Indicar os melhores restaurantes em Tiradentes MG é bem difícil, já que a cidade é um dos mais deliciosos pólos gastronômicos do estado. Mas posso tentar, né? Aqui você vai encontrar muitas sugestões de onde comer em Tiradentes, com experiências gastronômicas imperdíveis, lugares charmosos e também restaurantes baratos em Tiradentes porque não tem necessidade de gastar muito para comer bem em Minas Gerais. Bora?
Culinária Mineira nos Melhores Restaurantes em Tiradentes
Embora você encontre pratos vegetarianos e veganos, assim como uma pizza ou um hamburguer, a culinária mineira é a inspiração da maioria dos restaurantes em Tiradentes (como deveria, claro!) e os destaques vão ter muita carne.
Costela em cama de ora pro nobis, frango com quiabo, feijão tropeiro, pururuca. Sempre seguidos de algo com doce de leite ou goiabada. Não tem como não ser feliz em Tiradentes e é por isso que a cidade atrai muitos amantes do bom garfo.
São literalmente dezenas de restaurantes estrelados e alguns não tão conhecidos assim, mas igualmente deliciosos!
Além disso, em agosto acontece o Festival de Cultura e Gastronomia, um dos mais importantes eventos gastronômicos do Brasil, onde muitos restaurantes e chefs apresentam novos pratos e reinvenções super criativas da culinária mineira com ingredientes locais. Se quiser aproveitar esse festival, comece a se programar com antecedência, porque tudo fica lotado.
Bem, mas vamos às minhas dicas dos melhores restaurantes em Tiradentes!
3 Restaurantes em Tiradentes que são Experiências Gastronômicas
Vou começar com essas 3 dicas de restaurantes em Tiradentes que são experiências gastronômicas imperdíveis.
Tragaluz
O restaurante Tragaluz em Tiradentes é um dos melhores restaurantes que já fui na vida. Daqueles que marcam nossa memória e fazem a gente querer voltar na cidade. De verdade!
Se você só puder escolher um entre os muitos lugares especiais onde comer em Tiradentes, é esse aqui que recomendo e já vou avisando: é bom reservar porque vive lotado e é via telefone (32) 3355-1424. Se programe para não perder a chance de se deliciar.
Para começar, o Tragaluz é lindíssimo. Fica numa das graciosas e bem preservadas casas coloniais da Rua Direita no centro histórico de Tiradentes e se por fora já é bonito, por dentro, é quase um abraço de tão aconchegante.
O prato chefe da casa é a “Pintada Tragaluz” e é ele que sugiro que você peça, pelo menos numa primeira vez. Ou em todas as vezes.
É um arroz caldoso muito, muito, muito bom, com uma galinha d`Angola confit perfeita. Nem vou perder tempo tentando explicar os sabores, é um prato único.
O cardápio tem várias outras opções como o porco assado com purê de banana caramelada ou o bacalhau assado com angu de milho, mas eu sou mesmo do time “tô fraca!”. Rá-Rá.
Também tem opções de deliciosas entradas como o Minas é Muitas que já é uma ótima introdução à criatividade e capricho dos chefs, mas aviso que os pratos são bem servidos e que dependendo da fome e da vontade de saborear as sobremesas, talvez seja o caso de dispensar a entrada ou dividir um prato.
As sobremesas, aliás, são um caso à parte. A Goiabada Tragaluz é a mais pedida e é uma versão toda diferentona e imperdível da iguaria mineira, mas também tem novas versões de doce de leite, pudim e sorvetes artesanais.
De acordo com eles mesmos, “O Tragaluz Restaurante Casa oferece uma comida artesanal e acolhedora, com o requinte da culinária cosmopolita e internacional aplicada aos ingredientes das Minas Gerais” e é isso mesmo, comida de Minas com pitadas de mundo e uma ótima carta de vinhos.
É um restaurante para jantar e, embora tenha um ambiente mais romântico, é bem kids friendly. Abrem às 19hs todos os dias, exceto terças. Em alguns sábados abrem também para o almoço.
