ou ônibus. Sem falar que existe trem de Budapeste para Bucareste por preços bem camaradas, uma ótima pedida combinar estas duas cidades (e aproveitar para nunca mais confundi-las)!
Já em Bucareste existe um bom e barato metrô, o uber funciona sem problemas e é tão barato quanto os táxis, que você pode pedir usando o taxify, um aplicativo que impede erros com endereços e motoristas que não falem inglês.
De Bucareste para o restante da Romênia é tranquilo e barato viajar de trem ou ônibus e, dependendo do destino, é barato até de avião!
Por fim, alugar um carro pode ser legal para explorar as montanhas ao redor de Bucareste ou outras cidades e tanto o aluguel quanto gasolina tem precinhos bem simpáticos.
4- Muitas atrações gratuitas ou de baixo custo
Grande parte dos lugares bacanas que você vai querer visitar em Bucareste são prédios públicos, praças, ruas, vielas, parques e outros locais com entrada gratuita. Algumas coisas são pagas, como as entradas nos museus e nas Termas, mas são opções secundárias e ainda assim, baratas. Não existe um lugar totalmente imperdível que seja pago. Legal, né?
A melhor forma para conhecer a cidade, aliás, é com walking tours, porque a cidade é plana, as opções são incríveis e você vai receber muita informação bacana e conhecer lugares escondidos que dificilmente encontraria sozinho ou se encontrasse, não daria valor. Alguns walking tours são gratuitos e outros são pagos, mas baratinhos, então vale mesmo a pena. Algumas ótimas opções gratuitas são da BTrip Bucharest Free Walking Tours e da Walk About Free Tours e opções pagas bem legais você encontra no Tour of Communism, Open Doors Travel, Jewish Trail e Good Living.
Além disso tudo, Bucareste está despertando para um movimento artístico e cultural super interessante e sentir o gostinho dessa efervescência antes de pegar fogo é mais uma das razões para visitar Bucareste.
5- Gastronomia Romena
A gastronomia romena é boa d.e.m.a.i.s, já contei tudo ai nesse post. Bucareste é repleta de restaurantes e cafés onde você vai poder experimentar de tudo um pouco. As deliciosas comidas típicas romenas podem ser provadas em restaurantes centenários de qualidade excepcional e se você cansar ou não gostar não vão faltar outros sabores feitos com igual capricho.
Se puder, vá à um dos novos restaurantes comandados por grandes chefes romenos. A comida romena, que já é boa, é elevada à outro status e você nem vai gastar muito. Já contei tudo nesse post com os 10 melhores restaurantes de Bucareste, vem ver.
Definitivamente comer é uma das melhores razões para visitar Bucareste.
6- Vida Noturna de Bucareste
Muitos jovens já descobriram a noite animada da cidade e para eles essa é uma das principais razões para visitar Bucareste (além de ser barata, claro). Muitos bares, desde os mais joviais com cerveja, futebol e shisha à alguns sofisticados bares-restaurantes nos rooftops da cidade, passando por bares intimistas, música ao vivo, festivais e baladas animadíssimas, Bucareste não decepciona ninguém que queira curtir.
Já contei nesse post que curti demais a vida noturna de Bucareste, mesmo não sendo muito a minha praia. Bares de cervejarias artesanais, bares para conhecer gente, baladas para dançar até de manhã, escolha pelo menos um e vá se divertir!
7- Arquitetura
Eu imaginava uma Bucharest bem mais sem graça, bem mais “comunista” e me surpreendi com a beleza da arquitetura da cidade. Não é a toa que já foi conhecida como “Little Paris”.
Não é apenas no Arco do Triunfo que você vai se sentir em Paris, em vários lugares do centro antigo também tem muita art nouveau parisiense! E ainda vai se surpreender com jóias escondidas, com algum art deco americano, com os modernos prédios encaixados entre os antigos, com as igrejas ortodoxas e sua beleza única e, claro, vai se espantar com alguns enormes prédios em “estilo comunista” já que o ditador local nessa era, Ceausescu, visitou a Coréia do Norte nos anos 80 e voltou cheio de “boas” ideias de lá.
É sério, essa é mais uma das excelentes razões para visitar Bucareste!
8- Poucos turistas
Para mim, a principal razão para fazer turismo em Bucareste e na Romênia toda agora mesmo é o fato de ainda não ter tantos turistas. Apesar de linda e interessantíssima, Bucareste ainda não foi descoberta pelas multidões.
Isso faz com que o turismo em Bucareste seja leve, suave. Você não será empurrado por outros turistas loucos por fotos e nem vai encontrar com muitos golpistas, ao mesmo tempo que vai ter atrações só para você e vai encontrar muitos restaurantes tradicionais de verdade e não turísticos.
E o mais legal de tudo, vai encontrar um povo interessado em te conhecer! Os romenos ainda estão felizes com os turistas e nos tratam bem, querem saber do Brasil e mostrar a Romênia! Param na rua para conversar, dar dicas e ajudar como puderem. É uma oportunidade ótima de interagir e muito rara na maioria das cidades européias!
Então faça já as malas e aproveite!!!
Essa viagem foi feita a convite do Experience Bucharest (saiba mais aqui), com apoio da Administrația Monumentelor și Patrimoniului Turistic București (AMPT).
