Se você está planejando uma viagem, principalmente se for se aventurar fora do Brasil, perceberá cedo ou tarde a necessidade de ter um seguro. Para alguns países (europeus, por exemplo) o seguro médico de viagem internacional é pré-requisito para entrada, mas mesmo que não seja, todos estamos sujeiros às surpresas da vida e queremos fazer uma viagem segura e tranquila. E para que serve esse seguro? O seguro viagem cobre doenças? Como funciona? Cobre extravios e perda de vôos?
É, como qualquer outro ponto da viagem, esse requer um pouco de pesquisa. Então fica aqui que conto tudo sobre os seguros de viagem e te ajudo a escolher o melhor para você!
Seguro Viagem Cobre Doenças? E doenças preexistentes?
Eu vou entrar em detalhes sobre os demais aspectos dos seguros abaixo, mas para responder se o seguro viagem cobre doenças, a resposta é sim: cobre doenças e acidentes que ocorram subitamente e também problemas decorrentes de doenças preexistentes. Se você sofre de pressão alta, por exemplo, e no meio da viagem teve algum descontrole ou problema, o seguro vai cobrir o atendimento emergencial que receber até o valor limite da cobertura. Sabe o que é mais legal? O seguro viagem não custa caro!
Essa informação já é suficiente para deixar claro que o seguro viagem é super importante e vale muito a pena. Mas eu ainda vou contar uma historinha para você ter uma ideia das coisas que podem nos acometer enquanto curtimos a vida nesse mundão.
Eu e o Gabriel estávamos terminando nossos 20 dias nas Filipinas numa longa viagem em um triciclo, uma van, um táxi e depois 3 vôos quando conhecemos um casal muito simpático também deixando o país. Papo vai, papo vem, eles contam que que estavam preocupados, pois nas Filipinas ocorriam muitos casos de dengue. Nós, que nem sabíamos que existia dengue fora do Brasil, dissemos que não nos preocupamos com nada. Bom, eu não me preocupei com nada, até porque usamos muito repelente. O Gabriel, claro, arquivou a informação.
No meio da nossa longa jornada até a Indonésia, o Gabri me diz que acha que está com febre. E depois, começa a questionar se não estava com dengue. Bom, para vocês que não nos conhecem, eu sou daquelas que só acredito vendo e que em geral acha que não é nada grave e o Gabriel é daqueles que logo se preocupam e imaginam mil possibilidades. Ele tomou uma aspirina e quando finalmente chegamos na Indonésia fomos dormir. Ele tinha certeza de que era dengue e eu achava que ele estaria novo depois de uma boa noite de descanso. Para ser sincera, eu tinha certeza de que ele tinha sido influenciado pela conversa do casal e que era no máximo uma gripe.
Só que não melhorou. De manhã ele continuava com uma febre altíssima e assim contatamos o seguro e rumamos ao hospital onde para meu choque, foi constatado que era DENGUE mesmo!!! Ele já ficou internado e por lá permaneceu durante uma longa semana.
Essa não foi a primeira vez que usamos o seguro médico de viagem internacional, nem era a primeira vez que usávamos na nossa viagem sabática, que já estava no seu sétimo mês quando isso aconteceu, mas foi a primeira vez que foi realmente sério, que precisou de internação e tudo o mais e eu te garanto que só esse caso valeu cada centavo que pagamos no seguro.
Primeiro porque graças ao seguro médico de viagem internacional o Gabriel foi atendido no melhor hospital de Yogyakarta, onde tinha médicos que falavam inglês. Acredite, essa era uma questão séria já que o idioma na Indonésia é completamente diferente do nosso e não seríamos capazes de entender nada!
Mais do que isso, eles entenderam nossa condição de viajantes e imediatamente começaram a questionar possíveis doenças contraídas nas Filipinas, como a dengue e malária para as quais solicitaram exames, o que poderia simplesmente ter sido descartado por outros médicos e atrasado o diagnóstico.
O quarto do hospital era ótimo, com ar condicionado e ocidentalizado, outra questão importante porque na Indonésia eles usam o banheiro asiático, em que o vaso sanitário é na altura do chão e não era confortável para quem já estava um bagaço cheio de dor no corpo, tomando soro e tudo o mais.
Vimos a conta no final da semana e garanto que não tinha a menor graça. Se nós tivéssemos que pagar o hospital teria acabado com a nossa viagem e olha que a Indonésia nem é um dos países mais caros no quesito saúde!
