Mercado Novo de BH – O melhor passeio da cidade!

O Mercado Novo de BH é o melhor passeio da cidade e posso provar! Também chamado de Velho Mercado Novo BH virou nos últimos anos um pólo gastronômico e cultural apaixonante. Pegue essas dicas dos melhores restaurantes e bares no Mercado Novo BH e o melhor horário para programar sua visita! Ah! Ainda conto a história do Mercado Novo de Belo Horizonte com endereço, como chegar e todos os detalhes. Bora?

Mercado Novo de BH

Mercado Novo de BH: o melhor passeio da cidade!

Mercado Novo BH História

Vamos começar pela antiga história do Mercado Novo de BH, que de novo só tem o nome.

Na década de 60 a prefeitura de Belo Horizonte olhou pro Mercado Central, que na época era uma feira à céu aberto meio bagunçada, e decidiu que a cidade merecia um novo mercado – moderno e sanitariamente mais adequado – para chamar de seu.

Bolaram um projeto bem modernista em forma de caixote de tijolos vazados e com muitos boxes bem distribuídos em quatro andares (do subsolo ao terceiro). A construção começou em 1962, a poucos metros do Mercado Central, onde uma revolução silenciosa contra o futuro Mercado Novo acontecia.

Os próprios feirantes se organizaram para uma reforma e adequação do Mercado Central, que deu certo e o transformou no movimentadíssimo mercado que é até hoje.

O golpe foi sentido pelo Mercado Novo de BH, que passou a ser tratado como um complemento do Mercado Central. E como se não bastasse, outro golpe fatal aconteceu com a falência da construtora responsável pela obra antes de terminá-la.

O Mercado Novo deu muito ruim e virou um elefante branco no centro de BH.

Apesar de ter sido ocupado desde 1963, foi basicamente somente no térreo e por prestadores de serviços como gráficas, oficinas de consertos, pequenas lanchonetes e uma feira noturna. Algo bem aquém do maior mercado da América Latina idealizado no projeto.

Em meados de 2010 aconteceu o primeiro ensaio de mudança na história do Mercado Novo de BH com a realização, no último andar, de festas e eventos culturais bem descoladinhos promovidos pelo Mercado Borboleta.

Velho Mercado Novo História: dificuldades e recomeço

Velho Mercado Novo BH História: dificuldades e recomeço.

Revitalização do Mercado Novo de BH

Foi só em 2018 que o jogo realmente mudou quando os sócios da famosa cervejaria Viela buscaram um espaço maior para seu negócio já muito bem sucedido.

Além de aumentar a produção da cerveja artesanal, eles queriam um espaço para sua própria distribuidora. E foi assim que instalaram no segundo andar do Mercado Novo de Belo Horizonte a Distribuidora Goitacazes, a cervejaria Viela e o Restaurante Tupis.

Eles dizem que a ideia foi ocupar e valorizar aquele espaço maravilhoso e ocioso, mas em colaboração com os produtores e negócios já estabelecidos por lá, evitando – se possível, né? – a gentrificação (expulsão dos ocupantes originais quando ocorre a valorização de partes das cidades até então marginalizadas).

Foi importante que eles tivessem essa visão, pois o sucesso foi grande e acabou impulsionando todo um movimento de revitalização que conseguiu manter até agora uma identidade e os antigos comerciantes.

Aos poucos foram sendo ocupados todos os andares do prédio que também passou a ser chamado de Velho Mercado Novo para ressaltar a ideia de que o mercado deve valorizar sua cultura e comunidade. Como antigamente, mas com toques de modernidade.

Hoje, além dos serviços já existentes no subsolo e primeiro andar e dos pioneiros Viela e Tupis, o Mercado Novo de BH tem MUITOS bares e restaurantes, além de lojinhas, barbearias e estúdios de arte, de arquitetura, de tatuagem, etc.

O perigo, fique avisado, é você entrar lá e nunca mais querer sair. Se puder, deixe bastante tempo para se perder sem pressa. E siga as dicas do sucesso abaixo!

