Ícone do site Expressinha

Toronto – Estudando inglês em 1 mês

Melhores Escolas de Inglês em Toronto: veja como escolher a escola e o curso, quais as opções de hospedagem, custos e se vale a pena fazer um curso de inglês em um mês, a opção de intercâmbio para brasileiros mais comum!

Eu morria de vontade de estudar fora do Brasil e pesquisei muito até decidir ir para a cidade de Toronto. Depois, pesquisei muito para saber como tudo funcionava. E por fim, pesquisei muito o que fazer em Toronto, pois também queria aproveitar as férias e a vida, né?

Você também está na pesquisa? Então dá uma lida nesse post que acho que te ajudo a aproveitar bem esse investimento em você mesmo!

Vista de Toronto! Melhores escolas de inglês de Toronto.

Escolhendo a cidade de Toronto para estudar inglês

Minha escolha pela cidade de Toronto foi baseada em 2 coisas: preço mais em conta do que outras opções nos EUA, Europa, Oceania ou mesmo na África do Sul e pela possibilidade de curtir o Canadá francês ao mesmo tempo.

Na época eu estava numa pegada forte de estudo tanto de inglês quanto de francês e planejei ir para Montreal e estudar os 2 ao mesmo tempo \O/. Por sorte, eu deliro assim só de vez em quando e como só tinha um mês de férias, conclui que não ia fazer nada direito.

Mudei os planos e escolhi Toronto porque era perto do estado de Quebec e daria para curtir os baragandan do francês nos fins de semana, além da cidade de Toronto ter as melhores escolas de inglês do Canadá, ser mais cosmopolita e ter várias coisas para fazer.

Escolhendo entre as Melhores Escolas de Inglês em Toronto

As agência de viagens, principalmente as focadas em intercâmbios (CI, EF, STB), te dão todas as opções de escolas, tipos de aula, hospedagem e tudo o mais, mas pesquisei bastante antes de ir, então vou deixar aqui as sugestões de escolas das quais achei as melhores referências quanto à metodologia de ensino, professores e atividades: ILAC, ILSC, Global Villages(edit: a Global Villages fechou durante a pademia, uma pena)  e Kaplan.

Não há uma diferença muito grande entre elas, já que são mesmo as melhores escolas de inglês em Toronto e há poucas reclamações de ex alunos. Em geral são escolas em que você pode confiar, principalmente porque o pagamento é feito adiantado, então convém ter uma certa segurança, né?

A escolha em geral tem a ver com os horários de aula e preços. No meu caso, escolhi a PLI (atual Kaplan) depois de revirar a internet e concluir que era uma escola que atraía menos brasileiros e eu queria evitar mesmo o português. A escola é ótima, mas tinha MUITO brasileiro. Rá-Rá!

É que eu dei uma delirada aqui também, sabe? Não existe isso, somos muitos, estamos por toda parte e o Canadá é um destino bem concorrido de intercâmbio para brasileiros. Tive amigas que foram pros cafundós do Canadá e tchan-tchan, tinha brasileiro lá também. Supera! Abaixo dou dicas para lidar melhor com isso.

Mas além desse fator, a PLI-Kaplan ficava bem no centro, perto do metrô, de paradas de ônibus, de shoppings, restaurantes e, portanto, ficava fácil para fazer tudo e curtir tudo o que tem para fazer em Toronto.

Os professores são super qualificados, uns queridos, com vários ainda mantenho contato e te garanto que o Jeff foi um dos melhores professores de gramática que eu já tive na vida. Ele é adorado por todos os alunos, o que é uma façanha para quem ensina gramática, convenhamos. A escola também tinha um corpo de apoio simpático e eficiente (o que é o mais importante), e várias atividades extras para ocupar e integrar os alunos.

Recomendo sem medo a escola, é uma ótima opção de intercâmbio para brasileiros e sem sombra de dúvidas é mesmo uma das melhores escolas de inglês em Toronto!

Opções de Hospedagem no Intercâmbio para Brasileiros

As opções de hospedagem no intercâmbio para brasileiros, seja longo ou curto, costumam ser casa de família – em quarto individual com ou sem banheiro ou em quarto dividido – e apartamento com outros estudantes. Eu optei pela casa de família porque queria interagir mais com a vida local.

Pedi um quarto individual com banheiro porque a diferença de preço era pouca. Fiquei num apartamento incrível, super confortável, bem localizado e a Lina, a dona da casa, era muito gentil e gostava de um bom papo. Além de histórias interessantes, ela tinha paciência de ouvir e ia me corrigindo. Me adiantou uns 2 meses de aula! Nos demos super bem.

