Quem escreve

Pra quê esse blog? Quem escreve?

Oi! Eu sou a Bruna. Uma pessoa comum que ama viajar e passa a maior parte do tempo juntando dinheiro e contando os dias para viajar em todas as oportunidades. Viajo de forma independente e muitas vezes sozinha desde os 13 anos!

Aliás, já contei a história dessa viagem que fiz tão novinha e que entendo que foi a sementinha desse blog aqui nesse post: Minha Primeira Viagem Sozinha. Quer me conhecer? Comece por ele, porque esse post é a minha cara mesmo.

Minha outra paixão na vida (bom, tem outras, mas as considerando aquelas das quais eu gosto de falar) é ler. Leio loucamente desde que me conheço por gente e conto sobre livros e leituras aqui pelo blog e no meu Grupo de Leitura Guiada, que é a coisa mais linda <3. Se quiser saber mais do grupo, me escreve no bruna@expressinha.com! Sempre cabe mais um.

Bruna Barbosa

Se você está aqui, provavelmente é como eu! Ou ama viajar, ou ama ler, ou os dois.

Na parte de viagens do blog, além de guardar lembranças, mostrar as fotos que mais amei fazer, contar as lições que aprendi  na estrada (porque eu tento sempre aprender e ter mais consciência, mas como todo mundo, às vezes eu erro) e escrever as loucuradas que passam na minha cabeça, tento ajudar quem precisa de dicas para a próxima viagem e dizer que sim, toda viagem é possível!

Vá em frente, sonhe e se programe que sua viagem sai do papel e vai ser incrível!

Nas viagens eu amo fotografar, sonhar sentada numa café vendo a vida passar, encontrar aquele lugar onde o pôr-do-sol é o mais lindo, fazer yoga, conhecer a cultura local e a história da civilização. Sinto que a cada passo que dou por ai, monto mais uma pecinha desse enorme quebra-cabeças que é o mundo.

É claro que eu adoro um luxo, mas não tenho frescuras e topo tudo para viajar, sou amante da natureza, mas deslumbrada com a civilização, sou absolutamente racional, mas choro a cada despedida… Isso quer dizer que gosto de quase todo tipo de viagem e você vai encontrar vários estilos e destinos por aqui.

Em matéria de livros sou igualmente eclética. Leio absolutamente de tudo. Aqui no blog faço algumas resenhas, falo de livros que nos levam para terras distantes desse mundo e até de outros e dou muitas dicas de autores contemporâneos, que adoro garimpar.

Além de amar conhecer essas pessoas que estão por ai tendo a coragem de botar suas ideias no papel e soltar no mundo, eu acho muito importante que eles sintam o sabor e usufruam do reconhecimento – intelectual e monetário, então eu compro e leio muitos deles mesmo.

Resumindo tudo isso: tem de tudo nesse blog!

Ah! E você achou que Expressinha é um nome meio doido? Pode ser, mas sua história é linda. O nome é uma homenagem à minha vó Nô, que assim chamava a mala caixote do meu pai porque ele só passava em casa voando para esvaziar, encher a mala novamente e cair no mundo, era a mala expressinha, que ficava pronta à jato para novas aventuras.

Anos depois, essa mala se transformou num dos meus brinquedos preferidos na casa da minha outra vó, a Maria. É, portanto, uma homenagem à minha família, que me deu asas, malas e muita coragem para cair no mundo.

Corre, prepara a sua expressinha e cai no mundo também! Como diz o pessoal do sul: merece. Merece mesmo.

 Logo-Expressinha

17 Resultados

  1. Paulo Calheiro e Eclésia M. de Oliveira Calheiro e disse:

    NOVEMBRO, SE TUDO DER CERTO, VAMOS PARA INDOCHINA

  2. EDUARDO MACHADO DE SOUZA ARAUJO disse:

    Oi Bruna, Jordânia já fui bem rápido mas não me atrai tanto. Vou refazer as contas dos dias. Obrigado pelas excelentes dicas ….. e parabéns pela disponibilidade ao mundo dos viajantes!!!!!!