Mercado Novo BH História desde 1962.

Mercado Novo BH História desde 1962.

Mercado Novo de BH  – Horário de Funcionamento e Quando é Melhor Visitar

O Mercado Novo de Belo Horizonte funciona das 7h à 0h de quinta a sábado, até as 18h no domingo e até 22h de segunda à quarta.

Maaaas as lojas, ateliês, serviços, bares e restaurantes tem seus próprios horários, de acordo com o que oferecem.

Então, são os seus interesses que vão definir qual o melhor horário para visitar o Velho Mercado Novo BH. Se só quiser comer e bebericar, vá de noite. Se quiser conhecer as lojinhas, vá de dia.

O Velho Mercado Novo BH de Noite

Dos caretas aos moderninhos, todos meus amigos que já estiveram ali foram unânimes em recomendar que eu fosse ao Velho Mercado Novo BH numa noite de sexta ou sábado. O deslumbramento era geral.

Todos também concordavam que não tinha como comermos mal e que para quem gosta de “marvadezas”, sobravam cachaças, cervejas artesanais e todo tipo de drink.

Fui e digo convicta: o burburinho confere! É uma delícia!

Como tudo é bem no estilo dos mercados mineiros e que foi muito bem preservado como contei, praticamente todos os bares e restaurantes servem as comidas e bebidas direto no balcão e você pode circular por onde quiser com seus copos e pratos.

Ambiente perfeito para quem quer explorar muitas opções, além de ver e ser visto ou fazer amizades dividindo um apoio pro copo.

Por isso, aproveitei a noite para conhecer as cervejarias, bebendo um copo em cada, depois sentei no Tupis para provar os lendários acepipes e terminei comendo um pão molhado do Ortiz. Foquei nesses porque gostei tanto que logo decidi voltar no dia seguinte.

Engrosso o caldo das recomendações pra night e ressalto para quem prefere sossego e lojinhas, que alguns bares e restaurantes, como o Ortiz, só abrem à noite e vale DEMAIS conhecê-los.

Lembre que fecha cedo. Por volta das 22h já começam a fechar as cozinhas e os bares vão até meia noite. Então, até pros espíritos mais idosos como o meu é bacana. E se for de espírito xóvem, ainda pode emendar em outros bares.

Velho Mercado Novo BH

Velho Mercado Novo BH. Bares no Mercado Novo BH.

O Velho Mercado Novo BH de Dia

De dia o Mercado Novo de BH é outro e parece até maior. Alguns corredores que durante a noite são escuros, vazios e  visitados apenas por casais, de dia tem movimento intenso entre as lojinhas, agora abertas e iluminadas pela maravilhosa luz natural que atravessa os cobogós da fachada.

Tem de tudo um pouco: camisetas, cerâmicas, produtos esotéricos, plantas, roupas, arte, fragrâncias.

É de dia também que conseguimos enxergar melhor os detalhes arquitetônicos e como a ocupação de fato seguiu um certo padrão, pois ainda que cada lugar tenha seu estilo, não há nada disruptivo.

Há uma identidade visual,  detalhes preservados do chão ao teto e quase todos adotaram uma decoração bem vintage, cheio de detalhes que fazem com que a gente se sinta numa antiga mercearia, farmácia e até na casa da vovó. Antigo e moderno de mãos bem dadas.

Tudo lindo e com uma criatividade que se mostra nos produtos mas, principalmente, na reinvenção culinária e etílica das delícias que a gente só encontra em Belo Horizonte ou em Minas. E pelas quais a gente se desloca até lá, não vamos enganar ninguém.

Sério, gente. Aquilo ali é uma perdição. Aproveite.

Durante o dia o movimento é maior a partir do almoço e alguns lugares lotam. São várias opções para comer refeições completas, mas também tem aquele movimento sem fim de boteco mineiro, com cerveja, drinks e porções, que vai da tarde até a noite.

