O restaurante Entre Vilas é um daqueles lugares ao qual não vamos para comer e sim para uma intensa experiência gastronômica. Abastecido pelo Frutopia Viveiro e pela produção própria na Vinícola Entre Vilas, o almoço, com um visual de tirar o fôlego, exige uma tarde inteira. E vale a pena. Te juro.
Experiência Gastronômica no Restaurante Entre Vilas: Slow Food
A proposta do restaurante Entre Vilas é clara: um almoço sem pressa, respeitando o meio ambiente, baseado na produção local e no ritmo natural das coisas.
Não é simplesmente sobre comer. É sobre curtir aquele lugar lindo, com uma vista deslumbrante da Mantiqueira e das plantações do Viveiro Frutopia e ir degustando as cores e sabores que saem da cozinha bem devagarinho.
É um programa para o dia todo. Honestamente, se você for agilizado é capaz de fazer alguma outra coisa pela manhã (caso queira), mas a partir do momento em que sentar lá, esqueça o tempo.
É como aquele almoço de família sem hora para acabar e que chega ao fim com aquela sensação de que só nos resta seguir para a siesta auto indulgente.
O restaurante Entre Vilas só abre de sexta a domingo e em feriados. E somente para almoço. É necessário reservar antecipadamente e é preciso chegar entre 13h e 14h30. Pode contar que você só sairá de lá no fim da tarde.
A experiência gastronômica é composta por um menu com 6 pratos que varia conforme a sazonalidade dos ingredientes. Há algumas opções para cada uma das etapas do menu que são: um antipasto, uma entrada, primeiro prato, “piatto pausa“, prato principal e sobremesa.
Existe um menu vegetariano e um menu infantil, ambos mais baratos, e crianças até 6 anos não pagam.
O menu principal, não vou mentir, é um pouco salgado, algo em torno de R$ 200-300 por pessoa, com bebidas à parte.
Mas é muito farto e tudo é preparado e servido com esmero, então pode ter certeza de que vale o custo-benefício.
Além disso, o valor é fixo, não tem taxa de serviço e também não cobram rolha (apesar de que não sei por quê alguém levaria bebidas, como explico melhor abaixo).
Os pratos são preparados na hora, por isso tudo acontece bem lentamente. Se você é um gourmet, estará no paraíso. E se não for, também. Rá-Rá.
Relaxe, porque esse dia da sua vida não vai ser correria. Entre os pratos, beberique, namore, converse, ria, fotografe ou dê uma volta pela propriedade, o que também explico melhor ali abaixo.
Como o menu do restaurante Entre Vilas varia, não adianta especular muito aqui sobre o que você vai comer.
Mas para dar uma ideia geral, quando estive lá os antepastos foram caponata, azeitonas, queijos e alguns embutidos e a partir daí havia 2 ou 3 opções de cada prato.
De entrada nós comemos uma truta e uma burrata, ambas com uns molhos que nem sei explicar, maravilhosos!, o primeiro prato foram massas recheadas artesanalmente, o piatto pausa foi um tartar de salmão e como prato principal tinha muitas opções de carnes feitas no forno à lenha ou na parrilla e também opções de peixes. Nós comemos um tomahawk e um leitão à pururuca per-fei-to.
É tudo tão gostoso que a gente come como se não houvesse amanhã, mas se você não for de comer muito, vale dar uma maneirada para conseguir experimentar e apreciar tudo.
Lá pela massa do primeiro prato eu já estava praticamente satisfeita. Mas ainda vieram as carnes, que além de deliciosas, eram enormes, então ainda “tive” que comer tudo. Já estava precisando ir para a siesta, mas ainda tinha a sobremesa!
Eu acho que tinha mais de uma opção de sobremesa, mas honestamente todo mundo no restaurante comeu a famosíssima pavlova de frutas vermelhas, que merece toda a fama e a glória. Simplesmente fantástica. Coma também!
Demora uns 30 minutos entre cada prato, por isso que a experiência gastronômica dura uma tarde toda. Curta e saboreie sem medo de ser feliz. Você será.
Frutopia Viveiro – Conhecendo o Que Comemos
O Frutopia Viveiro é a origem do próprio restaurante Entre Vilas. Criado em 2002 pelo agrônomo Rodrigo Veraldi, o viveiro ocupa uma fazenda da família que já produzia framboesas sem fins comerciais e nela foram desenvolvidos cultivos de várias espécies.
A framboesa – em muitas variedades – é o principal produto do viveiro e o Frutopia é o maior produtor da fruta no Brasil.
Rodrigo também desenvolveu o cultivo de outras frutas vermelhas como morango, amora e mirtilo, além de uvas, maçãs, yuzu, limão siciliano, physalis, avelã, entre outras.
E não é só. O Frutopia Viveiro também foi um dos primeiros produtores de lúpulo no Brasil. Como se sabe, a produção deste ingrediente essencial da cerveja é difícil por essas bandas e foi favorecido pela área do viveiro, que fica numa região mais fria.
Mas foi viabilizado mesmo pelos estudos e adaptações do solo feitos por Rodrigo e que ainda continuam sendo aprimorados. O lúpulo Mantiqueira, como foi chamado, vira cerveja lá mesmo e podemos provar no almoço ou até levar para casa.
