Onde ficar em Cape Town é uma questão importante para aproveitar melhor a cidade e não gastar muito com transporte. Antes de organizar sua viagem, veja essas dicas de onde se hospedar em Cape Town e a indicação de hotéis bons e que cabem no bolso!
Outras dicas do que fazer na cidade e nos arredores vem em outros posts. Nesse aqui você já pode ir se inspirando para visitar as melhores vinícolas de Stellenbosch, na região do Cabo.
Onde Ficar em Cape Town – Entendendo a Cidade
A Cidade do Cabo é uma das mais lindas da África do Sul, além de ser lendária pelo vizinho Cabo da Boa Esperança. É uma cidade gostosa, cheia de vida e com uma natureza exuberante.
É parecida com o Rio de Janeiro: de um lado a Table Mountain, a montanha símbolo de Cape Town, com os bairros da cidade começando aos seus pés e desembocando do outro lado, nas praias deslumbrantes.
Mas também é mais ou menos como São Paulo: uma grande cidade cercada de cidades satélites cujas fronteiras são quase impossíveis de identificar, tornando Cape Town ainda maior, apesar de ter menos de 4 milhões de habitantes.
Trânsito e grandes distâncias podem ser seus inimigos, especialmente se tiver poucos dias na cidade. Em Cape Town existem aqueles ônibus turísticos que fazem várias paradas e o MyCity, linhas comuns que passam por praticamente todos os pontos turísticos. O MyCity foi criado para atender os turistas na Copa do Mundo e foi adotado pelos moradores, já que é frequente e seguro. Considere sempre os locais de passagem dessas linhas.
Por causa disso, na hora de decidir onde ficar na Cidade do Cabo o ideal é evitar regiões afastadas ou nas cidades satélites, que embora tenham hotéis bem bacanas, inclusive em vinhedos, acabam tomando muito tempo de deslocamento. Eu sugeriria evitar as regiões de Milnerton, Durbanville, Century City, Clarmount, Constantia e as praias depois de Camps Bay, exceto, claro, se você tiver algum compromisso ou goste muito de alguma dessas áreas. Fique no entorno do centro, como indico abaixo.
Onde Ficar na Cidade do Cabo – Conhecendo os Bairros
A maioria dos hotéis para quem quer turistar na cidade está concentrada nessas regiões que comento:
- Camps Bay e Clifton Beach – os melhores hotéis daqui tem vista para a maravilhosa praia de um azul cristalino e os restaurantes da área são super estilosos. O porém é que é uma região cara e longe do restante das atrações da cidade.
- Sea Point – há alguns hotéis bem bacanas na área, que fica bem mais próxima do centro e do Waterfront, além de estar meio caminho andado de Camps Bay. Mas não dá para fazer quase nada à pé e não é muito movimentada à noite.
- Greenponit – essa é a região do lindo estádio da Cidade do Cabo. Fica na “virada” da cidade, entre a praia e o centro. Numa das vezes em que estive lá fiquei aqui e essa virou minha área favorita onde ficar em Cape Town. É meio residencial (e tem muitos apartamentos lindos para alugar), de fácil acesso à pé à várias atrações (para quem não se importa de andar mais de 10min) e a uma curta viagem para as outras, seja de ônibus ou carro.
- Waterfront – o antigo porto foi revitalizado e virou um lugar super mega turístico, com roda gigante, banda se apresentado na praça, shopping e muitos restaurantes. Todo mundo vai dedicar um tempinho ao Waterfront, mas achei os hotéis muito isolados e a área em geral muito tumultuada para hospedagem.
- Centro – é onde fica a maioria dos hotéis, de todas as qualidades e preços. É realmente uma ótima localização, mas a noite e nos finais de semana algumas ruas ficam bem vazias e na África do Sul é sempre bom ficar ligado em segurança, mais uma semelhança com o Brasil. Vou indicar os hotéis no centro de Cape Town que acho melhores abaixo.
