Camps Bay é uma das mais conhecidas praias da Cidade do Cabo, junto com a Clifton Beach. Mas elas não são as únicas praias que merecem sua atenção. Aqui nesse post vou contar quais são as praias de Cape Town e da Península do Cabo, como aproveitar melhor cada uma, dar dicas de bares e restaurantes e como chegar.
Let’s have fun in the Cape Town Beaches? =D
Life is a beach! As águas geladas das praias de Cape Twon
Visitar uma das praias de Cape Town é programa obrigatório. O mar tem mil tons de azul que deixam o cenário espetacular e é complementado por bairros charmosos cheios de bares, restaurantes e detalhes.
Mas a vida não é essa moleza e é preciso contar que a água das praias de Cape Town é super gelada. Você precisará ser um bocado corajoso para dar um mergulho, embora aquele mar lindo te chame com seu canto de sereia.
Também preciso contar que na maioria das vezes a água é bem turbulenta, mais apropriada para surfe e outros esportes.
E ainda preciso lembrar que a África do Sul é lar de uma intensa fauna aquática, então convém ficar atento às sinalizações que podem indicar a presença sazonal desde de enormes águas-vivas como de tubarões! Se vir algo assim, não entre na água.
Os animais aparecem menos no lado do Oceano Atlântico, onde ficam as mais visitadas praias da Cidade do Cabo como Camps Bay e Clifton Beach, mas não deixe de se atentar.
Já na False Bay, do lado oposto da península do Cabo onde ficam, por exemplo, Muizemberg e Boulders Beach, eles são mais frequentes e os cuidados devem ser triplicados, embora sejam poucas as notícias de acidentes por aqui.
Depois disso tudo você deve estar pensando que não vale a pena pegar praia em Cape Town né? Pois bem ao contrário!
Continua sendo maravilhoso andar pela areia branquinha, sentir a brisa do mar, relaxar com os amigos e, num dia de sol quente, dar umas braçadas refrescantes. A praia é um estilo de vida e os sul-africanos sabem bem como vivê-lo, vá conferir!
Mais do que isso, as praias da Cidade do Cabo não são lindas apenas pelo azul celeste, também fazem um estonteante contraste com as montanhas do Table Mountain National Park ao fundo e pelo pôr-do-sol que é ali no mar, bem na frente das praias.
Dica final antes de prosseguir: leve sempre uma blusa quentinha. Venta muito em Cape Town e o tempo pode esfriar de uma hora para outra.
Leia também: Table Mountain National park – como visitar a Montanha da Mesa!
Praias da Cidade do Cabo
Agora que você já tem as informações básicas sobre as praias de Cape Town, vou te contar um pouco de cada uma delas para que você escolha como explorar.
Camps Bay Beach – Badalação e Pôr-do-sol Divino
A Camps Bay Beach é a praia mais conhecida e badalada de Cape Town.
Parte da fama vem do fato dela ser uma praia bastante acessível, bem próxima do centro, assim como a segunda praia mais famosa, Clifton Beach. Mas não é só isso.
A fama também vem da sua beleza: uma extensa faixa de areia branca com mar celeste, fundo de montanhas – os 12 Apóstolos – e pôr-do-sol frontal.
Todos esses atributos fizeram de Camps Bay um bairro nobre e os morros que sobem atrás dela são repletos de mansões maravilhosas.
Já na orla da praia, cafés, bares e restaurantes super descolados são o destino para o pós praia ou para quem prefere ficar apenas observando o movimento bem confortavelmente.
A galera do surfe costuma ficar na Glen Beach, que é um cantinho mais escondido do lado direito. As ondas são grandes, esteja avisado. Não esqueça de fazer um seguro antes de viajar, a gente nunca sabe o que vai acontecer, especialmente quem pratica esportes!
Tudo pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto!
Há poucos hotéis em Camps Bay e os que existem são super exclusivos como já contei aqui no post sobre Onde Ficar em Cape Town, mas se você quer curtir essa vibe da praia, vale a pena. O Pod e o The Bay são as opções.
A noite segue o dia e há baladas cheias de gente linda e música boa.
