O Table Mountain National Park é um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade do Cabo e você deve incluí-lo no seu roteiro, sem sombra de dúvidas! Subir a icônica Montanha da Mesa e apreciar a vista maravilhosa da cidade caminhando por suas trilhas é um programa inesquecível! Então vem ver como visitar a Table Mountain Cape Town e se maravilhar!
A famosa Table Mountain em Cape Town
Se você já viu fotos da Cidade do Cabo reparou que ela fica entre o mar do Oceano Atlântico e um lindo paredão montanhoso formado pela Table Mountain e as demais formações do Table Mountain National Park.
A beleza dessa combinação é o que faz dessa uma das cidades mais lindas do mundo e é até difícil de descrever. Para dar uma ideia, eu diria que ela lembra um pouco o Rio de Janeiro em sua junção de mar e montanha. Se parece o Rio só pode ser lindo, certo? ;)
A Table Mountain é o cartão postal de Cape Town e encanta de onde quer que se olhe. Eu passei uns dias hospedada num apartamento em Woodstock (um bairro super legal da Cidade do Cabo), por exemplo, e sentada do sofá via a montanha sendo encoberta de nuvens e reaparecendo num eterno vai e vem. Quase que não saio de lá!
De quebra, o Table Mountain National Park que a engloba tem uma ótima estrutura e visitá-lo será uma das coisas mais legais da sua viagem.
Informações sobre a Montanha da Mesa
A Table Mountain ou Montanha da Mesa é um ser misterioso. Embora imponente e muito receptiva, não é todo dia que ela gosta dar o ar da graça.
Antes que você pense que estou ficando louca, você precisa saber que ela pode ficar coberta de nuvens, impedindo toda a visibilidade da cidade lá de cima ou ter o teleférico que leva ao topo paralisado em razão do vento ou de outras condições climáticas adversas.
Essa é a razão pela qual você precisa ter um roteiro flexível na Cidade do Cabo e verificar, conforme a previsão do tempo, qual o melhor dia para a visita.
Nesse site do Table Mountain National Park tem a previsão diária do clima e ainda informações em tempo real sobre mudanças no tempo e funcionamento do Cable, fique de olho.
A Table Mountain é considerada uma montanha sagrada pelos povos ancestrais e pelos povos modernos foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, a única em área urbana.
Não é para menos. Com seus mais de mil metros de altura que levam à um plateau gigantesco com uma vista deslumbrante, trilhas e muitas plantas únicas da África do Sul, é fenomenal.
O parque que envolve a área foi criado em 1998 com o intuito de manter a integridade da montanha e seus arredores, incluindo animais e plantas, mas também fazer dela uma atração turísticas de baixo impacto ambiental, mantendo o teleférico da Montanha da Mesa que tem mais de 90 anos, mas também fazendo melhorias e controlando melhor o fluxo de pessoas.
Muita gente não sabe, mas o Table Mountain National Park vai até o Cabo da Boa Esperança, lá embaixo.
Veja também sobre as Vinícolas do Cabo: As Melhores Vinícolas em Stellenbosch, O Que Visitar em Stellenbosch e Onde Ficar em Stellenbosch.
Table Mountain – Como ir? Carro, ônibus, táxi…
A entrada para o Table Mountain National Park fica mais ou menos entre o centro de Cape Town e as praias e é levemente fora de mão, mas não longe.
Mesmo que tenha alugado um carro (Aqui na Rentcars você compra os preços de diferentes locadoras, aluga seu carro pagando em reais (portanto sem surpresas no câmbio e sem IOF), pode parcelar e ainda pegar o carro em qualquer desses escritórios., opte por ir de ônibus ou táxi/uber porque é quase impossível encontrar lugar para estacionar por perto.
Cape Town tem linhas de ônibus criadas para atender as demandas turísticas para a Copa do Mundo e que continua em pleno e ótimo funcionamento, conhecidas como MyCiti. Esses ônibus chegam na Table Mountain, assim como os ônibus turísticos Hop On Hop Off (aqueles vermelhos em que você pode subir e descer em várias paradas por um preço fixo).
Ambos ônibus passam pelas principais vias da cidade e pelas áreas onde se encontram os principais hotéis (que já expliquei em detalhes nesse post sobre onde ficar em Cape Town com dicas de bairros e hotéis) e pelas atrações turísticas mais importantes.
Se você estiver sozinho ou em 2 pessoas, o MyCiti será a forma mais econômica de chegar à Table Mountain, porque custará cerca de 30 rands por pessoa (se você comprar um cartão de múltiplos usos será ainda mais barato).
Veja aqui no site do Mycity como comprar os bilhetes, mas já adianto que é bem simples, similar aos bilhetes eletrônicos que temos no Brasil. A compra é feita nas estações ou nos postos de venda, que são vários.
