Coronavírus e Viagens: É Hora de Ficar em Casa!
Coronavírus e viagens: já sabe o que fazer? Claro que você já ouviu falar do coronavírus e já sabe tudo o que tem que fazer para evitar a sua propagação. Certo? Já deve ter percebido também que simplesmente não dá para viajar agora e que é hora de ficar quietinho em casa seja ela onde for nesse momento.
Bom, se não percebeu ainda, sorry ser a portadora dessa triste notícia, mas você precisa adiar sua viagem. Não dá para viajar agora, nem mês que vem. Eu nem recomendo marcar nada nesse ano até termos mais clareza e segurança. Na verdade não se sabe ao certo quando vai dar para viajar novamente.
Tudo está mudando muito rápido, cada dia temos uma novidade sobre fechamento de fronteiras, quarentenas, cancelamentos de rotas aéreas e assim por diante. Esse não é o momento de ficar pensando se dá pra ir ou não dá. Não dá, amigo, não dá. Ponto final.
É evidente que todo mundo que trabalha com turismo, inclusive esse blog aqui, já está sentindo as dores dessa paralisação, com a perda de receita e a ansiedade que esse mar de incertezas causa.
Por isso mesmo, estou falando aqui em adiar e não em cancelar sua viagem. Ajude os profissionais do turismo a se manterem, ajude-os a levantar tudo de novo quando essa pandemia passar porque, acredite, vai passar, só precisamos ter calma, respirar fundo e esperar. O que não nos impede de continuar sonhando em viajar, é claro!
Corona Váaairus e as restrições nos diversos países
Não é a toa que Cardi B estava atordoada com o corona váááírus! O bicho pegou de uma tal maneira que o mundo virou uma grande brincadeira de dominó, com um caindo sobre os outros simbolizando bem o fechamento das fronteiras e a restrição de viagens que foram acontecendo seguidamente nos últimos dias.
A Europa está com fronteiras fechadas no Espaço Schengen, EUA restringiram cidadãos de alguns países, na América do Sul os países estão fazendo um lockdown meio desordenado e na Ásia, claro, onde tudo começou, também tem quem não possa entrar e quem não possa sair. Um fuá.
Por isso mesmo, repito: adie, a hora é de ficar em casa. Até porque há riscos de ficar sem ajuda num país estrangeiro, em outro estado longe de casa e o que é pior, está uma tarefa hercúlea conseguir um vôo.
É sempre um peso no coração adiar ou cancelar uma viagem, principalmente aquelas que foram muito sonhadas, mas tudo é uma fase. Vai passar! Vamos ter chance de conhecer tudo o que quisermos depois, se todos tivermos consciência de que esse momento é de isolamento em casa e fizermos nossa parte.
@iamcardib lettin’ y’all know sh!t real out here 😩. Y’all know I had to get ignant w/ a Beat 😎🚀 • {Remixed By Me‼️}
(P.S.: Watch out for the bro @elitelife_kd I hope he got it wit all dat coughin’ and shit 👀🤣😷😷🦠)#iMarkkeyz #coronavirus #shitisreal pic.twitter.com/IjHbzOMtvG
— DJ iMarkkeyz (@iMarkkeyz) March 13, 2020
Adiar a viagem por causa do Coronavírus? Como que fazzzz?
Nessa altura do campeonato, você já deve estar até cansado desse assunto coronavírus e, sinceramente, tanta gente já escreveu tanta coisa e bem melhor do que eu escreveria, que não vou aqui repetir todo mundo nem vou ficar te apresentando quem é covid-19, como que aconteceu a pandemia e como se prevenir.
Você só precisa abrir qualquer site de notícias para receber uma enxurrada de informações. Se ainda tiver dúvidas, seja sobre como se comportar, medicamentos, tratamentos e o que mais for, esquece o whatsapp e os blogs e vá direto aos sites ou aplicativos do Ministério da Saúde, onde as informações são reais e oficiais.
Mas vou deixar aqui os links para as explicações sobre tudo o que você precisa saber para adiar, se for mesmo necessário, cancelar sua viagem que já estava marcada ou, em último caso, o que você deve fazer se sua viagem for inadiável nesse momento. Vem junto!
Aqui nesse post do 360 Meridianos que tem bastante informação sobre as restrições em vigor nos países por causa do corona vírus e outros dados mais detalhados que vale a pena ler para já pegar um quadro geral.
Passagens aéreas em tempos de Coronavírus
A situação das companhias aéreas nesse momento é tensa. Rotas canceladas, vôos cancelados, vôos vazios e ninguém sabe nem o que vai acontecer daqui a meia hora.
Eu sei que os valores das passagens aéreas são altos e geralmente pesam bastante no orçamento da viagem, então é hora de ficar atento às possibilidades.
A ANAC determinou algumas regras gerais para as companhias que atuam no Brasil a fim de facilitar as remarcações, mas os cancelamentos estão seguindo as regras de cada empresa. O ideal é verificar como estão sendo feitas as remarcações e cancelamentos na empresa que você comprou.
