Onde ficar em Alto Paraíso de Goiás, já que a cidade é cheia de opções? Tudo depende do seu estilo de viagem e orçamento e vou deixar algumas dicas, entre elas o Eco Hostel Catavento, que agrada vários tipos de viajantes. Se você tem dúvidas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, continue por aqui!
Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, São Jorge ou Cavalcante?
Tenho que começar pelo começo, que é uma dúvida que parece brotar na cabeça de todos os viajantes nessa fase de montar roteiro: onde ficar na Chapada dos Veadeiros? É melhor ficar em Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante?
Eu achei essa dúvida curiosa, afinal essas nem são as únicas opções de hospedagem na Chapada dos Veadeiros, que é enorme e engloba vários outros municípios, vilas e comunidades quilombolas.
Mas percebi ao pesquisar que essas são as três opções que ficaram famosas por concentrarem a maioria das atrações que foram mais exploradas turisticamente e que são mais conhecidas. Ou seja, você tem muitas outras opções para explorar a Chapada dos Veadeiros, mas a maioria tem menos estrutura, o que significa menos conforto, mas também muita autenticidade.
Recomendo alugar um carro para curtir a Chapada dos Veadeiros, então aproveite o comparativo da Rentcars para encontrar o preço mais barato e ainda pagar parcelado!
Um carro 4×4 vai possibilitar ir mais longe, especialmente na época de chuvas, mas alugamos um Ford Ka – o mais barato – e conseguimos ir tranquilamente a todas as principais atrações. Aproveite e veja aqui esse post mara do Vamo Comigo com dicas de 7 cachoeiras imperdíveis na Chapada!
São Jorge
Dentre as 3, a maioria dos viajantes recomendam a hospedagem em São Jorge. É muito válido, afinal a vila é bem pequena, com ruas de terra e aquele clima bem “fora da civilização”, ao mesmo tempo que é cheia de pousadas, restaurantes, bares e lojinhas charmosas. Com o movimento de turistas, surgiram opções mais chiques de restaurantes e a noite ficou animada.
Também recomendam São Jorge sob o argumento de que ela fica mais perto de tudo. Como eu tive ajuda do meu amigo Daniel, que morou e foi guia por anos na Chapada dos Veadeiros, entendi que não é bem assim.
São Jorge fica perto das atrações que estão nos arredores de São Jorge: o Parque Estadual, a Cachoeira do Abismo, O Mirante da Janela, as termas, a Morada do Sol e Raizama, sendo que na verdade essas 2 últimas estão no meio do caminho entre São Jorge e Alto Paraíso.
Se você for num fim de semana ou feriado e quiser se concentrar nessas atrações, então São Jorge pode mesmo ser a melhor opção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros para você.
Alto Paraíso
Como fui com um pouco mais de tempo – 9 dias – o Daniel me indicou ficar em Alto Paraíso de Goiás porque de lá também estaria mais perto de outros lugares que eu queria conhecer (e eram muitos).
Assim economizei em tempo e em gasolina. A ida até Cavalcante, por exemplo, teria mais 70kms se eu estivesse em São Jorge e de pouquinho em pouquinho, com a gasolina pelo olho da cara, muitos reais sairiam do meu bolso.
Além disso, há várias cachoeiras lindas bem próximas e fáceis de chegar como Almécegas I e II, São Bento, Cristais, Loquinhas, ótimas opções para quem está sem carro e pode ir caminhando, de bike, de carona ou de táxi com facilidade.
Alto Paraíso de Goiás tem ares mais de cidade grande se compararmos à Vila de São Jorge, incluindo um caixa eletrônico e um posto de gasolina que não existem por lá, mas é bem pequena.
Fácil de se locomover, sem muito agito, mas com bares e restaurantes para agradar a todos e muitas opções de hospedagem.
Cavalcante
Já Cavalcante é uma cidade maior que São Jorge e menor que Alto Paraíso, bem mais pacata e sem tanto turismo, embora seja bem organizada para isso, com um centro de atendimento ao turista cheio de dicas e muitos guias.
A região de Cavalcante também tem muitos lugares incríveis para serem explorados, alguns ainda bem pouco connhecidos e, por isso mesmo, bem mais vazios.
