Restaurantes em São Bento do Sapucaí
Os restaurantes em São Bento do Sapucaí são por si próprios uma atração da cidade. Nas minhas idas e vindas conheci um monte deles e te garanto que as dicas de onde comer em São Bento do Sapucaí que você vai encontrar aqui são quentíssimas. E o melhor: são para todos os gostos e bolsos!
8 Restaurantes em São Bento do Sapucaí para almoçar
Vou começar falando dos restaurantes para almoço em São Bento do Sapucaí que são mais próximos da cidade e de fácil acesso. Mais abaixo vou falar das experiências gastronômicas, lugares incríveis que valem tirar o dia para conhecer.
1) Restaurante Taipa
O Taipa é um dos melhores lugares onde comer em São Bento do Sapucaí. É um restaurante por quilo com comida de verdade servida num enorme fogão à lenha, com muitas opções deliciosas de legumes e carnes daquelas que a gente só come no interior.
O preço é justo e as sobremesas são cortesia da casa.
Fica no centro de São Bento e abre todos os dias.
2) Sabor da Serra
O Sabor da Serra tem o mesmo esquema do Taipa, comida por quilo, fogão à lenha, sobremesas inclusas, atendimento simpático.
Seu casarão amarelo está bem no meio da rua principal e é uma ótima opção para almoçar em qualquer dia da semana.
A diferença é que também abre para o jantar com pizzas e foundue.
3) La Gorda Vegana
O La Gorda Vegana é um café vegano. Mas eles tem várias opções de saladas, quiches e sanduíches durante o almoço e a tarde. Além de café e muitos doces que fizeram a fama do local.
O clima do La Gorda é bem jovial e um bocadinho agitado e barulhento nos finais de semana, mas vale a pena conhecer.
4) Nossa Comedoria Literária
A Comedoria Literária ficava num espaço enorme onde de vez em quando rolavam pequenos shows e eventos, mas agora mudou para outro casarão, próximo à Matriz.
As meninas da Comedoria são muito simpáticas, o espaço é bem agradável e as comidas são feitas no capricho. Só por ser uma comedoria “literária” elas já ganharam meu coração.
Nos finais de semana abrem até 22hs, então é opção para jantar também.
5) Canto do Galo
Este aqui nunca provei, mas está sempre cheio e acredito que seja gostosinho. É o restaurante Canto do Galo.
Fica na estrada que vai para a Pedra do Baú, mas não muito afastado do centro numa área grande com mesas na varanda e muito gramado para os pequenos correrem e brincarem no parquinho.
Acho uma boa opção de onde comer em São Bento do Sapucaí para famílias.
6) Café Vilarejo
O Café Vilarejo fica no miolinho do bairro Serrano e é uma delícia. Serve um delicioso café da manhã colonial o dia todo, mas na hora do almoço você também pode aproveitar o buffet servido no fogão à lenha.
Para mim, foi uma excelente descoberta. A comida é ótima, o preço é justo, tem muitos docinhos para sobremesa e ainda tem um empório cheio de delícias para levar.
É próximo da cidade, mas é bem perfeito para quem se hospeda no Serrado.
Ainda é um espaço todo lindo e com uma área para entreter as crianças.
7) Lá na Roça
O restaurante Lá na Roça é outro lugar super tradicional para almoço em São Bento do Sapucaí. Fica num ponto bem alto do Bairro Serrano, com uma vista maravilhosa.
O almoço é da roça, servido no fogão à lenha no esquema coma à vontade. A comida é super saborosa, a cerveja é bem gelada, tem cachacinhas e sobremesa, tudo por um preço justo e com atendimento muito simpático do Vital e da Rosana.
Mas o melhor é que em todo segundo sábado do mês o almoço é acompanhado por mestres da viola caipira. Música de qualidade e valorizando os artistas locais.
8) Restaurante Pedra do Baú
O restaurante Pedra do Baú é um dos mais clássicos restaurantes em São Bento do Sapucaí e é um espaço tanto para almoçar como para um fim de tarde agradável.
A subida até lá é um sofrimento – enorme se estamos à pé e médio para carros menos potentes – mas vale a pena e todo mundo chega.
Durante o almoço tem algumas opções à la carte, mas o carro chefe é o self service no fogão à lenha. O preço é fixo para comer à vontade, com muitos torresmos e outras frituras e delícias. Acho a comida gostosa, mas acaba sendo um pouco caro para mim, que não como tanto.
O espaço é uma delícia com uma varandona com vista da Mantiqueira e do pôr-do-sol lindíssimo que acontece bem ali em frente.
Nos finais de semana também tem um sonzinho ao vivo e nas mesas de fora a galera vai só para bebericar e curtir a vista maravilhosa.
