Onde comer em Porto, a cidade Invicta e mais linda de Portugal? Você já deve saber que a comida portuguesa é sempre divina e que é quase impossível se decepcionar. Mas o Porto é uma cidade de várias comidas tradicionais e é legal conhecer uma lista de lugares para comer no Porto feita com carinho por quem morou na cidade. Fica por aqui que te conto onde comer bem na cidade do Porto e aponto os melhores restaurantes no Porto para brunch, almoço, jantar e até para ouvir um fado!
Só vem!
(Os endereços estão lá embaixo ;)
Onde comer em Porto: as comidas tradicionais da cidade Invicta
Vamos falar primeiro das comidas tradicionais da região norte de Portugal e especialmente do Porto.
Existem 4 pratos muito tradicionais na cidade: as Tripas à moda do Porto, a Farinheira, o Bacalhau à Gomes de Sá e a Francesinha.
Muitos outros pratos são famosos no Porto, mas são esses os que meus amigos listaram como obrigatórios quando quis conhecer a culinária local.
Reza a lenda que as Tripas à Moda do Porto surgiram na época dos descobrimentos, quando toda a carne boa era enviada para sustentar os marinheiros nas longas viagens de navio. Em terra ficavam as tripas e muita gordura às quais juntou-se feijão branco, molho e muitos temperos.
Até hoje é uma iguaria da cidade, servida com arroz e pão em muitos restaurantes. Embora pareça uma comida meio esquisitona, você não vai acreditar no cheiro e no sabor.
Entre num botecão qualquer, mais conhecido como “Tasca” e delicie-se. Ou se preferir ir em um dos 2 restaurantes mais conhecidos por este prato específico, rume para o Líder (Alameda Eça de Queirós, 120/130, lá pelos lados do Estádio do Dragão) ou para o Pombeiro (Rua Capitão Pombeiro, 218, lá pelos lados do Covelo).
Leia também: Segredos de Lisboa – Lugares Secretos para se apaixonar pela cidade.
Já a Farinheira é uma outra versão da Alheira a famosa linguiça portuguesa que tem um sabor inigualável. Aqui a lenda é de que tanto a alheira quanto a farinheira foram criadas por judeus que preparavam esses “enchidos” com carnes de coelho, aves e outras carnes de caça, temperavam com pimentão e fingiam que era tudo de porco para passarem despercebidos, afinal judeus não comem porco e eram facilmente identificáveis.
A diferença entre a alheira e a farinheira é que a primeira leva pão e a segunda farinha. Hoje em dia elas são praticamente a mesma coisa e já conto mais onde comer em Porto qualquer delas, porque esse é meu prato preferido. =D
O bacalhau você já sabe, é o prato oficial de Portugal e no Porto a receita mais famosa é a que foi criada por Gomes de Sá, morador da cidade.
O Bacalhau à Gomes de Sá é a receita que mais comumente vemos no Brasil, feita com batatas, azeitonas, cebola, ovos e temperos. Lá você encontra em toda parte!
Para terminar, a Francesinha, um verdadeiro prato de matar larica que foi inventado no Porto e hoje é servido em todo o país. Nem todo mundo gosta, pois é um tipo de sanduíche com linguiça, salsicha, presunto, carne, queijo, um ovo frito em cima e é mergulhado num molho.
É o molho o rei da coisa toda e é por isso que você deve procurar um lugar especial para experimentar a Francesinha. Cada um tem uma receita especial que pode incluir cerveja, vinho do porto, whiskey, mostarda, além dos temperos e tomate.
Também dou abaixo uma dica ótima de um restaurante para comer francesinha no Porto.
Pronto, com essa listinha de pratos típicos para provar, já dá para falarmos dos melhores restaurantes no Porto!
Saiba mais em: Portugal, o essencial!
Onde Comer Bem na Cidade do Porto – Brunch
É bem provável que seu hotel tenha café da manhã, mas se não tiver ou se você quiser aproveitar as ótimas confeitarias e restaurantes da cidade logo cedo, opções não vão faltar!
Um dos meus lugares preferidos é o Maus Hábitos, onde fica o Vícios da Mesa (amo os nomes!). O brunch é servido nos finais de semana entre 12hs e 16hs e é super bem servido, incluindo panquecas e até mousse de chocolate.
Mas o legal mesmo é o ambiente, super descolado, artístico, relaxado, com boa música, coisas interessante para ver e ler. Ótimo para um dia de ressaca, ou um domingo preguiçoso. Também servem almoços, pizzas e várias opções veganas.
Já o Do Norte tem um brunch inspirado nos pratos do norte de Portugal e da Europa. Além de ovos, bacon e frutas, você será servido de salmão, abacate, batata doce, queijo fresco. Tudo isso num ambiente meio rústico e com uma linda varanda.
