Num belo dia de sol recebi da Editora Contexto o livro Os Colombianos, escrito por Andrew Traumann, um historiador apaixonado pelo país vizinho e logo vi que era um ótimo livro sobre a Colômbia que valia a pena ser lido.
Há tempos a Colômbia tem figurado na minha lista de próximos destinos e achei uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o país antes de ter conseguir fazer minha viagem para lá.
O livro traz um pouco dos costumes, explica regionalismos, geografia, história e diversidade étnica baseado nos acontecimentos do país ao longo dos anos, mas também nas impressões pessoais e observações do autor, que esteve inúmeras vezes na Colômbia, mas sem se demorar nas obviedades. Fiquei surpresa em perceber o quanto da minhas próprias ideias sobre o país eram baseadas em informações sem nenhuma profundidade e quão desconhecido é nosso vizinho!
Também achei interessante observar como, mesmo sendo tão diferentes, Brasil e Colômbia tem semelhanças, como um vasto território com diversidades marcadas pelas diferenças geográficas e populacionais, em como mesmo após algumas conquistas, o país continua oprimido por minorias que dominam o poder econômica e privilegiadamente.
Outra presença no livro são as curiosidades sobre personagens famosos, aqueles que dão nomes à ruas, bairros, festivais e que muitas vezes decoramos nas viagens mas desconhecemos por completo, e também explica um pouco da história da independência, dos heróis e do país e até desmistifica um pouco algumas figuras como Bolívar, Santander, La Pola… Me senti super pronta para desembarcar por lá.
E, reconhecendo desde já minha absoluta ignorância, me espantei ao entender que o Panamá era parte da Colômbia e como foi separado!
Capítulo após capítulo somos levados aos povos locais, às comidas regionais, ao machismo, à noção de família, às músicas e, em um dos trechos em que me diverti, à expressões locais cujo conhecimento prévio à qualquer viagem facilita muito a vida como “dar papaya”, correspondente ao nosso “dar mole” e “pilas”, uma pessoa inteligente.
Recomendo a leitura antes ou durante a viagem para a Colômbia pra já chegar chegando. Aliás, acho uma ótima pedida para passar o tempo no vôo… Compre o livro na Amazon por esse link e ajude a manter o blog! =D
E se você curte livros sobre lugares para viajar, veja também o China`s Silent Army, um ótimo livro sobre o crescimento da China e o impacto no mundo atual!