Ícone do site Expressinha

Ubud Zen: Yoga em Bali + Meditação e Massagem Ayurvédica

Yoga em Bali, meditação para iniciantes e profissionais, massagem ayurvédica e muito mais: conheça a cidade mais zen da Indonésia, a linda Ubud!

Imagina uma cidade com uma atmosfera gostosa de paz, amor e comidinhas cheirosas em pratos bonitos. Coloca arrozais em volta, uns patos andando soltos, macacos mil, muito artesanato e tcharam…isso é Ubud, a cidade que melhor representa Bali.

Ficamos, eu e Gabriel, tão apaixonados da primeira vez que visitamos, que quando decidimos voltar à Indonésia, alguns anos depois, resolvemos passar uma semana inteira em Ubud. Dessa vez sem passeios, só para curtir bem devagarinho a atmosfera zen, fazer toda a yoga em Bali que não demos conta na primeira vez, mergulhar na meditação e fazer uma deliciosa massagem ayurvédica por dia.

Os arrozais realmente são lindos, os templos também, mas para mim o que faz Ubud especial são as pessoas e sua versão naturalista do hinduísmo (tem a mesma base, mas é um pouco diferente do indiano) que se reflete nessa aura zen. Reserve um tempinho para absorver isso e relaxar.

Vem ver porque a Ubud Zen é inebriante!

Veja aqui onde ficar em Ubud.

Yoga em Bali: Ubud, a cidade zen.

Yoga em Bali – Yoga Barn

Vou começar contando do lugar mais estranhamente procurado por turistas que vão passar uns tempos em Ubud e pelo qual a yoga em Bali ficou famosa: o Yoga Barn.

O Yoga Barn é um centro de…yoga. E muito mais. É um lugar incrível, uma espécie de fazenda no meio da cidade com estúdios para aulas, um centro de tratamento holístico e ayurvédico, jardins e plantações, um restaurante natural e uma mini pousada. A pousada é mais voltada para o pessoal que vai para retiros e tratamentos longos, mas nada impede que qualquer um se hospede lá. A diária varia de 25 dólares (em quarto coletivo) a 90 dólares (em suíte com café da manhã).

A entrada no espaço é livre e uma multidão tranquila passa por ali todos os dias em busca das aulas de yoga e meditação que ocorrem sem parar das 7 da manhã às 8 da noite, dos cursos sobre os mais diversos temas holísticos e esotéricos que se pode imaginar, de comida saudável, de amigos. Você só paga pelas aulas e cursos que fizer.

Veja aqui onde comprar e onde comer em Ubud.

O Estúdio onde fiz aula. Yoga em Bali. Meditação para iniciantes.
Foto do site do Yoga Barn.

Se você estiver meio durango ou não quiser pagar por essas coisas, você pode ficar passeando pelo espaço, respirando paz, comendo coisinhas saudáveis ou praticando nos jardins e decks sua próprias yoga ou meditação. Mas nada custa muito caro. Você só precisa dar uma olhada na programação e escolher o que quer.

Já se você for como a grande maioria e quiser apenas provar umas aulinhas de yoga, pode pagar por aulas individuais, cada vez que participar, ou pode ainda fazer uns cartões semanais ou mensais com desconto. Qualquer dessas opções é mais barata que no Brasil. Sério.

Uma aula custa cerca de 9 dólares, 3 aulas custam 25 dólares, 10 aulas custam 70 dólares (em 2019). Em qualquer dia e qualquer horário, basta chegar uns 15 minutos antes. Não precisa levar nem o mat, eles têm tudo. Sério.

Na primeira viagem, eu fiz como todo mundo, fui dar uma olhada na aula de yoga. Peguei a programação do mês e demorei 2 dias só para escolher a que aula eu queria ir (a preguiça ajudou também). O que, afinal, era a modalidade Flow? E Hatha Flow, Slow Flow, Vinyasa Flow, Core Flow? Tudo isso só de manhã! Ainda tinha Yin Yoga, Woman’s Balancing, Qi Gong, Restorative, Estatic Dance. Onde eles esconderam a simples Hatha Yoga?

Veja aqui e aqui, tudo o que fazer ao redor de Ubud. 

 

Como meditar corretamente: aprenda em Ubud.
Yoga em Bali.

Admito que desconhecia o enorme leque de modalidades e também nunca tinha imaginado yoga em inglês, então fiquei meio temerosa de me aventurar demais.