Mas a grande atração de Cavalcante é a Cachoeira Santa Bárbara, que fica na Comunidade Kalunga, um antigo quilombo. Considero que, se você quiser muito, mas muito mesmo conhecer essa cachoeira num feriado, o ideal é se hospedar aqui, porque há limite de pessoas para entrar e estar mais perto pode garantir a visita.
Se for a sua primeira vez na Chapada dos Veadeiros, acho melhor ficar em Alto Paraíso, de onde temos mais informações e acesso à diferentes lugares. Mas para uma segunda ou terceira visita, vale a pena explorar esses lados se hospedando aqui.
Onde Ficar em Alto Paraíso
Se você definiu que sua hospedagem será em Alto Paraíso de Goiás, o próximo passo é escolher um hotel, pousada ou camping, entre os muitos que existem na cidade.
Uma coisa que me surpreendeu, além da quantidade de opções, foi que Alto Paraíso segue bastante os preços de Brasília, ao invés dos preços mais camaradas do interior, como eu esperava.
Além dos preços subirem bastante nos feriados, espere também pagar caro em julho, considerada a mais alta temporada na Chapada dos Veadeiros, pois além de ser um período de poucas chuvas e férias escolares, vários festivais lotam a região. Dezembro e janeiro também são mais caros, mas tem menos procura do que em julho por causa das chuvas.
Por tudo isso, é bom pesquisar bem onde ficar em Alto Paraíso. Algumas pousadas são bastante simples, mas os preços não são tão pequenos. Muitas vezes com um pouquinho a mais você conseguirá um lugar consideravelmente mais confortável. Nem os campings são assim tão econômicos.
Mas você veio ao lugar certo e vou deixar uma dica ótima de onde ficar em Alto Paraíso de Goiás que agrada quem quer economizar e quem quer conforto também!
Eco Hostel Catavento – Alto Paraíso
Por indicação de amigos, me hospedei no Eco Hostel Catavento e amei, por isso passo a dica sem medo! É um excelente custo benefício e tem o staff mais simpático e prestativo possível.
O Hostel Catavento tem ótimas opções de acomodação em quartos coletivos, mas também tem quartos privativos que ficam espalhados em chalezinhos, além de ter boa uma área de camping, com várias árvores para aliviar o calorão. Atende então mochileiros, viajantes lobos solitários, grupos de amigos e pessoas que querem um pouco mais de conforto e podem gastar mais.
Entre os quartos privativos há duas opções, sendo uma delas uma versão mais simples e econômica, que é um pouco menor, só com a cama, alguns apoios e um banheiro com cortininha.
Os demais quartos tem uma cama enorme e super confortável, mais espaço, mais apoios, poltrona, frigobar, um banheiro mais arrumado com box e uma varandinha.
Tudo foi construído conforme a tradição do cerrado, então é um estilo mais rústico e a cara do local. De manhã ou no fim de tarde é só sentar e ver da janela ou da varanda os tucanos e araras azuis que moram por ali, coisa mais linda!
Todos os hóspedes, tanto dos quartos coletivos quanto dos privativos e do camping podem usar toda a estrutura do hostel que inclui uma piscina deliciosa no meio de um jardim lindo (sensacional pro fim do dia ou para aquele dia de pernas cansadas das trilhas), sauna, banheiros coletivos ótimos e super bem cuidados, uma cozinha comunitária impecavelmente limpa e muito bem montada e uma área de refeições, trabalho e convivência com wifi.
Também está incluída na diária dos hóspedes dos quartos um café da manhã dos campeões com vários tipos de pães e bolos fresquinhos, iogurte e granola, tudo feito lá, além de frutas, sucos e frios. Achei tudo muito gostoso e bem servido.
E quem quiser incrementar o café ou preparar a própria comida pode usar a cozinha. Vi gente preparando ovos, batatas e até um mingau pela manhã e bastante gente jantando por lá. Quer quer pedir um PF ou uma pizza também pode usar a estrutura da área de refeições. Vários restaurantes entregam lá e as vezes é até mais barato do que ir até lá.