Por fim, o Café Rivoli tem um brunch em estilo buffet muito bem servido e que custa apenas 5 euros para crianças. Uma ótima opção para quem está em família porque é uma refeição super completa e com muitas opções. Fica no terceiro piso do teatro Rivoli, que também vale a pena conhecer.
Lugares para Comer no Porto – Almoço e Lanches
A quantidade de restaurantes e lugares para comer no Porto é imensa. Dificilmente você vai escolher entrar em algum lugar e se arrepender. Siga seu coração e seu nariz que vão te levar pelo bom caminho da comida cheirosa e dos lugares agradáveis.
Mas se você quiser umas dicas de opções maravilhosas onde comer em Porto, continua por aqui, que ainda separo por região.
Melhores restaurantes no Porto – Ribeira e Vila Nova de Gaia – Bacalhau e Vinho do Porto
O primeiro lugar para o qual a maioria dos turistas que visitam o Porto ruma é a Ribeira do rio Douro. Claro, é um dos lugares mais lindos do Porto, mais cheios de história, de cores e de sabores.
A vizinha Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado da ponte Luis I, a mais fotografada da cidade, também é uma graça e ambas são cheias de restaurantes e barzinhos com aquela vista linda.
A má notícia é que por causa do fluxo de pessoas, pela vista, pela localização e tudo o mais, aqui os preços são mais salgados e nem sempre a comida tem uma qualidade superior.
Saiba mais sobre a Ribeira e Vila Nova de Gaia aqui.
Não estou dizendo que não vale a pena comer lá. Recomendo demais o restaurante o Bacalhoeiro onde você poderá provar não apenas o Bacalhau à Gomes de Sá, mas também inúmeras outras receitas divinas, a maioria feita com enormes postas de bacalhau que não se vê muito por aí. O ambiente é mais arrumado e a vista do rio Douro completa o menu.
Mas eu gostava mais de ficar por lá provando o que a Ribeira e Vila Nova de Gaia têm de melhor: o vinho do Porto. Aqui no Brasil estamos acostumados a beber uma dose pequenina, normalmente depois das refeições, mas no Porto as pessoas sentam e bebem comendo uma porçãozinha e vendo o pôr-do-sol. Você se acostuma facilmente. =D
Adoro o Rabelos, que é bem próximo do Bacalhoeiro e também tem deliciosas receitas de bacalhau, carnes e peixes. Mas nada como pedir uma entradinha de polvo com azeite, um pãozinho e um vinho do Porto verde e ficar ali, agradecendo por a vida ser tão bonita.
Mais um pouquinho pro lado tem o Beira Rio, um lugar mais simples, mas que é perfeito para tomar uma sangria nos dias de calor, vai por mim!
Melhores restaurantes no Porto – Foz – Praia, peixes e a melhor alheira de Portugal
Eu disse lá em cima que tenho um amor pela alheira. Gosto tanto que só de escrever isso minha boca enche de água!
A alheira é comum em qualquer lugar de Portugal, mas no Porto eles a preparam mais na brasa ou no forno, o que na minha opinião as deixa bem mais saborosas do que a versão frita.
Foi aqui na Foz, um bairro lindo de morrer e onde eu queria viver, que comi as melhores alheiras da minha vida. Alheiras assim, no plural, porque depois que descobri esse lugar voltei muitas e muitas vezes.
É na Rainha da Foz, um tipo de padaria do bairro. Não se engane pela aparência simples do local, a comida é de primeira e os preços excelentes.
A alheira, maravilhosamente assada no forno até a consistência perfeita, vem servida com arroz, batatas fritas e um belo ovo estrelado, com a gema mole para dar aquele toque final molhadinho. E depois ainda dá para comer um dos deliciosos docinhos da casa, carinhosamente chamados de “bebês”.
Também na Foz, que por falta de uma atração turística tão conhecida tem uma vibe mais local, ficam alguns dos restaurantes mais gostosos para almoçar de frente para a praia.
Nos dias quentes, a brisa do verão traz aquele cheirinho de mar que combina perfeitamente com os deliciosos peixes frsecos, polvos e mariscos e nos dias frios, as janelas de vidro nos deixam aconchegados mas ainda com linda vista.
Recomendo 2 restaurantes aqui na beira da praia: o Varandas do Sol, que tem todo dia peixes muito frescos e uma maravilhosa carta de vinhos e o Tavi onde você pre-ci-sa experimentar a salada de camembert, anota aí. E não deixe de fora os doces dessa tradicional confeitaria do Porto!
