Está procurando onde ficar no Rio de Janeiro que seja bom, bonito e barato? Fica por aqui que vou contar tudo sobre o Jo&Joe Rio de Janeiro, esse hostel e hotel no Largo do Boticário. Localizado no bairro do Cosme velho, um dos mais tradicionais da cidade, esse hostel no Rio de Janeiro é um mix de antigo e moderno, num espaço restaurado e com muito verde que faz com que a hospedagem seja uma verdadeira experiência. E com o conceito “open house“, qualquer um pode visitá-lo, utilizar o restaurante ou o co-work e até curtir um day use.
Gostou? Então segue aqui que vou contar como foi me hospedar no Jo&Joe Hotel Largo do Boticário e dar todas as dicas para quem quer aproveitar essa nova jóia do Rio de Janeiro!
Jo&Joe – É hotel ou é hostel no Rio de Janeiro?
Vou começar esclarecendo essa dúvida que percebi que muita gente tem.
Jo&Joe é uma marca do grupo Accor, o mesmo do Ibis, Mercure, Novotel, Pullman e vários outros. Ou seja, faz parte de um grupo hoteleiro muito forte e que fez um grande investimento quando comprou parte das casas que existem ali no Beco do Boticário.
As 6 casas adquiridas tinham quase 200 anos e apesar de serem tombadas e terem tornado famoso o Largo do Boticário tanto por sua linda arquitetura quanto por terem concentrado uma intensa movimentação cultural no século passado, estavam abandonadas e tinham sido invadidas e completamente degradadas.
Após a compra o grupo realizou uma imensa reforma, restaurando a área tombada, resgatando características originais e construindo uma área adicional nos fundos com vários quartos, 3 piscinas, quadra de basquete e áreas de convivência. Tudo integrado aos lindos jardins e à mata que cerca todo o terreno.
Com tanto investimento, muita gente acreditava que o Largo do Boticário seria destinado à um hotel de luxo, mas o grupo acreditou que o local tinha um potencial mais alinhado com a marca Jo&Joe, que além de ser mais jovem e em conta, tem esse conceito “Open House” que traz justamente uma integração do espaço com o bairro e seus moradores.
Eu não sei bem por quê optaram por esse formato, mas acho que foi acertado. Estive lá durante 4 dias e fiquei admirada com a quantidade de cariocas que vinham conhecer, comer, curtir um sonzinho, comemorar um aniversário. Um espaço histórico tão importante tinha mesmo que ser parte da vida dessas pessoas todas.
Então, o Jo&Joe Hotel Largo do Boticário é um combinado de hotel e hostel no Rio de Janeiro, com quartos coletivos e privativos, um bom restaurante que serve comida em buffet, à la carte e petiscos, tem um farto café da manhã que é opcional nas diárias, 3 piscinas (uma aquecida e uma menor, para crianças) e muita área de convivência.
Obviamente, os quartos coletivos são mais em conta, mas mesmo os quartos privativos tem um valor bem acessível, especialmente se pensarmos em tudo que o espaço oferece.
Para reservar o Jo&Joe é só clicar aqui!
Como é se hospedar no Jo&Joe Rio de Janeiro
Eu fui para o Rio de Janeiro focada em conhecer esse hotel no Largo do Boticário. Vinha acompanhando as notícias da inauguração que ocorreu em junho e estava super curiosa para ver como a reforma tinha ficado. Sou dessas que ama um prédio bonito e um restauro bem feito. Queria ver tudo de perto.
Adorei! E vou explicar como é se hospedar por lá para que você saiba o que esperar.
Como eu falei acima, o Jo&Joe Rio de Janeiro é acessível à todos na área que inclui a recepção, o restaurante e dois pátios, um interno e super fotogênico, e outro que dá na piscina principal, além do espaço de co-work. Falo abaixo sobre o uso desses espaços por quem não é hóspede.
No check in recebemos uma pulseirinha do Jo&Joe que é nossa chave do quarto. Achei super prático, a gente nunca esquece pra dentro do quarto e nem tem perigo de perder.
Bem, o restante das instalações é separada da recepção por uma porta de vidro (que também abre com a pulseira) e a sensação que se tem quando ela fecha atrás de você é que a cidade ficou lá fora. A partir dali, você vai caminhando pela estrutura das antigas casas, vai descobrindo uma série de detalhes que foram preservados como fontes, pisos, azulejos, telhados. É quase uma caça ao tesouro! Bom, pra mim foi, fiquei pirando em cada cantinho.
Na parte da frente há uma parte das casas que compunham o Largo do Boticário que foram convertidas em quartos, com janelões maravilhosos e alguns com lindos detalhes arquitetônicos preservados.
No restante do espaço e principalmente nos fundos foram construídas novas estruturas, todas feitas de containers. Falando assim pode parecer que casas centenárias e modernos espaços de containers ficam meio descombinados, mas a verdade é que ficou bem harmonioso.