Camps Bay tem uma boa estrutura com banheiros limpos, chuveirões para tirar o sal ou se refrescar numa água menos gelada e é possível alugar cadeiras e guarda-sol.
Alguns restaurantes de Camps Bay são bem conhecidos por servirem peixes e frutos do mar perfeitamente preparados como o The Codfather (eu amoooo esse nome – Cod significa bacalhau!), um dos preferidos entre locais, ou o bem mais sofisticado Paranga.
Já o La Parada é um tipo de restaurante de tapas em que dá para experimentar pequenas porções de várias coisas e é um sucesso por ali.
No fim do dia, o Cafe Caprice com seus coquetéis exuberantes e DJs atrai a maioria dos jovens enquanto o sofisticado Leopard Bar tem uma vista espetacular e ótimos vinhos.
É possível chegar de carro – mas impossível estacionar – ou de táxi/uber, só que rola muito trânsito na área e pode sair caro. As formas mais fáceis de chegar em Camps Bay (e na Clifton Beach) é com o MyCiti (linha amarela ou azul – pesquise aqui o itinerário), o ônibus cujas linhas rodam todas as atrações turísticas da cidade, ou de bicicleta, que podem ser alugadas nas ruas.
Clifton Beach – Uma praia em quatro versões
Já a Clifton Beach é a vizinha de Camps Bay, igualmente conhecida e muito frequentada por locais e turistas. Essas duas são as praias da Cidade do Cabo que vemos lado a lado lá de cima da Table Mountain, lindíssimas.
O estilo é o mesmo de Camps Bay: mansões ao redor e estrutura na praia. Na verdade a Clifton é considerada por muitos a praia mais gostosa de Cape Town e é a preferida dos locais que sempre dão uma passada por ali depois do trabalho. Ê vida boa!
A Clifton Beach é dividida em 1, 2, 3 e 4, cada uma delas sendo uma pequena porção da praia que é separada da outra por algumas pedras.
Eu nem sabia dessa divisão das praias e fui visitando algumas, mas é um sobe e desce por entradinhas minúsculas, tem que procurar!
A primeira é mais local, bem pequena e o público é na maior parte surfista. O mar é bem turbulento nesse trecho! Provavelmente por isso costuma ser mais vazia.
Eu não soube identificar isso, mas os locais dizem que na segunda Clifton Beach o público é mais alternativo: gays, intelectuais, artistas. E também é uma praia para a prática de esportes, embora eu ache que não tem muito espaço para isso…
A terceira tem um público mais jovem e a quarta Clifton Beach é a maior e mais cheia. É aqui que ficam os poucos bares e restaurantes (é um bairro bem residencial), como o The Bungalow, que é o mais conhecido e serve pratos descomplicados com vista para o mar, mas não fica no pé da praia.
Talvez a melhor opção depois da praia é rumar para os bares e restaurantes de Camps Bay ou do Sea Point, mais tranquilo e do outro lado.
Pode ir em qualquer uma delas que você vai curtir!
Para chegar, veja as dicas de Camps Bay acima, são as mesmas.
Há algumas opções de hospedagem em Clifton Beach, a maioria apartamentos como o Clifton Beach, Sunset.
Llandudno Beach – a nova Queridinha
Essa praia é considerada uma jóia de Cape Town e tem ficado cada vez mais popular. A Lladudno Beach fica no subúrbio, já quase em Hout Bay, depois de Camps Bay.
Essa área, assim como Hout Bay e o resto da penísula do Cabo são meio que “a grande Cape Town”. Você não sabe bem quando saiu de uma cidade e entrou na outra, então vou incluir todas essas redondezas como praias da Cidade do Cabo aqui, ok?
Essa é uma praia bem grande, de areia branquinha em um pacato bairro e boa para surfe. Está quase sempre vazia, para quem gosta de sossego!
Não tem muita estrutura, é melhor levar sua canga e algo para comer e beber. Acho que vale a pena sair um pouco da rota para visitar essa praia, mas você precisará de um carro. Não vale a pena se hospedar aqui.