Se possível, veja se tem uma estação próxima e compre lá com pontos (você paga em dinheiro, mas o saldo fica em pontos ao invés de ficar em rands). Comprando assim você terá um descontão.
Diferente daqui do Brasil, lá é preciso validar o cartão na entrada e na saída do ônibus, porque o valor depende do horário e da distância percorrida, que é medida conforme a validação feita no começo e no fim da viagem. Parece complicado, mas é bem simples.
O único porém de ir ao Table Mountain National Park com o MyCiti é que é preciso fazer no mínimo uma baldeação entre as linhas rosa e verde para ir da parada Lower Tafelberg até a Upper Tafelberg, que é a mais próxima do teleférico e da entrada da trilha.
Dependendo de onde você estiver, ainda terá que pegar outra linha para chegar à um ponto da linha rosa. Você pode ver as rotas e simular aqui as paradas.
Eu não sei se vale a pena ir com o Hop On Hop Off porque essa parada na Montanha da Mesa é meio longa. Talvez seja um desperdício do passe, que pode ser melhor aproveitado em outras atrações, mas você precisará avaliar conforme sua disponibilidade de tempo na cidade e interesses. A linha aqui é a vermelha.
Você pode ver o custo de um Uber antes de pegar pelo aplicativo, que é igualzinho em todo canto do mundo. Da região central o trajeto custará cerca de USD 10.
Como subir a Table Mountain – Cableway ou Hiking?
As opções para subir e descer a Table Mountain são: caminhando ou pelo cableway ou bondinho ou teleférico, como conhecemos.
Eu adoro uma trilha, mas já tinha ouvido dizer que era puxada e demoraria cerca de 3hs para subir, então decidi com meus amigos subirmos de teleférico e descermos pela trilha, aproveitando o melhor dos 2 mundos e ficando mais tempo no topo. Vou contar um pouco das 2 opções.
Trilhas para a Table Mountain
Se você for adepto dos hikings ou simplesmente quiser economizar – subir ou descer pela trilha é gratuito -, deixo aqui o relato do blog Casal Wanderlust.
Mas deixo também meu relato pessoal: não achei a trilha tão interessante. Tem poucas áreas planas ou de observação e quase o tempo todo é de subida/descida em degraus altos com pedras soltas, o que nos obriga a andar com muita atenção e sem ver muito em volta.
Apesar de nós apenas descemos a trilha, achamos que o esforço é grande demais por uma vista que vemos melhor do topo e sem grandes atrativos na trilha. Demora bastante e te deixa todo dolorido, eu garanto.
A principal trilha para subida ou descida é a Platteklip Gorge. Dizem que demora 2hs, mas nós descemos em 3hs e acho que subiríamos em 4hs. Rá-rá.
Essa trilha vai, como o nome diz, por meio de um gorge, que é um tipo de cânyon, então boa parte dela é no meio de dois paredões, sem vista para nada. E no começo, ou no fim como foi o meu caso, da trilha, você faz um mega zigue e zague que alonga demais a caminhada. Sério, a gente via o fim da trilha (próximo ao guichê do teleférico), mas parecia que andávamos para cada vez mais longe e nunca chegávamos.
A trilha é muito bem demarcada e sempre tem gente, então acho tranquilo ir sem guia.
Outras trilhas levam por outros caminhos, mas ai já considero mais adequado procurar alguém para te guiar, como por exemplo o pessoal da Hiking Table Mountain, que leva por todas as trilhas possíveis.
Aqui nesse site eles indicam as melhores trilhas (e dizem até que a Pipe Track é mais fácil que a Platterklip) e dá para ter uma ideia de quantos lugares legais o Table Mountain National Park tem para explorarmos. Volto com certeza para fazer uma dessas outras!
Teleférico da Montanha da Mesa
Já o teleférico da Montanha da Mesa é acessível a todos e permite que até pessoas com dificuldades de mobilidade visitem esse parque maravilhoso.
O problema do teleférico é a fila. Imensa. É recomendável comprar os ingressos com antecedência pela internet, mas não se engane, você só vai perder a fila da compra do ingresso, que é até pequena.
A fila grande mesmo é para entrar porque o teleférico só leva 15 pessoas por vez e demora 5 minutos em cada trajeto.
A espera costuma ser de 1h30 a 2hs. O parque recomenda que a visita seja marcada para tarde, quando a procura é bem menor. Mas é menor porque é mais comum o tempo virar no fim do dia e a maioria das pessoas não quer correr o risco de ter de descer pela trilha porque o teleférico fechou…. mas de fato, se você for mais no fim da manhã provavelmente pegará menos fila e ainda terá tempo de sobra para curtir.
A vista do teleférico da Montanha da Mesa é linda demais e o chão é giratório, assim todo mundo consegue ver um pouquinho de cada coisa, sem desespero!
