Ícone do site Expressinha

Seguro para o Trekking para o Everest Base Camp com resgate de helicóptero

Nepal trekking Everest

Eu no trekking pro Everest Base Camp!

Você está ai animadão para fazer o trekking para o Everest Base Camp, certo? Então fique esperto porque você precisa de um seguro viagem que cubra especificamente esse tipo de atividade. Fica por aqui que vou te dizer qual seguro para o trekking para o Everest Base Camp com resgate de helicóptero incluído você deve contratar.

Saiba como evitar o mal de altitude e se cuidar no trekking para o Everest Base Camp aqui.

A situação pode ficar tensa durante o trekking para o Everest Base Camp, por isso, tenha um seguro com resgate de helicóptero incluído!

Saiba como até uma molenga conseguiu fazer o trekking para o Everest Base Camp!

Por que contratar um seguro para o Trekking para o Everest Base Camp

Antes de mais nada quero dizer que fazer qualquer viagem internacional sem seguro é muita loucura. O custo é bem pequeno e os benefícios, enormes. Qualquer tratamento de emergência certamente vai te custar mais de 3 vezes mais do que você vai pagar pelo seguro e você nem vai saber para que lado ir, enquanto o seguro te leva sempre para hospitais e clínicas de qualidade internacional. Já usei um bom punhado de vezes e garanto: vale a pena.

Mas no seguro para o trekking para o Everest Base Camp a questão é um pouco mais delicada. Seguro é essencial porque uma vez que você vai caminhar por 12 dias pode sofrer acidentes ou ficar doente e ter dificuldades de deslocamento para voltar para Kathmandu. Além disso, já que vai alcançar mais de 5000 metros de altitude, você está sujeito a sofrer do mal de altitude, que em casos graves pode até matar em poucas horas. É essencial que você tenha a opção de descer para o hospital em Kathmandu com rapidez se for necessário. Se você precisar e não tiver seguro, o resgate de helicóptero vai custar cerca de USD 2000. Facada, né?

Por isso, é imprescindível que você tenha um seguro para o trekking que cubra o resgate de helicóptero. Nenhuma agência ou bom guia vai te embarcar no vôo para Lukla sem que você tenha deixado com eles o número do seguro. Simples assim.

Saiba mais sobre quais roupas e equipamentos levar para o trekking do Everest Base Camp aqui.

Qual seguro para o Trekking para o Everest Base Camp contratar

Faça o seguro antes, com uma operadora do Brasil (ou do país onde você mora) porque lá no Nepal as regras são todas diferentes e o pessoal de lá não vai conseguir te ajudar com isso, ou vai cobrar caro por algo que você certamente faria num piscar de olhos.

Nós temos um seguro para a nossa viagem de 1 ano, mas no nosso seguro não estava incluída a cobertura para esse tipo de esporte nem o resgate de helicóptero (porque fica muito caro para todo o período), então fizemos um outro seguro somente para o trekking – fiz para 15 dias – que ficou cerca de USD 150 para nós dois.

Fizemos o da World Nomads que foi facílimo de contratar pela internet e dá para ler toda a apólice (não é coisa de advogada nerd, mas para esses casos você tem que ter certeza do que está incluso e a leitura é fácil no caso da WN). Além disso, fui muito bem atendida.

Fiquei em dúvida porque na apólice constava a cobertura para trilhas marcadas até 6.000 metros, o que incluía o trekking para o Everest Base Camp, mas não estava claro se havia resgate de helicóptero. Mandei um e-mail e no mesmo dia me responderam que havia cobertura e fechamos. Além disso, a World Nomads é um dos seguros mais utilizados no mundo por quem curte esportes, então os guias e os lodges estão acostumados a lidar com o trâmite deles para solicitação do resgate, uma facilidade, com certeza.

Saiba mais sobre o roteiro do trekking para o Everest Base Camp aqui.

Tranquilidade de quem tem seguro para uma emergência…

Saiba como até uma molenga conseguiu fazer o trekking para o Everest Base Camp!

Nós não precisamos usar o seguro, mas só de saber que podíamos chamar o helicóptero se precisássemos era um alívio, já que depois dos 4000 metros praticamente ninguém fica ileso aos sintomas do mal de altitude e honestamente tem hora que dá medo.  Vimos MUITA gente voltando de helicóptero lá pelo sexto dia de caminhada, quando a altitude realmente aperta.

Esse seguro é apropriado também para qualquer outro trekking do Nepal que vá até 6000 metros por trilha marcada como o Poonhill, que você vê detalhes aqui no Carona na Mochila, o Langtang, que você fica sabendo como funciona nesse post do Viaje Leve, e outros circuitos das Annarpunas, mas não há cobertura para trilhas selvagens nem acima de 6000 metros, então veja direitinho o que você vai fazer.

Tanto a World Nomads quanto a GTA no seguro All Sports confirmaram por email a cobertura para esse caso do Everest Base Camp. De qualquer forma, a fica a dica também do Global Rescue, que cobre outras modalidades de montanhismo e escalada, especialmente para quem é mais radical.

Pronto, você já tá quase lá! Siga o chamado da Montanha! =D

Saiba aqui mais sobre como fazer o trekking para o Everest Base Camp com grupo, guia privado ou sozinho, incluindo custos.

Curtiu o post? Então salva no pinterest e compartilha!

Está empolgado para fazer o trekking para o Everest Base Camp no Nepal? Então comece a planejar e não esqueça das nossas dicas de como fazer, tudo o que levar e como contratar o seguro para o trekking para o Everest Base Camp com resgate de helicóptero. Tenho certeza de que vai ser sensacional!!!

Ah, e não deixe de pegar todas as dicas de Kathmandu, sua parada obrigatória no Nepal antes do trekking!

Sair da versão mobile