Jantar num dos melhores restaurantes de Tiradentes requer um certo investimento, mas os preços não são exorbitantes. É essencial reservar com antecedência em feriados e outras datas com eventos na cidade.
Leitão do Luiz Ney
Ao contrário do Tragaluz, o restaurante original da Villa Paolucci onde é servido o leitão do Luiz Ney só abre para almoço e somente aos sábados. Apesar de ser uma fazenda, é bem pertinho do centro.
O Sr. Luiz Ney, – que não é engenheiro nem chef de cozinha, e sim médico – criou uma máquina de pururucar o porco sem fritura que fez do seu leitão um enorme sucesso e uma verdadeira experiência gastronômica de Tiradentes.
O leitão é marinado nos temperos de família por dias, depois assado por horas e finalmente é servido no meio do salão, onde o próprio Sr. Luiz ou um de seus filhos fazem a pururuca à perfeição com sua invenção.
Quando fui, uma das filhas estava pururucando e explicando tudo com a maior simpatia. É um processo bem impressionante.
É preciso fazer reserva para o almoço, que ocorre das 12h às 17h em serviço completo. Na verdade o local abre às 12h para drinks e para o pessoal conhecer o espaço, que é lindíssimo. O almoço mesmo começa lá pelas 14h. São servidas várias entradas e, junto com o leitão, um buffet completo.
O leitão é uma coisa de outro mundo. Vale muito a pena conhecer. Além da pururuca ficar sequinha porque não tem fritura em imersão, o tempero da carne é muito diferente e saboroso. Você pode comer à vontade e escolher a parte que quer experimentar. É muita fartura.
Dito isso, sugiro comer com moderação às entradas (que achei apenas ok) e até o buffet, porque é muita comida e a gente fica querendo experimentar tudo, mas quando vê, comeu muito tutu de feijão e menos leitão do que gostaria (e não é “golpe” deles, tem leitão para dar e vender, a gente é que fica meio descontrolada mesmo).
O cardápio varia de tempos em tempos, mas se servirem a mousseline de batata baroa, esqueça o que acabei de falar acima e coma muito, é maravilhosa!
Também está incluída a sobremesa, mas só por Deus a gente chega nela! Rá-Rá.
A pururucada ao vivo é algo que não se vê por aí e o leitão preparado com carinho em muuuitas horas certamente demanda muito trabalho e fazem valer a visita, mas o investimento é alto.
A Villa Paolucci virou um disputado local de casamentos e sim, o leitão é servido na festa! Por conta disso, o Leitão do Luiz Ney ganhou uma nova casa chamada Solar do Leitão, na Rua Direita, no centro histórico. Também só abre para almoços aos sábados e é preciso reservar (32 999031601).
Angatu
O Angatu também figura há anos entre os melhores restaurantes em Tiradentes e com toda razão. Aqui também há um encontro perfeito entre a culinária mineira e a criatividade.
O menu degustação tem um petisco, entrada, prato principal e sobremesa, mas há também um menu à la carte com pratos deliciosos como a entrada de barriga de porco com goiabada ácida no pão de queijo, a sopa de tomate defumado, a copa-lombo “15 horas”, a galinhada e o jembê de grão de bico, um delicioso prato de legumes.
O Angatu tem boas opções de pratos sem carne e entre os restaurantes mais sofisticadas é o melhor para vegetarianos.
Experimentei a copa-lombo e o filé suíno e estavam ambos perfeitos. Achei o prato do filé uma combinação muito boa, com a espuma de queijo, o brócolis defumado e o arroz negro com macadâmia. O vinagrete da copa-lombo também era o toque certeiro pra acompanhar a carne.
Só a sobremesa que não achei nada demais. Pedi o mousse de cabra defumado. Provaria numa outra ocasião o leite brullê. Os sorvetes, embora sejam gostosos, dá para provar a qualquer hora na Gelato da Vila, sorveteria dos mesmos donos que fica na esquina.
O Angatu tem uma adega maravilhosa, mas minha sugestão é que prove o Romeu Bêbado, um drink ma-ra-vi-lho-so de goiabada com pimenta Jamaica, hortelã, suco de limão, soda e a ótima cachaça Mazuma de Amburana.
