10 Restaurantes em Bucareste
Indico esses 10 restaurantes em Bucareste já com saudades! A gastronomia romena é simplesmente sensacional e caiu bem no meu gosto. Vou fazer um post só para falar das comidas típicas da Romênia, porque nem cabe tudo num só, aguarde.
Mas já fica aqui com esses 10 (+1) deliciosos restaurantes em Bucareste porque com a efervescência que a cidade vem vivendo, não faltam opções! Tem sofisticação, tem hype, tem novidades, tem lugares históricos, tem restaurantes para jantar em Bucareste e já curtir a night, e tem restaurantes romenos também!
1 – Mahala
O restaurante que mais amei na Romênia toda! Estive lá com o pessoal da Open Doors Travel num tour que busca as origens e a história dos ciganos. A parada no Mahala é feita para conhecermos o mix de culturas do restaurante que começa já na decoração, com pinturas de lendas e figuras folclóricas romenas e ciganas e se estende pelos vitrais e tapeçaria que recobre os sofás. Tudo isso dá um clima todo boho ao restaurante, que é tão lindo que eu queria que fosse meu!
Eu já estava meio apaixonada pelo ambiente quando o próprio chef Petro Sorin Cucu veio nos receber e super mega simpático explicar as lendas pintadas! Junto veio um cheiro maravilhoso da cozinha e eu já queria sentar ali e comer com ele, mas tive que voltar outro dia.
Voltei e dei de cara na porta. É imprescindível fazer reserva. Mesmo para um almoço na segunda-feira! Consegui voltar no último dia de viagem, com reserva, e me deliciar porque sim, o cheiro que vinha da cozinha condizia perfeitamente com os sabores que foram servidos. Eu não costumo entrar em detalhes da minha visita aos restaurantes, mas dessa vez, preciso contar tudo.
Sempre tem um prato do dia, mas eu não resisti e pedi o confit de pato com polenta do menu porque tenho um caso de amor com polenta. Logo vi que seria de cair o queixo porque me avisaram que demoraria mais de 20min para ficar pronto. É impossível servir um bom pato rapidamente – já me ensinou o maridão!
Ofereceram uma entradinha típica da Romênia com pães frescos para eu esperar e aceitei. Veio um pratinho com patês e alguns “enchidos”como diriam meus amigos em Portugal. Eu não entendi bem o que foi que comi, porque tudo vinha de partes estranhas dos animais e honestamente meu inglês não é tão vasto… Ra-rá. Mas basicamente era patê de fígado, enchido de bochecha de porco, outro enchido de arroz com partes de vaca que não sei qual eram e bacon em fatias. Era tudo meio esquisito, mas gostoso. O que vi todo mundo comendo de entrada é a çiorba de buta ou sopa de tripa, uma especialidade romena. Eu já tinha experimentado antes e achado muito pesada, mas reparei que é sucesso absoluto no Mahala e vem numa porção pequena para você aguentar comer o prato principal.
O confit veio derretido e a polenta, me explicaram, era feita com algum ingrediente especial (que não consegui traduzir) e estava excepcionalmente boa com o caldo do pato. Para completar, a pele veio tostadinha em cima e o vinho romeno que me indicaram fechou com chave de ouro. DI-VI-NO.
Eu não tive tempo de comer sobremesa porque estava no limite da hora de ir para o aeroporto, mas o garçom super querido que me atendeu viu que eu estava olhando compriiiiido para tudo que passava e me trouxe um suspiro junto com a conta. Era recheado com um creminho, uma coisa dos céus.
Recomendo demais!! Fica numa ruazinha próxima do Parlamento, um pouquinho afastado do centro, mas eu mesma fui a pé. É perfeito para combinar com uma visita ao Parlamento ou com o próprio tour da Open Doors.