A maioria delas flexibilizou a remarcação sem custo, mas se houver diferença no valor da tarifa, a mesma deve ser paga. E algumas também não estão cobrando taxas de cancelamento.
De qualquer maneira, para os países que restringiram a entrada, está bem mais fácil cancelar a viagem sem custo algum.
Veja aqui esse post bem completo sobre o coronavírus e passagens aéreas do Sundaycooks, com detalhes sobre políticas, vôos e até os contatos das companhias aéreas.
Passagens terrestres quando o Coronavírus ronda
Em geral é bem mais simples e barato cancelar ou remarcar passagens de trens ou ônibus, ainda que internacionais. Geralmente o prazo de cancelamento vai até poucos dias da viagem e em alguns casos, horas antes do embarque.
O que pode ser um pouco mais difícil é o contato com as empresas para pedir o cancelamento, mas hoje em dia é raro não encontrar uma forma online de comunicação.
Mais uma vez, nos países que estão com fronteiras fechadas esse processo de adiamento ou cancelamento está bem mais simples, nos demais pode dar uma certa canseira.
Vários viajantes que estão em lugares mais remotos como no interior de países sul americanos ou países mais fechados como o Myanmar têm relatado dificuldades com os transportes terrestres, com empresas impedindo o transporte de estrangeiros, por exemplo. Não vá para esses recônditos agora e, se estiver num deles, rume para uma capita próxima.
Veja, se sua viagem não for imprescindível, mesmo aqui no Brasil, desencane! Estão circulando muitas informações sobre Estados tentando diminuir a circulação de pessoas entre eles e tudo pode parar a qualquer momento. Não corra riscos de ficar a pé à toa.
Cruzeiros – sem chances com o coronavírus!
Como alguns cruzeiros tiveram um desenrolar fatídico por causa do coronavírus, especialmente aquele que ficou em quarentena no Japão com centenas de infectados, os cruzeiros foram os primeiros a entrar na mira dos cancelamentos.
Infelizmente, é mesmo hora de adiar sua viagem de navio. Muitos países estão proibindo o atracamento dos cruzeiros e até o Brasil proibiu, embora depois tenha voltado atrás.
A verdade é que num ambiente mais fechado como o dos navios, o contágio pode realmente ser problemático.
Muitas empresas já estão cancelando os próximos cruzeiros e disponibilizando créditos para uma viagem futura, verifique com a sua.
Ainda que a empresa que você contratou não esteja cancelando no momento, ou esteja cobrando alguma taxa ou não aceite devolver o dinheiro, entendo que deve ser fácil obter uma decisão favorável para este caso, se for necessário ir ao Procon ou recorrer à Justiça.
Veja aqui as informações de empresas como Costa e MSC Cruzeiros.
Também estão sendo paralisadas diversas travessias pelo mundo de balsa, ferry boat, entre outros, então necas de desbravar os mares, exceto se tiver o próprio barco.
Hospedagem – O que fazer com as reservas do Booking, Airbnb ou mesmo as diretas?
Tanto o Booking quanto o Airbnb, assim como outros sites de reservas de hospedagem, possuem opções que possibilitam o cancelamento grátis, e alguns que não permitem.
Na grande maioria das reservas feitas pelo Booking o cancelamento gratuito é garantido, então é só clicar em cancelar no site ou no e-mail da reserva. Atente-se apenas ao prazo que a sua reserva estabelece para o cancelamento gratuito.
De qualquer forma, o Booking declarou situação de Força Maior e recomendou que os parceiros facilitem cancelamentos e adiamentos sem custo para todos os casos. Se a sua reserva não tinha cancelamento gratuito, será necessário entrar em contato e negociar.
Já o Airbnb deu orientação similar, mas focada nas áreas afetadas ou em pessoas que por conta do Covid-19 não poderão viajar. Bom, como agora o mundo todo praticamente é área afetada, acho que essa regra está bem abrangente, mas será necessário entrar em contato e solicitar, não é automático.
Outras plataformas de reserva estão seguindo as mesmas condições.
Se você realmente precisa viajar, precisará buscar informações sobre outra questão, que é o aceite de novos hóspedes, pois várias cidades fecharam hotéis e outras proibiram o recebimento de novos hóspedes. São Paulo, só para citar um exemplo, está nessa última categoria e cidades do litoral paulista fecharam tudo.
Seguro Viagem – Remarcações e Coberturas
A maioria dos seguro viagem estão facilitando a remarcação e o cancelamento dos seguros que ainda seriam utilizados futuramente.
Por outro lado, para quem está em viagem, a situação é um pouco mais complexa.
Com exceção da Assist Card, que garante atendimento total para os casos de coronavírus em viagens, as demais seguradoras seguiram as apólices, que excluem cobertura de pandemia.
