Estádio da Luz em Portugal – Como Visitar o Estádio do Benfica em Lisboa
O Estádio da Luz em Portugal, o estádio do Benfica, é um dos mais interessantes que eu já conheci e vale a pena mergulhar na sua história numa viagem para Lisboa. Fica aqui que dou os detalhes todos sobre como visitar o Estádio da Luz, incluindo como ver a águia do clube!
História do Estádio da Luz – Portugal – e ver a Águia
O Benfica é o time com maior torcida de Portugal. Não é? Bom, foi o que me pareceu, já eles estão por toda a parte… Rá-Rá.
Brincadeiras à parte, a rivalidade entre Benfica e Sporting é a maior do futebol português. A torcida do Benfica se considera mais popular, como a do Corinthians, enquanto a do Sporting se considera mais elitista, como a do São Paulo.
A existência dos clubes é toda relacionada. Até a casa do Sporting, o Estádio do Alvalade, é próxima do Estádio do Benfica em Lisboa e ambos concorrem em deixá-los muito modernos.
Bom, a história do Estádio da Luz começa lá nos idos de 1954. Antes desta data, o Benfica jogava em outros campos, vários desde sua fundação em 1904 e entre 1941 e 1954, mais especificamente no Estádio do Campo Grande, que foi construído justamente num terreno que pertencia ao rival Sporting.
O clube sempre quis voltar à região de Benfica e em 1946 finalmente conseguiu ir para a área próxima à Igreja da Nossa Senhora da Luz (de onde veio o nome). O projeto foi elaborado por um ex jogador do Benfica e os sócios fizeram doações e botaram a mão na massa para a construção do antigo Estádio do Benfica, que tinha capacidade para 40 mil pessoas.
O projeto já foi pensado para poder ser melhorado e expandido, o que foi muito providencial, pois a década seguinte à inauguração é considerada “a dos anos de ouro do Benfica”. Em 1960 a capacidade do Estádio do Benfica foi aumentada para 70 mil pessoas e em 1985, para 120 mil pessoas, o que o tornou o terceiro maior estádio do mundo à época.
Assim como o Maracanã, o Estádio do Benfica também tem registros de mais pessoas do que a capacidade em alguns jogos da época, sendo que uma final com o Porto em 1987 supostamente teve 135 mil espectadores (cadeiras só vieram depois).
Nos anos 2000, Portugal concorreu e ganhou para ser sede da Euro 2004 e ai, você conhece essa história, eles correram para construir e reformar estádios e o Estádio da Luz entrou na dança do padrão Fifa.
Entre 2002 e 2003 o estádio foi demolido e reconstruído praticamente no mesmo lugar. Embora o resultado tenha sido ótimo, a demolição foi bem polêmica porque como no Maracanã, uma parte da história recheada de memórias simplesmente desaparece.
Hoje o Estádio da Luz em Portugal tem capacidade para 65 mil pessoas e é considerado um dos melhores do país. No local há um museu, uma loja oficial do clube e um restaurante com uma vista incrível do campo. Ficou curioso?
Como visitar o Estádio da Luz em Lisboa
Eu não sou exatamente uma amante do futebol. Confesso que fui até lá sem nem pensar em como visitar o Estádio da Luz. Minha ideia inicial era apenas dar uma olhada no campo pelo restaurante Catedral da Cerveja, que tinha sido fortemente recomendado por um amigo e servia almoço todos os dias.
Pois é, eu também nunca tinha visto e nunca mais vi uma dica gastronômica que fica dentro de um estádio.
Fiquei boba quando cheguei. O restaurante era enorme e com uma vista linda do campo que eu fiquei imaginando que devia ser eletrizante nos dias de jogos.
A comida (portuguesíssima) era fantástica – sim, almocei lá como uma real torcedora – a cerveja era boa e o atendimento tão simpático foi responsável pela introdução à história do Benfica que contei acima.
O Catedral da Cerveja fechou, mas hoje há outro restaurante no mesmíssimo local, chamado Luz by Chakall. Confesso que o nome me deixou meio confusa, mas descobri que Chakkal é o nome do chef argentino que comanda o local.