Serviço:
Mahala Restaurant
End: Calea Rahovei, 147-153
Tel: +40729003002
Email: office@restaurant-mahal.ro
Horário: diariamente entre 11hs e 1hs (da manhã)
2- Gastronomikka
Entramos num jardim lindo, super tranquilo, um éden escondido na cidade e nos sentamos para curtir o sol da tarde e nos deliciar. O Gastronomikka não apenas está numa casa linda, mas serve aquela comidinha caseira com um toque especial, sabe como é?
Como eu estava com várias pessoas, nos serviram um verdadeiro banquete, tudo impecável!
O chef conhece bem a comida típica romena, mas também inclui sabores dos Bálcãs. Especialidades sérvias, húngaras e turcas estavam lá junto com as romenidades.
Já te adianto que você deve tomar cuidado com as entradas na Romênia. É sempre tanta fartura que mais de uma vez achei que a entrada era o prato principal e me acabei de comer. No Gastronomikka eu já tinha aprendido, mas com tantas delícias para eu experimentar, fiz novamente um pratão. Ra-rá.
Pastas de beringela, de fígado, de peixe, salada de batata com carne, rolinho de beringela com peixe, queijo fresco da região – melhor que muita mussarela de búfala – todas as entradas estavam sensacionais. E depois veio o prato mais famoso da Romênia: charutinho de folha de repolho e carne de porco com polenta. Só de escrever me dá fome, bão demais!
Além disso, o Gastronomikka tem no menu diversas massas, frutos do mar e peixes (porque o mar negro é logo ali) e as tradicionais sopas romenas.
Fica numa rua tranquila próximo do Arco do Triunfo, por isso é uma ótima pedida para combinar com essa visita. São cerca de 10 minutos de caminhada ou 5 minutinhos de carro. Táxis e uber são bem baratos na Romênia.
Serviço:
Gastronomikka Bucharest
End: Ion Neculce, 63
Tel: +40 737 940 512
Horário: diariamente das 12hs às 23hs
3 – Nomad Skybar
O Nomad é um bar restaurante super mega estiloso. Lindo, com DJ tocando música boa, vista do centro antigo, é aquele restaurante para jantar em Bucareste e já ficar para a night. A proposta deles é eat, drink, dance. Quem quer mais?
Com ótimos drinks e vinhos (os vinhos romenos são excelentes), a comida não deixa em nada a desejar e é um mix nômade, com cheiros de todo o mundo.
Comi uma salada que já era linda de ver e estava super gostosa, uma massa leve integral vegana com cogumelos e depois degustei uma bandeja de american dishes. Veio costelinhas picantes, asinha de frango, mini burguers, mini hot dogs e batatas fritas. Não parece especial falando assim, maaas, o burguer e a salsicha eram diferentes, super saborosos e os molhinhos que acompanhavam tinham um toque especial. Achei ó-te-mo.
É imprescíndivel reservar porque tem até fila de espera e não tem hora para acabar depois que a pista ferve!
Fica no topo de um prédio antigo no miolinho do centro histórico, super acessível a pé da maioria dos hotéis de Bucharest e não combine o Nomad com passeio nenhum, esse é para se produzir e curtir.
Serviço:
Nomad Skybar
End.: Smârdan 30, 2nd floor
Tel: +40735448080
Email: office@nomadskybar.ro
Horário: jantar todos os dias das 16hs às 0hs e bar até as 2hs de domingo a quinta e até as 6hs nas sextas e sábados
4- El Torito Taqueria
O El Torito é um restaurante mexicano raiz no meio do centro antigo de Bucharest. Tem uma decoração típica super bonita e comida de verdade, com sabor do México.
Apesar de não ser usual, é uma ótima pedida para dar um break da pesada comida romena. Bom, não que comida mexicana seja exatamente leve, mas achei a deles bem suave e com os molhos picantes separados, o que facilita a vida de quem não curte uma ardência. E tem várias opções vegetarianas e veganas, com quinoa no lugar de carne, por exemplo.