Se puder, recomendo muito ir na parte da manhã. Além de tudo estar mais tranquilo e ser bem mais fácil de circular, há dois lugares perfeitos para tomar um belo café da manhã ou brunch. As dicas estão abaixo no tópico “Melhores restaurantes e bares no Mercado Novo BH”.

Eu fiquei meio descontrolada na minha visita e quase passei 24h dentro do Velho Mercado Novo BH considerando que fui na sexta à noite, voltei de manhã e só saí de lá no fim da tarde. Rá-Rá.

Mas explico para não parecer tããão louca. Me hospedei num Ibis que cobra o café da manhã à parte. Como eu já tinha essa dica pro brunch, juntei o útil ao agradável e foi ótimo. (Aliás, recomendo bastante esse Ibis, que é super bem localizado no Savassi).

A ideia não era ficar no Mercado Novo a tarde, mas estava tão gostoso e com tanta coisinha saborosa e/ou bonita para conhecer, que simplesmente me rendi. E recomendo que faça o mesmo. A vida é curta. ;)

Mercado Novo de Belo Horizonte e suas lindas lojas abertas de dia.

Mercado Novo de Belo Horizonte e suas lindas lojas abertas de dia.

Endereço Mercado Novo BH e Como Chegar

O endereço do Mercado Novo de BH é Rua Rio Grande do Sul, 499, Centro. Fica a poucos metros do Mercado Central e é bem tranquilo caminhar entre eles ou mesmo de outras regiões turísticas como a Praça da Liberdade, Lourdes e Savassi durante o dia, mas de noite não é recomendável.

Aliás, pegue também essa dica maravilhosa para fazer uma caminhada literária no centro de Belo Horizonte. E aqui no Instagram tem um destaque chamado “Beagá” com a programação para um fim de semana perfeito!

Há um estacionamento no local, mas não é facilmente acessível, é lotado e fecha 23h. Não há onde parar no entorno, então, ir de carro é furada.

O ideal é ir/voltar de ônibus (tem um ponto bem na porta, use o Moovit para ver que ônibus pegar) ou de táxi/aplicativo.

Fique ligeiro enquanto estiver aguardando o carro/ônibus chegar de noite. A aglomeração é grande na porta, com o pessoal já meio altinho misturado à pedintes e passantes, então é um vuco-vuco perfeito para malandragens.

Uma prévia das dificuldades do estacionamento no Velho Mercado Novo BH.

Melhores Bares e Restaurantes no Mercado Novo de BH

Deixo aqui no fim indicações dos melhores bares e restaurantes no Mercado Novo BH que você merece conhecer. Estão todos entre o segundo e o terceiro andares.

Para facilitar, separei as dicas entre café da manhã/brunch, almoço e noite. Além disso, separei os melhores bares no Mercado Novo em outra categoria porque lugares que vendem comida não vendem bebida e vice versa.

Restaurantes Mercado Novo BH – Brunch ou Café da Manhã

Café Magrí

Essa foi uma das dicas mais quentes que recebi e por isso já começo a listinha com ela. O Café Magrí é sensacional.

O café é perfeito. Sim, o café pretinho, aquele de todo dia. Mas aqui é especialmente bom.

Nos comes o cardápio muda de tempos em tempos, mas eu vou te dizer o que comi e que se pudesse repetia TODOS OS DIAS. É um trem chamado Miró, que consiste num queijo quente de requeijão de raspa (nem sei o que é isso exatamente, mas é bom demais) com cebola caramelizada servido com uma sopa de tomate quentinha.

Gente, isso ai é a evolução suprema do pão chuchado. Uma coisa de outra planeta de tão boa. Aguou minha boca só de escrever isso aqui!

Façam coro pro Magrí nunca tirar o Miró do cardápio. Mas corre lá e come logo pra não correr riscos.

Abre a partir das 9h nos finais de semana, durante a semana a partir das 11h.

Café Magri, um dos melhores restaurantes Mercado Novo BH.

Miró do Café Magri, um dos melhores restaurantes Mercado Novo BH.