Na verdade as mesmas linhas amarela e azul do MyCiti que vão para Camps Bay e Clifton Beach tem uma parada mais ou menos perto de Llandudno Beach na Victoria Road, mas é preciso caminhar uns 20 minutos e a volta é uma bela subida.
Se quiser almoçar ou tomar uns drinks depois da praia, volte para Camps Bay rume para a Hout Bay, onde inclusive rola um ótimo mercado, conto abaixo. Ambas ficam a cerca de 15min de carro.
Há uma praia entre Llandudno e Camps Bay, a Ouderkraal, que os locais visitam quando querem fugir das multidões e fazer um churrasco (sul-africanos amam um churrasco e há sempre churrasqueira a beira mar), mas a praia é bem pequena e sugiro visitar somente se você tiver com muito tempo de sobra.
Hout Bay – Praia + um Mercado animado!
A praia de Hout Bay não é tão procurada quanto o seu famoso e delicioso mercado dos finais de semana, mas continua sendo um lugar ótimo para curtir. E dizem que está sempre cheio de focas!
A praia é longa, com espaço para caminhar, fazer esportes e relaxar, mas com areia mais dura. Por outro lado, Hout Bay é uma área residencial bem próxima de Cape Town, mas com um clima de interior, bem tranquilão.
É gostoso andar por lá e descobrir suas lojinhas, galerias de arte e os muuuuitos restaurantes. Tem opções para café da manhã, brunch, almoço, música no fim de tarde e jantar para todos os gostos: peixes, comida italiana, vegana, grega…
Algumas boas opções são: a Deli Delish para café da manhã e brunch, o Dunes Beach Bar, (local/peixes), Spiro’s (grego) para almoço ou jantar e tarde animada com música no Pakalolo (quem não lembra com carinho desse nome?).
Mas o grande lance é The Bay Harbour Market que rola em Hout Bay todo final de semana (sexta entre 17hs e 22hs, sábado e domindo entre 9hs e 16hs) com muita música, artesanato, roupas e outras coisas para comprar e milhares de barracas de comida e bebida.
A programação do mercado é intensa, sempre cheio de bandas tocando ao vivo que atraem locais e turistas. Não deixe de conhecer se tiver tempo!
Dá para chegar em Hout Bay com o MyCiti ou de carro. As linhas são as mesmas amarela e azul como da maioria das praias da Cidade do Cabo.
Boulders Beach – A colônia de pinguins
Uma das praias mais famosas que na verdade também está fora de Cape Town é a Boulders Beach. Embora seja possível pegar uma praia lááá no final dela, a Boulders Beach é quase toda uma reserva para os pinguins.
Vou contar melhor sobre essa visita em um post separado, mas basicamente a forma mais fácil de chegar à Boulders Beach é de carro, combinando com a visita ao Cabo da Boa Esperança e até Muizemberg, se quiser (já falo dessa outra praia).
É preciso pagar uma taxa na entrada da reserva, que é de 75R (cerca de 5USD) e você vai caminhando por passarelas entre milhares de pinguins que caminham pela areia, pelo mato e nadam nas pequenas baías formadas por rochas na praia.
A caminhada tem 2 partes e siga em frente até o final, onde há um trecho em que dá para pegar um sol e até nadar. Há pinguins na água e na areia sim, e você pode se aproximar, mas não toque nem alimente nenhum deles. A água é congelante, como eles gostam!
A praia fica pertinho de Simon’s Town, uma cidadezinha pequetita, mas simpática para uma visita e que tem vários restaurantes para um almoço bem servido, como o clássico Bertha’s e o de frente pro mar Seaforth. Aproveite os frutos do mar e peixes super frescos.
Não vejo razões para se hospedar nessa área, o ideal é ficar em Cape Town. Mas se quiser ficar mais perto dos pinguins, uma boa opção é o chalezinho Bosky Dell, que tem vista da colônia.
A melhor forma de visitar Boulders e Muizenberg (abaixo) é indo de carro, mas dá para chegar de trem, saindo da estação central de Cape Town. Esse trem chega direto em Muizemberg, mas para Boulders tem que descer em Simon’s Town e de lá pegar um táxi.
Eu não peguei o trem, mas algumas pessoas disseram que é meio perigoso e recomendaram comprar o ticket da primeira classe para ter mais segurança.