O meu quarto na casa da Lina! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Olha que gracinha que era meu quarto!!! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Parece que tive sorte. Tem gente que fica em casas gigantes com vários estudantes na maior bagunça, outros não conseguem conversar com o pessoal da casa, outros não gostam da comida, mas eu particularmente acho que tirando os casos críticos, é tudo uma questão da forma como você encara.

Você vai para outro país, para viver com pessoas que você nunca viu, que comem coisas diferentes da sua. Se misture, aceite as diferenças, divirta-se nos bons e maus momentos e faça MUITO esforço para criar um relacionamento com as pessoas porque é para isso que você foi até lá.

A hospedagem pode ser com 1 refeição (café), 2 (café e jantar) ou 3 (café, almoço e jantar). O almoço costuma ser uma marmitinha, porque provavelmente você vai almoçar na escola. Eu acho besteira pegar o almoço. Minhas aulas, por exemplo, começavam às 11hs da manhã, então na maioria dos dias eu tomava o café tarde, levava algo para beliscar e só jantava.

Peguei o café e jantar e gostei muito da comida da minha casa, super saudável, mas no final quando já tinha meus amigos, jantava fora quase todos os dias. Então, pense bem qual vai ser a forma mais em conta de acordo com o seu estilo e das suas possibilidades.

Leia também esse post da Mirella, do Mikix contando por que um intercâmbio pode dar errado, em que ela fala de questões bem importantes da escolha da acomodação.

Uma casa de estudantes fofa na cidade de Toronto. Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Quanto custa estudar inglês por 1 mês na cidade de Toronto

No total do curso numa das melhores escolas em inglês em Toronto, hospedagem e passagem, gastei USD 3.000 e lá gastei mais uns CAD 1.000 (dólares canadenses). Isso foi em 2011, mas pesquisei e vi que pouca coisa mudou com relação aos preços no Canadá, então você tem uma boa ideia com esses valores.

Considere que comprei uma passagem de ida e volta com stopover em Nova Iorque e esse é um custo que varia bastante. Também peguei a hospedagem em casa de família com 2 refeições e quarto com banheiro privativo, o que custou um pouco mais caro. No fim de 2018 fiz uma simulação e o curso com hospedagem em quarto compartilhado e as passagens saia pouco mais de R$ 5000,00. É um sonho bem possível, certo?

Se você se programar com um pouco de antecedência, divide e vai pagando que fica mais leve. Acho que dá para ser mais econômico no dia-a-dia, considere que viajei bastante, comi fora muitas vezes e comprei algumas coisas.

Duração e tipos de cursos de inglês em Toronto

As melhores escolas de inglês em Toronto tem quase sempre a mesma estrutura de aulas, com os seguintes tipos de curso: um curso standard (4hs dia), um curso semi intensivo (6hs dia) e um intensivo (8hs dia), com aulas de segunda à sexta. Para todos, nível básico (1, 2, 3), intermediário (1, 2, 3), avançado (1, 2, 3) e cursos específicos.

O tipo de curso você vai escolher antes, pois tem que pagar na matrícula e obviamente os custos são diferentes.

Realmente não acho que o standard vale a pena. É muito pouco tempo de aula para aprender e você fica com muito tempo livre, o que é meio chato no começo, quando você não conhece ninguém e não sabe o que fazer em Toronto.

Eu optei pelo semi intensivo, pois como estava de férias, queria também curtir a cidade. É a opção da maioria das pessoas, mas se eu fosse de novo faria o intensivo. As aulas são bem legais e são 4hs de manhã e 4hs a tarde. Não é tão pesado.

O caminho que eu fazia todos os dias para a escola. Coisa linda! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

E o mesmo caminho transformado pelo outono! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

No meu último dia, Toronto estava assim! =D Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Ao chegar lá você vai fazer o teste de nível (uma prova de escuta, conversação e escrita) e a entrevista. Na entrevista eles avaliam se a classificação da prova foi correta e te perguntam o que te interessa mais: aprender a escrever,  a falar,  se preparar para uma prova, etc… (pelo menos na PLI é assim).

O meu foco era a conversação. Eu queria poder fazer uma piada ou uma ironia sem perder o timing pensando na estrutura da frase. Eles me colocaram numa aula de gramática – que todo mundo faz, mas que é beeem legal – numa aula de interpretação de texto/conversação e numa aula de improvisação e fonética (para perder o sotaque).

Caiu como uma luva para mim, então tudo ficou muito interessante. Se eu tivesse no intensivo, provavelmente faria, além dessas, uma aula de produção de texto.

O seu horário de aulas vai depender muito das “matérias” que você pegar, pois algumas são só de manhã e outras só à tarde. Minhas aulas começavam às 11hs e terminavam às 18hs, com 1h de almoço. A princípio achei um saco “perder a manhã”, mas depois curti, porque estava de férias do trabalho e não precisava acordar tão cedo.