Copa Cozinha

O Copa Cozinha é a outra opção de restaurante no Mercado Novo BH para começar a manhã bem e com gostinho de antigamente.

Todo o lugar é lindinho, com cara de casa de vó do interior. De vó mineira, que fique claro.

É tudo como uma viagem no tempo: muitos bolos, broas e quitandas (biscoitinhos caseiros), além de um bom café e pãezinhos de queijo, que jamais podem faltar!

O café é servido em bandejas lindamente montadas, daquelas que você já começa a comer com os olhos e tem até pena de estragar o cenário feito de peças vintage garimpadas com carinho.

Abre nos finais de semana a partir das 8h30 e durante a semana a partir das 12h.

A Pão de Queijaria

Para um café da manhã mais tardio, a Pão de Queijaria também é uma opção, pois só abre às 11h nos finais de semana e 16h durante a semana (bom pra beliscar mais tarde também).

Famosa pela unidade do Savassi, a Pão de Queijaria vende… pão de queijo. Rá-Rá. Eu sei, é óbvio, mas o que quis dizer é que SÓ vende pão de queijo, mas um muito bom e sempre recheado. São várias opções, como o de pernil com queijo da canastra, o de linguiça, o caprese mineiro, entre outros.

Café Jetiboca

O Jetiboca serve apenas a bebida café, mas é aquele café dos deuses, bem escolhido e preparado num ambiente lindíssimo. Vale a paradinha para recarregar as energias ou pra fechar o almoço. E dá para levar um bom café para casa também!

Abre 8h30 da manhã e vai até o fim da tarde.

Mercado Novo de BH

Café Jetiboca no Mercado Novo de BH

Restaurantes no Mercado Novo BH – Para Almoço

Para a hora do almoço a disputa pelo seu estômago é mais acirrada. Essas indicações foram todas recomendadas ou as que vi e anotei pra voltar, vem na minha! Algumas, como você verá pelo horário de funcionamento, servem do almoço ao jantar.

Tupis

O Tupis, aquele que contei que foi pioneiro no Mercado Novo de Belo Horizonte e que fica junto com a Cervejaria Viela tem pratos como o arroz de pato com taioba e a costelinha pinga e frita, entre outros.

E para quem preferir beliscar, tem várias opções de petiscos di-vi-nos como o cupimzeiro (batatas, ragu de cupim braseado e maionese) ou as asinhas besuntadas (asinhas fritas besuntadas com molho de pimentões e goiabada com lâminas de alho e gergelim). Além dos acepipes, mini porções que vem em marmitinhas perfeitas para acompanhar uma geladinha.

Fora que é a cozinha mais linda do Mercado Novo! Parada obrigatória, aberto das 11h30 às 22h.

Velho Mercado Novo BH

Tupis, o mais clássico do Velho Mercado Novo. Restaurantes no Mercado Novo BH.

Guarapari

Eu sei que peixe com gostinho de praia não é bem o que se espera da gastronomia belohorizontina, mas acredite, esse cantinho do Mercado Novo de BH tem gosto de férias e um cheiro tãããão bom que até quem já almoçou tem vontade de comer de novo!

Os pratos são de cair o queixo, com peixes em todas as formas. Vale a pena ignorar as mineirices típicas por esse restaurante aqui.

Aberto das 12h até fechar o Mercado Novo de Belo Horizonte.

Fubá

O Fubá é um restaurante baseado no milho. Tem várias entradinhas como polenta frita, pastel de angu ou de péla égua (canjiquinha), mas também serve um belo PF daqueles que enchem os olhos. O cardápio varia.

Aberto das 9h até fechar o Velho Mercado Novo BH.

Fogão Vermelho

Já no Fogão Vermelho a comida é servida diretamente no fogão à lenha com muito feijão tropeiro, torresmo, couve e todas aquelas coisas que a gente ama em Minas. Aberto das 11h30 às 15h.