O Eco Hostel Catavento fica um pouco “afastado” do centro. Coloquei assim entre aspas porque são pouco mais de 10 minutos caminhando até a rua mais movimentada da cidade, ou seja, longe é bastante exagero. Mas não fica nas áreas mais muvucadas.
Está num bairro ótimo, um pouco mais alto, o que garante uma vista linda, e perto da Gota Sat Song, um lugar super gostoso para ir fazer uma yoga, meditação ou cantar uns mantras no fim da tarde.
Se você estiver sem carro, pode ser um pouco mais trabalhoso circular, mas você não estará inacessível, pode ficar tranquilo. E há mercadinhos e restaurantes próximos.
Mas o que achei especialmente gostoso no Eco Hostel Catavento foi o fato de unir o melhor de dois mundos: a privacidade de um quarto privativo e bem confortável com o clima colaborativo de hostel.
Estimulados pelos atenciosos e antenados funcionários e pela profusão de belezas da região, o café da manhã era sempre de ótimos papos entre os hóspedes, com muita troca de dicas e informações sobre o que fazer, condições das estradas, riscos nas trilhas, preços e também muita troca de histórias e impressões.
Assim íamos mudando os planos, decidindo os melhores dias e horários para ir para cada lugar, conhecemos cantinhos que não tínhamos pensado em visitar.
Ótimo para fazer amigos, para aproveitar melhor a viagem e, claro, perfeito para quem viaja sozinho, que sempre vai encontrar companhia e apoio.
Outras Opções de Onde Ficar em Alto Paraíso de Goiás
Se você não conseguir vaga no Eco Hostel Catavento ou simplesmente quer outras dicas de onde ficar em Alto Paraíso, deixo aqui mais algumas opções que pesquisei e gostei e algumas que também me indicaram.
Retiro de Yoga na Chapada dos Veadeiros – Paraíso dos Pândavas
Uma das coisas que ainda quero voltar para a Chapada dos Veadeiros para fazer é esse retiro de yoga que rolas aos finais de semana e feriados no Paraíso dos Pândavas.
A proposta lá é de imersão, com duas aulas de yoga por dia, meditação, cânticos de mantras e comida natural, tudo incluído.
O lugar é lindo e tem algumas trilhas lá dentro mesmo e uma linda piscina natural. Uma delícia, né?
Hotéis e Pousadas mais confortáveis
Se você procura hotéis e pousadas mais estruturados, com estilo um pouco mais tradicional e bastante qualidade, essas 3 opções são excelentes e bem próximas do centro de Alto Paraíso: Pousada Meu Talento, Casa de Shiva e Casa da Lua.
Todas são charmosas, tem piscina, TV, wifi e bons cafés da manhã, além de alguns quartos com varandas e banheiras. Se você quer um toque de luxo, é aqui.
E se quiser uma experiência mais luxuosa e exclusiva ainda, vá para a Pousada Inácia, um lugar paradisíaco, literalmente.
Hotéis e Pousadas mais simples
Essas opções de pousadas são um pouco mais simples, mas continuam sendo ótimas ideias de onde ficar em Alto Paraíso: Flor do Paraíso, Suítes Silêncio e Aconchego, Jardim da Nova Era.
São bem limpas, bem localizadas e aconchegantes, com atendimento sempre prestativo e simpático
Hostels
Outros 3 hostels bacanas em Alto Paraíso, mas bem menores e mais centrais são o Adubai, o Buddy’s e o Hostel Aventura. Desses, o Buddy’s é o mais afastado.
Todos são confortáveis e acessíveis, além de terem quartos coletivos e privativos também.
Campings
Por fim, se sua opção for pelos campings, há várias opções legais. Além do próprio Eco Hostel Catavento, tem o Céu de Agartha e o Pachamama, que são com vista para o Mirante da Baleia, mas mais afastados do centro e o famoso Consertamos Disco Voador que é mais centralizado.
Pronto, agora você já tem todas as dicas para encontrar onde ficar na Chapada dos Veadeiros e é só curtir!
Mais um help para planejar sua viagem:
Não viaje sem seguro, inclusive no Brasil! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Busque passagens na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br.
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!