Fui então naquilo que gosto: Iyengar Yoga. Cheguei 15 minutos antes da aula e parecia que não haveria ninguém. Pensei que as modalidades “novas” deviam fazer mais sucesso, mas até a aula começar apareceram quase 40 pessoas. Gente de todo o mundo, de todos os níveis de aprendizado, de todas as idades. Gente procurando saúde e equilíbrio.

Os estúdios são maravilhosos, abertos ou com vidros, envoltos pela linda vegetação de Ubud, grandes para toda aquela gente, tem banheiro limpinho com chuveiro, enfim, tudo o que é preciso. A aula foi incrível e eu me arrependi de não ter ido todos os dias, sai com tanta energia que poderia voar! E, voltando as dificuldades linguísticas: não se preocupe, os professores estão acostumados com aquela mistura toda e repetem (às vezes gritam) as instruções até todo mundo fazer. E depois que o primeiro faz direito, é só imitar, né? ;) Resumindo: pode ir até sem falar nada de inglês.

E aquele monte de tipos de yoga? Também não tem com que se preocupar. Se dê um tempo caminhando por ali e você vai lendo os panfletos, vai entendo as modalidades, os estilos dos professores, vai descobrindo workshops que te interessam. Teste e você vai amar fazer yoga em Bali, acredite!

Na segunda viagem, percebi que tinham mais aulas de acro yoga do que antes e também mais aulas restaurativas, para quem quer algo mais suave. Eu fui em várias aulas diferentes e aconselho demais a Vinyasa Yoga com o professor Madeira.

Veja aqui um maravilhoso hotel de frente para a praia no sul de Bali.

O pessoal fica assim no Yoga Barn, praticando livremente lá no deck… Yoga em Bali.

Meditação para Iniciantes e Profissionais no Yoga Barn

Além das muitas modalidades de yoga, o Yoga Barn também tem muitas modalidades de meditação para você aprender como meditar corretamente, aprender novas técnicas ou simplesmente relaxar.

Não importa em que estágio da vida ou do aprendizado você esteja, tem meditação para iniciantes e para profissionais, para quem quer aprender e para quem quer apenas curtir.

Na minha segunda vez em Ubud, fiz um cartão de 10 aulas e ia de manhã numa aula de yoga e a tarde ou a noite em uma meditação. Foi bem legal para o corpo e para a mente e assim pude participar de várias aulas diferentes de yoga em Bali. O Gabriel preferiu ir uma vez só por dia, às vezes na yoga, mais vezes em meditações, que ele prefere.

Com relação à meditação, vou destacar 3 experiências muito legais, para que você possa vivê-las também. A primeira é o Qi Gong (se diz tchi gon) com o Adolf Brown. O Qi Gong é uma forma de meditação/energização do corpo que lembra vagamente o tai chi chuan. É bem gostoso e é fácil de reproduzir depois sozinho. Mas considero a experiência especial porque o próprio Adolf é um ser iluminado e fazer a aula com ele é sempre uma linda lição.

Veja aqui o que fazer em Bali.

Momento de meditação no Yoga Barn.
Aprenda como meditar corretamente. Yoga em Bali.

A segunda é a meditação Ananda, com o Punnu Wasu. Essa meditação é super energética, daquelas que mexem com a gente. A sensação é maravilhosa e se estiver acontecendo quando da sua visita à Ubud, participe. O Punnu também ensina como meditar corretamente dentro dessa modalidade e você pode seguir praticando depois sozinho. É um tipo de meditação para iniciantes e iniciados, sem dúvida.

Aliás, participe de qualquer meditação praticada pelo Punnu, outro ser iluminado e bem humorado. No final da meditação ele sempre bate um papo para saber como foi e numa sessão da Ananda, enquanto algumas pessoas relataram ter visto uma luz azul sobre suas cabeças e outras sensações mágicas, um cara disse que não sabia se o problema era pessoal, mas que ele não tinha sentido absolutamente nada. Ao invés de se incomodar, o Punnu riu e disse que era normal, cada um tinha uma experiência mesmo e aquela podia não ser a meditação adequada para ele. Achei bem sincero e gostei mais ainda por ele ser ao mesmo tempo tão receptivo e desapegado de aprovação.