Não posso atestar se a dica gastronômica continua boa, mas o Chakall, que é famoso em Portugal, montou um cardápio baseado na culinária argentina, italiana e portuguesa e continua aberto diariamente para almoço. A entrada é pelo portão 10.
Voltando ao assunto, na saída do restaurante me deparei com o símbolo do time, a águia. Sim, uma águia de verdade, vivinha. Precisei de mais explicações atenciosas.
Para quem nunca viu, em todos os jogos no Estádio da Luz a águia “Vitória” é chamada e entra em campo pelo alto do Estádio, dá uma volta pela multidão e pousa no centro. Veja um vídeo aqui:
Tenho um pouco de pena da dona águia trabalhadora, mas ao mesmo tempo é uma tradição emocionante.
A águia estava indo treinar, então não resisti e fiz a visita guiada que recomento por isso te conto agora como visitar o Estádio da Luz em Portugal.
Todos os dias em que não há jogos há visitas guiadas que saem de hora em hora do portão 17. O tour custa 12,50 euros só para o estádio.
Se você quiser visitar o Museu Benfica Cosme e Damião junto, custa 17,50 euros e acho bacana que você pode visitar um, outro ou os dois. Clicando aqui você já contrata o tour guiado pelo Museu e Estádio com um descontinho, sai 16,50 euros e dá para cancelar gratuitamente até 3hs antes.
Apesar de eu ter adoraaaaaado esse nome do Museu, estava fechado quando eu visitei, mas deve ser bacana (a entrada só no museu custa 10 euros).
É preciso sempre dar uma checada antes de se despencar até o Estádio da Luz, porque eventualmente no dia antecedente e seguinte à alguns jogos importantes também não tem visita.
Bom, durante minha visita a águia “Vitória” ficou só sentada com seu amigo gavião “Zangão” e foi simpática, dentro do possível. Alguém ressaltou que ela parecia meio brava e o guia nos esclareceu que águias não sorriem, logo, ela estava ok com sua cara fechada! Rá-Rá.
Os guias são atenciosos e você recebe algumas informações interessantes como a razão da existência das cadeiras douradas (muito legal), as cadeiras fixas do presidente, do lendário Eusébio (ex jogador do Benfica e da seleção portuguesa cuja estátua está na porta do estádio), a existência de uma academia com vista para o campo e aberta ao público, além de conhecer o centro de restauração de troféus.
Eu, que nunca tinha visto um centro de restauração de troféus e nem saia que isso existia, conheci 2 apenas na minha curta estadia em Lisboa (o outro é no rival). Dizem que o Benfica tem um zinzilhão de troféus em diversas categorias. Deve ser, né?
As visitas não são tão lotadas como as dos clubes espanhóis, mas achei surpreendentemente cheia, principalmente de brasileiros. A duração da visita é de 40 minutos.
No final do meu tour, a Vitória bateu suas asas e deu uma volta no estádio só para me agradar e eu sorri pra ela, mesmo sem retorno.
Ah, e se ao invés da visita você quiser assistir à um jogo, dá também! Os ingressos tem um preço razoável (a partir de 15 euros) e estão disponíveis no site do Benfica. Se não conseguir comprar, basta ir à bilheteria ou à lojas do Benfica.
É sossegadíssimo ir aos jogos nos estádios em Portugal. Sim, eu fui e não foi uma vez não. Coisas da vida! ;-)
Como chegar no Estádio do Benfica
Como já contei nesse post sobre como se locomover em Lisboa, a estrutura de transporte da cidade é ótima e há várias formas de chegar ao Estádio do Benfica.
A mais fácil para nós turistas costuma ser de metrô. Basta descer na estação Altos Moinhos da linha azul, que inclusive é a linha que atende a principal região hoteleira.
Não há nada em volta da estação, mas tem uma loja que faz parte do complexo do estádio que é excelente para gastar o tempo, é a Media Markt e tem todo tipo de equipamento eletrônico (imagine isso no Brasil!). Você pode comprar sua câmera antes do jogo, ou ficar ali mexendo em vídeo games, coisas para computador e por ai vai.
Agora você já sabe como visitar o Estádio da Luz, é só se divertir!
Curtiu esse post? Então compartilha!