Como eu já disse, é preciso acopanhar no dia se o teleférico da Montanha da Mesa está funcionando, mas mesmo que esteja, ele pode subitamente ser fechado. Se você pretende descer de teleférico, fique atento aos anúncios que são feitos via rápido caso o vento aumente e o teleférico deixe de funcionar!
Se precisar desde pela trilha vai ser meio cansativo, mas também não será o fim do mundo, fique tranquilo!
Eu recomendo subir e descer pelo teleférico e para quem gosta de hiking, guardar as energias para a subida à Lions Head.
Horário e Ingresso da Table Mountain
O horário de funcionamento do Table Mountain National Park costuma ser das 8h30 às 18hs podendo variar no verão e inverno, dê uma checada antes no site deles se quiser pegar um nascer ou pôr do sol.
Os ingressos na verdade são para o teleférico e custam entre 200 (só para subir ou só para descer) e 390 Rands (ida e volta). Algo em torno de USD 14 e 22. Não existe cobrança para entrada no parque.
O teleférico da Montanha da Mesa também faz parte do Cape Town City Pass, que tem opções de 2, 3 e 5 dias e inclui várias atrações e até o ônibus Hop on Hop off. Para o que eu optei por fazer em Cape Town não achei que valia a pena comprar o City Pass, mas você pode checar seu itinerário e ver se compensa.
Para subir pelas trilhas fazendo o hiking, portanto, não paga nada.
Quer conhecer outra montanha linda na África do Sul? Veja também esse post sobre Vanhynsdorp, na West Coast!
Table Mountain – Cape Town lá de cima! Meio dia é suficiente?
Depois de chegar lá em cima do Table Mountain National Park você terá uma vista fenomenal de Cape Town. É dli que você entenderá melhor a beleza das praias, a linda arquitetura do estádio da Copa do Mundo, a formação da cidade e porque a área da Montanha da Mesa é toda protegida.
Há inúmeras plantinhas diferentes, conhecidas na África do Sul como fynbos. Mais de 70 mil espécies diferentes já foram catalogadas na região da península do Cabo, muitas delas só são encontradas nesse cantinho do mundo.
É por isso que a África do Sul tem chás únicos e vê uma cena fortíssima do gin emergir com toques da sua botânica exclusiva, mas isso é conversa pra outro post! Aqui o que vale é a beleza das flores e folhas na paisagem que já é de tirar o fôlego.
Lá no topo você pode andar para todas as direções, fazendo pequenas trilhas que estão demarcadas e tem duração entre 20min e 1hr (mais o tempo para milhares de fotos). Fizemos todas, uma delícia e quase sem nenhuma dificuldade, inclusive tem acesso para cadeirantes.
Há também uma caminhada guiada e gratuita que sai da frente da lojinha de souvenirs, mas preferimos fazer sozinhos e é bem fácil.
Além de visitar a lojinha e fazer as trilhas, você pode fazer um picnic com aquela vista deslumbrante ou comer no ótimo restaurante que tem lá, com opções self service e alguns sanduiches a la carte. Achei o preço justo, sem os abusos comuns em parques, e a comida bem gostosa.
Como se vê, embora a maioria das pessoas faça essa visita ao Table Mountain National Park em meio dia, dá para curtir por lá por muitas horas e até o dia todo. Tudo vai depender da sua disposição e do clima!
O que levar para a Montanha da Mesa – Dica essencial!
Para terminar, uma dica essencial! Apesar de o cenário lembrar o Rio de Janeiro, o passeio está mais para um dia em São Paulo: pode fazer frio, calor, vento e chuva num mesmo dia. As mudanças não mandam aviso prévio e você precisa estar preparado para tudo. Rá-rá.
Eu fui no verão e o sol estava de rachar. Mesmo que esteja frio quando você for, leve filtro solar e um boné/chapéu, pelo menos para a espera na fila do teleférico e água. Lá dentro tem como repor a garrafinha ou comprar uma nova.
Apesar do sol, lá no topo da Montanha da Mesa venta bastante e é preciso levar um casaquinho sim. Se você tiver, leve um corta-vento, que já ajuda com o vento e com a chuva também, se rolar.
Mesmo que você não faça o hiking de subida e nem queira andar tanto nas trilhas do topo, vá com um tênis confortável, porque de qualquer forma você vai ficar bastante tempo de pé ou andando e é tudo cheio de pedrinhas.
E não esqueça a câmera com muito espaço e bateria, você vai querer tirar milhares de fotos!
Ah, e não esqueça: não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
E outra dica para passagens é buscar na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para a Amanda no gamboa@gamboaviagens.com.br.
É isso, já deu para programar um dia perfeito na Table Mountain, né?!
Curtiu o Post? Então compartilha!