Então gente, não dá para brincar. Algo inesperado e sério pode acontecer com qualquer um de nós! Temos amigos que tiveram apendicite durante viagens, cálculo renal, malária e até hemorróidas! Isso só para nos manter nas doenças cobertas pelo seguro viagem! Porque ainda tem os acidentes com carro e moto, com mergulhos e até em passeios pela Torre Eiffel! Juro!
Um outro ponto importante é que o seguro dá todo apoio. Uma médica nos ligou do Brasil para entender as condições do Gabriel e eu aproveitei para confirmar se o que o médico estava nos falando fazia sentido, pois nós não entendíamos nada de exames e tratamentos da dengue até então, imagine em inglês! O médico indonésio falava que tínhamos que contar as plaquetas e a gente ficava pensando: plaqueta do quê? Que raios esse cara está colocando no soro? E ela confirmou que estava tudo certo com o tratamento, o que nos deu um baita alívio!
Essa médica também queria saber se queríamos voltar ao Brasil, porque esse retorno está incluído no seguro e eles estavam prontos para providenciar tudo. No caso, como o Ga estava se recuperando rapidamente e o tratamento não era muito complexo, ficamos por lá mesmo, mas também me senti bem mais segura em saber que a qualquer momento podíamos simplesmente voltar para casa se fosse preciso. Só vantagens, acredite!
Preste atenção nestas questões especiais:
- Claro que o seguro viagem cobre doenças, mas ele não é um plano de saúde. Então no caso da dengue que acabei de contar, se voltássemos para o Brasil, chegando aqui as despesas hospitalares estariam por nossa conta. Da mesma forma, se uma pessoa tem uma doença preexistente, ela não pode usar o seguro para fazer um tratamento ou exames de rotina. Ela poderá usar para atendimentos emergenciais apenas. Assim, especialmente para quem faz viagens longas, é sempre bom ter o seguro médico de viagem internacional e um plano de saúde no Brasil.
- Nem todos os seguros englobam gravidez. As grávidas devem redobrar a atenção para checar se o seguro cobre todas as possibilidades para grávidas como um parto de emergência, por exemplo. Em caso de dúvida, peça para o atendente da seguradora confirmar por email todas as condições.
- Se você pretende fazer qualquer atividade levemente fora do comum como andar de balão ou mergulhar ou se quer fazer algo diferentão como pular de paraquedas ou subir até o Everest Base Camp, você precisa verificar previamente se o seguro cobre tais atividades, em geral você vai precisar contratar um seguro específico para esportes.
- Não é possível alterar as condições do seguro depois de contratado! Então em caso de dúvida contrate o mais abrangente, pois se você mudar de ideia no meio do caminho vai precisar contratar um seguro inteiro novo.
Apesar dos seguros cobrirem genericamente doenças, leia com atenção tudo que está incluso e, com mais atenção ainda, tudo que está excluído do seguro. Na época que contratamos nosso seguro para a viagem longa, vimos uma apólice que não cobria alergias, o que achamos bizarro já que uma alergia desconhecida pode até levar à morte!
Coberturas do Seguro Viagem
Como já disse, o seguro viagem cobre doenças, mas também acidentes, emergências odontológicas e várias outras situações que podem atrapalhar sua viagem. Veja aqui uma lista do que em geral está coberto e excluído do seguro viagem:
Como eu mencionei acima, grávidas precisam verificar com atenção se o seguro tem previsão de cobertura total para gravidez e aqueles que pretendem praticar esportes radicais também devem contratar seguros específicos que incluam tais atividades. Eu já contei nesse outro post, que para fazer o Trekking para o Everest Base Camp precisei contratar um seguro específico que cobrisse trekkings em altitudes elevadas e com resgate de helicóptero e precisei me manter na trilha para não perder o direito às coberturas.
Eu já usei o seguro viagem em uma ocasião para cobrir despesas que tive por cancelamento de vôo e me reembolsaram todas as refeições e hotel. Em outra acionei por extravio de bagagem e eles correram atrás de tudo, falaram com a companhia aérea e me entregaram a mala no quarto na manhã seguinte. Achei bem prático porque enquanto eles trabalhavam eu não perdi nenhum minuto e sai curtindo Manhattan como se não houvesse mesmo calça jeans para usar amanhã!