As margueritas são famosas e não deixam nada a desejar! Torça para pegar um show. Sim, o pessoal solta o vozeirão com clássicos mexicanos e a galera vai ao delírio, claro!
Serviço:
El Torito Taqueria
End: Apolodor, 3
Tel: +40314196688
Email: taqueria@eltorito.ro
Horário: diariamente das 10h30 às 0hs
5 – Hop Garden
O Hop Garden fica meio fora do circuito turístico, mas vale uma voltinha até lá. Um prédio lindo, cercado por um jardim maravilhoso onde plantam lúpulo na beira do rio Dâmbovita e que esconde um interior ainda mais lindo, com cerveja artesanal saindo direto dos fermentadores de cobre no meio do salão. Sim, impactante.
É uma cervejaria artesanal, um ótima opção para provar algo bem local. Tem espaço para eventos, espaço kids e às vezes banda ao vivo.
A comida é caprichadíssima. Várias opções de saladas, pastas, pizzas, burguers, muita carne, claro e, se der sorte como eu, um belo de um carneiro na brasa!
Serviço:
Hop Garden
End: Splaiul Unirii, 225
Tel: +40770448443
Email: office@hopgarden.ro
Horário: diariamente das 10hs às 0hs
6 – Hanu’lui Manuc
Se você quiser viver a experiência de comer em um lugar histórico, é pra cá que você deve rumar. O prédio onde funciona esse restaurante lindo de morrer é um antigo caravensarai, uma paragem para as caravanas de comerciantes e viajantes que funcionou entre 1808 e 1930 e era um dos lugares mais importantes da cidade.
Para você ter uma ideia, ele tinha 15 porões, 16 espaços para os mais de 500 trabalhadores, 107 quartos, 10 armazéns, 23 lojas e 2 salões enormes!
O lugar foi todo restaurado e decorado para manter a aparência do lugar e, para melhorar, serve uma comida muito, mas muito boa mesmo.
No cardápio tem várias opções de carnes e peixes com toques romeno, saxão, alemão e holandês.
Optei por um menu do jantar com o famoso charutinho com polenta. Comi muitos desse prato e ouso dizer que esse foi o melhor de todos, recomendo demais. O molho é especial. Lembre do conceito de fartura romeno e aqui dobre a quantidade. Você sabe, né, deixe a meta em aberto e depois dobre a meta. Ra-rá. Se você ainda aguentar, mande descer a sobremesa, o doughnuts romeno, que é redondinho.
Vem um pote inteiro para cada pessoa, com uns 6 doughnuts com iogurte e geléia de blueberry. É bom demais, mas depois de se empanturrar com o charutinho fica difícil aproveitar tanto.
Dependendo do dia, tem shows de danças típicas, é uma graça! Fica no miolinho do centro antigo.
Serviço:
Hanu’ lui Manuc
End: Str. Franceză, nr. 62-64
Tel: +40730188653
Email: rezervari@hmrestaurant.ro
Horário: diariamente das 10hs às 0hs
7 – Caru’ Cu Bere
Essa é a cervejaria mais antiga da Romênia. Só isso. Foi aberta em 1879 por uma família que veio de uma região dominada pelo império austro-húngaro que, convenhamos, já tinha muitas boas receitas de cerveja na manga!
Após a segunda guerra a cervejaria passou por maus bocados, e foi confiscada durante o período comunista. Continuou funcionando somente em razão da força de vontade dos funcionários, mas ficou bastante deteriorada, especialmente a arquitetura e decoração. Depois da revolução de 89 os descendentes do fundador recuperaram a propriedade e começaram a restauração do prédio que é lindo de morrer. A restauração da fachada ainda continua, mas eles reabriram com força total.
A comida é bem típica da Romênia e muito bem servida, mas eu achei um pouco caro. Claro que você paga pelo ambiente, e isso de fato vale a pena. Tem até uma animadíssima dança típica.