Eu imagino que seja como andar de trem nas grandes cidades do Brasil, sinceramente. Se você está acostumado aqui, acho que não terá grandes problemas.
Muizenberg – a praia das casinhas coloridas
Outra praia da Cidade do Cabo popular entre locais e turistas. É grande e tem areia branquinha, mas é conhecida mesmo pelas casinhas coloridas que são, na verdade, lugares para a galera se trocar e banheiros.
A praia fica na False Bay, portanto é preciso ter cuidado no mar, pois há maior incidência de tubarões. Aviso porque também é uma ótima praia para surfe.
Uma curiosidade: eu e meus amigos chegamos numas casinhas coloridas, descemos, tiramos fotos, mas não era Muizemberg. Era só uma prainha menor que fica antes (no sentido de quem sobe do Cabo da Boa Esperança) e que não tinha ninguém…
A linha do trem que citei acima passa bem próximo da praia, é super fotogênico, imagino que a viagem seja bem bonita, mas também foi um dos lugares em que vimos alguns avisos para tomar cuidado com furtos. Fique atento.
Mais uma vez, acho que não vale a pena a hospedagem por aqui, a não ser que você tenha um interesse especial na região. Mas se quiser aproveitar a praia ao máximo, opções bacanas são os apartamentos Surferscorner e Heavenly View.
Praias da Reserva do Cabo da Boa Esperança – Dias Beach, Buffels…
Em geral a visita ao Cabo da Boa Esperança é só isso: uma visita à esse ponto que acaba se estendendo ao farol e uma olhada ao redor.
Mas existem praias lindas na reserva onde fica o Cabo da Boa Esperança, como a Dias Beach, a Buffels Beach, a Maclear Beach e a Olifantsbos Beach. Ao chegar lá você vai vê-las e ficar pensando porque todo mundo passa batido. Foi o que aconteceu comigo.
Mas dá para passar o dia, especialmente na Dias e na Buffels e ter praias divinas praticamente só para você! As duas últimas praias são um pouco mais afastadas e pode ser legal dormir por lá se quiser explorar. Existe sim um chalé na reserva, veja aqui.
O Two Oceans é um ótimo (e único) restaurante que fica na praia aqui na reserva.
Na área de False Bay, há várias outras praias, mas ai elas já ficam um pouco mais longe para quem está de passagem, embora mereçam uma parada para lindas fotos. Como exemplo tem a Gordon’s Bay (caminho de quem vem pela Garden Route, não desvie do litoral!) e a Fish Hoek Beach.
Para o Cabo da Boa Esperança e False Bay eu realmente recomendo ir de carro. Dá para pegar o trem até Simon’s Town e depois um ônibus, mas vai demorar bastante.
Big Bay e Little Bay – Praias do Norte da Cidade do Cabo
Já no sentido de quem vai para o norte da Cidade do Cabo, há essa duas praias, a Big Bay e a Little Bay, que ficam numa localização também do subúrbio de Cape Town chamado Bloubergstrand
São lindas e bem conhecidas dos praticantes de surfe e kite surfe, mas a Little Bay é bem tranquila e mais vazia. As praias tem certa estrutura, mas leve sua canga!
De ambas as praias você tem uma vista de frente para a Table Mountain, mais ou menos como a que se tem de Robben Island, que fica na mesma direção.
É uma opção de hospedagem em Cape Town com vista bonita e preço um pouco mais acessível, mas é longe de todas as outras atrações. A maioria são apartamentos com vista da praia como o Portico 802 e o White Waves.
Nesta área tem um shopping grandão o Eden on the Bay e vários restaurantes, inclusive um Moyo (dentro do shopping), que é um famoso restaurante de comida local, mas se preferir algo mais tranquilo, vá ao Orca Café.
Já o Blowfish tem A vista da Table Mountain e serve comida japonesa. Pode valer bastante a pena num fim de tarde!
O MyCiti chega aqui com a linha roxa.
Bom, acredito que você já tem tudo para explorar as praias da Cidade do Cabo e arredores!
Have fun!
Curtiu o post? Então compartilha!