Servem almoço de sexta à domingo e jantar diariamente, exceto às terças. Também é muito bom reservar com antecedência (32 999035734). Fica na Rua da Cadeia.
Como uma das 3 principais experiências gastronômicas de Tiradentes na opinião desta que escreve, também é uma opção que não é barata, mas vale investir.
Onde Comer em Tiradentes – 3 Restaurantes Com Preço Intermediário
Se você não quiser ou não puder gastar muito, não se preocupe, você ainda vai comer muito bem. Há excelentes opções entre os melhores restaurantes em Tiradentes com preços intermediários e deliciosos.
Empório Santo Antonio
O Empório Santo Antonio foi uma indicação de uma pousada em que fiquei (a ótima Marília de Dirceu que recomendo muito e já que o assunto aqui é comida, aviso que tem um dos cafés da manhã mais deliciosos de Tiradentes! (Clica neste link para conhecer e reservar).
O Empório fica fora do centrinho, na Rua Belica, 133, mas ainda é perto e tem aquela comidinha com cara de almoço de domingo na casa da vó cozinheira de mão cheia, sabe como é? Um lugar perfeito onde comer em Tiradentes.
Nos finais de semana o almoço é servido em um buffet de encher os olhos. Não é aquele tipo de buffet à vontade que parece muito variado, mas no fim tem um monte de frituras e repetições. Aqui tem bacalhau, costela no bafo, leitão… tudo caprichadíssimo. Sem falar nas sobremesas!
De quarta à sexta o menu é à la carte com opções como feijão tropeiro, mexidão, frango com quiabo, entre outras. Tudo super farto e com um atendimento muito simpático.
O buffet é um pouco mais caro que os pratos, mas um preço justíssimo pela qualidade da comida, que faz desse mais um dos melhores restaurantes em Tiradentes.
Uai Thai
O Uai Thai, como o próprio nome dá a dica, é uma mistura de Minas com Tailândia. Dá para imaginar? Pois é, e tem umas pitadas de mundo, tudo meio esquisito pro nosso cérebro, mas muito surpreendente e delicioso pro nosso estômago!
Um exemplo é o Magret de Pato crocante acompanhado de angu frito aromatizado na laranja. Mas também tem pad thai, sopas, carnes e sobremesas como os dadinhos de arroz de jasmim sobre melaço de cana, servido com doce de manga e lascas de coco.
Abrem para almoço e jantar diariamente, exceto às segundas e tem muitas opções vegetarianas. Fica na Rua Padre Toledo.
Se você for fazer uma refeição completa, com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas o Uai Thai vai subir da faixa intermediária. Porém, coloquei ele aqui porque tem um climinha bem gostoso também para quem quer só tomar uns drinks e petiscar, com muitas opções de drinks autorais, todos inspirados no Sudeste Asiático.
Dá para experimentar a panceta defumada tomando um delicioso Laos (gin com chá de hibisco, limão e água de coco) e curtir sem gastar tanto.
Ou apenas experimentar o Chá Quentai. Você não iria num lugar só para saber o que é uma coisa com esse nome? Eu adoro essas coisas. Rá-Rá.
Bom, o Chá Quentai é a versão reconstruída do clássico Quentão, com mel, limão siciliano, canela, flor de jasmim, flor de hibisco, anis estrelado, cardamomo e finalizado com fio de cachaça artesanal. Delícia, né?
5 Restaurantes Baratos em Tiradentes
Vamos falar de restaurantes baratos em Tiradentes porque eles existem, sim, e são tão bons quanto os caros. Alguns até melhores do que alguns que cobram caro e não são nada demais. Não precisa gastar muito para comer super bem em Tiradentes!
Bar do Celso
Essa é disparada a melhor recomendação custo-benefício que recebi e que repasso para você de lugares onde comer em Tiradentes.
O restaurante do Celso é simples, mas fica bem no Largo das Forras no centro histórico e faz jus à cultura mineira: comida de verdade, de qualidade e farta. É uma experiência gastronômica raiz e deliciosa, com preço justíssimo.