  3. Bruna Barbosa disse:

    Oi Eduardo, que viagem maravilhosa que vc está programando! Vou tentar te ajudar um pouco, vamos ver se consigo.
    Eu acho que em 30 dias todas essas coisas ficam um pouco corrida, mas eu gosto de viajar mais devagar, então siga seu estilo.
    Com relação à Damasco, eu não sei se está muito fácil obter o visto para lá, apesar da guerra ter acabado oficialmente. Quando eu estive no Líbano as coisas já estavam mais calmas e ainda assim a fronteira estava toda controlada. Você precisará checar se será possível fazer um bate e volta.
    No Líbano você vai precisar de pelo menos 4 dias: 2 em Beirute, 1 em Baalbek e 1 em Byblos ou alguma outra cidade que queira conhecer. Se conseguir ficar mais 1 ou 2 dias você vai aproveitar com muito mais calma.
    No Egito, se você for para Luxor de avião e subir o Nilo de barco vai precisar de pelo menos 3 dias. Se for de trem vai precisar de 4 ou 5 dias. Mais o tempo que quiser passar no Cairo.
    Agora o Irã merece pelo menos 9 dias: 3 em Teerã, 3 em Isfahan e 3 em Shiraz. A meu ver essas 3 cidades são essenciais. Se você quiser visitar outros lugares, vai incluindo mais dias…
    Com esse mínimo de dias está sobrando tempo, que eu deixaria para passar mais tempo no Irã ou para ir para alguma praia no Egito (Dahab é minha sugestão). Ainda dá para passar uns 3 dias na Jordânia se te interessar.
    Eu também faço tudo sozinha, contrato guias locais somente quando é muito necessário.
    Como eu falei no post do Líbano, contratei um motorista apenas para Baalbek e para ir ao museu do Hezbollah. No Egito eu contratei um cruzeiro pelo Nilo com guia no hotel do Cairo mesmo e não foi caro, saiu 60USD por dia, se não me engano, com as refeições. Para os templos acho importante ir com o guia, senão vc fica meio perdido. E o cruzeiro é bem gostoso. Agora no Irã fiz tudo sozinha mesmo, é tranquilo até porque o povo é muito hospitaleiro e sempre vai aparecer alguém para explicar, conversar, tomar um chá com vc. Se você quiser, pode até alugar um carro e viajar totalmente por conta.
    Espero que isso te dê algumas ideias! Depois me conta o que resolveu.
    Um abraço,
    Bruna

  4. EDUARDO MACHADO DE SOUZA ARAUJO disse:

    Oi Bruna boa noite. Adorei seu relato do Líbano ….. estou começando a gestar uma viagem de uns 30 dias pelo Oriente Médio. Queria voltar ao Cairo, descer o Nilo (isso não fiz), depois ao Líbano num bate-volta a Damasco (acho que a guerra acabou por lá), daí seguir para Irã/Teerã claro indo ao interior tb. A Turquia já fui, incluindo as 7 igrejas do Apocalipse (fui de carro num viagem solo), então está fora. Vc poderia me dar umas dicas e sugestões? 30 dias dariam? Quantos dias em cada país vc sugeri? Não sou de ir por agencias, mas talvez guias naquelas áreas sejam necessário, apesar de encarecer. Abçs

  5. Bruna Barbosa disse:

    QUe legal, Eduardo! Não se preocupe que às vezes nem eu tenho disposição para escrever um blog! Rs
    Apareça sempre!

  6. EDUARDO MACHADO DE SOUZA ARAUJO disse:

    Oi Bruna …. parabéns pela disposição que eu não tenho de escrever um blog…kkkk. Por enquanto só vi a viagem ao Irã que achei super legal e dicas práticas. Sou tb um viajante solitário apesar de casado mas já viajamos muito juntos tb. abçs

  7. Bruna Barbosa disse:

    Oi Marcelo! Que bom que gsotou! Faça mesmo o trekking, o Nepal é bom demais!