As antiguidades foram incorporadas na decoração mais moderninha e colorida e o que achei que costurou tudo isso é a mata original, que vem se integrando dos fundos e das laterais do terreno pelos jardins que foram desenhados pelo meio de tudo e traz o verde pra dentro.
Ficamos muito conectados com a natureza, até porque ali estamos bem afastados da rua e só ouvimos os passarinhos e o as plantas chacoalhando ao vento. Dá uma sensação de descanso, de tranquilidade, honestamente nem parece que estamos no Rio de Janeiro! Até olharmos pra cima e vermos o Cristo, claro!
Verdade seja dita, o hotel não estava lotado durante minha estada, então não dá para saber se essa paz será habitual, mas como o espaço tem mais de 4 mil metros, acredito que mesmo cheio haverá recantos de sossego e desconexão com o mundo externo.
Ah, e o atendimento é ótimo no Jo and Joe Hotel. Dos seguranças aos garçons, passando pelos recepcionistas, todos super simpáticos e solícitos!
Quarto Privativo no Jo&Joe Hotel Largo do Boticário
Eu fiquei hospedada num quarto privativo na estrutura do fundo do terreno e acredito que todos os quartos da dessa área são privados. E todos tem um imenso janelão para a mata.
O janelão, na minha opinião, é a cereja do bolo. Que delícia acordar com todo aquele verde!
Os quartos são bem básicos. Tem apenas a cama (ou camas), um espelho, um cabideiro e o ar condicionado. A ideia é que você passe a maior parte do tempo fora do quarto, seja explorando a cidade ou as áreas comuns do hotel, e acho que faz todo sentido. Não senti falta de nada.
Apesar de simples, achei o quarto funcional. Na cabeceira da cama tem um painel com tomada, entradas USB e uma luminária, além de uma cestinha para botar as coisas. Tudo fácil e à mão. A cama e o chuveiro eram ótimos, tudo limpíssimo e muito confortável.
Cada quarto tem uma decoração única, com umas pinturas ou apliques na parede.
Fiquei num quarto no andar de baixo, mas eu sugeriria ficar no de cima, que acho que tem uma vista ainda melhor, tanto pros fundos quanto pra frente – e alguns pro Cristo, apesar que do meu quarto bastava abrir a porta e lá estava ele me abençoando.
Na parte das casas alguns quartos são coletivos e outros privativos e apesar dos quartos serem todos nesse formato que mencionei, nesse lado há outros detalhes arquitetônicos bonitos.
Há também um quarto para família, que tem um tipo de mezanino com camas no andar de cima e no de baixo.
Para reservar o Jo&Joe é só clicar aqui!
Quartos Coletivos no Jo&Joe Rio de Janeiro
Já os quartos coletivos do estão na área das casas e na primeira estrutura de containers e tem vista para os pátios internos e piscinas.
Achei a estrutura dos quartos coletivos ótimas, com beliches que separam bem o espaço de cada um e a cabeceira com tomada, usb, iluminação individual e cestinha individual. Todos tem roupa de cama e toalhas e há armários nos quartos e adicionais na área da recepção (que também são usados para guardar as malas no check out se você for embora mais tarde).
Mas o que achei melhor é que todos tem banheiro interno e com a pia, o vaso e o chuveiro totalmente separados. Quem já ficou em hostel sabe a glória que é não ter que sair do quarto para usar o banheiro e nem ter que esperar os outros tomarem banho para poder escovar os dentes!
O preço nesse hostel no Rio de Janeiro é bom, mas aviso que esse é um hostel “nutella”, ou seja, não tem cozinha nem vende coisas a preços mais em conta, embora eu tenha achado os preços bem justos e tenha mercados próximos.
O que quero dizer é que o Jo&Joe Rio de Janeiro oferece uma estrutura de hotel, super novinha e moderna, então o hostel é uma forma barata de acessar tudo isso e com certeza é uma experiência única.
Para reservar o Jo&Joe é só clicar aqui!
Aproveite e pegue aqui umas dicas ótimas para quem estará viajando sozinha para o Rio de Janeiro.
Restaurante e Bar no Hotel Largo do Boticário – Jo&Joe Rio de Janeiro
O restaurante do Jo&Joe Rio de Janeiro é, antes de mais nada, uma lindeza. Da esplendorosa escada caracol que leva ao co-work no andar de cima à decoração toda tropical do espaço, cada cantinho é especial.
Eu achei o café da manhã bem farto, variado e gostoso.
No almoço, entre 12h e 15h, tinha opções à la carte e em alguns dias (acredito que nos finais de semana e feriados) há um sistema de buffet, algumas vezes temático (churrasco, comida italiana, etc…). Depois desse horário só à la carte e petiscos.
