Onde ficar em Machu Picchu: se você está planejando sua viagem ao Peru já deve saber que para visitar Machu Picchu a gente precisa se hospedar numa pequena vila chamada Águas Calientes que fica aos pés do morro que leva à cidade inca. A exceção fica por conta do Belmond Sanctuary Lodge, que é o único hotel realmente na porta das ruínas. Quando a gente fala hotel em Machu Picchu, portanto, estamos falando de hotel em Águas Calientes.
Eu já contei aqui nesse post como estar em Machu Picchu é incrível e nesse aqui todass as dicas de Machu Picchu, o que precisa saber para chegar e andar por lá.
Aqui nesse post vou indicar onde ficar em Machu Picchu, onde comer em Águas Calientes, e o que fazer por lá. Não posso dizer que Águas Claientes seja uma cidadezinha particularmente bonita. É tudo apertadinho, a janela de um hotel colada na outra, 3 ruas principais. Mas o entorno impressiona com seu vale de montanhas maravilhosas! Vem ver. (post atualizado em janeiro de 2019).
Onde ficar em Machu Picchu
Hotel Tierra Viva
Nós ficamos hospedados no hotel Tierra Viva, que era incrível. O quarto e o banheiro são imensos, com bom chuveiro, uma varanda maravilhosa de frente pro rio Urubamba, TV e frigobar. O hotel é todo bonito e o café da manhã é bem gostoso. Não tinha nada para fazer no hotel, mas em geral as pessoas só passam ali para dormir uma ou duas noites e passam o dia todo lá na cidade sagrada.
Esse hotel é um pouco acima da média e, portanto, um pouco mais caro. Uma delícia, claro, mas desnecessário se você aceita numa boa um lugar mais simples. Por outro lado, se você puder gastar esse pouquinho a mais, considero a melhor opção de onde ficar em Machu Picchu.
O que mais gostei desse hotel em Machu Picchu, para ser sincera, foi a localização: fora das muvucas das ruas menores, sem nada colado na sua janela e com uma vista bacana do rio. Como a cidade é minúscula, não faz a menor diferença em termos de caminhada, mas toda em termos de barulho e privacidade. E ainda levaram nossas malas direto de/para a estação no horário do nosso trem, facilitando a vida!
Belmond Sanctuary Lodge
O Belmond Sanctuary Lodge é o único hotel que fica literalmente na porta das ruínas de Machu Picchu. Só isso já seria motivo suficiente para ter uma diária mais cara e ainda assim estar sempre lotado. Mas além disso, o hotel é super luxuoso, o que o torna um sonho possível para poucos, com diárias em torno de USD 1000.
O Belmond tem vista para Huayna Picchu, a montanha que é o cartão postal de Machu Picchu, um spa com sauna e masagens, wifi e 2 restaurantes muito elogiados. Tem a comodidade de estar na porta de Machu Picchu, além de ter trilhas acessíveis do hotel e atividades como aula de culinária peruana.
O único porém desse hotel na minha opinião é que pelo fato de ficar tão perto da entrada, tem desde cedo um intenso movimento de micro ônibus e pessoas na porta dele, muitos turistas nos restaurantes, além de estar bem isolado de outras opções para comer. Mas imagino que dormir ali literalmente num hotel em Machu Picchu deve ser especial.
Panorama B&B
Uma opção com ótimo custo-benefício de onde ficar em Machu Picchu é o pequeno Panorama B&B. Muito bom e com preço um pouco mais acessível.
É bem bonitinho e limpo e fica localizado em Águas Calientes bem próximo ao ponto de ônibus que leva à Machu Picchu ou ao começo da trilha, para quem prefere ir à pé. Também fica próximo da estação de trem e de mercados e restaurantes, mas não fica no miolo mais apertado da pequena vila.
As suítes tem vista para o rio Urubamba, o wifi é bom e o o café da manhã é muito bem servido.
Outras opções de hoteis em Machu Picchu, em várias faixas de preço, você encontra aqui!
Onde Comer e Beber em Machu Picchu
Estando ali em Águas Calientes e depois de decidir onde ficar em Machu Picchu, você vai poder caminhar pelas ruelas da vila, comprar lembrancinhas, comer, visitar as Termas.
