Passeios em Belo Horizonte fora do comum? Temos aqui. Pega essas dica de passeio em BH que é uma caminhada literária inspirada em grandes escritores mineiros!
Eu aproveitei uma visita de fim de semana à Belo Horizonte para fazer a Caminhada Literária Páginas Viradas e te garanto que é um dos passeios em BH mais autênticos, não apenas para turistas, mas também para moradores.
Organizada e guiada pelo Rafael Sete Câmara, a caminhada nos apresenta uma Belo Horizonte cheia de história e de pessoas interessantes que saíram das pesquisas nos livros dos principais escritores mineiros que descreveram a cidade do começo do século XX.
O Rafael é um ótimo cronista, com uma capacidade de escrever textos incríveis sobre as cidades e as experiências que temos nela, quem acompanha o 360 Meridianos sabe bem disso. E ao vivo ele também é simpático, ou seja, é um ótimo guia.
Esse passeio em BH começa na Igreja da Boa Viagem e já saímos dali com a sensação de que não sabíamos nada sobre a cidade. Eu fiquei encantada com as informações históricas que o Rafa trouxe e, mesmo que você já conheça parte delas, te garanto que vai começar a olhar para o entorno de outra forma.
Essa, aliás, é a premissa que o Rafa traz desde o princípio: um novo olhar para a cidade. Um olhar mais interessado e com conhecimento que transforma as paisagens, ainda que sejam totalmente comuns e cotidianas, como pode parecer ao belo-horizontino.
Para os turistas como eu, é como se esse passeio em Belo Horizonte limpasse os óculos. A gente começa a reparar mais nas construções, nas casas e nas ruas que, a princípio, podem nos parecer tão iguais às de outras cidades grandes.
As informações, histórias, referências e causos deixam tudo meio mágico, como se estivéssemos numa viagem no tempo com curiosos personagens. A gente quase pode ver as outras cidades que BH um dia foi.
E você nunca mais vai pensar no escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade da mesma forma. Eita baixinho porreta! Rá-Rá.
Nesse misto de história da cidade e seus moradores, o Rafa traz reflexões super interessantes sobre memória, preservação, progresso e a inevitável transformação pela qual todas as cidades estão constantemente passando. Adorei o olhar crítico e ao mesmo tempo acolhedor que ele adotou.
Para completar os motivos que me fizeram curtir demais e dar essa dica de passeio em Belo Horizonte, foi nele que conheci um pouco de alguns lugares dos quais já tinha ouvido falar mas que nem sabia onde ficavam como o edifício Maletta, a Igreja de Lourdes e o viaduto Santa Tereza, que é até cartão postal de Belo Horizonte e eu nunca tinha visto!
Não vou contar mais para não estragar a sua experiência.
O tour termina na simpática e moderninha Rua Sapucaí, lugar que ninguém tinha me recomendado visitar e que eu adorei! Mais um ponto pra caminhada e pro Rafa!
Bom, vamos às informações práticas dessa dica de passeios em Belo Horizonte :
- Quando: a caminhada acontece em alguns domingos, tem que confirmar os dias com o Rafa, via Instagram ou site.
- Quanto: R$ 48 em agosto de 2022, mas pode ter reajuste, então confirme quando for.
- Onde: a caminhada acontece pela região central de BH.
- Duração: aproximadamente 3hs, começa às 10h e termina 13h. A caminhada é bem tranquila, sem grandes esforços nem dificuldades, com várias paradas. O Rafa recomenda passar filtro solar e eu não apenas assino embaixo como ainda acrescento – para você não voltar meio tostada que nem eu – leve o filtro e reaplique.
Recomendo demais esse passeio em BH e na próxima visita vou com certeza fazer a outra caminhada que o Rafa guia com a esposa, a do Nostálgicos, que mistura a história de BH com as dos seus times de futebol, comida de buteco e cerveja.
Essa combinação da Nostálgicos já não teria como ser ruim, mas ouvi testemunhos de primeira mão de que é imperdível porque sim, quem vai em uma fica louco para ir na outra e metade da turma da minha caminhada já tinha feito a Nostálgicos. Só ouvi elogios.
Fica a dica para você se organizar e conseguir ir, a Nostálgicos é aos sábados, dura cerca de 5hs e, dizem, acaba com todo mundo satisfeito e alegritcho. ;)
Ah, e se for esticar para Inhotim ou Ouro Preto, veja as dicas aqui!
Gostou dessa dica? Então compartilha!