O feriado de páscoa está chegando e é bom aproveitar para viajar porque o ano não está tão recheado assim de outros feriados. Trago uma lista de lugares para viajar no feriado de páscoa para agradar a todos. A maioria dos lugares fica pertinho de São Paulo para facilitar a viagem e não custar muito!
Significado do Feriado da Semana Santa
Só para nos situar, a Semana Santa é a última semana da quaresma (40 dias) que começa no fim do carnaval. Durante a quaresma, os cristãos deveriam passar por um período de reflexão, como Jesus quando ficou no deserto, e se abster de comer carne. É por isso que muita gente não come carne na Sexta-Feira da Paixão, a data da crucificação, e nem bebe álcool durante o período.
A quaresma termina oficialmente na quinta-feira, que seria o dia da Última Ceia e do lava-pés de Jesus e alguns lugares fecham (aqui em São Paulo costuma ser ponto facultativo nas repartições públicas, que em sua maioria fecham, e também em algumas escolas). Mas o feriado de páscoa mesmo é na sexta e no domingo, o dia da Ressureição.
E o coelho, o que tem a ver com isso? A tradição dos ovos de páscoa tem origem milenar e tem a ver com o equinócio no fim do inverno, afinal, o ovo é um símbolo de fertilidade, nascimento, assim como a primavera que vem chegando (no hemisfério norte). Essa tradição foi moldada para representar o renascimento de Cristo e depois o ovo das galinhas foi transformado em chocolate, para alegria geral. O coelho tá ali só para deixar tudo mais fofinho mesmo.
Se você não for muito religioso, ou for de outra religião, nada disso importa muito, o que importa é que você tem uns dias off de trabalho, pode viajar ou descansar e ainda pode se empanturrar de chocolate! Tente comprar os ovos dos pequenos produtores ao invés das grandes fábricas, e você ainda estará fazendo uma boa ação!
Mas vamos ao que importa, porque o que queremos mesmo no feriado de páscoa é viajar!
Lugares para Viajar no Feriado de Páscoa
Cunha
Cunha é uma pequena cidade entre SP e RJ com muitas opções para relaxar e curtir a natureza. Dá para fazer uma trilha no Parque Estadual da Serra do Mar, tomar banho geladinho nas cachoeiras da região, visitar um dos maravilhosos ateliês de cerâmica, conhecer o mercado central, andar pelo lavandário e subir a Pedra da Macela, cuja vista vai até o mar de Parati.
A cidade tem várias pousadas muito aconchegantes e uma dezena de restaurantes maravilhosos que, na falta de interesse em qualquer outra atividade, já são motivo para amar a cidade. Ah, e tem até uma cervejaria artesanal! Perfeito para o feriado da semana santa, né?
Aproveite a sexta-feira santa para almoçar no excelente O Gnomo, onde certamente você e sua família farão uma refeição bem especial.
Ah, e no centrinho de Cunha tem a ótima doceria da Cidinha para matar a vontade de chocolate que a páscoa traz (e de balas de côco)!
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Cheiro da Terra, Vale dos Sonhos, Omã, Candeias, Fazenda Alvorada.
Veja aqui onde ficar em Cunha e aqui um post completo sobre onde comer e o que fazer em Cunha.
Gonçalves
Outra cidade pequena e tranquila é Gonçalves, que apesar de ser em Minas Gerais, fica bem pertinho de São Paulo. Apesar de ser lá pros lados de Campos do Jordão, é bem menos famosa e uma ótima opção entre os lugares para viajar no feriado de páscoa.
Em Gonçalves a ordem é relaxar. Pode ser com um banho de cachoeira, uma caminhada, uma trilha ou visitando os seus excelentes restaurantes. Tudo é pertinho, então você garante zero estresse no feriado.
A cidade é bem romântica, com pousadas cheias de mimos, banheiras e lindas vistas das montanhas. Aproveite para namorar e esquecer do mundo!
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Dona Manoela, Cabanas no Mundo, Montanhês.
Veja aqui onde ficar em Gonçalves e aqui onde comer e o que fazer em Gonçalves.
Campos do Jordão
Na Serra da Mantiqueira fica a badalada Campos de Jordão, que no feriado da páscoa ainda não está tão movimentada quanto nos meses mais frios, entre maio e agosto.
Campos do Jordão tem muita coisa para fazer: trilhas pela serra, visita ao Horto Florestal, subida à Pedra do Baú, visita aos parques e jardins do Amantikir e Tarundu, andar de teleférico no Morro do Elefante, tour na cervejaria Baden Baden, andar pelo famoso bairro do Capivari e até visitar museus, como o da Xilogravura.
Mas já que é o feriado de páscoa, acho que você pode aproveitar para se esbaldar numa das especialidades da cidade: o chocolate. São várias, várias mesmo, chocolaterias espalhadas, vou dar só algumas dicas para quem quiser se “dedicar ao tema”.
As 3 chocolaterias mais conhecidas são a Montanhês, a Toco Chocolates e a Araucária, que lembro de visitar e me encantar desde criança. Atualmente a Bruno ALves Chocolatier, a Chocolateria Campos do Jordão e a Sabor Chocolate também são bem famosas. Os preços podem ser meio assustadores algumas vezes, mas a qualidade é incontestável.
