Viagem Para a Namíbia – Carro, Overland ou Tour Privado?
Canyon, deserto, safari, tribos, tem de tudo e mais um pouco em uma viagem para a Namíbia! Além de surpreendente e lindo, o país ainda é pouco explorado. Conhecer a Namíbia é uma deliciosa jornada com aventuras e paisagens deslumbrantes quase inabitadas. Você pode alugar um carro e dirigir na Namíbia, ou contratar um tour privado ou coletivo, como um Namíbia Overland Tour. De qualquer forma vai ser uma viagem incrível!
Se você ainda não se convenceu que este é um destino fantástico, pode ter a certeza de que vou te convencer depois que terminar de contar tudo! Vamos lá detalhar como você pode fazer a sua viagem pelas belezas da Namíbia!
Saiba mais sobre a Namíbia aqui neste post de Dicas e Curiosidades.
Viagem para a Namíbia – Alugue um Carro e Seja Independente
Minha opção na viagem para a Namíbia foi a de alugar um carro e fazer tudo por conta própria. Foi uma road trip inesquecível! As distâncias são grandes e são muitas horas sentado, mas recomendo muito!
Na Namíbia, África do Sul e Botswana eles aceitam a nossa carteira de motorista comum, nem é preciso ter a carteira internacional (embora seja bom ter).
Veja aqui: Roteiro de Viagem Completo pela Namíbia.
Dirigir na Namíbia com Carro Comum, 4×4, Carro Equipado ou Motorhome
Provavelmente você vai ver recomendações de alugar um carro 4×4 para fazer essa viagem para a Namíbia. É porque o país ainda tem muitas estradas de terra e algumas delas realmente só são acessíveis de 4×4. Mas a verdade é que 80% dos lugares podem ser visitados com um carro normal, sem 4×4.
Minha opção foi pela economia. Aluguei o carro mais barato que encontrei e em que cabia a bagagem de 3 pessoas (eu, Gabriel e nossa amiga Amanda) que foi um Pólo da Volkswagen. Além do aluguel ter custado 1/3 do que qualquer 4×4, o carro era super econômico e em média fizemos 15kms por litro de gasolina, mesmo usando muito o ar condicionado (isso sim é essencial). Foi ótimo, em nenhum momento nos arrependemos e não cortamos quase nada do roteiro. Confesso que onde quer que fossêmos éramos animais exóticos e todo mundo queria saber como conseguíamos viajar com nosso carrinho, mas a verdade é que foi muito tranquilo mesmo. Você pode pesquisar as opções de carro e pagar em reais, parcelado e sem IOF aqui na RentCars!
As estradas são identificadas por letras e números e é bem fácil entender o sistema e dirigir na Namíbia. As estradas B são as principais e são asfaltadas. As C podem ser asfaltadas ou de terra, mas são as estradas secundárias maiores, que costumam ter condições melhores. As D são sempre de terra e podem ser bem ruins. Não tem como fugir da terra, mas você pode evitar um pouco as estradas D ou, se curtir dirigir em condições desafiadoras, vai se divertir muito nelas e nas de areia!
Claro que um 4×4 é mais confortável para as muitas horas chacoalhando na terra e vai ser ainda melhor se você alugar um carro equipado com cozinha e barraca ou um motorhome, porque você vai ter sempre tudo à mão e um pouco mais de facilidade nos campings (mas menos espaço no porta malas, vale lembrar). Várias empresas alugam esses carros como a Avis Safari, a Britz e a Drive South Africa.
A questão, portanto, é o preço. Um carro sem 4×4 custa cerca de USD 30 por dia, enquanto um 4×4 custa cerca de USD 110 e o carro equipado ou motorhome, cerca de USD 170 por dia. A gasolina custa em torno de USD 1 por litro. Quanto maior o carro e mais coisas plugadas nele, mais combustível vai consumir.
