Cervejarias artesanais novas tem surgido com frequência em São Paulo para alegria de quem quer beber cervejas especiais e valoriza a degustação de cerveja artesanal local. Aqui nesse post trago uma lista com 10 lugares perfeitos para tomar cerveja artesanal em SP e ainda saborear carnes, petiscos e burguers deliciosos.
Anota aí!
Cervejarias Artesanais – Para Beber Cervejas Especiais Excelentes
Nos últimos anos a degustação de cerveja artesanal bombou aqui em SP. Não apenas passamos a ver cervejas artesanais nas prateleiras de bares e restaurantes, como também surgiram bares especializados e várias microcervejarias. Sem nem mencionar os cervejeiros caseiros!
A hegemonia das grandes empresas acabou e hoje muita gente prefere apenas beber cervejas especiais. Não é para menos! As cervejarias artesanais conseguem reproduzir as receitas clássicas, mas também apostam em novas receitas com toques regionais.
A criatividade não gera apenas cervejas deliciosas, está presente também em nomes muito loucos, rótulos caprichados e combinações com nossos petiscos favoritos.
Com o crescimento do público também apareceram vários bares especializados e cervejarias do mundo todo como o pioneiro Empório Alto de Pinheiros, a Delirium, a 3 Brasseurs, a Goose Island, a Brewdog, entre outros.
Mas o que eu gosto mesmo é de ver os cervejeiros locais, aqueles que são nossos vizinhos e amigos e se aventuraram nesse mundo do lúpulo e do malte com a coragem de abrir suas próprias fábricas. Para mim, os bares onde é servida a cerveja produzida no próprio estabelecimento, conhecidos como brewpubs, tem mais graça quando são locais, de gente como eu e você e meus amigos.
Não é que eu não goste de beber cervejas especiais num desses lugares maiores e super famosos, mas a vida aqui em SP já é tão corrida e de tantas batalhas que eu me sinto melhor em sentar num lugar que me dê mais a sensação de estar no quintal de uma casa e dar aquela força para quem ousa arriscar num pequeno negócio.
O mais legal? As opções são muitas e todas ótimas!
Onde Tomar Cerveja Artesanal em SP
Então vamos à lista das 10 cervejarias artesanais em SP que valem a visita na minha modesta opinião: produção local, ambiente agradável e bons comes!
1- Avós Cervejaria
Tem como ser mais pessoal do que uma cervejaria chamada Avós? As cervejas são todas da Vó Maria: Vó Maria e seu lado zen, Vó Maria – a baixinha porreta e Vó Maria in concert, além de outras sazonais.
O espaço de degustação da cerveja artesanal da Avós é bem pequeno, mas é tudo aquilo que acabei de dizer: o térreo de uma casa octogenária com carinha lá de casa. O foco ali é você levar seu growler para encher e levar para casa, mas dá para provar os produtos com um amendoim e um tremoço. Tá ótimo, né?
Onde: Rua Croata, 679, Vila Ipojuca.
Funcionamento: De Quarta à Sexta, das 17h30 às 23h, Sábados das 12h às 20h.
2- Capitão Barley
A Capitão Barley é um brewpub que tem cervejas próprias e engarrafadas nacionais e importadas e é um dos mais legais dessa lista.
Outro lugar com uma área externa que mais parece o quintal de casa, está sempre cheio de gente simpática que gosta de um bate papo e de beber cervejas especiais.
O cardápio para acompanhar as cervejas é ótimo e inclui porções e sanduíches super bem servidos. Aos domingos e segundas a cozinha fecha, mas food trucks parceiros estão sempre por lá para ninguém ficar com fome!
Onde: Rua Cotoxó, 516, Pompéia.
Funcionamento: de Segundas a Sextas das 17h às 23h30h, Sábados das 12h às 23h30he Domingos das 14h às 22h.
3- CASP – Cerveja Artesanal São Paulo
Atualização ago/21: infelizmente a CASP não resistiu à pandemia e fechou as portas. :(
A proposta do CASP é simples e certeira: cerveja artesanal e churrasco. Dos lugares para beber cerveja artesanal em SP, esse é aquele em que você pode sentar e esperar uma bela peça de carne assar na hora. E para quem não gosta de nada disso, tudo bem: tem legumes na brasa, massas e drinks.
