Ícone do site Expressinha

Melhores Bares de Cape Town Para Beber Gin

Os melhores bares de Cape Town vão agradar em cheio os amantes do gin, o drink da moda. A África do Sul teve um enorme boom na produção de gins com toques da botânica local nos últimos anos e com ele vieram bares super estilosos, nas próprias fábricas ou em cantos secretos como o The Gin Bar. Venha descobrir esses bares de coquetéis em Cape Town e conhecer uma África do Sul sem safári!

África do Sul sem safáris: melhores bares de Cape Town para beber gin!

Gin e os Botânicos

O Gin é a bebida do momento e muita gente fica confusa com as informações sobre ela. Eu mesma demorei um tempo para entender o que eram os “botânicos” do gin, cujas menções eu via em muitos lugares.

Então fui pesquisar e descobri que o gin é uma bebida destilada a partir da semente do zimbro, uma planta incomum aqui pros nossos lados e que eu também desconhecia. É mais ou menos como um pinhão e produz um óleo que dá o sabor meio picante do gin.

Sem zimbro uma bebida não é gin. Mas um gin pode ter muito mais do que zimbro e é ai que entram os botânicos, que nada mais são do que outras plantas e sementes que dão outros sabores à bebida.

Exemplos de botânicos são os mais diversos tipos de frutas, com destaque para as cítricas como cascas de laranja e limão, os mais diversos tipos de flores, como o jasmim e o hibisco, várias sementes e condimentos como canela, pimenta rosa, anis, gengibre e cardamomo e, em resumo, qualquer planta que alguém tenha vontade de botar na mistura.

O gin pode ser preparado com esses botânicos ou eles podem ser incluídos na hora de preparar o drink.

Na África do Sul existem mais de 70.000 plantas nativas que não existem em nenhum outro lugar e isso atiçou a criatividade dos produtores que tem incluído essas plantas em seus preparos e coquetéis.

Um dos exemplos mais comum é o do roiboos, uma planta das regiões semi desérticas da West Coast da África do Sul, sobre a qual já falei nesse post, e que é conhecido por preparar um chá exclusivo do país. Hoje o roiboos dá um toque avermelhado lindo e um sabor diferente em alguns dos gins locais.

Sem falar que, por ser uma ex colônia britânica, a África do Sul conheceu há bastante tempo o preparo do famoso London Dry Gin, o mais comum de todos (veja outras classificações do gin aqui).

Por tudo isso, alguns dos melhores bares de Cape Town são conhecidos por seus coquetéis com gin e as próprias destilarias viraram atrações turísticas, como te conto abaixo.

Ah, e veja aqui as melhores dicas de Onde Ficar em Cape Town!

The Gin Bar: um bar de coquetéis em Cape Town para provar os botânicos da África do Sul.

Melhores Bares de Cape Town

Entre tantas opções do que fazer na Cidade do Cabo é até difícil escolher e o mesmo acontece com os bares. São tantas opções, entre cervejarias, bares com música ao vivo e bares de coquetéis em Cape Town que ficamos meio perdidos.

Mas vou te ajudar com essa lista dos melhores bares de Cape Town que servem apenas gin ou tem no gin a estrela do menu. Você vai ver quantos lugares legais pode conhecer!

The Gin Bar

Este bar se autodenomina o original bar “secreto” de gin. Ele fica atrás do Honest Chocolate Cafe, num lugar meio escondido e com um lindo jardim interno, por isso a fama de secreto.

Hoje o bar cresceu um pouco, mas o charme em estilo europeu e os drinks maravilhosos continuam sendo os mesmos.

O menu tem “cura” para várias doenças e é inspirado no passado do próprio prédio onde se encontra, que foi um necrotério. Todas as opções são excelentes e podem ser acompanhadas por comidinhas bem caseiras.

Eles tem 118 diferentes marcas de gin do mundo todo para servir, mas recomendo apostar nos locais, para conhecer um dos melhores produtos da África do Sul.

Se você marcar com antecedência também pode fazer um gin tasting, mas o mínimo é de 4 pessoas. É um dos melhores bares de coquetéis de Cape Town.

O The Gin Bar fica na Wale Street, 64A, no Centro de Cape Town e a entrada é pelo Cafe.

Sente o clima do The Gin Bar, um dos melhores bares de Cape Town, com pegada secreta e gins locais. Foto: divulgação The Gin Bar.

Cause Effect Cocktail Kitchen

Esse bar tem sido a estrela de Cape Town nos últimos anos, com seus “mixologists” ganhando prêmios e mais prêmios.

Foi por causa deles, inclusive, que eu descobri o que era mixologists, um termo meio comum em bares de coquetéis, mas que eu sempre entendi como bartender.

Na verdade o mixologist é um bartender, mas é aquele pica das galáxias, o cara que sabe misturar tudo e faz até alquimia. São aqueles caras que transformam um simples drink num sofisticado item culinário. Considerando os “toques botânicos” que o gin pode ter, nos melhores bares de coquetéis de Cape Town um mixologist é tipo um rei.