Comemos o feijão tropeiro para 1 pessoa que serviu super bem para 2.
O Tropeiro e o Tutu à Mineira são os astros do restaurante, mas o cardápio tem algumas outras opções.
Com uma parada depois do Bar do Celso no Chico Doceiro para comer um doce de leite você já poderá bater no peito e dizer que honrou a culinária mineira de Tiradentes.
Padre Toledo
O restaurante Padre Toledo também fica ali no miolinho do centro histórico, na Rua Direita, numa casa super agradável. Sentamos numa mesa perto das portonas e um doguinho veio sentar junto e observar preguiçoso a vida passar pela rua. Comemos na maior paz.
É uma ótima opção onde comer em Tiradentes desde os anos 70, sendo considerado o restaurante mais antigo da cidade (o boom gastronômico veio bem depois, basicamente nos anos 2000).
Comida saborosa, sem muito frufru, beeeem mineirinha, com frango ao molho pardo, com ora pro nóbis ou com quiabo, feijão tropeiro etc.
E também tem opções mais diversas como massas, risotos e um delicioso filé à parmegiana, sendo uma boa escolha de restaurante em Tiradentes para turmas com gostos variados, pois certamente atenderá à todos.
Achei os preços também muito justos, especialmente pelo tamanhão dos pratos.
Caipirão
O caipirão é um restaurante por quilo. É uma opção mais simples onde comer em Tiradentes, mas com bastaaaante variedade, muitas saladas, um feijão maravilhoso, torresminho, aquelas coisas todas da culinária mineira. E ainda tem churrasco.
Fica na Rua dos Inconfidentes, do lado do posto.
Aproveita para conhecer essa maravilhosa lista de comidas típicas do Brasil. Dá para conhecer várias delas em Tiradentes!.
Bar do Tata
O Bar do Tata fica no miolinho dos bares no Largo das Forras, mas tem uma vibe mais tranquila com opções de pratos muito bem servidos, uma feijoadona e algumas porções. É um dos ótimos restaurantes baratos em Tiradentes.
Experimentei o pastelzinho de angu e recomendo. Cervejinha gelada e atendimento simpático completam qualquer pedido.
Biroska Santo Reis
A Biroska Santos Reis é um boteco simpaticíssimo na Rua da Cadeia. Os pratos como tropeiro, mexido mineiro e o famoso biroskão são justos em quantidade e preço e há várias opções de porções para acompanhar uma cervejinha nas tardes quentes de Tiradentes como torresmo, caldos, tilápia com fritas e bolinho de mandioca. Uma joia entre os restaurantes baratos em Tiradentes.
De novo, pastel de angu aprovadíssimo. Comemos também a carne de panela, mas eu irei mesmo é no pastelzinho de novo da próxima vez. Ta bom, eu sou meio a louca do pastelzinho de angu, adoro. Mas tem uns que realmente são caprichados, como esse.
Você pode sentar do lado de dentro, mas a Birsoka bota umas mesinhas numa sombra da calçada e ai, minha amiga, o seu maior problema vai ser conseguir sair dali e voltar a bater perna pela cidade.
Café, Cachaça, Doces e Queijos – Para fechar a experiência gastronômica em Tiradentes
Bom, agora que você já tem várias dicas de restaurantes em Tiradentes, para todos os gostos e bolsos, deixo aqui no fim algumas dicas para completar a sua experiência gastronômica na cidade.
Existem muitas opções para um cafezinho, mas minha sugestão é buscar um lugar mais tranquilo para dar aquela recarregada nas energias, especialmente naqueles dias em que a cidade está lotada. E tenho 3 dicas de cafés em Tiradentes: o Café do Sino, o Café do Museu e o Café das Marcas Mineiras.
O Café do Sino fica na Praça da Rodoviária e tem mesinhas na calçada num cantinho tranquilo e sombreado. Servem um delicioso café do sul de Minas e tem docinhos e pão de queijo.