Para você ter uma ideia, conheci um casal com motorhome que estava fazendo 5kms por litro e os custos deles estavam láááá em cima, sem falar na eterna preocupação com abastecimento, porque os postos de gasolina são mega longe um do outro e aliás, guarde essa dica de ouro para qualquer viagem para a Namíbia: encha o tanque sempre que vir um posto para não acabar na mão no meio de uma estrada deserta!
Se você for optar por carros equipados ou motorhome, procure fazer a reserva com boa antecedência, pois a quantidade é mais limitada ao mesmo tempo em que são os carros mais procurados, então se você demorar, pode ficar sem.
Nós baixamos o mapa da Namíbia no Google para usar offline porque a internet não pega em todo lugar. Funcionou super bem, mas também compramos um mapa de papel ótimo porque tinha indicações dos postos de gasolina, campings e lodges que usamos bastante.
Equipamentos e Comida Para Viajar Num Carro Comum pela Namíbia
Pode ser bom um pouco de preparo para viajar num carro comum… Nós levamos uma barraca, colchões infláveis, uma geladeirinha para ter sempre umas bebidas e frutas geladas naquele calorão e uma chaleira elétrica para um café ou uma comida nas horas de aperto. A geladeira e a chaleira salvaram muito! Com exceção da barraca, compramos tudo lá e é beeeem mais barato que no Brasil (inclusive a barraca).
A chaleira custou USD 9, o colchão de casal custou USD 15 e o de solteiro USD 10, um inflador que ligava no acendedor do carro USD 8, geladeira USD 10 e a barraca custava USD 30. Se você for animadão, invista também numa grelha pequena, porque em todo lugar tem churrasqueira!
Leia aqui: roteiro pelo Sul da Namíbia – Fish River Canyon, Quiver Tree Foresr, Luderitz, Ketmaanshop.
É bom ter sempre alguma coisa para comer nas muitas horas na estrada, até porque tanto na África do Sul quanto na Namíbia os restaurantes tem horários meio rígidos: almoço em geral somente até as 14hs e jantar até umas 21hs, mas o ideal é não arriscar muito a noite e comer mais cedo.
Pratos vegetarianos são quase inexistentes, por isso se você não come carne, é melhor levar sempre algo para casos de emergência. Se você for vegano então, sugiro fortemente que você alugue um carro com cozinha e se abasteça nos grandes supermercados, porque esse conceito acho que nem chegou na Namíbia ainda…
Leia aqui: Roteiro pelo Centro da Namíbia: dunas, Sossusvlei, Deadvlei, Swakopmund.
Dirigir na Namíbia Gastando Pouco
Além de alugar o carro mais barato sem 4×4, utilizei o seguro básico da seguradora já incluído no preço e o seguro que o cartão Visa oferece se você pagar o aluguel com o cartão. (Leia bem as condições e leve o telefone anotado. Atenção porque o cartão precisa estar no nome do motorista para ser aceito pela locadora!).
Dispensamos os seguros extras, inclusive o de para-brisa e o de pneu. Na Namíbia é comum pneu furado e pára-brisa rachado porque voam pedras da terra (quando um babaca corre na estrada de terra). A gente foi na cara e coragem mesmo.
O Gabriel, que foi o motorista oficial, dirigia sempre com cuidado e quando via alguém correndo já diminuía e abria espaço para evitar as pedras. Como as estradas são meio vazias, muitas vezes ele andava pela pista contrária para ficar bem longe do carro que não tinha nenhuma consideração pelo nosso.
Se você pegar o carro comum e pedir o “seguro pneu”, na verdade eles vão te dar um segundo step e isso vai ocupar muito espaço no seu bagageiro. Também pegamos uma tempestade de areia na estrada para Luderitz, mas graças a Deus, sem danos (viaje cedo para lá, porque Luderitz sempre tem essas tempestades à tarde e pode sim riscar o carro e causar prejuízo).