  8. Marcelo Marcos disse:

    Texto super completo ! Muito obrigado por compartilhar conosco. Trekking no Nepal é o meu sonho de longa data. Abço

  9. Ney Telles Filho disse:

    Oi Bruna, exato, pro Base Camp mesmo. HAHAHAHAHA, menina, esteja certa QUE SIM!! Mas quero ter a POSSIBILIDADE, qdo estiver relaxando, compartilhar algumas fotos com pessoas que estarão aqui torcendo por mim, entende? Mas NÃO há a MENOR DÚVIDA de que assim o farei! Aquilo lá deve ser ÚNICO!! brigadão pela dica!! bjs

  10. Bruna Barbosa disse:

    Oi Ney, tudo bem? Que bom que vc gostou das dicas! Estou concluindo que você vai para o EBC, certo? Então, existe um cartão para uso de dados no trekking que é vendido em qualquer lodge ou café. Mas custa aproximadamente 6USD por 250Kb. Eu usei somente para mandar mensagens pra família avisando que estava bem e sugiro o mesmo pra vc. Aproveite e conecte-se com a natureza! Um bjo, Bruna

  11. Ney Telles Filho disse:

    Olá, Bruna. Ao que tudo indica, farei o trekking numa expedição fotográfica contratada aqui no Brasil. Suas dicas e opiniões me foram bem valiosas, mas queria saber se você indica algum chip de dados que funcione durante o trekking, ou mesmo a informação de que isto não existe e que só teremos wifi nos lodges. Obrigado

  12. Rejane bulado disse:

    Li tudo texto maravilhoso a narrativa escrita, quero muito conhecer tibet, você me ajudou muito, grata mesmo. vou repassar para minha filha ela adora o budismo, pretendo conhecer este roteiro vai dar uma ideia o que posso fazer, novamente muito obrigada. amei tudo e escreva mais sobre as viagens é uma boa ajuda. amem.

  13. Bruna Barbosa disse:

    Oi Gustavo, tudo bom? Que legal que você vai fazer o trekking, é incrível!
    Olha só, eu reservei quando cheguei no Nepal e por sorte a agência que eu escolhi tinha uma saída confirmada 4 dias depois. Então basicamente depende de você ter uma certa flexibilidade de ficar lá em Kathmandu alguns dias para esperar uma saída, mas achamos bem tranquilo resolver tudo assim meio em cima da hora. Isso se você for sozinho e precisar de juntar a um grupo. Se estiver em 2 pessoas as agências já saem e ai quem define a data é você. Agora, se você for fazer sozinho ou com um guia independente você obrigatoriamente vai precisar chegar lá uns 4 dias antes para obter a TIMS, a autorização para fazer o trekking.
    Enfim, você não precisa resolver muito antes, mas recomendo que assim que você confirmar a data da viagem já comece a ver essa questão para ter mais facilidade mesmo…
    Espero que tenha respondido sua dúvida! Senão, me avisa.
    E dê uma olhada porque temos vários posts sobre o trekking aqui nessa página: https://expressinha.com/category/destinos/asia/nepal/everest/
    Um abraço, Bruna

  14. Luís gustavo disse:

    O trekking que citei é o do Nepal hahaha

  15. Luís gustavo disse:

    Ei Bruna tudo bem? Aqui quem fala é o Gustavo e pretendo ir em Outubro para o Nepal com o objetivo de fazer esse trekking.

    Você reservou em cima da hora ou com antecedência aqui do Brasil mesmo?? Se foi daqui, acha que tem possibilidade de fazer na hora?

  16. Bruna Barbosa disse:

    Que delícia e inveja, Mônica! Estou morta de saudades dos lugares mágicos desses países! Você vai amar, com certeza!

  17. Monica Santos disse:

    Oi, Bruna
    Estou preparando minha ”expressinha” para junho próximo Espanha e Portugal. Valeu pelas dicas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.