Vi uma declaração do Rodrigo de que o Frutopia Viveiro, junto com o restaurante Entre Vilas, é a realização da utopia de viver de uma pequena propriedade. E que tenha vida longa!
A maioria do que chega no prato vem ali daquela terra, com muito sabor. E o que não vem, é cuidadosamente selecionado de outros produtores conscientes. Vale mais que ouro.
As plantações do Frutopia invadem o “quintal” do restaurante e é possível visitá-lo de quarta à domingo, das 10h às 16h. Se você for para a experiência gastronômica do restaurante, pode, entre um prato e outro, caminhar pela propriedade e conhecer as plantações. Dá tempo e sobra.
Das mesas, aliás, você fica de frente para as parreiras e lúpulos com fundo de montanhas. Um desbunde.
As crianças ficam especialmente encantadas ao ver no pé, muitas vezes pela primeira vez, tantas frutas (e legumes também) que adoram.
Tá bom, admito que os adultos também se deleitam ao ver uma macieira tão cheinha, ou os morangos tão vermelhinhos brotando. Parece magia.
Aliás, logo na entrada do restaurante as frutas ficam em exposição e estão disponíveis para compra. Você pode inclusive apenas visitar o Entre Vilas e levar sua bandeja de mirtilos/morangos/framboesas.
É de se apaixonar. Se você não sentir nem uma vontadinha de comer tudo aquilo, certeza que vai virar caso de estudo.
Quando estive lá, uma menininha de uns 3 anos estava maluca com tamanha beleza, não conseguia sair da frente dos morangos. Ela dava umas voltas pelas mesas, mas acabava voltando pra frente das bandejas de frutas. A equipe do restaurante, delicada e simpaticíssima, deu alguns morangos pra ela, que ficou em êxtase, uma coisa linda de ver.
O prazer está nas pequenas coisas….
Já eu aproveitei para matar a saudade do mirtilo, fruta que me acompanhou quando estudei no Canadá e que é difícil de encontrar aqui sem ser por preços proibitivos. Me esbaldei.
Vinícola Entre Vilas – À Baco, Com Carinho
Bom, além de comer divinamente e se embasbacar com as frutas do Frutopia Viveiro, você também pode beber.
O suco do restaurante, de frutas vermelhas, é claro, é perfeito e é o que recomendo pro motorista.
Já os demais comensais podem se deliciar com o produto da vinícola Entre Vilas. Os vinhos, produzidos com as uvas ali das parreiras que vemos da varanda do restaurante, são todos feitos com vinificação natural, ou seja, sem aditivos. Orgânicos.
As uvas são de várias espécies e os vinhos disponíveis dependem da produção e saída, mas experimente o que tiver, vai ser bom.
A vinícola está sempre em experimentação. Além de se adaptar às amplitudes térmicas do verão, testam combinações de uvas, novos formatos de produção, além de fazerem sidra com as maçãs da produção também local. E ainda tem cervejas, como já mencionei.
As cervejas são criadas com o lúpulo Mantiqueira e também com as frutas do viveiro em misturas deliciosas.
Como você pode ver, não faz muito sentido alguém levar sua bebida para o almoço, né?
Além de se deliciar com todas essas opções da Vinícola Entre Vilas no almoço, o restaurante tem um mini empório onde é possível comprar as garrafas para levar para casa, além de outros produtos artesanais como massas, molhos, mel, azeite, entre outros.
É sério, gente. É um paraíso.
Como Chegar ao Restaurante Entre Vilas e Reservas
Bom, agora que você já tem uma ideia do que te espera nessa experiência gastronômica na Mantiqueira, te deixo as orientações finais para você partir para a sua comilança.
Como falei, é necessário reservar para almoçar nos dias em que o restaurante abre: sextas, sábados, domingos e feriados. A reserva é feita pelo whatsapp 12 99745 9897.
Para visitar não é preciso reservar, basta respeitar os dias e horários: quarta à domingo, das 10h às 16h.
O Entre Vilas e o Frutopia Viveiro ficam literalmente entre 2 vilas. Quer dizer, entre 2 cidades: São Bento do Sapucaí e Campos do Joardão – Aproveite e pegue também umas dicas do que fazer em Campos do Jordão com chuva aqui.
O endereço, Estrada Major Pereira, km 5,5, fica no Campo do Serrano, bairro de São Bento do Sapucaí. Mas a distância do restaurante ao centro de São Bento do Sapucaí e de Campos do Jordão, é praticamente a mesma, cerca de 27kms da primeira e 22kms da segunda e é preciso ir de carro/moto.
Dependendo de onde você estiver hospedado essa distância é menor. Em qualquer caso, tem um trecho em estrada de terra em boas condições.
Considere essas distâncias na hora do seu planejamento para não perder a hora da reserva. Pode demorar mais de 40min na estrada.
O restaurante e o Frutopia estão identificados corretamente no Maps ou no Waze, então fica difícil se perder, é só seguir o trajeto indicado no aplicativo.
Deixo aqui no fim a informação de que o Entre Vilas tem uma opção de hospedagem numa casa que fica próxima do restaurante. De repente sua experiência pode ser ainda mais expandida.
Bom, é isso! Você já tem tudo para curtir uma tarde inesquecível na Mantiqueira! E se quiser outras, veja também essa lista de ótimos restaurantes em São Francisco Xavier!
Depois me conta como foi. ;D
Curtiu? Então compartilha!