- Long Street – na verdade é uma rua do Centro, mas é um caso a parte. Aqui é a região dos mochileiros, com muitos hostels e bares. Há alguns hotéis bons, mas muita gente reclama do barulho. Evite se tiver em busca de algo mais tranquilo, vá pra lá se quiser agito.
- Bo-Kaap – no bairro todo colorido que é a cara de Cape Town tem surgido várias opções de hospedagem com o aluguel de casas e quartos. É uma área legal, mas algumas ruas são mais sinistras a noite. Aqui, a sugestão é ficar próximo da Bree Street, que também é uma das melhores ruas para comer na cidade.
- Gardens – esse bairro é a continuação do centro, mas no sentido da Table Mountain. Tem bons hotéis, mas é bem deserto.
- Oranjezicht – colado na Table Mountain e bem residencial, tem algumas opções de hospedagem, normalmente apartamentos, mas fica mais afastado.
- Woodstock – o bairro é conhecido pela sua feirinha animadérrima que acontece aos sábados, mas tem muito mais. É um bairro bem misturado, com brancos e negros, ricos e pobres. Me hospedei aqui uma vez e foi uma experiência muito mais verdadeira e legal. Fica afastado também, então considere que vai ser necessário muito deslocamento. A partir dessa área, vem alguns bairros como o Observatory, que tem vários hotéis, mas bem mais comercial e longe de tudo.
- Atrás da Table Mountain – ficou até engraçado falando assim, mas tem muitas opções de hospedagem atrás da Table Mountain. Só que vai ter sempre que contornar a montanha para chegar aos lugares, ou seja, vai gastar uma eternidade!
Veja os bairros no mapa:
Onde se Hospedar em Cape Town – Hotéis Por Região
Como eu comentei, minhas regiões preferidas de onde ficar em Cape Town são: Greenpoint e o Centro. Mas vou indicar alguns hotéis nos outros bairros também, caso prefira outras áreas.
Não me hospedei em todos os hotéis, mas passei por eles e posso garantir a boa localização e aparência geral de todos. Chequei as avaliações no Booking e todos estão com mais de 9, o que praticamente garante uma boa estadia.
Green Point – Indicação Hotel Cape Town
Cape Royale é hotel na avenida principal de Greenpoint, a Main Road. É super bem localizado, numa área tranquila e ao mesmo tempo com supermercado e restaurantes bem próximos, o estádio quase em frente e à uma curta caminhada tanto do centro e Bo-Kaap quanto do Waterfront.
Também é fácil de pegar táxis, ubers, ônibus turísticos e os MyCity. Como o Greenpoint fica entre as praias, o centro e a Table Mountain, fica barato ir para qualquer lado.
É grande, tem vários restaurantes no térreo, uma linda vista do último andar, piscina, e de modo geral é bem arrumadinho. Tem quartos e apartamentos com cozinha completa e aqui tem uma questão meio esquisita: muitos dos apartamentos são privativos e reservados individualmente. Você precisa buscar com cuidado e verificar as avaliações atentamente, inclusive para entender o que está incluso. Por outro lado, os apartamentos de 2 quartos tem ótimo custo-benefício para quem está em família ou em mais pessoas.
Custa cerca de USD 125 nas suítes e USD 70 nos apartamentos, que podem ter até 2 quartos. Considero uma ótima opção de onde ficar em Cape Town.
Deixo o link para este apartamento Cape Royale 810 que é bem completo, tem varanda com vista e está super bem avaliado, praticamente sem reclamações. Eu ficaria nele na próxima vez. Esse segundo também me parece ótimo, mas é novo, então ainda não tem avaliações.
O Cape Diem Lodge ficava ao lado do apartamento que aluguei e eu fiquei meio apaixonada por esse pequeno hotel boutique num prédio vitoriano dos tempos em que Greenpoint era uma área rural, cheia de fazendas.
É um lugar super estiloso, com um lindo jardim e piscina onde servem o café da manhã que eu via da janela e morria de inveja.