Melhores restaurantes no Porto – Centro – Francesinhas e Cachorros Quentes
Já o centro do Porto tem várias opções gostosas. Depois de passear por seus lindos prédios, conhecer a famosa livraria Lello, andar de bonde, conhecer o Mercado de Bulhões, pare para comer uma das especialidades do Porto: a Francesinha.
O Porto tem até uma Confraria das Francesinhas. Juro, o pessoal leva super a sério as tradições desse prato e os confrades guardam a sete chaves os segredos das receitas.
Mas a Confraria e eu temos algo em comum: consideramos o Café Santiago o melhor lugar para provar essa iguaria esquisitona do Porto. Vá lá cheio de fome, peça a sua completa, sente com calma e saboreie.
É uma tradição no Porto o pessoal comer uma Francesinha antes de ir para a balada. Sempre achei isso inacreditável porque o prato que ainda vem batatas fritas é super pesado e bate aquela preguiça depois de comer…. Mas o povo aguenta!
Já num cantinho escondido do centro fica um botecão com o melhor cachorro quente da cidade ou, como eles chamam: cachorrinho. Ou hot dog (lê-se ót dog e não rótchi dogui que nem a gente diz).
É o Gazela. Lugar simples, a gente come de pé no balcão mesmo e custa bem barato.
Fui levada lá por um amigo que disse que eu nunca tinha comido um cachorrinho igual esse. Fiquei bem intrigada, afinal cachorro quente não tem muito segredo. Mas não é que esse é diferente de tudo mesmo?
Do pão à linguiça, tudo é artesanal, feito lá mesmo. Um molhinho picante deixa o sabor totalmente único. Para completar, eles servem picado, como um aperitivo que combina direitinho com um chopp gelado.
Saiba mais sobre o Centro do Porto aqui.
Lugares para Comer no Porto: um café, um doce
Depois do almoço ou no fim de tarde pode bater aquela vontade de cair na tentação dos maravilhosos doces portugueses, todos com milhares de calorias, quilos de açúcar e dúzias de ovos. Não se acanhe, só se vive uma vez!
Para acompanhar, um bom café, né?
Sugiro 2 lugares icônicos do centro. O maravilhoso Café Majestic, um dos lugares mais clássicos da cidade onde o café não é barato, mas o bolo de chocolate é divino. O lugar é lindo de morrer e de vez em quando ainda tem uns showzinhos.
Já o café A Brasileira é super conhecido em Portugal e além de café e docinhos há sandes e até comida para as horas de fome.
Em Matosinhos fica uma das padarias mais famosas do Porto, a Confeitaria Maurícia. Se tiver por esses lados, não deixe de ir até lá provar o pão de ló deles, com um belo copo de vinho do Porto para chuchar (sério, tem que chuchar) ou o famosíssimo croissant com creme de ovos. É tudo tão absurdamente bom que vale a pena sair do Porto turístico para ir lá provar!
Onde Comer bem na Cidade do Porto – Jantar
Guardei para o jantar as recomendações dos melhores restaurantes do Porto. Esses aqui não tem como não ficar para sempre na memória!
Começando por um dos restaurantes mais clássicos da cidade, o Casa Aleixo. Do ambiente ao menu, tudo atiça a memória, a herança, as tradições. Está sempre cheio e é bom reservar.
Ele fica meio fora de mão, mas é uma experiência maravilhosa. Os pratos mais famosos são os filetes de polvo e de peixe fresco, feitos fritinhos e com um tempero só deles.
Mas eu recomendo mesmo é que você experimente a açorda, um prato típico de Portugal que não é muito fácil de encontrar. A açorda é um tipo de risoto de pão feito numa panela especial e cozido com temperos e acompanhamentos como camarão, peixe, ovos, farinheira ou o ingrediente que quiserem.
Como não tem arroz, parece estranho chamar de risoto, né? Mas me refiro á consistência, que é bem cremosa, como a de um risoto. Lá na Casa Aleixo eles servem açorda de camarão, de polvo e de ovas, e todas são ótimas.
Também servem vários pratos tradicionais como cabrito assado, lulas recheadas, arroz de polvo, entre outros. Prepare-se para um banquete.
Para terminar a noite, experimente a rabanada com aletria, uma receita que vem de três gerações passadas!!!
Leia mais sobre a visita ao Estádio do Dragão do Clube Porto.
Já para quem quer ouvir um maravilhoso fado ao vivo e de perto enquanto saboreia um jantar dos deuses, vá para o Casa da Mariquinhas. O lugar é minúsculo e considero imprescindível fazer reserva.
Os pratos tem gostinho de casa e os shows de fado são de cair o queixo. Fica escondida na Rua São Sebastião, mas vale a pena procurar.
Se quiser morrer em frutos do mar e mariscos super frescos, rume para Matosinhos. Tecnicamente é outra cidade, mas é como uma extensão do Porto e é um bairro residencial repleto de bons restaurantes focados na tradição local da pesca.