Bom, os drinks do Cause Effect são inspirados nos itens regionais, especialmente no fynbos, as plantas típicas da região do Cabo.

Sério, os drinks são umas misturas muito loucas e apetitosas, assim como as comidinhas. E tudo é super montado, de beber com os olhos e com a boca!

O bar ficava no bairro de Gardens, mas está no Waterfront agora.

Bar de conquetéis em Cape Town: esse é o Marmite Bloody Mary do Cause Effect. Foto: divulgação.

The Drinkery

Esse é um bar em estilo boho que é a cara da Heritage Square, no centro de Cape Town, onde ele fica. Essa região, colada com Bo Kaap (o colorido bairro de Cape Town, que já desvendei nesse post), tem um quê de antigo, de bohêmio e de moderno ao mesmo tempo, como o Drinkery.

Abaixo é uma galeria de arte, a New Heritage Galley, e subindo as escadas, bom, continua sendo mais ou menos uma galeria de arte, já que você pode comprar qualquer coisa que gostar. Mas tem uma cara de casa antiga, cheia de sofás que tornam o ambiente aconchegante para servir coquetéis, vinhos e cervejas.

É só pedir seu gin, ou outro drink se preferir e relaxar. Uma ótima pedida para depois de um almoço ou jantar pelos ótimos restaurantes da Bree Street (já contei nesse post sobre o que fazer em Cape Town que essa é a rua dos bons restaurantes).

Orphanage Cocktail Emporium

E por falar em Bree Street, fica aqui um restaurante e bar que foi pioneiro do gin em Cape Town e tem sempre parcerias com as destilarias para eventos e lançamentos. É considerado um dos melhores bares de coquetéis de Cape Town.

O lugar é tranquilão, com mesinhas pra fora pros dias de calor. De dia rolam uns churrascos com drinks, afinal sul africanos amam botar uma carne para assar, e de noite rola um sonzinho animado. Tudo bem local!

Dê uma olhada na programação deles, sempre tem eventos especiais.

Atualização: infelizmente o Orphanage fechou em 2020!

Orphanage: bar de coquetéis em Cape Town com uma vibe ótima! Foto: divulgação.

Willastom Bar no Silo Hotel

O Silo Hotel é um dos mais exclusivos de Cape Town. Fica acima do Zeitz Museum no Waterfront, um prédio que por si só é maravilhoso, mas ainda tem uma vista magnífica da Table Mountain.

O Willastom Bar fica lá no 6º andar do hotel e é bem chique. Eu não fui porque não tinha nem roupa pra um lugar desses em pleno mochilão, mas ainda volto, porque dizem que os drinks são caprichadíssimos.

O bar não é exclusivo de gins, mas eles tem 25 marcas de gins sul africanos, então acho que vale a pena entrar nessa lista aqui! Você pode provar tipos diferentões ou coquetéis bem caprichados com plantas locais como o roiboos, do qual já falei.

Apesar de ser um lugar mais elegante, não é necessário fazer reserva e não é absurdamente caro, embora você vá gastar mais do que nos outros bares de coquetéis em Cape Town.

Willastom, um dos melhores bares de Cape Town. Foto: divulgação Willastom Bar.

The Leopard Bar

Esse bar fica no hotel 12 Apostles, de frente para Camps Bay, de onde se vê aquele lido pôr-do-sol no mar. Claro que é esse o melhor horário para dar um pulo lá…

São servidos vários tipos de drinks e coquetéis, incluindo muitos tipos de gin. Mas o que costuma atrair o pessoal são as 2 experiências com gin que eles oferecem: um gin tasting com canapés e vários tipos de botânicos e o Gin Making Experience.

O Gin Making Experience acontece toda sexta às 18hs e cada um pode preparar o seu próprio gin, que pode ser levado embora numa garrafinha. Achei um pouco cara essa brincadeira, mas você como e bebe durante a “fabricação”, então é justo.

Já que está nessa área, aproveite para conhecer o Baraza, onde nasceu o African Obsession, um drink típico da África do Sul, que embora não seja de gin vale a pena botar na sua rota como fez a Mirella, que conta sua volta ao mundo em 10 drinks nesse post.

África do Sul sem Safári – Experiências com Gin em Cape Town

Bom, já que ao falar do Leopard Bar já parti para as experiências com gin em Cape Town, vou dar mais umas opções que não são bares de coquetéis, mas são degustações de gin, visitas à fabricas e outras aventuras. Vai valer a pena curtir a África do Sul sem safári! Ou seria um safári de gin?!

Essa é uma destilaria montada por filho e pai engenheiro químico. Bom, essa informação não tem muita relevância, mas mostra que aqui ninguém tem medo de fazer algo diferente e encarar processos complexos.

Todo sábado, entre 10 da manhã e 2 da tarde você pode visitar a fábrica e ver como eles fazem as experiências que se transformam em deliciosos gins e vodkas! Tem degustação e também uma aulinha de como fazer drinks bem experimentais.