Atenção: nenhum seguro cobre problemas ocorridos se você dirigir durante a noite por causa das condições da estrada e dos MUITOS animais na pista, portanto, você precisa planejar seus deslocamentos SEMPRE durante o dia e eles serão demorados porque não dá para correr muito ante o risco de bater num alce de 200kgs que pulou na pista! É, acima de tudo, uma questão de segurança para você.
Como quase todo mundo que cruzamos, tivemos 2 furos pequenos no pneu durante nossa viagem para a Namíbia, mas fizemos o conserto por USD 10 cada um e um pneu novo custaria USD 70, então depois de tudo achei que não vale a pena o seguro pneu. Os 4×4 e os carros equipados em geral já vem com o step extra, é uma vantagem.
Mas a melhor dica para dirigir na Namíbia e evitar pneu furado é diminuir um pouco a calibragem do pneu quando estiver nas estradas de terra, porque quando está cheio, o pneu fica mais duro e menos flexível para os trancos. ;)
Dicas Extras para Taxas e Cruzar Fronteiras de Países Com Carro Alugado
Cada motorista extra custa USD 150, mas se algo ocorrer e quem estiver no volante não estiver no contrato do aluguel, o seguro não cobre os danos, então sugiro pagar.
Se você for cruzar alguma fronteira com a Namíbia, terá que pagar uma taxa de mudança de país que custa aproximadamente USD 200 e se for entregar o carro em país diverso de onde pegou, mais aproximadamente USD 300.
A taxa de mudança de país é para a “documentação”: uma carta de autorização da locadora que nunca ninguém pede para ver, mas não tem como fugir. Por outro lado, perguntaram várias vezes de um selo que nosso carro deveria ter para cruzar os países e não tinha. Não tivemos nenhum problema mais grave, mas sugiro que você pergunte sobre o selo para cruzar fronteiras na sua locadora antes de sair com o carro.
Além disso, se for sair e voltar para a Namíbia, informe na imigração e pegue um formulário de múltiplas entradas, assim a taxa do carro é paga uma vez só (guarde o recibo até o final).
Leia aqui: Roteiro pelo Centro da Namíbia.
Já com relação à entrega em outro país, minha sugestão é que você evite, mas se quiser fazer de outra forma, calcule bem os gastos e o tempo de viagem.
Como já estava na África do Sul quando decidi fazer essa viagem para a Namíbia e seríamos 3 pessoas, o custo do ônibus ou vôo até a Namíbia seria maior que a taxa, então peguei o carro em Cape Town e tinha a intenção de devolver em Livingstone (onde fica Victoria Falls, na Zambia), mas descobri que só dava para devolver na África do Sul ou Namíbia (a maioria das locadoras tem restrições).
Como tinha tempo, minha segunda opção era voltar para a África do Sul via Botswana, mas esse caminho mais curto tinha trechos que precisavam de 4×4 e quem já tinha feito não recomendava. A terceira opção era voltar pela Namíbia para Cape Town, mas considerei que os gastos com hospedagem, comida e gasolina para cobrir os 4 dias da cansativa viagem superariam a taxa extra, então decidi entregar na Namibia e fazer mais umas visitas na volta de Livingstone para Windhoek.
Leia aqui: Roteiro pelo Centro da Namíbia
Dirigir na Namíbia – Mão Inglesa!
Por fim, você precisa saber que na Namíbia, assim como na África do Sul, o trânsito é na mão inglesa, ou seja, você vai dirigir do lado direito. Mas de acordo com o Gabriel, é tranquilo, só dirigir um pouco e prestar atenção na sinalização que você se acostuma.
Além disso, na Namíbia você vai viajar muito tempo praticamente sozinho. Ás vezes rodávamos 2hs sem ver um único carro! Então é razoavelmente simples se virar no trânsito ao contrário. Só precisa ter mais cuidado em Windhoek mesmo.