O Punnu também é um ótimo músico de kirtan (um tipo de música indiana) e faz vários “sound healings” que são bem legais também, alguns mais relaxantes, em que ficamos deitados e outros mais energizantes.

Conheça Nusa Lembonghan, uma das ilhas de Bali.

Yoga em Bali: aprenda como meditar corretamente e faça uma massagem ayurvédica.

 

A última modalidade é de uma meditação em movimento chamada Estatic Dance. Se não der tempo de você fazer mais nada, vá pelo menos na Estatic Dance! É a única coisa da programação do Yoga Barn em que é obrigatório chegar com 2hs de antecedência porque fica completamente lotado. Acontece 2 vezes por mês, normalmente às sextas e domingos.

Como só entram 500 pessoas, eles distribuem uma senha 2hs antes e, acredite em mim, se você não aparecer com toda essa antecedência, vai ficar de fora. Como me contaram, para muitos visitantes e moradores de Ubud, a Estatic Dance é O evento da cidade e todos querem participar. 

É assim porque é legal mesmo! Durante 2hs, um DJ e um líder de meditação vão tocando diferentes tipos de música que vão levando as pessoas em diferentes ritmos da dança. Celulares e qualquer bebida que não seja água são proibidos. Nem conversar é bem visto. É cada um mergulhando em si mesmo e dançando como der na cabeça. É extremamente contagiante e libertador.

Quando participei da Estatic Dance, no final tocou uma versão meio eletrônica de “Is this love?” e de repente todo mundo tava cantando a plenos pulmões “Is this love, is this love, is this love Is this love that I’m feelin’? Whoa! Oh yes I know, yes I know, yes I know now”. Eu, que já tinha me esvaziado de todos os pensamentos e energias, me vi sendo preenchida daquele amor que brotou ali. Meus olhos deram uma lacrimejada e quando olhei em volta vi muitas lágrimas rolando. Esse evento é assim: uma catarse coletiva. Não perca.

Outros Estúdios e Retiros – Para Aprender Como Meditar Corretamente

Apesar de ser o mais famoso, o Yoga Barn não é o único estúdio de Yoga de Ubud. Existem várias opções de retiros de yoga, classes avulsas e muitos instrutores de meditação para aprender como meditar corretamente ou se dedicar à novas metodologias.

Aqui no Book Yoga Retreats, você encontra inúmeras opções para escolher entre aulas e retiros de yoga e no Book Meditation Retreats, há opções de retiros de meditação para iniciantes, avançados e curiosos. Esses sites são incríveis porque tem toda a informação sobre o funcionamento, preços e avaliações de cada lugar. Dá para comparar, tirar todas as dúvidas e reservar sem medo.

Deixo também uma dica de blog dedicado à contar experiências de viagem relacionadas à yoga: The Yoga Nomads. Eles são um casal que largou a vida corporativa e foi viajar conhecendo mais de yoga e dando aulas. Tem reviews de Ubud, do Yoga Barn, do Radiantly Alive, o segundo maior centro de yoga de Ubud  e de vários outros lugares pelo mundo. É bem interessante.

Nusa Lembongan

Yoga em Bali. Meditação para iniciantes ou não, massagem ayurvédica e hinduísmo!

Acho que você já tem uma boa ideia de como sua estada em Ubud pode ser algo muito especial. No final, você vai achar que a estadia foi curta. Sugiro não deixar Ubud em menos de 5 dias para conseguir aproveitar um terço de tudo que você poderia. Se quiser mesmo dedicação e estudo em yoga, meditação ou ayurveda, pelo menos 2 semanas.

Aliás, apesar de Ubud toda ter o clima para o yoga lifestile, a Jalan Hanoman concentra tantas lojas de artigos para yoga e restaurantes vegetarianos e naturebas que você pode ser levado a crer que todo mundo na cidade é adepto dessa filosofia, o que nem é verdade, mas deixa tudo uma delícia!

Massagem Ayurvédica e os Melhores Spas em Ubud

Tudo isso e falei apenas de Yoga em Bali e meditação, mas Ubud tem muito mais. Não é à toa que Elizabeth Gilbert foi passar o “rezar” por lá. O que não falta são opções para tratamentos e massagem ayurvédica, gurus para consultas e tudo o mais. Ao gosto do cliente. Veja aqui esse relato da Marcella, do Segredos de Viagem, de uma visita à um curandeiro em Ubud!