Quanto tempo ficar em Toronto para aprender inglês?

E a pergunta que respondo toda hora: um mês é suficiente?

Honestamente??? É pouco. Na verdade é o mínimo que considero útil para um intercâmbio para brasileiros.

A curva de aprendizado é mais ou menos assim: a primeira semana é uma adaptação, é difícil, você demora um tempo para conseguir entender as pessoas e, claro, as aulas. Porém, no final da segunda semana você deu um boom porque aprendeu muito mais rápido do que nos mil anos de curso de inglês que já fez. Nesse tempo você tem que andar por ai, comer, comprar suas coisas, conversar com os coleguinhas do mundo todo, enfim, você foi forçado a usar inglês o tempo inteiro!!!!!!

Nas 2 semanas seguintes você tem uma consolidação do “módulo” mensal que toda escola tem. E ai, quando você ta se achando o nativo, volta pro Brasil ao invés de ficar lá e realmente virar um cara fluente. Fora isso, as provas de nível são a cada 2 semanas, mas na primeira praticamente ninguém sobe, só se a avaliação estivesse um pouco errada. Na segunda prova, quando você ia dar uma avançada… tchau tchau.

Os professores sugerem que o tempo ideal é entre 2 e 3 meses, dependendo do nível (quanto mais básico você for, mais tempo vai precisar ficar).

Veja também esse post do Rêvivendo Viagens em que a Renata conta como é fazer um intercâmbio depois dos 30!

Na minha última aula o professor optou por nos levar à orla do lago para aproveitarmos a última brisa quente do outono, já que o inverno chegaria com tudo na semana seguinte! Foi uma delícia ter aula nesse visual! É ou não é uma benção ir estudar em uma das melhores escolas de inglês de Toronto?

Dicas para aproveitar melhor um mês de férias para estudar inglês

Se você é um reles mortal que trabalha duro e vai aproveitar suas férias, vá mesmo assim e tire leite de pedra nos seus 30 dias! É claro que vale a pena!!!!! Mas ai dou alguns conselhos (inclusive alguns “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço):

1) Tente emendar um feriado prolongado, uma licença, qualquer coisa que te dê mais tempo porque assim você viaja também e não fica tentado a matar aulas pra passear;

2) Pule as paradas. Não perca tempo nos EUA (ou em outro lugar). Vá focado em estudar que vai ser mais produtivo;

3) Tente fazer o curso intensivo porque pode ser mais cansativo, mas seu investimento vai render mais (eu odeio rasgar dinheiro);

4) Não faça cursos específicos (para negócios, para médicos ou outros), exceto se você já for avançado. Esses cursos são mais focados em vocabulário, que você pode estudar numa boa aqui no Brasil, mas estrutura gramatical e conversação você vai aprender bem melhor lá;

5) Estude muito antes de ir.

Preste atenção nessa última dica. Pode parecer contraditório ir para estudar e estudar muito antes de ir, mas não é não!

Claro que você vai aprender muito não importa em que nível esteja até porque você vai para alguma das melhores escolas de inglês em Toronto que já indiquei acima, mas quanto menos inglês você souber ao chegar, mais doloroso e menos proveitoso vai ser se tiver pouco tempo lá. Na minha escola tinha uma chinesa que chegou falando 2 palavras: hi e please. Dá para imaginar como foram as primeiras semanas dela?

E tem outra coisa. Quanto mais básico você for, mais tentador vai ser andar com os brasileiros e ficar falando português, desperdiçando um tempo valioso em que você estaria aprendendo se andasse com outras pessoas.

A Universidade de Toronto é um misto de prédios antigos… Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Eu estudava há um bom tempo e fui dar uma turbinada. Foi ótimo, minha conversação melhorou muito, fiquei bem mais confiante e rápida. Mas eu também sou bem nerd e é isso que eu sugiro que você seja. Tente seguir esses passos:

1) Não falte nas aulas e faça todas as atividades. Não desanime se nos primeiros dias você tiver dificuldade de entender até o oi do professor. Você vai estar numa das melhores escolas de inglês em Toronto. Se estiver muito fácil é porque a classificação de nível foi errada. Tem que ser desafiador para te obrigar a estudar. Rapidinho você entra no ritmo (e percebe claramente sua evolução).

2) Saia da fase da vergonha o quanto antes. Todo mundo está na escola porque não sabe inglês direito, então não se acanhe! Fale o tempo inteiro, mesmo errado. Vão te corrigir, você corrige os amigos e assim todo mundo vai melhorando. Não precisa exagerar na dose, mas uma dica boa é ir para os barzinhos e happy hours. Beba um pouquinho e solte a língua, é uma maravilha.