É um hotel super bem avaliado, há uma curta caminhada da Main Road, mas vi algumas reclamações sobre o alcance do wifi, então sugiro escolher outra opção se isso for essencial para você. Custa cerca de USD 100.
O Sugar Hotel é um hotel bem pequenino, mas muito bonitinho e arrumado, um pouco mais no sentido centro, mas ainda na área do Greenpoint.
Tem muitas avaliações positivas e ninguém apontou nenhum problema grave, pelo contrário, todos elogiam o atendimento, decoração e localização.
Além de facilidades no quarto, o hotel tem um bar, um restaurante e uma pequena piscina. Custa cerca de USD 70.
O Chelsea Luxury é um prédio com outros apartamentos na região. Super bonito e muito bem localizado, próximo ao Cape Royale. Está bem avaliado, mas você precisa ter ciência de que não terá serviços como café da manhã e arrumação.
É uma boa opção de onde ficar em Cape Town pela localização e conforto. Custa cerca de USD 80 o apartamento de 2 quartos.
O MOY Guesthouse e Backpackers é uma opção mais econômica em Greenpoint. Os quartos são pequenos e bem mais simples, mas as avaliações são boas e considero um bom custo-benefício.
Tem quartos privativos e coletivos e é pertinho de tudo, inclusive um supermercado. Custa a partir de USD 14 em quarto coletivo.
Sea Point e Waterfront – Indicação Hotel Cape Town
O Hotel on The Promenade fica bem pertinho do calçadão do Sea Point, você praticamente estará na praia. Tem uma boa estrutura, para quem prefere mais conforto e serviços melhores.
Perto dele há vários restaurantes e pontos do MyCity, mas considero o Sea Point um pouco mais fora de mão para andar a pé. Custa cerca de USD 100.
Já no Waterfront ficam alguns dos melhores hotéis de Cape Town, como o Queen Victoria Hotel e o One&Only. Ambos são incríveis e mega exclusivos, o One&Only tem vistas maravilhosas tanto do Waterfront quanto da Table Mountain e claro que os serviços são fora do comum, além de ter toda a estrutura, especialmente de restaurantes e shopping, do V&A Waterfront ali do lado. Custam a partir de USD 300.
Como dito, no Waterfront você fica meio desconectado da vida da cidade, então se preferir algo mais “antropológico”, sugiro outras áreas, mas se você quer uma experiência única e muito luxuosa, venha para cá.
As outras opções perto do Waterfront são mal avaliadas e eu realmente não recomendo os hotéis da rede Protea, que além de várias reclamações ficam bem isolados aqui.
Centro, Bo-Kaap e Gardens – Indicação Hotel Cape Town
Uma das vantagens de ficar no centro, além da variedade de serviços e transporte é o fato de todas as locadoras de veículos terem escritórios lá. Assim, se você vem de carro pela Garden Route ou se vai de Cape Town para outras cidades ou para o Cabo da Boa Esperança, por exemplo, fica bem fácil pegar ou devolver o carro, já que a outra opção é no aeroporto.
Aqui na Rentcars você compra os preços de diferentes locadoras, aluga seu carro pagando em reais (portanto sem surpresas no câmbio e sem IOF), pode parcelar e ainda pegar o carro em qualquer desses escritórios.
No Centro, o Cape Heritage é o hotel em que eu me hospedaria na próxima estada! Fica na Bree Street, numa localização excelente, entre o Centro, Bo-Kaap, Long Street e numa área com os restaurantes mais hype da cidade.
Dá para fazer muita coisa à pé e o prédio onde ele fica é histórico e foi lindamente decorado num clima retrô. Estive lá um dia para almoçar e fiquei apaixonada, inclusive pela comida, maravilhosa e servida num pequeno pátio. Reserve com antecedência porque está sempre cheio. Custa cerca de USD 140.