Praticamente tudo acontece na pracinha e na ladeira Hermanos Ayar. Ali estão os hostels, vários restaurantes, lojinhas, as Termas e vários bares.
A ferveção de mochileiros, locais e turistas na night acontece ali, mas sinceramente nem conferi. Acordando antes das 7hs da matina há vários dias e caminhando o dia todo, eu tinha zero disposição para isso.
Nós almoçamos um lanche que levamos para passar o dia em Macchu Picchu: bananas, barras de cereais, um pãozinho que compramos numa loja do lado do hotel.
Por recomendação da nossa guia jantamos no restaurante Indio Feliz. A comida foi deliciosa e muitíssimo bem servida. As trutas são enormes e vem com vários acompanhamentos! Perfeito para repor as energias e dependendo da sua fome dá até para dividir. O lugar é super estiloso, mas é bem turístico e um pouquinho mais caro que os outros, embora o custo-benefício seja imbatível.
Também comemos um docinho no simpático Café de Paris e uma pizza em frente à estação de trem. Não guardei o nome do lugar, mas tem um forno à lenha bem na porta e a pizza estava mega boa.
O que fazer em Águas Calientes
Além de circular pela vila e comprar lembrancinhas, a única outra atração de Águas Caliente são as controversas Termas de Águas Calientes. Valeu conhecer, foi bacaninha, mas…. na boa, eu não iria de novo.
As águas nascem de uma fonte de calor subterrânea, magnética ou vulcânica e que possuem alta concentração de minérios e enxofre, que fazem com que a imersão seja boa para nosso organismo e ajude a curar artrites, doenças reumáticas, seja boa para a pele e ajude até no combate ao stress (dizem). Podem chegar a 46º graus.
Só que as termas são um lugar privado com umas piscinas para a imersão nas tais águas por mais ou menos 10 soles. O lugar é meio caidão, meio exotérico demais até para mim e cheio de gente esquisita.
Tudo bem, eu sou meio fresquinha e me explicaram que a água parece suja por causa do enxofre e tem resíduos arenosos, mas tinha sujeira de verdade na minha opinião.
Mais do que isso, cada piscina tem uma temperatura e, como estava frio, nenhuma parecia muito quente e toda a galerinha esquisita estava concentrada em uma só: a mais quentinha. Sei lá, já fui em termas no Chile e no Peru. Sempre fica essa concentração de desconhecidos onde é mais quente e estou passando as próximas, por mais que nos façam bem.
Para completar, você precisa levar uma toalha, se não tiver vai alugar lá na porta por mais ou menos 3 soles (e estavam cheirosas de lavanderia) e o pior de tuuuuuudo: não tem chuveiro. Isso mesmo. Depois de mergulhar no enxofre (não colocaria a cabeça na água nem sob tortura) você não tem onde tomar banho. Esperta que sou, levei um sabonetinho desses de hotel da L’occitane e tomei um mini banho na ducha que tem para tirar as melecas antes de entrar nas termas, colocando em seguida roupas limpinhas. Eu estava meio envergonhada, mas depois vi que tinha gente tomando não apenas um mini banho, mas um banho completo.
O resumo é: se você ainda quiser conhecer, vá no dia em que for dormir no hotel para tomar aquele banho no chuveiro depois, ao invés de pegar o trem de volta.
Eu desconfio, mas não posso afirmar com certeza, que deve ser mais vazia mais cedo, porque não consigo imaginar várias pessoas dedicando um dia na cidade para ir às Termas. No fim da tarde, horário que fomos, estava com várias pessoas que tinham voltado no meio da tarde de Machu Picchu.
É isso, o restante do rolê é por Cusco e Vale Sagrado ou por ali mesmo numa viagem mais sussa, mais mística, mais caminhada na montanha. Para essa outra viagem, não tive tempo, fica para a próxima!
Mais um Help para você:
Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Mais para você organizar sua viagem para o Peru:
Tour pelo Vale Sagrado em Cusco
Machu Picchu: quanto custa viajar para lá?
Machu Picchu em 2 dias: lá em cima
Machu Picchu em 2 dias: lá embaixo
Um lago chamado Titicaca: 2 dias para Puno
Navegando no Titicaca: 2 dias em Puno
Um dia em Nazca: Investigando por terra e ar os mistérios do deserto