O passeio pela destilaria e a degustação são gratuitos, mas não se preocupe que você vai querer muito levar alguma coisa para casa e as garrafas ainda são lindas!

Fica na Roeland Terrace, 1, no centro de Cape Town.

Gin da Pienaar and Son, em Cape Town. Foto: divulgação.

The Woodstock Gin Company

Já contei no post sobre Woodstock e o Old Biscuit Mill que esse é um dos bairros mais incríveis de Cape Town e que a Woodstock Gin Company merece demais uma visita, já que você provavelmente vai mesmo dar um pulo no Neighbourgoods Market e é bem ao lado.

O gin da Woodstock é conhecido por ser bastante botânico e feito com plantas regionais. Eu não sei se é certo dizer “bastante botânico”, mas foi assim que me disseram, então estou reproduzindo e isso mais ou menos quer dizer que tem várias camadas de sabores.

Descubra lá na tasting room deles, aberta diariamente (sábado é uma muvuca só!) e onde você pode provar os 4 tipos de gin e fazer um pairing com uma entradinhas gostosas.

Hope and Hopkins Destillery

Essa pequena destilaria fica em Salt River, o bairro seguinte à Woodstock para quem vem do centro.

Ela se declara minimalista e indica todo o processo de fabricação, mas não os ingredientes de seus 3 tipos de gin que tem sabores bem diferentes e são muito gostosos. Na degustação cada tipo vem numa daquelas antigas garrafinhas de remédio, um toque de classe.

Todo sábado tem degustação entre 12h e 16hs, mas entre em contato e pergunte se haverá alguma degustação especial. Eles fazem em algumas quartas-feiras e dizem que é muito bem combinada com alguns comes super gourmet.

África do Sul sem safári: gin tasting da Hope and Hopkins. Foto: divulgação.

Musgrave

A Musgrave também fica em Salt River e pode ser legal visitar ambas no mesmo dia.

Essa destilaria é famosa pelo seu gin floral, que vem numa garrafa maravilhosa que está sempre em exposição em todo bar de Cape Town. Claro que vai fazer bonito no bar da sua casa também!

Eles também tem um tasting room que abre aos sábados das 12hs às 16hs e é parada obrgatória depois da visita ao Old Biscuit Mill.

Sunset Safari Gin Experience

Esse tour é muito louco! Você é levado para um lugar secreto com uma vista lindíssima para o pôr-do-sol.

Ao chegar lá, são montadas cadeiras para você assistir ao balé do sol rumo ao mar e enquanto isso um barman prepara drinks com gins locais e serve uns comes especialmente preparados para ornar com as bebidas.

Ta bom ou quer mais? Achei a ideia o máximo. No dia do tour eles mandam uma mensagem com o lugar para onde deve ir.

É necessário reservar com antecedência por este site.

Gin Jol do Kiff Kombi Tours

Como opção ao Sunset Safari, a Kiff Kombi Tours faz outro tour chamado Gin Jol, em que visitam 3 destilarias e um bar secreto para fazer degustações de gin.

Você é pego numa kombi toda estilizada e faz todo o tour nela. Também é bem bacana, mas toma uma tarde inteira, então você tem que amar muito gin ou estar com tempo livre. Mas achei uma ótima opção para dias de chuva, hein?

Os melhores bares de Cape Town servem o Musgrave Pink Gin. Foto:o que fazer em Cape Town.

Dicas Extras para Comprar Gin Sul Africano

Se você não tiver tempo de conhecer nada disso, mas gosta de gin, deixo a dica de visitar um supermercado grande, onde são vendidas todas as marcas sul africanas e as internacionais por preços inacreditáveis. Um Hendricks, por exemplo, sai pelo menos 30% mais barato que no free shop e mais da metade do preço do Brasil.

Eu recomendo o Spar de Stellenbosch, caso você vá passar por lá (veja aqui onde ficar em Stellenbosch e o que fazer por lá), porque tem uma seleção para ninguém botar defeito. Seu único problema será caber tudo na mala.

Uma sugestão de marca legal para trazer é o Cape Town Gin, que  é um dos mais conhecidos e premiados da África do Sul. Suas criações coloridas, os dry gins Pink Lady e Roiboos Red, enchem os olhos em qualquer copo!

Três destilarias ficam fora de Cape Town mas os gins são um sucesso e as garrafas super colecionáveis, caso você seja desses que nem eu, rá-rá. São elas a Inverroche, a Cruxland e a Wilderer, meu gin preferido.

Essas últimas duas são de Paarl, na região de Stellenbosch e por isso sempre tem nos mercados de lá por um precinho mega camarada. Ainda volto e trago uma caixa de Wilderer!

Pronto, serviço completo né? Agora não tem risco de você perder seus bons drinks em Cape Town!

Mais um help para planejar sua viagem:

Não viaje sem seguro! Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!

Busque passagens na Skyscanner ou, se preferir tratar com uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br.

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Sair da versão mobile