É um ótimo restaurante para jantar em Bucareste, mas apesar de gigante, se quiser sentar e comer precisa fazer reserva, porque o local atrai todos os turistas de Bucharest. Fica no miolinho do centro antigo, ao lado de um dos lugares mais lindos da cidade, o Stavropoleos Monastery, aproveite para uma visita!
Serviço:
Caru’Cu Bere
End: Strada Stavropoleos 5,
Tel: +40726 282 373
Horário: diariamente das 8hs às 0hs
8 – Hotel Capitol
O Hotel Capitol tem um restaurante muito lindo e que é aberto ao público. Vale comer lá nem que seja pra se sentir na Little Paris, como era conhecida Bucharest durante a monarquia, já que o estilo do lugar, que existe desde 1900, ainda é o mesmo.
O ambiente é todo cuidado e dos janelões você ainda tem uma vista bem bacana do centro!
É bom para um café, um drink, um jantar e o almoço em estilo buffet custa apenas 6 euros por pessoa e é excelente.
Serviço:
Hotel Capitol
End: Calea Victoriei 29, sector 1,
Tel: +4 021 315 80 30
Email: reservations@hotelcapitol.ro
Horário: diariamente das 7hs as 0hs, almoço das 12hs as 15hs
9 – Cafe Klein
Esse é um café pequenino e aconchegante no centro histórico. Dentro é lindamente decorado com estilo boho chic e ainda tem mesinhas pra fora – já que a rua é só de pedestres – perfeitas para uma refeição num dia de sol ou mesmo para tomar um café debaixo do aquecedor e com cobertinha nas pernas, um mimo presente em todas as cadeiras externas.
O café da manhã é muito bom, super farto e com produtos frescos que fazem muita diferença. Fica aberto o dia todo e serve refeições caprichadas até tarde como sopas, saladas, pastas e burguers super saborosos.
Serviço:
Café KleinEnd: Smârdan Street, 11
Tel: +40 727 353-393
Email: info@rembrandt.ro
Horário: diariamente das 7h30 às 23hs
10 – Upstairs Rooftop
Esse restaurante moderninho foi indicação do meu amigo Felipe, que está morando lá em Bucharest!
Com uma vista lindona da cidade e um cardápio fusion com muito bons drinks, eles tem vários platters, umas tábuas de petiscos para dividir entre amigos (adoro!), saladas, risotos, massas com frutos do mar de comer com os olhos e muita carne.
Durante o almoço eles tem uma oçpão mais em conta, mas acho que a melhor hora para aproveitar o visual é no fim de tarde e a noite mesmo! Só não esqueça de reserva, senão provavelmente não vai encontrar lugar.
Fica mais ou menos entre o centro velho e o Arco do Triunfo, mas como o Nomad, acho que é um lugar para você se produzir e curtir a noite.
Lindo prato do Upstairs Rooftop. Foto: Divulgação. Restaurantes em Bucareste.
Serviço:
Upstairs Rooftop
End: Sevastopol Street no.24 7th floor
Tel: +40 723 307 930
Email: contact@upstairs.ro
Horário: diariamente das 12hs às 0hs
10 Restaurantes em Bucareste + 1: Caju
Esse extra é outra excelente indicação do Felipe. O Caju tem um chefe famosão, o Joseph Haddad, que segundo ele mesmo, trouxe suas memórias de infância para este restaurante, com toques do norte da África.
Esse é um dos restaurantes em Bucareste que só vou poder experimentar na minha próxima visita à cidade, mas se tem cheiro de memórias, já entrou no número 1 da minha lista!
No cardápio tem burrata com trufas, pão marroquinho, polvo grelhado, pastas caseiras e outras delícias. E o melhor? Achei o preço beeem justo!
Serviço:
Caju
End: Nicolae Golescu 16
Tel: +40 751 144 545
Email: caju@hadad.ro
Horário: diariamente das 12hs às 0hs
Com essa lista de restaurantes em Bucareste você já vai aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer em gastronomia! Para completar é barato, especialmente se comparado à São Paulo e outros países europeus. E possível comer super bem com 30 lei (aproximadamente 7 euros ou R$ 30,00) e mesmo nos restaurantes mais requintados os gastos vão ficar entre 80 e 100 lei (aproximadamente 20 euros e R$ 100,00) incluindo ai um bom vinho.