Algumas são apenas lojas, outras tem um espaço para sentar e ver a vida, na Chocolateria Araucária há um pequeno museu do chocolate, na Liége Chocolate tem uma degustação de sabores e a Toco é conhecida pelos foundues, que são grandes, lembre-se disso antes de pedir um para cada um!
Mesmo que você não queira peregrinar pelas lojas de chocolate, não deixe de tomar pelo menos um do famoso chocolate quente Suisse, que é servido em praticamente todas as chocolaterias e é uma instituição da cidade. De-li-ci-o-so.
Veja um relato de um fim de semana em Campos do Jordão aqui no Mapa na Mão da Michela.
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Ville de France, Villa Casato, Solar D’Izabel, Pousada Deja vu, Pousada Deja vu
Monte Verde
Também pertinho de São Paulo, Monte Verde é outra ótima opção para o feriado de páscoa.
Também tem algumas trilhas e um ambiente de montanha, mas a cidade é uma explosão de amor. Praticamente só tem casais e tudo é voltado para agradá-los, então se você não for um casal eu sugeriria alguma das outras opções acima para evitar a fadiga.
Mas a cidade vale a pena, todas as pousadas são bem aconchegantes, algumas ultra românticas e há vários restaurantes deliciosos. Namorar, comer e dormir, não necessariamente nessa ordem, vai ser o seu feriado de páscoa.
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Bramasole, Mirante da Colyna, Mandeville, Mandeville
Veja aqui onde ficar e o que fazer em Monte Verde.
Aiuruoca
Essa cidadezinha de Minas fica um pouquinho mais longe de São Paulo, mas vale o deslocamento no feriado da semana santa.
Com uma natureza exuberante no meio das Terras Altas da Mantiqueira e do Circuito das Águas, você poderá descobrir várias cachoeiras, passear pelo vale do Matutu, fazer uma massagem no lindo Spa Aroma do Vale e observar o maravilhoso céu estrelado, se a noite estiver clara.
Há várias opções de pousadas, alguns restaurantes e o padre da igreja na pracinha central sempre fica na porta abençoando os carros com água benta no domingo de páscoa, não custa dar uma passada e voltar para casa mais protegido, né?
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Recanto do Ypê, Anadamatutu, Kin Tao.
Veja aqui tudo o que você precisa saber para visitar Aiuruoca.
Boituva
Para os aventureiros e para os não tão aventureiros assim, Boituva é outra ótima opção entre os lugares para viajar no feriado de páscoa!
A programação pode incluir um passeio de balão (dura aproximadamente 1h20), salto de paraquedas (curso e salto duram cerca de 3hs) e um tour na ótima cervejaria Petrópolis (dura mais ou menos 1h30), além de poder fazer passeios à cavalo, visitar uma fazenda com degustação de carnes orgânicas, entre outras atividades.
Com tanta coisa para liberar a adrenalina do corpo, um feriado cai bem! A cidade fica a 100kms de São Paulo e também tem ótimos restaurantes e pousadas.
Veja um relato do que fazer em Boituva aqui nesse post.
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Toyo Inn, Garrafão, Fasano.
São Roque
São Roque fica numa região bucólica há pouco mais de uma hora de São Paulo e é famosa pelo Roteiro do Vinho, que leva às mais de 10 adegas da região, como a vinícola Góes, a Santa Adélia e a Bella Aurora. Todas podem ser visitadas, com direito à degustação.
A maioria delas tem bons restaurantes com vista para os vinhedos e comidinha boa do interior.
É para um feriado semana santa tranquila, descansando, comendo e bebendo bem!
Veja aqui esse ótimo relato da Carol do Mapa Múndi Blog com um roteiro em São Roque.
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Villa Rossa, Aconchego no Campo, Spazio di Garda.
Inhotim – Brumadinho
Ta bom, Inhotim é mais longe de São Paulo, mas acredito que com o rompimento da barragem e a tragédia que abalou a cidade, é hora de ajudar. Visitar a cidade e o museu são uma ótima maneira de contribuir! Incluí nessas opções de lugares para viajar no feriado de páscoa porque sei que é uma viagem incrível e mesmo que inclua um vôo, não sai tão caro.
Inhotim é o maior museu aberto do mundo e é tão maravilhoso que a gente até desacredita que está no Brasil. É um prazer andar pelos maravilhosos jardins enquanto visita as galerias de arte. Todo mundo precisa passar por lá ao menos uma vez na vida!
Pelo menos 2 dias inteiros são necessários para conhecer o museu tranquilamente, então é uma ótima pedida para o feriado de páscoa. Você ainda pode visitar um quilombo e descansar bastante.
Algumas pousadas bacanas por lá e ainda disponíveis: Nossa Fazendinha, Verde Villas, Vila Rica.
Veja todas as dicas de Inhotim aqui.
Acho que você já tem muitas opções de lugares para viajar no feriado de páscoa! E se quiser algo mais elaborado e a ajuda de uma agente de viagens super competente, mande um email para gamboa@gamboaviagens.com.br. Tenho certeza que a Gamboa terá uma seleção maravilhosa de destinos para o seu feriado na Semana Santa.
Você também pode alugar um carro para viajar com tranquilidade aqui na Rentcars e comprar uns bons livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a continuar trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!