De dia, há vários bares na beira da praia, que não é da mais bonita, já que tem um porto logo ao lado, mas é gostosa e animada. De noite, os restaurantes fervem até tarde da noite, como é tradição no Porto.
Uma ótima recomendação é o Gaveto, conhecido pelo arroz de mariscos e outras especialidades do mar. É considerado um dos melhores restaurantes do Porto e está sempre cheio.
Outra opção certeira por ali é o A Marisqueira de Matosinhos famosa pelos mariscos, claro, mas também pelos camarões e peixes, sempre bem feitos.
Para fechar, um restaurante com outro estilo. Sofisticado, o Wish veio para substituir o Shis, que foi por muito tempo considerado um dos melhores restaurantes do Porto e fechou as portas após um incêndio.
O chef do Shis, António Vieira, tem o dom de misturar tradição e modernidade, que era a grande atração do Shis e voltou com tudo no Wish. Ele mistura comida japonesa com portuguesa e mediterrânea e, acredite, vai experimentar pratos que nunca mais vai ver.
É uma experiência diferente, moderna e requintada que inclui vieiras, atum, bacalhau, foie gras e toques da Ásia. Não deixe de provar os doces, que são de tirar o chapéu!
Pronto, você está preparadíssimo para todas as ocasiões gastronômicas possíveis e já sabe onde comer bem na cidade do Porto e arredores!
Fica aqui com os endereços e telefones por ordem alfabética e o mapa:
A Brasileira: Rua do Bonjardim, 116, Centro, Porto. Diariamente das 8h à 1h.
A Marisqueira de Matosinhos: R. Roberto Ivens 717, Matosinhos. De quinta a terça, das 12h à 0h. Tel. +351 22 938 1763.
Bacalhoeiro: Av. de Diogo Leite, 74, Vila Nova de Gaia. Diariamente das 12h às 23h. Tel. +351 22 375 9408.
Beira Rio: Av. de Diogo Leite, 64, Vila Nova de Gaia. Diariamente das 12h às 22h30. Tel. +351 22 375 6959.
Café do Norte: Rua do Almada, 57/59, Centro, Porto. Diariamente das 9h às 16h.
Café Rivoli: Praça D. João I, Aliados, Porto. De terça a domingo, das 12h às 19h. Tel. +351 911 119 862.
Café Santiago: R. de Passos Manuel, 226, Centro, Porto. De segunda à sábado, das 12h às 23h45. Tel. +351 22 205 5797.
Casa Aleixo: Rua da Estação, 216, Campanhã, Porto. De segunda à sábado das 12h às 14h30 e das 19h às 22h. Tel. +351 22 537 0462.
Casa da Mariquinhas: R. de São Sebastião, 25, Centro, Porto. De segunda à sábado, das 20h às 0h. Tel. +351 915 613 877.
Gaveto: R. Roberto Ivens, 824, Matosinhos. Diariamente das 12h às 0h. Tel. +351 22 937 8796.
Gazela: Tv. Cimo de Vila, 4, Batalha, Porto. De segunda à sábado das 12h às 22h30. Tel. +351 22 205 4869.
Líder: Alameda Eça de Queirós, 120, Combatentes, Porto. Diariamente das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Tel. +351 22 502 0089.
Majestic Café: Rua Santa Catarina, 112, Centro, Porto. De segunda à sábado, das 9h30 às 22h30. Tel. +351 22 200 3887.
Maus Hábitos: R. de Passos Manuel, 178, Centro, Porto. De terça a domingo a partir das 12h, fecha entre 0h e 4h dependendo da programação do dia. Tel. +351 937 202 918.
Pombeiro: R. do Cap. Pombeiro, 218, Covelo, Porto. De segunda à sábado, das 12h às 23h. Tel. +351 22 509 7446.
Rabelos: Av. de Diogo Leite, 68, Vila Nova de Gaia. Diariamente das 12h às 23h. Tel. +351 22 375 5864.
Rainha da Foz: Rua de Diu, 299, Foz, Porto. Diariamente das 7h às 20h. Tel. +351 22 617 9483.
Tavi: R. da Sra. da Luz, 363, Praia da Luz, Porto. Diariamente das 8h30 às 20h. Tel. +351 22 618 0152.
Varanda do Sol: R. Cel. Raúl Peres, 244, Praia da Luz, Porto. Diariamente das 12h às 15h e das 19h às 23h. Tel. +351 22 618 6302.
Wish: Largo da Igreja da Foz, 105, Foz, Porto. Diariamente das 12h às 0h. Tel. +351 912 375 313.
Gostou desse post? Então curti e compartilha! (e depois volta para contar onde e o que comeu!)