Após o almoço, dê uma paradinha em um dos cafés da cidade para provar ótimos grãos da região e um docinho, como a Grão Bento, a Boticafé e minha preferida, La Siesta 34, no Casarão em frente à La Gorda Vegana.
E não saia da cidade sem provar um dos ótimos e diferentes sorvetinhos da Itabaú.
7 Restaurantes em São Bento do Sapucaí para Jantar
Aqui falo um pouquinho das opções para jantar em São Bento que são bem gostosinhas. Alguns lugares abrem para almoço também, mas acho mais interessantes no jantar.
1) RCS Bistrô
O RCS é um bistrozinho também no centro de São Bento que tem uma gastronomia um pouco mais elaborada, variada e com preços acessíveis.
Abre para almoço de sexta a domingo, mas para o jantar está sempre aberto e é outro clássico da cidade.
Recomendo bastante experimentar o bolinho caipira deles. Super saboroso e cheio de memórias afetivas (pelo menos para mim, dos meus tempos de moradora do Vale do Paraíba onde o bolinho é rei). É feito no forno para ficar mais sequinho e crocante e é uma entrada maravilhosa.
Também recomendo a truta, que tem várias versões como a com arroz negro ou cogumelos que são perfeitas.
Tem uma carta variada de vinho e é um lugar bem gostoso para um jantar tranquilo e saboroso.
2) Restaurante Trincheira
O Trincheira é o restaurante da Pousada Quilombo e é uma ótima opção tanto para o almoço quanto para o jantar. Coloco ele aqui mais como uma opção de jantar, porque o ambiente e o cardápio mais elaborados caem bem para uma noite mais romântica. ;-)
Além disso, não está no centro da cidade, mas também não fica longe e o acesso é fácil mesmo de noite.
Durante o dia, considero uma opção bem gostosa para famílias, pois a área do restaurante tem um gramadão, pontes e tirolesa entre as árvores, então dá para comer bem e entreter as crianças.
Recomendo experimentar a panceta com purê de batata doce, que além de ser preparada à perfeição, é um prato lindo para comer com os olhos primeiro. O raviolli de frango caipira também é uma delícia!
3) Brazin Burguer
Para quem quer comer um burguer gostoso num ambiente bem informal, recomendo a Brazin.
A bem da verdade, podia ficar num lugar mais agradável, pois está junto com as lojas de conveniência do posto de gasolina que fica na saída pra estrada pra Pedra do Baú.
Mas é bem arrumadinho e o hamburguer é uma delícia, tanto nas versões mais simples quanto nas gourmets, como a de salmão empanado. Todos servidos com o pão de fermentação natural feito por eles e que é bom demais. Entregam também.
4) Bentô
A Bentô é uma pizzaria de fermentação natural que fica no andar de cima de uma galeria comercial no centro, num ambiente bonitinho e com música boa. É um dos ótimos novos restaurantes em São Bento do Sapucaí.
A pizza é de massa fina e com ingredientes bem selecionados. As entradas já acho menos gostosas, por isso indico investir na pizza mesmo.
5) Deghust Pizza na Pedra
Outra pizzaria do centro que é muito gostosa é a Deghust. Acho a pizza deles muito boa, com mais variedade de sabores e o atendimento extremamente simpático.
Nos finais de semana costuma ter música ao vivo, então é um espaço mais animado. Gosto mais de ir no domingo, quando o clima está tranquilo.
6) Ma Che Pão e Pizza
*(mudou de nome, antiga Pão na Montanha)
Eu sei que vou parecer repetitiva, mas vou deixar uma última opção de pizza para jantar. Essa dica aqui é fresquinha.
A Ma Che Pão e Pizza é a quitandinha/padaria da estrada da Ana Chata e há algum tempo eles fazem pizzas aos finais de semana para delivery ali pelo bairro do Paiol Grande e arredores, onde muita gente tem casa e/ou se hospeda.
Agora eles estão num espaço maior, ao lado do Restaurante Pedra do Baú, e acabaram de inaugurar um deck onde estão servindo um delicioso café com muitos quitutes gostos de dia e pizzas de noite. É praticamente a única opção do bairro para jantar sem pegar estrada.
A pizza é excepcional e os preços, muitíssimo justos. O Thomaz e a esposa são uns queridos e preparam tudo com muito carinho.
As pizzas tem sabores comuns – mas sempre com ingredientes maravilhosos, como a que é feita com queijo local e de Alagoa -, e alguns especiais do dia, como a calabresa com redução de laranja que, honestamente, foi uma coisa de outro mundo que comi lá.
Todas as pizzarias fazem delivery para quem não quer sair de casa.
7) Casa Restaurante e Café
O Casa Restaurante e Café foi instalado num antigo casarão da cidade que foi inteiramente reformado e ficou maravilhoso.