Cozinha da Vó Anna

Deixo aqui essa última dica de restaurantes no Velho Mercado Novo BH para almoçar que é o Casa da Vó Anna, um lugar só de mulheres que se auto intitula italiano e mineiro, tudo junto e misturado.

As estrelas são as massas artesanais, mas tem aquele toque local como o fettuccine com pernil de panela, o ravioli de lombo defumado e tem uma polentinha com ragu para minha alegria!

Funciona das 12h às 21h.

No Bento há uma seleção de bolinhos como o de costelinha com queijo da canastra e o de milho com gorgonzola que são perfeitos para beliscar com uma geladinha, porque afinal, uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor. Todos deliciosos, podem ser comprados sozinhos ou em porções e tem ótimo custo-benefício. Durante a semana só abre às 18h.

E para a sobremesa, tome um sorvetinho da Alento. Vários sabores diferentes num sorvete bem artesanal. Aberta das 10h às 18h.

Os divinos Acepipes do Tupis.

Os divinos Acepipes do Tupis. Mercado Novo de Belo Horizonte. Bares no Mercado Novo BH.

Restaurantes no Mercado Novo BH – Para a Noite

O Tupis, como já mencionei, é para o dia e para a noite e sempre vale a parada. Mas o Mercado Novo de Belo Horizonte tem vários outros lugares ótimos para beliscar ou comer à noite.

Ortiz

Começando pelo Ortiz, que eu AMEI. Se BH fosse minha cidade eu ia à falência aqui.

O conceito é bem básico: sanduíche ou petisco com pão, que eles chamam de pão molhado ou pão cortado, respectivamente.

Só tem quatro “recheios”: Parmegiana do Lulu (frango empanado, pepperoni, molho de tomate e queijo curado), Mineirim (o que me faria até mudar de cidade – carne de panela, requeijão de barra e cebola crisp), Mineirão (pernil ao molho, cebola, pimentões e tomate) e vegetariano. Todos perfeitos. Acho que de vez em quando os recheios mudam, mas é algo assim.

Apesar da simplicidade, é tudo tão bom que a fila é quilométrica. Peça o seu, vá buscar sua cerveja e espere proseando, tá tudo certo! Só abre às 18h e é imperdível. Anote aí.

Tapera Charcutaria

No Tapera reinam os embutidos, todos artesanais. As tábuas de frios e queijos combinam daquele jeitinho com as cervejas, drinks ou vinhos que você encontra nos bares no Mercado Novo BH!

Também tem alguns sanduíches, como o famosíssimo de pastrami, que volto um dia pra provar. Aberta das 12h até 22h.

Rei da Estufa

Para quem ama o clima de boteco, o Rei da Estufa é perfeito. Peça sua porção de jiló, torresmo, linguiça, batata ou “de tudo um pouco” e bora pros drinks! Preço justíssimo, outro lugar para o qual eu volto pra conhecer melhor!

Aberto na semana a partir das 18h e no fim de semana das 12h até fechar o Mercado Novo de Belo Horizonte.

Bares no Mercado Novo BH

Com a lista de comes na mão, vamos aos bebes!

Cervejarias no Mercado Novo de BH

Já comentei que são inúmeros bares no Mercado Novo BH e pelo menos 3 cervejarias: a do Do Terceiro, a clássica Viela, junto ao Tupis e a Mureta, que fica providencialmente ao lado do Ortiz e de frente pra mureta que serve de banco/mesa. A primeira fica no 3º andar e as duas últimas no segundo.

As 3 são ótimas e os preços são bem justos, em qualquer delas você será feliz! Todas abertas durante o dia e a noite.

A Do Terceiro achei meio modernex demais, mas foi aqui que experimentamos as cervejas mais gostosas, então vou passar pano e recomendar mesmo assim.

Cervejaria do Terceiro - Bares Mercado Novo BH

Cervejaria do Terceiro – Bares no Mercado Novo BH

Vinhos e Destilados dos Bares no Mercado Novo BH

Cachaçaria Lamparina

A Cachaçaria Lamparina é a rainha dos destilados no Mercado Novo de BH porque, claro, não poderia faltar cachaça num mercado mineiro. Com cara de bodega antiga, é toda linda e serve “marvadezas” artesanais garimpadas por Minas, além de drinks autorais deliciosos feitos todos com cachaça.

