Coimbra está no centro de Portugal e é acessível de trem ou ônibus tranquilamente. Cerca de 1h30 de Lisboa e do porto. Só é necessário ir de carro se quiser conhecer outras cidades próximas como Conimbriga ou Piódão. Na cidade ande a pé ou, se precisar muito, pegue um táxi, as distânicas não são grandes. Se precisar, há ônibus circulares para toda parte.
A Quinta das Lágrimas é uma pousada Relais e Chateux com restaurante com estrela guia Michelin e preço acessível. Próximos à estação de trem, na rua Abel Dias ficam o Vila Galé Coimbra e o Dona Inês Coimbra, ambos ok. Já os hostéis Serenata Hostel Coimbra – Largo da Sé, 21-23 e o Guesthouse Casa Pombal – Rua Flores, 18, ficam no centro do agito e das repúblicas de estudantes.
As cantinas universitárias podem quebrar um galho para os mais desprevenidos ou ajudar a se enturmar. O restaurante da Quinta das Lágrimas tem estrela Michelin. O Trovador é um clássico no Largo da Sé, com comida regional. Já o Zé Manel dos Ossos é estilo tasca e com comida ainda mais regional
.
O lugar imperdível de Coimbra é a Universidade, claro.
A compra de Coimbra é de “cenas acadêmicas”: livros, emblemas, pins, eventualmenta capas e cartolas. Não esqueça um CD de fado de Coimbra , mais instrumental. O shopping ForumCoimbra é ótimo e do último andar ainda tem vista panorâmica!
Cidade universitária, cheia de tradições e gente do mundo todo, Coimbra é um caldeirão! Ande pelas ruazinhas e descubra arte, muita música e literatura de montão .
Pare numa loja de cenas acadêmicas e traga um emblema, pin ou, quem sabe, uma capa negra. Centenas de livros também enchem os olhos pela cidade.
O Rio Mondengo é bonito e tranquilo e a cidade abriga um dos Jardins Botânicos mais bonitos do país, projetado pelo Marquês do Pombal. Ainda tem os belos jardins da Quinta das Lágrimas!
A cidade tem morros que não acabam mais e muitos deles oferecem bela vista do pôr-do-sol. Uma delas com certeza é no Penedo da Saudade !
A noite em Coimbra é agitadíssima de segunda a quinta e agitadinha de sexta a domingo, já que muitos estudantes voltam para a casa dos pais nos finais de semana. O clássico Bar da Associação Acadêmica de Coimbra (BAAC) entre a Praça da República e a Rua Padre Antono Vieira é foco de estudantes, claro. No Fado ao Centro, na rua Quebra Costas, nº 7 você pode acompanhar uma legítima tuna do fado de Coimbra. Na mesma rua no º 45-49 fica o simpático Quebra. Ainda na linha música ao vivo o À Capella fica colado à capela da Nossa Senhora da Vitória, na rua Corpo de Deus.