Além de restaurante e café, é um espaço cultural onde tem acontecido shows, sessões de cinema e eventos diversos para todas as idades.
Abre no almoço também, mas estou recomendando para jantar porque é um lugar mais arrumado e com um belo bar, perfeito para uma noite especial.
Particularmente achei o cardápio meio comum. Pedi um risoto de abobrinha sem muita expectativa, mas fui surpreendida com um prato delicioso, cheio de sabores marcantes. Vale conhecer.
Experiências Gastronômicas em São Bento do Sapucaí
Além de todos esses lugares onde comer em São Bento do Sapucaí, tem mais! Tem experiências gastronômicas fantásticas.
Para estas, é obrigatório estar motorizado, seja de carro, moto ou quadriciclo. E recomendo tirar a tarde toda para curti-las não apenas porque os deslocamentos serão longos, mas porque a comilança é para ser vivida realmente com calma.
São agricultores locais que fizeram de suas propriedades espaços incríveis para conhecer a produção de perto, comer e beber bem com tudo da região, fresco e maravilhoso.
Os investimentos aqui serão maiores. Dependendo de quanto você beba, pode até sair meio falido. Rá-Rá. Mas gente, vale a pena. Demais.
É por essas e por outras que a região vem sendo chamada de “Toscana Brasileira”. Bem, acho meio brega essas comparações e não gosto de usar esse termo. Mas é fato, essas montanhas ganharam um tchan a mais.
Ah, só não esquece de ter um motorista da vez, ta? As estradas são apertadas e sinuosas e não dá para correr riscos com motoristas que bebem, mesmo que seja pouco, ok?
Para todas tem que fazer reservas com antecedência.
1) Oliq
A Oliq é uma produtora de azeitonas e azeites que fica no bairro Cantagalo, no meio do meio das montanhas, pra lá de umas 80 curvas e subidas e descidas.
Só o caminho até lá é uma lindeza, mas o que eles fizeram ali é de cair o queixo.
Com uma arquitetura explorando materiais naturais e a vista linda das montanhas, jardins e oliveiras, o espaço de visitação da Oliq é um desbunde.
É possível visitar o lagar e conhecer todo o processo de fabricação dos azeites, que são excepcionais. De verdade, prove o Arbequina, um dos melhores azeites que já provei.
O restaurante da Oliq é todo pautado pela produção dos olivais e é muito, mas muuuuito bom mesmo. Considero inclusive o melhor custo-benefício das experiências gastronômicas, porque o cardápio é bem variado, super saboroso e caprichado e com uma carta de vinhos ótima.
Não pule o couvert, que vem com azeitonas, tapenade e azeites de produção própria e são o melhor começo possível para seu almoço.
Gostamos de tudo que comemos lá, especialmente a barriga suína com risoto caipira e o torteli de abóbora com geléia de laranja e tomatinhos. Mas as sobremesas, gente! São de outro planeta.
Prove a sopa de frutas vermelhas com sorvete de azeite. Depois volte aqui para agradecer essa dica. Mas todas são gostosas, do trio de gelatos à torta de chocolate.
Para mim, Oliq é a experiência gastronômica imperdível e talvez o melhor dos restaurantes em São Bento do Sapucaí, deixa anotado aí.
2) Entrevilas
O Entrevilas é um restaurante que fica bem na divisa entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão e serve aos finais de semana uma experiência gastronômica completa de 5 pratos. Contei em detalhes como funciona o almoço no Restaurante Entrevilas aqui nesse outro post, dá uma conferida.
É possível apenas visitar e comprar as mágicas frutas que eles produzem na Frutopia, ou seus vinhos e cervejas próprios. Vale a pena conhecer porque o que eles fazem ali é bem impressionante: tem vinhedos, lúpulo, muitas frutas de todos os tipos.
3) Villa Santa Maria
A Santa Maria é uma das vinícolas da Mantiqueira que vem se destacando muito com seu vinho Brandina, ganhador de prêmios e atestado por essa que vos fala como excelente. Não que eu entenda muito de vinhos, Rá-Rá, mas de verdade, achei o rosé da Santa Maria muuuito bom.
É possível visitar os vinhedos e fazer uma degustação de vinhos – que não fiz, mas vi acontecendo e achei que vale a pena, porque além de provar vários rótulos, achei que a pessoa que estava dando as explicações era extremamente didática e simpática. Uma hora volto.
O espaço para comer é dividido em um restaurante que serve almoços completos de cinco pratos – harmonizados ou não com vinhos da casa – e a bruschetteria que serve bruschettas, claro, e tábuas de frios.