Já detalhei no roteiro completo (link acima) onde as estradas são melhores e onde são piores para você escolher seu trajeto.
Conhecer a Namíbia com um Overland Tour
Para quem não quer ter trabalho em montar roteiro e dirigir, o jeito é contratar um pacote com tudo incluso. O pacote pode ser privativo, o que vai te custar muito caro, ou se juntar à um modo muito popular de fazer uma viagem para a Namíbia, que é por um Overland Tour.
O Overland é um pacote que inclui transporte terrestre num caminhão adaptado (com cadeiras confortáveis, ar condicionado, mesas, lockers), hospedagem em lodges ou em camping (você escolhe), três refeições diárias (preparadas por eles), atividades, entradas e um guia.
Além do custo do tour você vai ter custo de passagem aérea, visto, bebidas não inclusas, compras e atividades extras. As empresas dão várias opções de atividades extras como pular de paraquedas e sandboard e você pode até comprar um pacote de extras previamente e manter o orçamento sob controle.
Várias empresas fazem um Namíbia Overland Tour, que pode ter entre 8 e 30 pessoas, pode ser só de mulheres, só de jovens, só da terceira idade, só de famílias, tem de tudo!!! É escolher. Algumas empresas que vimos e que tinham uma ótima estrutura: African Overland Tours, Nomad, Acacia, Dragonman.
Se você quer o conforto dos lodges, que podem ser desde pousadas à grandes hotéis luxuosos, o seu Namíbia Overland Tour vai ser bem mais caro e em geral você vai viajar com o pessoal mais velho. A maioria do público dos overlands é de jovens e opta pelas versões de camping.
O esquema então é assim: uma barraca para cada 2 pessoas (todo o equipamento é fornecido por eles) e em cada parada os próprios passageiros montam as barracas e também fazem um rodízio para ajudar na organização e lavar louça. De resto, é só relaxar e curtir.
Em todo lugar que passei tinha grupos de overland e vi que as pessoas entram no clima e ficam super organizadas nas tarefas e atividades e como tudo é muito bem programado, eles aproveitam o melhor de cada lugar.
Os overlands tours são muito comuns na África e podem incluir um país só, como a Namíbia, ou dois, ou cruzar a África toda, enfim, são muitas opções! Veja aqui esse relato da Carol Fernandes do Kiki Around the world sobre o Overland Tour dela que saiu de Cape Town e foi até a Tanzânia e este do Altier Moulin, do Pé na Estrada, que foi de Johanesburgo à Victoria Falls.
O overland com camping vai custar em média USD 115 por dia por pessoa. Era o que pretendíamos fazer, mas como estávamos em 3, para nós compensou muito mais alugar um carro e viajar de forma independente e gastamos uma média de USD 70 por dia por pessoa. Achamos uma delícia toda a road trip.
Além disso, em alguns grupos de overland vimos que a galera estava muito na pegada da curtição, bebiam muito, ouviam música alta ou conversavam a noite toda e essa não era a nossa vibe nessa viagem, até porque quase tudo acontece durante o dia e bem cedo.
Mas ainda acho que o overland é excelente, especialmente para interagir com pessoas do mundo todo e viajar com tranquilidade e segurança. Claro que é sempre uma boa escolha para quem viaja sozinho tanto por economia, quanto por companhia. É só uma questão de escolher o grupo em que você se encaixa (que pode ou não ser esse da curtição).
Voando – Para Quem Tem Pressa de Conhecer a Namíbia
As opções de vôos internos são bem limitadas, portanto se você tem pressa de conhecer a Namíbia ou não gosta de passar longas horas no carro, essa é uma opção, mas você precisará estudar bem para conseguir montar o roteiro de acordo com os dias e horários de vôos.
