Ícone do site Expressinha

Roteiro para o Peru

Você resolveu ir para Machu Picchu, começou a pesquisar e descobriu que tem tanta coisa para fazer no Peru que fica perdido? A gente te ajuda um pouco.

Bom, tudo vai depender do que você gosta de fazer e do tempo que tem. Você pode querer conhecer mais sítios arqueológicos (Cusco, Machu Picchu, Nazca, Paracas), pode querer surfar (Lima, Chicama, Lobitos), pode querer comer muito ceviche e curtir a cidade (Lima, Lima, Lima), pode querer conhecer o Titicaca e seguir para a Bolívia (Puno), pode querer conhecer a cidade branca (Arequipa), só para resumir.

Machu Picchu lindo, lindo, lindo!

Titicaca gelado e mágico!

Povo lindo e colorido!

Como eu tinha 12 dias – um feriado de quinta e sexta, mais uma semana – e meu interesse maior era aproveitar bem a região de Cusco e Machu Picchu, deixei Lima de fora e segui para Nazca, que o Gabriel queria conhecer, com stop em Paracas para quebrar a viagem de 7hs entre Lima e Nazca.

Nosso roteiro ficou assim:

Dia 1 (quarta a noite): Vôo de São Paulo para Lima às 19h30, chegada em Lima às 22h30, ônibus Cruz del Sur para Paracas  às  3h30;

Obs: o horário era bem ruim, mas considerando o tempo para sair do avião e do aeroporto com calma, comer alguma coisa e ir até a estação de ônibus, no centro de Lima, achamos que esperaríamos pouco. Os ônibus da Cruz del Sur são mega confortáveis e é super tranquilo para viajar à noite,

Dia 2: Chegada em Paracas às 6hs, passeio de barco e carro, ônibus para Nazca às 17h45, noite em Nazca

Obs: os barcos saem do porto entre 7h e 8h30, então consideramos que daria o tempo certinho. Pensamos em deixar as malas no guarda volumes da Cruz del Sur em Lima e carregar aqui só o necessário para passar esses 2 dias. Nosso vôo de ida foi cancelado e perdemos esse dia, então não vou poder dar maiores detalhes sobre esse trajeto.

Dia 3: Vôo sobre linhas de Nazca e passeio de carro, ônibus de volta para Lima às 16h30, noite em Lima

Obs:  Vale a pena acordar em Nazca. Ir e voltar de Lima no mesmo dia deve ser bem cansativo. Além disso, fizemos o vôo bem cedo e pudemos aproveitar outro passeio terrestre. Também dormimos em Lima num hotel bem próximo à estação da Cruz del Sur para economizar no táxi e foi um ótimo plano.

Dia 4: Vôo para Cusco pela manhã, tarde livre que aproveitamos para caminhar e aclimatar à altitude.

Obs: contratamos um guia particular (José Miguel da Peru Hamuy – peruhamuytravel@gmail.com) e ele fez todos os traslados do aeroporto/estações de trem e ônibus, city tour, vale sagrado e Machu Picchu.

Dia 5: Manhã livre em Cusco, City Tour à tarde (Koricancha, Saqsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay).

Dia 6: Pegamos o primeiro trem para Machu Picchu, fizemos um tour guiado e dormimos na cidade.

Obs: encaixamos Machu Picchu no meio dos dias porque era o auge da nossa viagem e queríamos ter folga para remanejar caso tivessemos algum problema.

Dia 7: Fomos novamente para Machu Picchu no primeiro horário, subimos Wyana Picchu, visitamos as Termas e retornamos para Cusco à noite

Dia 8: Saímos às 7hs da manhã num ônibus turístico que fez a Rota do Sol rumo à Puno (visitamos Pucará, Raqchi, Capilla de Andahuaylillas, passo La Raya, museu lítico de Pucara) e noite em Puno.

Dia 9: Saímos às 7hs da manhã para um passeio de dia inteiro pelo lago Titicaca, pegamos o ônibus às 22hs para Cusco, onde chegamos às 5hs.

Obs: eu queria muito conhecer o Titicaca e como era uma viagem muito longa, com passeios saindo bem cedo, fiquei com medo de dar algum problema no retorno, por isso não fiz nos últimos dias.

Dia 10: Fizemos o tour de dia todo pelo Vale Sagrado (Chincheros, Ollantaytambo, Urubamba, Maras e Moray e Cerveceria Valle Sagrado – essa última incluída no tour à pedido do Gabriel e gentilmente atendida pelos nossos guias)

Dia 11: Dia livre em Cusco – visitamos museus, San Blas, fizemos compras, demos mais 10 voltas na cidade, aquelas coisas…

Dia 12: Retorno – sim, considere um dia todo para voltar, porque além do tempo de vôo para Lima e depois para São Paulo, ainda tem o fuso horário.

Amor de lhama!

A caminho de Puno!

Graffiti Peruano é assim!

Se eu fosse de novo, faria as coisas um pouquinho diferente:

Dia 1: Seguiria direto para Nazca

Dia 2: Nazca, voltando mais cedo para Lima.

Dia 3: Cusco

Dia 4: Cusco com City Tour

Dia 5: Cusco com Vale Sagrado terminado Ollantaytambo, onde passaria à noite

Dia 6: Ollantaytambo (sim, vale a pena, cidadezinha mais fofa para girar!), seguindo para Machu Picchu à noite

Dia 7: Macchu Picchu

Dia 8: Machu Picchu, sem termas e voltando mais cedo para Cusco

Dia 9: Puno

Dia 10: Puno

Dia 11: Cusco – dia livre

Dia 12: Retorno

No roteiro que fizemos e no que gostaríamos de fazer tem um pequeno problema que é a quantidade de vezes que tivemos que trocamos de hotel. É cansativo, mas vale a pena para aproveitar tudo. Se você não quiser ir à Puno, passe os dias seguintes à Nazca em Lima e fique só mais um dia em Cusco depois de Machu Picchu.

Dica extra: não adianta ir para Machu Picchu para passar um feriado. Simplesmente não dá tempo de conhecer metade das coisas e você vai gastar muito para correr muito e voltar frustrado. Imagina quem tava no nosso vôo cancelado com essa programação de feriado, ingressos comprados…

Nos próximos posts te ajudo a organizar sua viagem em cada lugar!

Mais para você organizar sua viagem para o Peru:

Roteiro para o Peru

Começando por Cusco

À pé por Cusco

City Tour em Cusco

Tour pelo Vale Sagrado em Cusco

Onde Comer e Beber em Cusco

Machu Picchu: quanto custa viajar para lá?

Machu Picchu: Gratidão!

Machu Picchu em 2 dias: lá em cima

Machu Picchu em 2 dias: lá embaixo

Me Xamã que eu vou de novo

Um lago chamado Titicaca: 2 dias para Puno

Navegando no Titicaca: 2 dias em Puno

Um dia em Nazca: Investigando por terra e ar os mistérios do deserto

People from Peru

 

Sair da versão mobile