O lugar é bonito e foi pensado para a realização de eventos, como festivais e casamentos. Acho o estilo muito rebuscado para o meu gosto, mas ainda assim, é lindo e a vista da Mantiqueira é incrível, já que a vinícola está no Bairro do Baú, do lado oposto à da subida para a Pedra do Baú e dando uma outra visão das montanhas.
Eu provei a tábua “Charcuteria da Serra da Mantiqueira” que é montada com queijos da Queijaria Jordão e a charcuteria do Espaço Essenza de Campos do Jordão, além de pães e frutas. Perfeito para uma tarde bem gostosa tomando um vinho e apreciando a vida.
4) Vinícola Raízes do Baú
A Raízes do Baú fica próxima da Villa Santa Maria, na fazenda Portal da Luz. Mas a proposta é diferente, mais voltada para a visitação, em apresentar o processo vinicultor, com a visão do produtor, o terroir da Mantiqueira e as videiras.
O cenário de parreiras com a Pedra do Baú ao fundo faz a gente perguntar “por que choras, Toscana?” Rá-Rá.
Aqui as opções são de tour pelo vinhedo com degustação ou uma segunda incluindo um picnic no parreiral.
5) Restaurante Terras de Moná
*(mudou de nome, antigo Terra Sem Mal)
Tecnicamente o Terras de Moná está em Gonçalves, mas é só uma questão de divisa, porque ele fica coladinho mesmo é em São Bento do Sapucaí.
A fazenda por si só é lindíssima e aqui, além de plantarem tudo o que é servido no restaurante e produzirem azeites e cachaças, também tem sua própria charcutaria.
O restaurante é bem focado na carne de porco. Há outras opções, sim, mas o porco é a estrela e é ele que sugiro que você prove, como o maravilhoso porco confitado ou o terroir do porco.
Comida de verdade, simples e ao mesmo tempo elaborada, muito saborosa e combinando com as terras da Mantiqueira e do interior paulista.
Confesso que o antigo nome me deixava meio confusa e aprovei a mudança, mas lá vão te explicar melhor a fonte inspiradora e é bem bacana.
Não saia sem conhecer a caverna onde as óóótimas cachaças e a charcutaria maturam e sem beber uma caipirinha Terra Sem Mal, que usa a cachaça própria e a rapadura feita dos restos de cana. Tem um borogodó todo próprio.
6) Zalaz Cervejaria
A Zalaz também não está em São Bento do Sapucaí e já exige uma viagem mais longa, mas acredite em mim quando digo de coração: vale todo o deslocamento.
Fica na Fazenda Santa Tereza, em Paraisópolis, onde produzem todos os alimentos servidos lá e as cervejas que são muito, mas muito boas mesmo. Assim, boas acima da média. Boas de fazer a gente pegar o carro e viajar.
É possível visitar a fazenda e a cervejaria, fazer uma degustação (não fiz, mas de novo, acho que volto pra isso) e almoçar no restaurante, que é maravilhoso.
Atendimento muito simpático, bebidas de qualidade e comida deliciosa. É assim.
Recomendo as bolinhas de búfala, o lombinho suíno (divinooooo) e de sobremesa não deixe de experimentar o quindim. Foi recomendação da mesa ao lado e eles sabiam do que estavam falando. Depois me conta se não foi perfeito.
De novo, não esquece do motorista da vez, ta? As cervejas artesanais e os destilados da Zalaz são bem alcóolicos!
Visitas Gastronômicas em São Bento do Sapucaí
Além de todas essas opções de restaurantes em São Bento do Sapucaí, ainda dá para ter mais algumas experiências gastronômicas em visitações. O ideal é entrar em contato antes, ok? A maioria está aberta nos finais de semana, mas alguns somente recebem com agendamento.
Para queijos, recomendo o Queijos do Baú e a Queijaria Sabor do Campo para comprar queijos excelentes e fazer uma degustaçãozinha bem delícia. Recentemente um simpaticíssimo casal abriu a ótima Empório Caminhos dos Queijos bem no centro. Tem queijos de qualidade para todos os bolsos, além de outros produtos da região.
Para cervejas locais, dá para visitar os bares da Bauzera e da Artesania.
Para experiências de chá, a Escola de Chá Embahú tem workshops e atividades.
Para azeites, além da Oliq, dá para conhecer a produção do premiadíssimo Sabiá da Mantiqueira na vizinha Santo Antônio do Pinhal.
Para produtos orgânicos, vá até a Frescor da Mantiqueira.
Como você pode notar, dá para se deliciar em um fim de semana, feriado ou mês em São Bento do Sapucaí! E isso é só um cheiro, tem muito mais produtores de pães, mel, cogumelos, frutas e verduras, é só ir parando onde encontrar algo e ser feliz.
Seja feliz, seja respeitoso e aproveite muito! Mangia che te fa bene!
Curtiu esse post? Então compartilha!