Elliot Erwitt – e a arte do humor
Toda vez que vejo essas fotos do Elliot Erwitt lembro da minha entrevista na escola de inglês quando cheguei no Canadá.
A entrevistadora fez os testes de nível e perguntou em que eu queria focar meu estudo: conversação, gramática, narrativa… Minha resposta foi automática: eu quero conseguir ironizar em inglês!
Ela ficou meio surpresa, mas entendeu: entre outras coisas, me colocou em uma aula de improvisação.
Eu já tinha um nível razoavelmente avançado, mas não conseguia ironizar. Perdia tempo encontrando as palavras em inglês, construindo a frase com a sutileza do sarcasmo e quando eu finalmente conseguia pôr pra fora meu comentário, o timing da piada já tinha passado.
Hoje, quando vejo essas fotos, sonho em um dia estar andando em NY ou Paris com a câmera na mão e encontrar uma cena dessas.
Ai lembro que não bastasse estar no exato momento e no exato local em que a cena acontecesse, eu teria que escolher o enquadramento, o ISO, o WB, a velocidade, o diafragma, me posicionar e ainda por cima acertar o foco. Rá! Parece um milagre!
Ai você me diz que eu posso montar a cena ou desenvolver habilidades de edição… (Juro que a primeira vez que vi, achei que a foto das pernas do cachorro era edição! Tão tolinha….)
Eu sei, né? Mas ai, além de lembrar de fazer tudo aquilo ali, eu preciso ainda ter criatividade para imaginar a cena e desenvoltura para dirigir os participantes. Pena que não continuei nas aulas de improvisação quando voltei pro Brasil!
Mas sigo estudando, quem sabe um dia né? ;)
Você pode saber mais sobre o fotógrafo (que de quebra é uma figura) ou ver mais fotos no site dele www.ellioterwit.com, só coloquei aqui algumas das que mais gosto!