Um extra bacana dessa cervejaria artesanal: é pet friendly! Pode levar o dogão com você e ficar tranquilo bebendo sua cervejinha.
Onde: Rua Paracuê, 141, Sumaré.
Funcionamento: De Terças a Quintas das 17 às 23h, Sextas das 17h às 00:30 e Sábados das 13h ás 00:30h.
4- Cervejaria Nacional
De todas essas opções para tomar cerveja artesanal em SP a Cervejaria Nacional é a que mais destoa do estilo mais “lá de casa” que eu gosto.
Na verdade a Cervejaria Nacional é mais parruda, tem um espaço enorme em área nobre e faz vários eventos corporativos, mas mantive na lista porque continua sendo um ótimo lugar de degustação de cerveja artesanal totalmente local de qualidade e com comida brasileiríssima de primeira.
Além de serem gostosas, as cervejas da Nacional tem uma pegada de lendas folclóricas que acho super divertida: você pode beber a Y-Iara Pilsen, Mula (sem cabeça) IPA, Kurupira Ale e a minha preferida, a Sa’Si Stout, além de outras sazonais.
Abre para almoço com pratos completos (no sábado tem feijoada) e no happy hour e à noite tem petiscos como caldo de feijão, pastel de costelinha, queijo coalho, pão de malte e, claro, carnes e burguers.
Onde: Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros.
Funcionamento: De Terça a Quinta das 17h00 às 00h00, Sextas das 12h00 às 15h00 e 17h00 às 01h00, Sábado das 12h00 às 01h00 e Domingos das 12h00 às 18h00.
5- Dogma
A Dogma é uma cervejaria artesanal que surgiu de outras 3 outras que já existiam e foi considerada nos últimos anos a melhor cervejaria brasileira pela RateBeer. Já viu que a coisa é boa, né?
Eles tem algumas cervejas fixas como a Cafuza e a Touro Sentado, várias sazonais como a Cupcake, uma sweet stout com coco, baunilha, cacau e avelã e outras colaborativas que só podem ser consumidas lá na Tasting Room deles, que fica num antigo galpão de carros em Santa Cecília.
Eles estão servindo algumas porções veganas como batata, polenta e mandioca e outras com carne como meatball, há sempre food trucks para complementar a degustação de cerveja artesanal e, além disso, é permitido pedir qualquer delivery e comer no local. Sem desculpas para não conhecer a Dogma e tomar cerveja artesanal em SP!
Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque
Terça a Sexta das 17h às 22h30, Sábado das 12h às 22h30 e Domingo das 14h às 20h30
6- Escambo
A Escambo era um hostel que queria ter boa cerveja e comida para seus hóspedes e abriu um pequeno salão para servir suas alquimias.
O sucesso foi grande e hoje as alquimias dominaram o espaço, que deixou de ser hostel, mas continua acolhendo a todos com delícias e alegria.
O cardápio e a programação variam. Você pode chegar lá e dar de cara com um choripan de javali, um assado de tira ou um festival de ostras e se der sorte ainda pega um som ao vivo.
Onde: Rua Coronel Oscar Porto, 33 – Paraíso.
Funcionamento: De Terça a Sexta das 12h às 15h e das 18h às 23h, Sábado das 12h às 23h e Domingo das 14h às 18h.
7- Ideal
Esse ano fui num bloco pós carnaval que se concentrou em frente à cervejaria Ideal e acabei conhecendo mais esse ótimo lugar para tomar cerveja artesanal em SP!
A casa tem varandinha para quem quer ficar ao ar livre e muito espaço com vista para a fabricação das ótimas cervejas.
Mas o que realmente me atraiu foi o cardápio de comidas para se deliciar enquanto bebe: muitos petiscos, linguiças preparadas na cerveja, feijoada e parmeggiana. Delícia, não é mesmo?
Onde: Min. Ferreira Alves, 203 – Pompeia.
Funcionamento: De Terça à Sexta das 18h às 0h e Sábado das 12h às 0h.
PS: Infelizmente a Ideal fechou agora em setembro de 2019. Sentiremos saudades!