3) Fale só com 2 pessoas: Deus e Todo Mundo. Eu pedia informação na rua, conversava nos caixas das lojas, perguntava como falava isso para vendedor, aquilo para garçom, puxava papo na escola e em casa. Você ainda conhece um monte de gente bacana.

4) Ligue. Conversar ao telefone é mais difícil que ao vivo, quando você consegue entender algumas coisas pela postura corporal e contexto. Eu ligava em casa para avisar que não ia jantar ou que ia chegar mais tarde, ligava na rodoviária para pedir informações sobre os ônibus, ligava para os amigos da escola para marcar alguma coisa….

5) Não ligue muito para o Brasil. você está imerso em inglês e é assim que quer ficar, certo? Eu mesma ligava pelo Skype e quando via tinha ficado mais de uma hora falando em português e assim perdia o ritmo de tentar pensar em inglês.

6) Evite fazer panelinhas com os brasileiros e se for impossível evitar a convivência, combine de só falar inglês entre si. No nível básico tem maior concentração de nacionalidade, entre brasileiros e asiáticos. Eu peguei um nível muito avançado, então as minhas classes tinham alunos de vários países, o que era ótimo. Mas também tinha alguns brasileiros, só que todos estavam muito focados. A gente combinava de falar inglês e respeitava, até porque os outros alunos ficavam incomodados se ficavam boiando na conversa em outra língua. Fora das aulas havia muita interação entre os alunos da escola e claro que nem todos os brasileiros conseguiam falar inglês o tempo todo, mas nesse caso eu evitava ficar muito com eles.

7) Extras: Algumas pessoas aproveitavam o tempo em Toronto para estudar outras coisas. Por exemplo, minha amiga Denise assistia aulas na Rotman School sobre Design Thinking e estava tão animada que até eu comecei a estudar o tema. Um outro colega assistia uma aula na faculdade de arquitetura da Universidade de Toronto e uma outra teve aulas de bakery numa doceria. São outros projetos pessoais e nenhuma dessas pessoas pagou esses cursos ou pegou certificados, elas só quiseram aproveitar mais.

Veja esse post aqui da Rebecca do blog Vamo Comigo falando exatamente de como ela desperdiçou a oportunidade de estudar fora fazendo tudo diferente do que eu acabei de falar!

Por dentro, mesmo nos prédios antigos, a universidade pulsa! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

As paredes da Universidade! Melhores escolas de inglês em Toronto. Intercâmbio para brasileiros.

Amizades no Intercâmbio!

Por fim, conto que uma coisa difícil de lidar são as amizades. As pessoas chegam e partem em tempos diferentes, então você faz muito esforço para conhecer pessoas e, de repente elas já foram e já chegaram outras, que agora se esforçam para conhecer você, que já está indo embora. Quem fica mais tempo sofre mais, porque esse ciclo é infinito.

Eu não sou dessas pessoas que chegam e em 3 horas tem uma roda de amigos e 10 programas marcados. Tive meu tempo, mas conheci um monte de gente, saia com a galera e fiz alguns amigos com quem falo até hoje, uma delícia.

Por outro lado, eu também fico super bem fazendo coisas comigo mesma. Eu aproveitei tudo o que tem para fazer em Toronto, sai muito sozinha, ia à museus, parques, saia para fotografar, para tomar café ouvindo música e vendo as pessoas passarem e fiz todas as minhas viagens de fim de semana sozinhas.

Como disse lá no começo, fui a Montreal e Quebec curtir o “francês” e também para Niagara Falls. Ao invés de comprar o pacote de um fim de semana para tudo isso ou para Montreal/Quebec/Ottawa que as escolas oferecem, fui em cada fim de semana para uma cidade e curti MUITO. Não tenha medo, vai com tudo!

Seguro Viagem para Intercâmbio no Canadá

Não deixe em nenhuma hipótese de fazer um seguro viagem no seu intercâmbio. Vai custar bem barato e pode te livrar de muita dor de cabeça, pois consultas e hospitais no Canadá custam tanto quanto nos EUA, ou seja, muito. Não compensa a dor de cabeça!

Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui nesse post: Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto! 

É isso! Se tiver dúvidas, manda aqui que eu tento ajudar. =D

Não esqueça de dar uma olhada nos nossos outros posts sobre o Canadá, que vão te ajudar em todo o planejamento de viagem:

Toronto – Os lugares mais legais da cidade

Um fim de semana em Montreal e outro em Quebec

Canadian Rockies – Guia Completo

Canadá – o básico

Mais um Help para você:

Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui na Rentcars!

Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.

Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

 

Sair da versão mobile