O melhor cenário é para visitar o Etosha, pois o aeroporto de Ondangwa é o que tem a maior quantidade de vôos de Windhoek, que dura 1h, contra as 4h30 de estrada. Mas não tenha ilusões, de lá são 100kms até o King Nehale Gate, a entrada do Etosha que fica mais próxima do aeroporto, então você vai encarar mais ou menos 1h30 de estrada depois de aterrisar e para isso precisará alugar um carro ou contratar um tour privado com motorista tanto para o “transfer” até o parque quanto para andar lá dentro.
Já para Sossusvlei/Deadvlei não há vôos comerciais, embora várias empresas fretem vôo particular. As outras opções de vôo são para Walvis Bay, de onde você pode visitar Swakopmund; Luderitz, de onde você pode visitar Kolmanskop; e Rundu ou Katima Mulilo, caso você queira visitar a região do Caprivi.
De qualquer forma, tenha em mente que os vôos só vão te poupar algum tempo, pois seja qual for seu destino você vai precisar de carro para chegar onde realmente quer e aproveitar o destino.
Viagem para Namíbia de Ônibus e Trem
Essa opção está aqui por último porque é bem difícil fazer uma viagem para a Namíbia de ônibus ou trem. Os ônibus só ligam as cidades maiores como Windhoek, Swakopmund, Rundu, Keetmanshop e Grootfontein e os trens são basicamente de carga.
Já as atrações são distantes, então fica bem complexo de explorar. Em toda a África sempre vai ter vans para cobrir o vácuo do transporte público, mas é tudo bem incerto e para ser bem sincera, não vi uma única kombi nos pontos turisticos enquanto estive lá, então acho melhor não contar com elas.
É isso, acho que você já tem bastante informação para decidir como fazer uma viagem para a Namíbia! Aos poucos vou contando mais sobre o roteiro e as peculiaridades desse país diferentão!
Mais um Help para você:
Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Opa, que legal! Vai quando? Qual será seu roteiro?
Olá.
Obrigado pelo relato.
Fiquei mais ansioso para partir.
Inté
Oi Pedro! Quem bom que você gostou do blog!
Sim, a gente tomava café e jantar onde estivéssemos hospedados e almoçava pelo caminho. Sempre tem uns restaurantes na estrada e nos campings e resorts, então você pode parar e comer mesmo que não estando hospedado. De qualquer forma, a gente sempre levava um lanchinho no carro porque às vezes demorava um tempão sem nada na estrada…. E em Swakopmund tem vários restaurantes, é uma ótima parada para comer melhor! Dê uma olhadinha nos outros posts da Namíbia porque fiz um roteiro bem detalhado de cada região, está aqui ó: https://expressinha.com/destinos/africa/namibia/. Qualquer outra dúvida é só chamar!
Parabéns pelo site e valeu pelas dicas.
Uma pergunta, como vocês faziam com as refeições?
Café da manhã e jantar no camping? E o almoço?
Obrigado
Oi Vitor, tudo bem? Quem bom que você passou por aqui! Olha, se você for acampar mesmo (com barraca ou carro equipado) é mais tranquilo sem reserva. Nós não reservamos nada e sempre achamos lugar para ficar. Inclusive no Sossusvlei conseguimos acampar dentro do parque, só que você tem que chegar cedo seeeempre, ser realmente o primeiro da fila e vai ficar com os piores lugares…rsrsr
Com relação ao Etosha tem vários lugares pra ficar perto do Anderson Gate, do lado de fora do parque. Nós ficamos num camping bem legal, chama Mopane e ficava há uns 5ks da entrada. Eles são super simpáticos, tem um ótimo, ótimo mesmo restaurante, piscina, um lindo solário e cada ponto de camping tem uma pia, churrasqueira e banheiro privados. Mas é bem rústico, como se você tivesse acampando no meio do mato, só para avisar. Outro camping legal é o Toshari, que fica bem perto do Mopane. Agora, vale bem a pena ficar dentro do parque, porque quem fica dentro consegue circular mais cedo e até mais tarde e é nessas horas que dá para ver mais animais. Se der, tente ficar pelo menos uma noite no Namutoni, vocês vão ver hordas de animais!