O jantar é à la carte e também há noites temáticas com comidas diferentes ou promoções de double chopp ou drinks.
Tem toda a programação no Instagram do Jo and Joe Hotel, com música ao vivo em algumas tardes e noites e eventos especiais como no dia das crianças.
Na minha opinião, o cardápio fixo podia ter mais opções leves e/ou vegetarianas, mas pelo que notei, a maioria das pessoas gosta mesmo dos espetos e da coxinha, que era uma unanimidade nas mesas.
Dá para comer e/ou bebericar na parte interna do restaurante ou na parte externa, na beira da piscina. Em qualquer um deles será uma delícia!
O restaurante é aberto para o público em geral em qualquer dia e horário e é bem movimentado de público externo.
Aproveite e veja aqui umas sugestões de livros ótimos para você escolher um e levar para ler na beira da piscina do Jo and Joe Hotel!
Localização do Joe&Joe Rio de Janeiro e Como Circular pela Cidade
O Jo&Joe Rio de Janeiro fica no Beco do Boticário no bairro do Cosme Velho, que é um dos mais tradicionais do Rio. Fica a poucos metros do bondinho do Corcovado que leva milhares de turistas ao Cristo Redentor e, no sentido contrário, da Fundação Casa Roberto Marinho, um museu também bastante visitado.
Além desses pontos mais turísticos, a história do bairro está entrelaçado à da própria cidade e de muitos artistas e intelectuais. Vou falar mais do Cosme Velho em outro post, mas estou dando essas linhas gerais para que você entenda que o Jo and Joe Hotel está numa localização super privilegiada, mas não está nas praias e nem tão próximo de outras atrações turísticas, apesar de que tudo estará a no máximo 10 ou 15min de distância de carro.
Assim, essa localização pode não ser a ideal dependendo do que você planeja fazer na cidade, caberá a você avaliar.
No meu caso, eu gostei muito de ficar um pouco fora dos principais centros turísticos. Pude observar o dia a dia dos moradores do Cosme Velho e do vizinho Laranjeiras, que fica colado. São bairros muito tranquilos e gostosos. Além disso, eu fui com a intenção de fazer passeios mais culturais, então não fazia questão de estar tão perto das praias que, de qualquer forma, não ficam longe.
Acho bem importante salientar que o hotel não tem estacionamento e não tem onde parar nem no Largo do Boticário e nem nas ruas próximas. Considero inviável ir de carro, você só vai ter dor de cabeça.
O Jo&Joe Rio de Janeiro está a poucos passos do terminal de ônibus do Cosme Velho e dali dá para ir para vários lugares da cidade. Há ônibus para a Rodoviária (118), que é o mesmo que passa pela Praça Mauá (para o MAR, o Museu do Amanhã, Aquário, Boulevard Olímpico, Pedra do Sal), para a praia (583) que passa por Botafogo, Copacabana, Leblon e Jardim Botânico e para a Lapa (497).
O metrô mais próximo é o Largo do Machado, também bem prático tanto para ir pro Centro quanto para a praia, porém ele fica a quase 3kms.
Essa é uma distância que eu gosto de caminhar quando estou viajando e sem pressa e foi o que fiz algumas vezes. Eram uns 25min de caminhada plana e uma ótima oportunidade de ir conhecendo os bairros, inclusive para conhecer algumas feirinhas e sambas que acontecem por ali nos finais de semana.
Mas se você não é muito da caminhada, não se preocupe, fica facinho pegar um táxi ou uber do metrô até o Beco do Boticário.
Nas minhas caminhadas por ali sempre achei tudo bem seguro e perguntei para várias pessoas que me disseram que não havia necessidade de muita preocupação (claro que não convém dar sopa, né?), mas nuns 150m que ficam mais próximos do hotel, a Rua do Cosme Velho fica bem erma durante a noite, então eu sugiro que depois das 20/21h você utilize os táxis ou aplicativos para circular se estiver sozinha(o).
Ainda com relação à localização, há mercados, farmácias e lojas com tudo o que é necessário nos arredores e algumas opções para comer durante o dia que são próximas. Mas quase tudo fecha cedo, então, as opções para jantar estarão mais distantes e você precisará se locomover mais, veja mais abaixo opções para comer perto do Jo&Joe Rio de Janeiro.
Jo and Joe Hotel – Open House para não hóspedes
Como já mencionei, o conceito da marca Jo&Joe é de Open House, ou seja, todos são bem vindos para utilizar parte das instalações, especialmente o restaurante e bar, em qualquer dia e horário.
Vi alguns moradores do Rio que foram lá tomar “café da manhã de hotel” num feriado e curtiram o visual da piscina e da mata (R$ 42,00), muita gente comemorando aniversários, inclusive de crianças, e muita gente apenas conhecendo e apreciando, ou em outras palavras, tirando mil fotos.