Isso significa que, até o diagnóstico de covid-19 o viajante está coberto e será atendido normalmente, mas a partir do diagnóstico, o atendimento será direcionado para o governo local. O seguro mantém o apoio e acompanhamento, mas os custos, se houver, deverão ser pagos pelo segurado, inclusive da repatriação, se for necessária.
O melhor mesmo é voltar para casa e ficar na moita.
Aluguel de Carro, Coronavírus e viagens
Locadoras de veículos normalmente tem condições bem razoáveis para cancelamentos, mesmo em tempos normais.
Seguindo as empresas dos demais meios de transporte, muitas locadoras estão flexibilizando ainda mais as remarcações e cancelamentos, especialmente nos locais com restrição total de viagens, as “zonas vermelhas”.
Porém, considerando que essa é uma forma de locomoção que tem o menor contato com outras pessoas, o que é fundamental para evitar a propagação do coronavírus, as locadoras tem se empenhado mais em comunicar que estão redobrando os cuidados com a higienização dos carros e que as locações serão mantidas para aqueles que precisem.
Se sua viagem é inevitável, realmente acho que o carro alugado é a opção que mais se encaixa na recomendação de isolamento.
Passeios, Tickets e Entradas Já Comprados
Aqui, a mesma história. Onde o acesso foi fechado, está simples cancelar ou adiar passeios e tickets já comprados, assim como cancelar.
Onde o acesso está liberado, é mais complicado, mas é tudo uma questão de comunicação. A maioria dos parceiros que comercializam os tickets e passeios estão atuando para mitigar todos os prejuízos.
Lembre-se: adiar ao invés de cancelar ajudará bastante a retomada do turismo quando tudo passar!
Aqui nesse post do Coisas de orlando, só para dar um exemplo, tem todo o passo a passo para ter reembolso das atrações da Disney.
Compras com Agência – Pacotes ou avulsas
Se você planejou alguma parte da sua viagem por intermédio de uma agência ou se comprou um pacote, deverá entrar em contato com a agência para obter informações sobre como cancelar ou adiar e eles deverão realizar as ações por você.
As agências seguem as mesmas regras de seus fornecedores, ou seja, os custos de adiamento ou cancelamento serão os mesmos adotados pelos hotéis, companhias aéreas, seguradoras e locadoras que já citei acima.
Mas tenha em mente que todos seguem o Código de Defesa do Consumidor e que, se a viagem é impossível por conta da pandemia, não deveria ser cobrado nada e sempre haverá a opção de pedir ajuda aos órgãos de defesa do consumidor e à justiça em caso de abuso.
Mais uma vez o pessoal do Sundaycooks trouxe informações mais detalhadas sobre as possibilidades de cancelamento e reembolso de viagens aqui nesse post.
E no lugar da viagem, quarentena!
Já sabemos o que fazer no lugar da viagem adiada ou cancelada pelo coronavírus: quarentena. Mantermos o isolamento agora é fundamental para a pandemia acabar o quanto antes. Até te deixo com umas dicas de livros sobre lugares para viajar.
Muita gente fica nervosa com a ideia de ficar em casa, mas eu, que muitas vezes sonho com o dia da semana em que posso acordar e não fazer literalmente nada: não ter que sair, nem falar com ninguém, nem nada que não seja o que me der na telha, fico até que tranquila.
Claro, todos estamos nos sentindo inseguros, temos medos, mas é tudo preocupação e essa, como o próprio nome diz, é a pré-ocupação da mente, é pensar sem parar em algo sobre o que não temos controle.
Tente relaxar. Não se sinta obrigado a fazer nada nesse período. Se quiser e puder ficar deitado de pijama o dia todo, tudo bem! Se quiser ver mil séries ou estudar, tudo bem também.
A gente não é obrigado a produzir o tempo todo, a gente não é obrigado a se exercitar, a gente não é obrigado a fazer alguma coisa o tempo todo. O nadismo também é divino.
Também somos livres para não gostar do nadismo nem de ficar em casa. Sei também que nem sempre a convivência é fácil, mesmo com quem amamos, mas parece que o mundo quer que a gente aprenda um pouco sobre isso. Que a gente aquiete, exercite o respeito, se reinvente.
Se ficar ansioso, nervoso, entediado, triste, simplesmente se desconecte de tudo, saía das redes sociais, desligue a tv e respire fundo várias vezes.
Tente se acalmar e pensar o seguinte: que sorte a termos um lar para nos proteger, pessoas que amamos e com as quais podemos falar, seja pessoalmente ou de longe, mesmo com as dificuldades, sejam físicas ou financeiras, estamos formando uma linda corrente de ajuda.
Vamos tirar esse tempo para olhar para dentro, olhar ao redor e jamais esquecer de olhar para os outros que vão precisar do nosso cuidado, nossa atenção e também da vibração dos nossos pensamentos mais iluminados.
Você não está nem estará sozinho e tudo VAI PASSAR!
Cuide-se e continue sonhando com esse mundão!
Gostou do post? Então compartilha!