Mais um Help para você:
Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Bora, Analice!
Cidade línda, gostaria muito de conhece-la
Oi Jorge! Não se preocupe, confundir Bucareste e Budapeste é quase obrigatório!
Olha só, tudo vai depender do que você pretende visitar, mas como você perguntou dos Cárpatos, imagino que você está mais interessado nessa região de montanhas. Nesse caso, eu acho meio inviável fazer a base em Bucareste, porque vcs gastariam pelo menos umas 3/4hs para ir e o mesmo para voltar todo dia e só veriam os lugares mais próximos, porque as distâncias são grandes. O ideal na minha opinião é passar alguns dias em Bucareste (uns 2 ou 3 se vcs preferem natureza) e montar a base em Brasov. De lá vocês podem visitar várias vilas menores, montanhas como Bucegi e Poiana e atravessar a rodovia Transfagarasan, que dizem que é um espetáculo. Eu não consegui fazer trekkings nem fiquei muito nas montanhas quando fui, porque já estava bem frio e tinha uma lista imensa de interesses, mas sei que essa região da Transfagarasan, com o Balea Lake, é deslumbrante. Essa rodovia leva à Sibiu, que é uma cidade super fofa. É uma viagem de mais ou menos 3hs sem paradas. Outro lugar que dizem que é bem bonito é Timisoara, que tem a cachoeira Bigar e o Ochiul Lake, duas atrações bem famosas, mas fica mais na fronteira.
Bom, eu contei bastante sobre o que visitar na Transilvânia aqui nesse post, se vc quiser dar uma olhada e dei mais umas sugestões de roteiros nesse aqui em que falo sobre como viajar na Romênia.
Espero que tenha te ajudado um pouco, qualquer coisa é só perguntar!
Um abraço,
Bruna
Corrigindo o nome da capital:
Oi Bruna. Estou planejando viagem ao Leste da Europa, incluindo a Romênia. Nós (eu e esposa) preferimos montar uma base, e dali, partir para day trips. Dá para fazer isso, ficando em Bucareste?
Sobre os Cárpatos: gosto de fotografia de Natureza, paisagens… tem algum lugar imperdível, o top, o mais belo… nesta cadeia de montanhas?
Grato pela atenção.
Oi Bruna. Estou planejando viagem ao Leste da Europa, incluindo a Romênia. Nós (eu e esposa) preferimos montar uma base, e dali, partir para day trips. Dá para fazer isso, ficando em Budapeste?
Sobre os Cárpatos: gosto de fotografia de Natureza, paisagens… tem algum lugar imperdível, o top, o mais belo… nesta cadeia de montanhas?
Grato pela atenção.
Oi Ana Paula, que bom que vc ta curtindo os posts! Se tiver dúvidas é só chamar. Acabei de publicar sobre a Transilvânia, você já viu? Ta aqui ó: https://expressinha.com/o-que-visitar-na-transilvania/
Se você puder organizar sua viagem pelos links do booking, rentcars e seguros do blog, você não paga nada mais e ainda me ajuda!
Um beijo grande!
Finalmente vou fazer a minha viagem para a Romênia em outubro. Além de Bucareste pretendo ir para algumas cidades da Transilvânia. Estou adorando as dicas!
Tomara que vc vá sim, Renata, ainda mais que vc já está ai pertinho!
Pois é Maria Cristina, realmente a gente não ouve falar muito e fico muito feliz que consegui te deixar interessada. A Romênia vale a pena!
Pois é, Lid, ter muito o que explorar e custar pouco são ótimas razões para incluir Bucareste no roteiro pra Europa!
Obrigada vc, Carol, por passar por aqui! E sim, o fato de ser barata é realmente uma das ótimas razões para visitar Bucareste!
Gostei de saber que Bucareste é uma cidade barata, diferente de tantas da Europa, e tbm sobre a história dela, muito legal, obrigada!
Comecei a ter vontade de visitar Bucareste desde que estudei com uma amiga de lá. Agora com essas dicas e fotos, minha vontade aumentou. Principalmente por causa da arquitetura (quero ver a parte da influência francesa) e gastronomia… Quem sabe em breve eu vou
A gente quase não ouve falar sobre esse país, né? Pelo menos não com todo a empolgação dos demais… Suas dicas simplesmente me surpreenderam! Um país bonito, barato, animado e tão pouco explorado (pelo menos por brasileiros, imagino…). Certamente considerarei na próxima viagem! Valeuuuu!
Adorei as 8 razões, mas confesso que as duas que mais me chamaram a atenção foram a 1 e a 2. Na próxima vez que eu for a Europa vou incluir a cidade no meu roteiro com certeza!
Obrigada, Marcella! É muito amor mesmo!
Quanto amor por esse país! Tô acompanhando seus posts sobre a Romênia e ficando doida pra voltar!!! As fotos estão show <3
Que bom que vc se empolgou, Vanessa! A cidade é incrível!
Ahh, eu sou louca para conhecer essa cidade! Eu tinha colocado em um roteiro há 3 anos atrás, mas acabou que não deu tempo. Não vejo a hora de conhecer. Lendo seu relato, fiquei com mais vontade de conhecer. Adorei