E se a sua pegada for economizar, não se preocupe também! A cidade tem várias opções em conta para massas, burguers, comida grega… E se vir uma portinha com fila, pode colar lá que são umas mini padarias que vendem uns pães enormes com recheios diversos por míseros 3 lei (menos de 1 euro ou R$ 3,00)!
Essa viagem foi feita a convite do Experience Bucharest (saiba mais aqui), com apoio da Administrația Monumentelor și Patrimoniului Turistic București (AMPT).
Alguns dos restaurantes conheci sozinha ou por indicação de amigos e outros me foram apresentados pelo Experience Bucharest, mas a opinião aqui é verdadeiríssima, pode confiar!
Mais um Help para você:
Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Ieda, menina, a vida dos veganos não é tão fácil na Romênia, viu? A comida é muito baseada em carne e queijo! Escrevi um outro post contando mais dos pratos típicos (sai na quarta) explicando mais, mas claro, sempre tem umas opções… Só quis dizer que o veganismo ainda não é uma onda tão forte por lá.
Você pescou bem, a Taqueria e o Upstairs (não tinha carne na salada não) são opções bem boas e o Nomad também. É que não tirei uma foto boa, mas comi no Nomad um macarrão com cogumelos vegano que estava divino!
E sempre tem hommus, babaganuche e polenta, que salvam. Mas volta aqui na quarta que tem mais novidades!
Pode ir arrumando as malas! Bjo
Gente, esse post acabou comigo hahaha Deu vontade de comer tudo! As fotos estão lindas e os pratos todos são muito bem montados, fiquei chocada! Amei a Taqueria e o Upstairs Rooftop, parece que as opções têm bastante vegetais… aquele prato que parece uma salada tinha carne? (perguntou porque sou vegana e estou sempre procurando opções veganas ao redor do mundo)… Amei as dicas e já deu vontade de ir pra Bucareste!
Obrigada, Cynara! Olha, pode ir que você é das minhas e vai amar a comida e os restaurantes super fofos e deliciosos de Bucharest!
Verdade, Michelle, eu também me animo muito a conhecer lugares quando vejo a comida! Experimentar é sempre muito bom!
Gosto muito de posts com dicas de restaurantes, as fotos costumam me animar a conhecer os lugares, e suas fotos são bem apetitiosas :)
Que maravilha esse post, amei demais. Adoro comer e quando viajo quero experimentar ao máximo a culinária local, por mim tomaria café da manhã 3 vezes, almoçaria outras tantas e jantaria umas 4 vezes num dia só para poder conhecer os sabores. Achei os pratos lindos, super coloridos e os lugares da sua lista são espetaculares, fiquei com muita vontade de conhecer Bucharest depois de chegar nessa maravilha de post. Parabéns.
Ah, que pena que ele foi antes, Angie! Mas assim, Bucareste é uma cidade que ainda está construindo o turismo, então tem umas coisas meio bagunçadas mesmo. De qualquer forma, dá para aproveitar super bem. Na próxima ele já tem um monte de restaurantes pra experimentar!
Pois é, Marcella, eu estava com mais folga mesmo nessa viagem, mas como boa mochileira, fiquei bem de olho em tudo e tinha opção para todos os bolsos, tudo é realmente ótimo!
bahh quanta coisa diferente! meu marido viajou prai mes passado e achou meio bagunçado, uma pena q n viu esse post antes!
Bruna do céu, eu tô aqui babando!! Fui pra Romênia num esquema muito pobre, e mesmo assim me apaixonei pelas comidas de rua e de mercado. Esses restaurantes então, acho que eu sairia de lá rolando. Comida romena é tudo de bom mesmo <3