O Café do Museu fica dentro do Museu de Sant’Ana e além de ser bem lindinho e fresco (essa informação é relevante pros dias quentes de Tiradentes), tem 3 opções de cafés especiais e um ótimo barista que explica tudo sobre os cafés. Costuma surpreender os visitantes do Museu, de tão gostoso e agradável que é tudo por ali,
Por fim o espaço do Café Marcas Mineiras é simplesmente um desbunde. Se prepare para as tentações infinitas do local, que vende diversas das lindezas que Minas é capaz de produzir. O lugar, que já fica fora do vuco vuco do centro histórico, mas é logo ali na Rua das Mercês, tem jardinzão onde você pode descansar tomando um café coado e comendo alguma mineirice. Experimente o bolo de mexerica. Sério, é maravilhoso.
Você vai encontrar absolutamente todo tipo de cachaça na Confidências Mineiras, uma lojinha mais do que simpática que fica na Rua Min. Gabriel Passos, grudada no Largo das Forras.
Se quiser conhecer uma cachaçaria linda de morrer, vá até a Mazuma Mineira, no caminho de Bichinho. E não se engane, eles vão além do rótulo bonito e as cachaças são bem gostosas. Dá para visitar e degustar. Não vá embora pensando se deve ou não comprar, porque só dá para comprar diretamente lá ou pela internet.
A tradição de qualquer visitante de Tiradentes é uma parada no Chico Doceiro, uma instituição da Cidade (tem no centro histórico, mas o original é na Rua Francisco Pereira Morais). Seu clássico canudinho de doce de leite encanta desde 1965, mas tem vários outros doces como a instituição brasileira chamada cajuzinho. Amo, gente. Amo mesmo um cajuzinho.
Outro lugar para pirar nos doces mineiros é a Doceria Flor de Lótus na Rua dos Inconfidentes, que tem literalmente de tudo.
Há ainda diversas opções para tomar um sorvetinho nos dias quentes. O iogurte com goaiabada é a melhor pedida da Gelatos da Vila, do mesmo chef e ao lado do Angatu. Já na Aurus, no Largo das Forras, o bom e velho chocolate é o rei. No caminho da estação ferroviária tem uma Frutos de Goiás e sou suspeita porque acho a infinidade de sabores de frutas deles imbatível.
Por fim, não existe falar de Minas sem falar de queijos.
A Ouro Canastra é o local mais famoso para encontrá-los em Tiradentes. Tudo é lindo na loja e a gente é seduzido por aquele maravilhoso mundo das degustações e rótulos bonitos.
Lá, você vai encontrar muito queijo premiado, queijo mineiro da canastra ou de outras regiões, queijo paulista, queijo de todo lado. Mas queijo da região de Tiradentes mesmo, não vi nenhum e fiquei meio frustrada. Não sei se foi algo específico de quando visitei, mas não tinha nada regional. Vale a visita se você quer de fato encontrar queijos de qualidade e não se importa de gastar um bocado com isso.
Mas se você quiser comer um queijinho da região, feito com carinho e com preços camaradas, vai ter que perguntar por ai e encontrar pequenos produtores.
Lá na Pousada Marília de Dirceu, nos apresentaram o Queijo Tiradentes. Cada dia no café tinha uns 2 tipos diferentes e cada um era melhor que o outro. Nos deram um telefone (032 999157089) para comprarmos o queijo direto com eles. Recomendo muito.
A fazenda não fica muito afastada da cidade e você pode combinar de ir até lá conhecer ou apenas buscar encomendas. Fazem uma pequena degustação sem fru fru dos queijos disponíveis e é tudo muito simples, mas garanto que você vai sair de lá querendo um queijo de cada. Também encontramos o queijo no Pouso Lar Doce Lar, é só passar e perguntar o que tem.
Não deixo dicas de bares porque não foi muito minha vibe quando estive lá, mas é só andar pelo centrinho e encontrar o que te agrada.
Já dá para aproveitar muito, hein? Depois me conta se a minha seleção dos melhores restaurantes em Tiradentes valeu a pena para a sua viagem!
Ah, e fica com essas outras dicas gastronômicas maravilhosas: Restaurantes em São Bento do Sapucaí.
Gostou desse post? Então compartilha!