Vou falar da ayurveda e das massagens que são sucesso absoluto de Bali. As massagens e tratamentos são baseados no hinduísmo e na ayurveda indianas, mas com o toque delicado dos balineses. Você vai entender lá.

Esfoliação e massagem ayurvédica começam com a escolha dos produtos. Yoga em Bali.

Um dos lugares mais famosos e procurados é o Bali Botanica Spa. São vários tipos de tratamento, de massagens à alinhamentos energéticos, tudo com a tradicional sabedoria local. É um dos lugares mais “arrumadinhos”, super limpo, com aquele clima de relaxamento desde a entrada e, claro, preços um pouquinho mais salgados, mas ainda surrealmente baratos.

Fica um pouco fora do centrinho da cidade, mas é perto. Nosso hotel na primeira vez que estivemos em Ubud, o Tjampuhan, era do lado do Spa, dava tranquilamente para ir à pé. Da segunda vez, ficamos no Sudiana House, que era mais perto do Yoga Barn, mas mais longe do Spa. Ainda assim fomos a pé. De qualquer forma dá para pegar um táxi baratinho até lá.

Na primeira visita à cidade simplesmente não tinha horário nenhum disponível, não apenas porque estava lotado, mas também por conta de um importante feriado que pegamos lá contei aqui nesse outro post sobre celebrações religiosas em Ubud. Fica a dica para marcar com antecedência uma massagem ayurvédica, se possível antes mesmo de sair do Brasil.

Na segunda visita, já esperta, marquei com antecedência e consegui fazer a massagem ayurvédica “signature”. Gente, experimentem! Não é à toa que o lugar ficou tão conhecido, a massagem é simplesmente divina, numa salinha maravilhosa com vista da mata e banheira de pétalas. Você vai sair de lá flutuando! Melhor ainda: se tiver tempo, faça um pacote de meio dia de tratamentos, vale a pena!

Banheira no Bali Botanica Spa para depois da massagem ayurvédica. Yoga em Bali.

Além da massagem ayurvédica comum, que considero a melhor da face da Terra, eles fazem o Chakra Dara e o Shirodhara, dois tratamentos ayurvédicos divinos. O primeiro é a aplicação de óleo quente nos chakras e o segundo é a aplicação exclusivamente no anja chakra, que fica no centro da testa. Esses dois tratamentos buscam ativar e limpar a consciência. Eles incluem um pouco de massagem, mas são basicamente aplicação do óleo. Considero a shirodhara uma experiência de vida, um misto de sensações incríveis que não sei nem como descrever. Se tiver chance, faça.

Uma dica para a shirodhara e para a massagem ayurvédica: escorre muito óleo para o cabelo e é um pouco difícil de tirar. O melhor é passar o xampu e dar uma boa esfregada ANTES de molhar com água. Se você molhar e depois for lavar com xampu o óleo não sai completamente. Mas de qualquer forma depois o cabelo fica uma maciez só!

Outro spa bem reconhecido, que também experimentei e aprovei, é o do hotel Tjampuhan. O spa do hotel é muito bonito, com uma entrada em forma de caverna, cheia de cascatas e lindas esculturas que é uma excelente introdução para vista das salinhas de massagem abertas para a mata. Não tem como ser mais relaxante. Comparado aos spas mais simples do centrinho de Ubud, o spa do Tjampuhan é mais caro, mas continua sendo bem acessível.

O Yoga Barn também tem um spa aberto ao público num ambiente divino. Aqui as salinhas são mais fechadas, mas lindamente decoradas, com as famosas madeiras entalhadas de Bali. Tudo é bonito e aconchegante e as massagens e tratamentos são muito gostosos. Também não é caro.

Entrada do Spa do Yoga Barn. Massagem ayurvédica é obrigatória em Bali! Yoga em Bali.

A verdade é que em todo lado você vai se deparar com spas e ofertas de massagens. Fiz em outros lugares mais simples e baratos e foi bom também. Só não saia de Ubud sem se deliciar em pelo menos uma massagem ayurvédica, ok?

Já dá para curtir a Ubud Zen, hein? E se você teve uma experiência legal também em Bali, divida com a gente!

Mais um help para planejar sua viagem:

Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!

Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro em reais, parcelado e sem IOF aqui na Rentcars!

Busque passagens na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br.

Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.

Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Sair da versão mobile