Outra opção de onde se hospedar é o Sunsquare, que tem uma pegada bem mais moderna e com cara de hotel mesmo (não de casa de família rica como o Heritage), mas fica igualmente bem localizado.
Tem uma linda piscina coberta no rooftop e um bar e um restaurante, ambos bem recomendados. O senão fica por conta da internet, que é limitada. Custa cerca de USD 100.
Já o vizinho StayEasy é bem similar ao Sunsquare, inclusive com relação à internet, mas por ser um pouco mais simples e novo custa a metade do preço e é uma ótima opção para quem quer conforto e economia em ótima localização. Custa cerca de USD 60.
O Taj Cape Town é um hotel maior, mais luxuoso, mas que não achei tão caro e a localização é excelente.
Com piscina, um restaurante com uma linda vista no rooftop e quartos grandes com uns banheiros inacreditavelmente maravilhosos, vale a pena para quem pode gastar um pouquinho a mais. Custa cerca de USD 125.
O Grand Daddy é um hotel muito legal que fica na Long Street. Bem fora do comum. Os quartos são bonitos e alguns mais espaçosos como o “Sugar Daddy”, todos muito confortáveis.
Mas o diferencial desse hotel é o rooftop, que tem um cinema ao ar livre chamado Pink Flamingo com projeções todas as segundas e alguns trailers onde você pode se hospedar se quiser uma experiência bem diferentona. Os trailers são pequenos, mas foram decorados cada um com um tema de “road trip” sul africana e são super bonitos e exóticos!
Não sei se não fica meio bagunçado, já que ao lado dos trailers tem um bar, mas ainda assim, uma ou duas noites podem ser bem legais! Custa a partir de USD 100 no trailer.
Já no Bo-Kaap você pode se hospedar em uma das típicas casinhas coloridas (aquelas da foto no começo do post). Tanto a Greenhouse quanto a La Rose B&B são bem simpáticas, com um misto de decoração africana, indiana e malaia, típica da região.
A La Rose aluga suítes, mas a casa é compartilhada, enquanto a Greenhouse é toda sua. Ambas são bem mais simples que outros hotéis, mas estão super bem avaliadas. Custam cerca de USD 55.
No Gardens o 15 On Orange Hotel é um hotel todo maravilhoso e fica bem em frente ao Museu Sul Africano. Acho a melhor opção aqui, tanto pelo conforto quanto por segurança, já que a área é mais deserta a noite e o hotel é bem iluminado e movimentado. Custa cerca de USD 125.
Como essa área é bem próxima da Table Mountain, a vista é bem bonita. E é ainda mais bonita em Oranjezicht, que é um bairro bem no alto. Para ficar aqui, você vai precisar de transporte para tudo, mas é possível que nem queira sair. Já fiquei aqui e garanto, você compra um vinho, senta na janela e gasta horas pensando em morar ali.
A Pousada Redbourne é exatamente assim, com vistas incríveis, um serviço ótimo, piscina e muito conforto. Ela recebe nota 10 em praticamente todas as avaliações e é adorada pelos hóspedes.
Já a Himmelblau Boutique B&B fica um pouco mais para baixo, mas por um quarto de revista de decoração e a vista da Table Mountain o preço é quase inacreditável. Excelente custo benefício para quem está disposto a passar um pouco mais tempo em locomoção. Ambas custam cerca de USD 65.
Woodstock – Indicação Hotel Cape Town
Como eu disse, Woodstock é um bairro meio subestimado. Além do Old Biscuit Mill Market, a feira dos sábados, tem restaurantes interessantes, muitas lojas legais e é um bairro onde todo mundo anda junto, algo difícil de se ver (como moradia).
É uma opção diferente de onde ficar em Cape Town, que testei e adorei. Admito que pode não ser a melhor opção para explorar a cidade porque fica mais afastado, mas a distância compensa no preço, bem menor que nas áreas acima.
Andamos por ali bem tranquilos, mas não sei se é a melhor opção para mulheres sozinhas, porque achei algumas ruas meio desertas à noite.