Abre o dia e a noite todos.

Gira

O Gira é um bar focado em vinhos e drinks de vinhos como a sangria, mas bem descontraído, encaixando na proposta inovadora do próprio Mercado Novo.

Aberto a partir das 18h durante a semana e a partir das 12 de sexta à domingo.

Carimbó

Já o Carimbó é um lugar com toques do Norte. Serve doses e drinks com cachaça de jambu, aquela que treeeeme. É uma delícia. Tomei um Calcinha Preta, drink de cachaça de jambu, suco de abacaxi e licor de caramelo salgado e gamei. Tomaria 10. Super refrescante e curioso! Passe lá!

Tem no 2 e no 3º andares e abre a partir das 11h.

Drink do Carimbó, um dos deliciosos bares Mercado Novo de BH.

Drink do Carimbó, um dos deliciosos bares no Mercado Novo BH.

Mascate Runeria

A Mascate Runeria serve apenas drinks com rum artesanal. É toda linda também, mas com uma decoração mais caribenha. A partir das 18h na semana e das 12h nos finais de semana, até fechar o Mercado Novo de BH.

Herbário YVY

Por último, mas não menos importante, o Herbário YVY é um daqueles lugares onde eu poderia morar. Não por ser um bar, mas porque parece uma botica antiga, lotada de ervas para a preparação de drinks caprichadíssimos feitos com o gin da marca própria. Lota rapidamente, mas vale a pena tentar conhecer.

A partir das 18h na semana e das 13h nos finais de semana.

Gente do céu! Acho que você tem tudo e mais um pouco para curtir o Mercado Novo de Belo Horizonte! Depois me conta!

Gostou desse post? Então compartilha!

Mercado Novo de BH: endereço, horário e todas as dicas de restaurantes e bares no Mercado Novo BH.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Bruna Barbosa disse:

    Não pode faltar num roteiro por BH de jeito nenhum!

  2. Bruna Barbosa disse:

    Ah, o Mercado de Recife é uma delícia também! Mas vale a pena ir lá em BH e pegar uma inspiração para revitalizar outros espaços…

  3. Bruna Barbosa disse:

    Menina, as passagens estão caras mesmo! Mas comprei com umas 3 semanas de antecedência e acabei achando um preço razoável. Veja mais pra frente, BH está uma delícia!

  4. Bruna Barbosa disse:

    O nome faz a maior confusão mesmo! Eu chamo metade das vezes de Velho Mercado Novo e a outra metade de Novo Mercado Velho! kkkkk

  5. Fiquei confusa com o nome “velho mercado novo de BH”, mas faz muito sentido. Ainda bem que conseguiram revitalizar esse espaço gigante. Eu que adoro um mercado, já coloquei na lista para o dia que regressar a Minas Gerais

  6. Fernanda disse:

    Menina amei essa sua viagem e já salvei as dicas gastronômicas de BH aqui! rs Tô querendo mto voltar pra Belo Horizonte pra fazer um tour com o Rafa e claro que vou comer muito no Mercado Novo! rs Pena q as passagens tão caras demais senão já estaria com tudo planejado!

  7. aplandeiro disse:

    Realmente o Mercado Novo de Belo Horizonte parece ser um lugar que não pode faltar no roteiro né, adorei as opções

  8. Marcella disse:

    Que delícia de lugar o Mercado Novo de BH! Na minha última viagem estava no roteiro, mas acabei não tendo tempo de ir conhecer :( fica pra próxima

  9. Cynara Vianna disse:

    Amo um mercado, o visual, o clima, o barulho… queria muito que os mercados aqui de Recife fossem revitalizados como aconteceu com o Mercado Velho de BH, temos muitos aqui, mas uns 2 ou 3 onde vale a pena ir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.