Seja você um morador carioca ou apenas um turista que quer conhecer o lugar, vá! Será bem recebido.
A utilização do espaço de co-work, aonde se chega pela magnífica escada caracol do restaurante e é sensacional, cheio de janelões para a mata, super iluminado e bem equipado, custa R$ 5,00 (cinco mesmo) para não hóspedes. Eu quase tive vontade de trabalhar – Rá-Rá.
Há ainda a opção de utilizar as instalações num day use, que custa R$ 154 por pessoa e vai das 10h às 17h.
Por fim, há espaços que podem ser utilizados para a realização de eventos privados, inclusive um auditório.
Onde Comer Próximo do Jo and Joe Hotel
Há algumas opções bem gostosas para comer no Cosme Velho nas proximidades do Jo&Joe Hotel Largo do Boticário e também alguns lugares em Laranjeiras e no Flamengo, que ficam bem perto.
Se você quiser variar o café da manhã (até porque é opcional na diária), há dois ótimos lugares bem próximos: andando para a direita tem o Metiers Café, que é o restaurante da Casa Roberto Marinho e que tem tanto opções avulsas quanto opções de café da manhã completos servidos até meio dia e andando para a esquerda tem o Capitu Café, que fica exatamente onde era a casa de Machado de Assis e é todo inspirado no Bruxo.
O Capitu fica aberto até às 20h30/21h e também é uma ótima alternativa com bom preço tanto para almoçar quanto para jantar, com sucos, lanches, crepes entre outras coisas servidas nas mesinhas internas ou na sombra das árvores na calçada. Comi um Brás Cubas, um sanduíche de mignon com queijo e abacaxi e tomei um Alienista, suco de uva, abacaxi e água de coco e estava tudo delicioso.
Já o Metiers fica aberto até 19h e tem opções mais sofisticadas para almoço e para um drink ou chá da tarde. Os pratos são lindos e muito bem feitos.
Outra opção bem perto para o almoço é Taberna 564. Apesar de receber muitos turistas que visitam o Cristo e ter um preço meio salgado em algumas opções do cardápio, achei a comida super saborosa e até os pratos individuais servem 2 pessoas, então dá para economizar. Comi um salmão grelhado com arroz de brócolis e legumes. Super bem temperado e o peixe estava no ponto perfeito.
Numa caminhada ou corrida curta de uber a partir do Jo and Joe Hotel dá para experimentar as delícias de Laranjeiras.
Na Rua General Glicério fica o simpaticíssimo Maya Café, que tem várias opções para almoço e jantar com preço justo. Comi uma quiche de gouda com cebola caramelizada e uma salada maravilhosos. Se eu morasse nos arredores comeria sempre aqui. E também entregam.
Ainda na Glicério há o Serrado Bistrô e Vinhos, que tem opções mais sofisticadas para ornar com a carta de vinhos, e o Glicerina Bar, que tem infinitas opções de cervejas e comidinhas de boteco.
Um pouco mais para baixo, entre as ruas Laranjeiras, Alice e Leite Leal, há uma concentraçãozinha de bares e restaurantes de todo tipo. Se vier para esse lado, eu sugeriria a pequena Tasca do Edgar, que tem várias opções de petiscos e pratos executivos. Mas veja as “maravilhas do mar”. É sucesso na certa!
Já mais perto do Largo do Machado também há várias opções: o nordestino Severyna, Baixo Gago e Adega Portugália para comer fartamente, a famosa Rotisseria Sírio Libanesa, o escondido, mas muito movimentado chinês Dim Sum e o Lima Cocina Peruana.
Comi neste último e recomendo. Além de ser muito gostoso, fica num casarão antigo que fica lindo todo iluminado à noite e tem um pátio super refrescante para o almoço. Comi o ceviche nortenho, perfeito.
Para completar, caindo para a direita no Largo do Machado, você já está na Rua Barão do Flamengo que tem várias opções também, como o Tacacá do Norte, de comida paraense, o peruano Intihuasi, o japonês Shizaka Sana, o português Albufeira e até uma sorveteria, entre vários outros nos arredores.
Mas se vier até o Flamengo, aproveite para conhecer o tradicional Café Lamas, que existe há 148 anos e serve o clássico filé Oswaldo Aranha, além do famoso bife à milanesa da casa. Tudo com muita fartura. Imperdível.
É isso! Você já sabe onde ficar no Rio de Janeiro! E já sabe onde fica o Jo&Joe Rio de Janeiro, este maravilhoso Hotel no Largo do Boticário, já sabe como circular a partir dali e onde comer por perto. Agora é só curtir!
Ah, e se for reservar, faz clicando aqui nesse link: Jo&Joe. Eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog e você não paga nem um centavo a mais por isso!