Como funciona o atendimento – Tudo sobre seguros
Por fim, como funciona o atendimento dos seguros viagem? Quando qualquer problema ocorrer, você deve ligar para o seguro informando os fatos e o número da sua apólice (tanto o telefone de contato quanto o numero da apólice você com certeza vai receber por email, facilitando muito a vida) e pedir orientações sobre o que deve fazer.
Essa ligação é direcionada para o Brasil, então você não precisa falar inglês ou qualquer outra língua para receber atendimento! No consultório médico ou hospital será bom você se expressar na língua local ou em inglês, mas o seguro manda um histórico prévio, então dê o máximo de informações por telefone para que no atendimento eles já tenham uma ideia, principalmente dos termos técnicos.
Antes que você sofra pensando em quanto vai gastar com uma ligação dessas, saiba que todas as seguradoras possuem um número que recebe ligações a cobrar. Por experiência própria, porém, te conto que nem todos os países tem um serviço que permita a ligação internacional a cobrar. Quase nenhum país asiático tem. Nesse caso, você pode enviar um email ou uma mensagem via whatsapp ou telegram (depende da seguradora ter um) e pedir para eles ligarem no seu hotel. Eles ligam mesmo e em alguns casos já mandam o médico te ver no próprio hotel! Mas sempre tem que ligar, pois eles registram tudo para evitar fraudes. Acho meio defasado esse sistema diante da atual tecnologia de que dispomos, mas por enquanto é assim.
Na maioria das vezes, ao ser atendido a seguradora vai te orientar para onde ir e como proceder, mas se você precisar ser atendido ou socorrido antes do contato ou se não houver conveniados no local (muito raro porque a rede é imensa), você paga e depois pede o reembolso. Nesse caso, veja as regras previamente, pois há prazo e limites para pedidos de reembolso e você precisará de todos os comprovantes.
Atenção para o seguinte: alguns cartões de crédito e planos de saúde dão cobertura em viagens, mas são sempre parciais e menos abrangentes do que o seguro viagem. Se optar por usar um deles, entenda com antecedência o que está coberto e o prazo, pois especialmente o dos cartões de crédito são limitados no tempo.
Faça uma Viagem Segura!
Acho que voce já deve estar convencido de que um bom seguro é imprescindível pra sua viagem…
Não brinque com a sua vida! O custo do seguro é muito baixo e certamente vai valer a pena em casos de emergência. Alem do mais, se você planeja toda a viagem, estuda os custos e guarda o dinheiro com todo o esforço, não corra o risco de estragar tudo e ainda voltar endividado por conta de imprevistos. Nós não podemos evitá-los, mas podemos pelo menos ter tranquilidade de que teremos assistência especializada não importa onde nem quando.
Lembre-se ainda que as condições de atendimento médico em certos países (e até mesmo no Brasil, como sabemos) podem ser bem complicadas e que pode ser essencial para a solução do problema receber ajuda de uma rede mais adequada. E tem mais! Alguns países como Cuba, Austrália e todos 27 os países do tratado de Schengen – praticamente toda a Europa – exigem na entrada a apresentação de um seguro médico de viagem internacional com cobertura mínima de USD 30mil. Sem ele você corre o risco de ser barrado na imigração!
Aqui no blog nós trabalhamos com um parceiro de seguros que já usamos e aprovamos e por isso indicamos sem medo! Contratando seu seguro viagem por aqui você ainda ajuda o blog a manter as atividades. Dá aquela forcinha, vai?
Na Seguros Promo faz cotação com várias seguradoras da melhor qualidade e apresenta as melhores opções de cobertura e preço para sua escolha. Usando o código EXPRESSINHA5 você ainda ganha 5% de desconto! Ótimo né? Clique aqui para fazer a sua cotação com a Seguros Promo.
Então vai lá, agora que está tudo claro, que você já sabe tudo sobre seguros, inclusive que seguro viagem cobre doenças – até as preexistentes -, acidentes e outras várias complicações que podem surgir, basta contratar o seu e fazer uma viagem segura.
Check List do Seguro Viagem
Por fim, deixo aqui um check list de todos os pontos que você deve conferir antes de fechar o contrato do seu seguro viagem.
É isso, agora é só aproveitar a vida sem preocupações! Boa viagem!
Curtiu o post? Então compartilha!