Pausa para um causo. Nós ficamos amigos da dona do apartamento que alugamos aqui (não aluga mais, pena) e na nossa estada a Cidade do Cabo estava na maior crise hídrica da história. A seca era tão grande que havia uma chance enorme de nos 2 meses seguintes a água simplesmente acabar na cidade!
Ela pediu ajuda para economizar água (usar pouca louça, lavar só na máquina e em lotação máxima, usar um balde para guardar a água do banho para a descarga, banho a jato, entre outras medidas extremas) porque cada morador da cidade podia usar somente 87l de água por dia e a medição era por bairro. Os bairros que não atingiam a meta mensal, sofriam racionamento e Woodstock estava orgulhosa de nunca ter sido penalizada.
Algumas coisas foram difíceis, mas tivemos um choque de consciência e fizemos questão de dar o melhor de nós. Teve crise hídrica em SP também, mas nunca houve uma campanha de conscientização e participação como a que vi lá, onde as mudanças foram sérias nos hábitos comuns. Era muito maior do que parar de lavar calçada. Fui tão impactada que continuo economizando água até hoje.
Em resumo, o volume de água melhorou em Cape Town, mas seja consciente e faça um turismo sustentável!
Bom, voltando ao tema, o The Iron Works é um apartamento bem próximo ao que eu fiquei e me parece muito bom, mas tem poucas avaliações ainda. Achei o preço ótimo para um apartamento para 4 pessoas! Custa cerca de USD 90.
Já o Wex1 Living também é apartamento, mas num prédio novo e mais estiloso, com piscina e academia. No térreo tem lojas, restaurantes e bares, eu adorei a vibe. E tem um mercado ao lado. Para se sentir em casa e num hotel ao mesmo tempo! Continua barato, cerca de USD 60.
Camps Bay e Clifton Beach – Indicação Hotel Cape Town
Ficar em Camps Bay vale a pena para os amantes de praia. Essa é linda, assim como todo o bairro ao redor, cheio de mansões e restaurantes descolados.
Combinando com o estilo, aqui os preços são bem mais salgados, principalmente quando tem uma bela vista. Mas já te conto que a água é gelada, bastante conturbada e pode ou não conter tubarões. Ou seja, essa opção de onde ficar em Cape Town é mais pelo lifestyle mesmo.
O Pod Camps Bay é o hotel mais tchan porque além de ser super estiloso, fica bem de frente, com piscina e quartos com vista da praia logo ali. É bem exclusivo, parece uma grande mansão e custa cerca de USD 250.
O vizinho e igualmente frontal The Bay também tem quartos e piscina com vista, mas é bem maior e com cara de hotel de rede. Nada que o estrague! Custa cerca de USD 170.
Os hotéis que não ficam na frente da praia são quase sempre beeem pra cima do morro, uma complicação. Lembrando que a praia é bem afastada do resto do centro e o MyCity só passa na orla.
Mas achei a Mountain Villa um ótimo custo-benefício, vale até a pena engrossar as pernas na ladeira. É uma casa para 6 pessoas, com sala, cozinha, piscina e vista incrível por cerca de USD 200! Perfeita para um grupo de amigos fazer um churrasco no pôr-do-sol. Veja a foto ai embaixo.
Para terminar, uma opção mais barata na Clifton Beach, a praia ao lado que é igualmente linda. É o apartamento Clifton Beach, Sunset. Ele é bem pequenininho, ideal para um casal, mas é realmente na porta da praia, todo equipado e bonito. Um achado por cerca de USD 90.
Pronto, você já tem várias opções de onde se hospedar em Cape Town pinçadas com carinho, agora é só escolher! Para terminar deixo esse mapa com a localização dos hotéis e das principais atrações dentro da cidade. Aproveite a viagem!
Ah, e não esqueça: não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Busque passagens na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para a Amanda no gamboa@gamboaviagens.com.br.
Sempre que você faz suas reservas pelos links que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!