Já no Sossusvlei é um pouquinho mais complicado. Os campings mais perto são o Oasis, que é bem na frente do portão, e o Desert Camp, que fica há uns 5kms. Tem outras opções, mas são mais longe e ai você não vai conseguir ver as dunas nos melhores horários: bem cedo de manhã e no fim da tarde (porque não dá para dirigir a noite).
Aqui nesse outro post dou várias opções de hospedagem, dá uma olhadinha depois: https://expressinha.com/dicas-da-namibia-roteiro-de-viagem/
Se tiver mais dúvidas é só chamar!
Boa viagem!
Adorei o site, um dos poucos atualizados sobre a Namíbia em 2018. =)
Me diga uma coisa, estou indo em 3 semanas para Namíbia e não reservei hospedagem. A dúvida: na região do Etosha e Sossusvlei existem opções de campings mais afastados? Os que encontrei na internet são geralmente dentro dos parques e já estavam lotados. Estou com receio de não encontrar hospedagem…não encontrei informações se existem vários campings ao redor das grandes atrações ou se as opções são pouquissimas mesmo…Obrigado
Exatamente, Paula! Uma experiência para nunca esquecer!
Que incrível, Bruna! Imagino que deva ser mesmo uma roadtrip inesquecível! Poder ver os animais mais de perto, ver uma cultura totalmente diferente da nossa são experiências que a gente leva pra vida toda!
É tranquilo, Angie! Vou postar o roteiro, que é meio igual para todo mundo e os campings e lodges tem muita estrutura por lá, é bem legal!
quantas dicas legais! realmente o preço sai muito mais em conta alugando um carro normal, mas ai onde precisa se programar para parar nos campings né! os preços estao bem convidativos mesmo!
Que legal Analuiza! África do Sul e namíbia são mesmo incríveis para road trips! Espero que você realize o sonho logo! Bjo
A Namíbia me chama. Estou namorando uma viagem ao país desde que fui para África do Sul e durante as pesquisas caí em vários viajantes que estavam fazendo esta trip. Fiz uma road trip pela África do Sul este ano, mas como eram poucos dias ficamos apenas por Western Cape. Voltaremos para fazer a parte de cima do país. Gostei muito de saber que fez a road trip por sua conta, pois esta opção me agrada mais. Quando a ideia sair do papel e do mundo dos sonhos, voltarei por aqui com dúvidas e perguntas. :) bjus
Oi Nana! Pois é, a gente se sente mais seguro mesmo fazendo acompanhada, mas achei bem tranquilo visitar por conta própria na Namíbia, dá tranquilo! Bjo
que experiência incrivel! Quando fiz minha viagem à Africa, escolhia sempre os passeios acompanhada. Sou medrosa e prefiro nao arriscar hahaah
adorei o post!
Oi Camila! Não somente aqueles, viu? Animais na pista são super frequentes e há possibilidade de um leão atravessar também! Mas na Namíbia é mais raro porque em geral leões, leopardos e cheetas são mantidos em áreas reservadas para não atacarem os rebanhos. Essas áreas são cercadas com regras mais rígidas, mas assim como os cervos e avestruzes conseguem pular cercas, em tese eles também conseguem. Na Namíbia, além do Etosha os leões são mais fáceis de encontrar no Caprivi. Quanto mais perto de Botswana, maior a possibilidade porque no Botswana os parques não são cercados, então os animais andam livres e, claro, eles não conhecem fronteiras. Temos um conhecido que cruzou com um casal e quatro leõezinhos deitados na estrada. Fofo, né? Mas é meio assustador. Não pode descer nem por o corpo pra fora da janela de jeito nenhum!
Que viagem legal essa! Jura que aqueles animais atravessaram a pista? Será que tem possibilidade de passar leão nesse trajeto que vocÊs fizeram?