8- Kinke Cervejaria
A Kinke Cervejaria é outro ótimo lugar para tomar cerveja artesanal em SP que fica aqui nos lados da Pompéia. A empolgação dos 5 (kinke) amigos cervejeiros que comandam essa cervejaria artesanal é tanta que só pode sair coisa boa.
É outra Tap Room pequena, mas aconchegante. Como o bairro pede.
Eles não tem cozinha, mas sempre tem uma porçãozinha de amendoim, salsichas alemãs ou torradas com patê, naquele bom esquema de “encontro de amigos”. E se você quiser, pode pedir algo para ser entregue e consumido lá enquanto você degusta a sua cerveja.
Onde: Rua Venâncio Aires, 1091 – Pompeia
Funcionamento: De quarta à sexta das 17h às 22h30, sábado das 14h às 22h30 e domingo das 14h às 19h30
9- Tarantino
A Tarantino é uma das mais novas cervejarias artesanais em SP e já chegou com tudo.
Num galpão bem espaçoso eles estão construindo uma fábrica lindona e, enquanto isso, o espaço recebe food trucks, grafiteiros e artistas musicais para alegrar o ambiente enquanto o público experimenta as cervejas artesanais da casa. Você mesmo se serve nas torneiras!
A Tarantino não tem nada a ver com o diretor de cinema, mas assim como sempre contamos com bons filmes dele, pode estar certo que as cervejas aqui são ótimas. Vale o rolezinho até o Limão!
Onde: Miguel Nelson Bechara, 316 – Limão.
Funcionamento: Sexta das 17hs às 22hs, Sábados das 14hs às 22hs e Domingos das 14hs às 20hs.
10- Trilha
A proposta da Trilha é ter uma produção pequena e sempre em transformação. Segundo eles, repetir sempre a mesma cerveja não tem graça.
Espere então beber cervejas especiais e diferentonas. A Tap Room da Trilha é pequenininha, mas onde mais você senta numa cadeira de praia na calçada, é atendido com sorrisos e ainda pode levar seu catioríneo? Adoro o esquema.
Eles não tem cozinha, mas sempre tem food trucks por lá e a minha amiga Thais do Mulheres Viajantes promove várias visitas só para mulheres com degustação de cerveja artesanal da Trilha, aproveite para conhecer!
Onde: Rua Apinajés, 137 – Perdizes.
Funcionamento: De Terça à Sex das 17h às 23h, Sábado das 12h às 23h e Domingo das 12h às 22h.
Degustação de cerveja artesanal
Além de experimentar os vários tipos de cerveja nos locais que já indiquei, há muitas outras oportunidades de fazer uma caprichada degustação de cerveja artesanal em SP.
Em março costuma rolar o Mondial de La Biére, com mais de 80 cervejarias de todo o Brasil participando.
O Memorial da América Latina recebe o Festival da Cerveja Artesanal em junho, com muita cerveja por até R$ 10,00. Sempre rolam festivais de comida simultaneamente, então é um mega evento para comer e beber bem.
Agora em 17 de agosto rola o IPA DAY, um evento que já é um clássico de Ribeirão Preto e agora chega à SP lá na Tarantino (com participação da Dogma e da Trilha também!). Todos ganham um copinho porque o evento é de torneiras livres, com vários rótulos de, claro, IPA, o tipo de cerveja artesanal preferido entre os brasileiros.
SP também tem há cerca de 3 anos a sua própria versão do Oktoberfest. Além de marcas grandes o evento tem várias cervejas artesanais.
Em dezembro rola o Slow Brew, que segue a linha do slow food ou, em bom português, a filosofia de viver a vida devagar, curtindo o momento. Tem até concurso de homebrews (cervejeiros caseiros)!
Bom, com todas essas dicas agora é só sair e curtir a cervejaria artesanal ou o evento que mais curtir em SP!
Ah, não esquece que, se beber, nada de pegar o carro para ir embora nem o celular pra mandar mensagem pros exs! ;)
Para terminar, deixo aqui para os cervejeiros amantes de viagem, esse post de onde comer e beber em Osaka, no Japão, em que contei tudo sobre a cena fortíssima da cerveja artesanal por lá, que tem até padroeiro!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!