A Cachoeira do Macaquinhos é um dos lugares mais lindos que conheço e uma das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros que considero de visita obrigatória. Na verdade é um complexo de cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, um passeio de dia inteiro para ninguém botar defeito. Vem saber tudo sobre a trilha dos Macaquinhos e como aproveitar esse lugar encantador!
Um Complexo de Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
A Cachoeira do Macaquinhos é, como eu já disse, um lugar simplesmente fantástico.
Apesar de ser conhecida no singular, como “Cachoeira do Macaquinhos”, é um complexo de cachoeiras na Chapada dos Veadeiros que fica dentro de uma área particular.
São 10 quedas d’água que podem ser desfrutadas no trajeto de cerca de 4kms (em cada sentido), a maioria delas deslumbrante, deliciosa ou ambos.
Apesar de já ser um local bastante conhecido, não está entre os locais mais procurados na Chapada dos Veadeiros, não sei bem o motivo. Mas achei ótimo, pois foi um dos lugares mais vazios que visitei e pude curtir o dia por lá sem estresse nenhum.
Não é necessário contratar um guia. O acesso é fácil e bem sinalizado.
Eu optei por ir até a última e depois voltar parando nas demais cachoeiras porque eu sabia que o acesso às últimas tinha bastante subida e descida e não quis gastar muita energia antes de chegar lá.
Por um lado realmente valeu a pena focar nas cachoeiras do Encontro e da Caverna e no Poço do Jump, mas por outro, como essas eram as mais legais, quando cheguei nas primeiras desse complexo de cachoeiras não teve tanta graça.
Talvez você possa curtir um pouco as primeiras e deixar o melhor para o final. Ou simplesmente passar o dia numa delas.
Como chegar à Cachoeira do Macaquinhos
A maioria dos lugares na Chapada estão identificados no Google Maps e mesmo sem sinal, dá para encontrar o caminho. Já a Cachoeira dos Macaquinhos está com a localização errada e você até vai para o lado certo, mas vai parar no meio do nada.
Então sugiro seguir essas orientações: pegue a estrada no sentido Brasília e ande aproximadamente 16kms até a entrada que fica à esquerda. A partir dali a estrada é de terra e são cerca de 35kms até a entrada do Complexo de Cachoeiras do Macaquinhos.
Há placas de sinalização tanto na estrada principal, quanto na estrada de terra, basta ficar atento e seguir as indicações.
A estrada de terra é boa, mas pequena, portanto não corra e ande com cuidado. É acessível com carro normal até bem perto da entrada da Cachoeira do Macaquinhos.
Há uma placa indicando que a entrada está a 900m e sugiro fortemente que você estacione ali. A partir desse ponto é uma descida com muita areia e eu derrapei a pé e caí, imagine como vai o carro…
Dali a caminhada é curta, e embora a subida na volta seja intensa, ainda compensa evitar o perrengue de subir com o carro. Vi carros com 4×4 derrapando na subida, e é muito difícil se o seu carro não for 4×4.
Lembre-se que estará a muitos kms do socorro e do sinal de celular caso seu carro não suba de volta.
A Cachoeira dos Macacos ou Macacão, como também é chamada, é outro lugar e só é acessível de 4×4, cuidado para não se confundir!
No ponto mais alto da estrada, mais ou menos a 5kms de distância da entrada da Cachoeira do Macaquinhos, há um cruzeiro à direita de quem vai ou à esquerda de quem volta que é um lindo mirante de onde se vê até a Bahia.
Eu procurei, procurei o cruzeiro, mas a vegetação estava enorme e simplesmente não encontrei. Mesmo assim vale a parada ali para ver o pôr-do-sol. Inesquecível como todos na Chapada dos Veadeiros!
Aproveite e veja também Onde Ficar em Alto Paraíso.
Quanto custa a entrada em Macaquinhos – Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
Apesar das muitas indicações de que a Chapada dos Veadeiros tem passeios baratos, muitos lugares aumentaram os preços numa tentativa de conter o turismo desenfreado e ao mesmo tempo, se manter.
Esse aumento também aconteceu nesta cachoeira da Chapada dos Veadeiros e eu até achei um pouco cara a entrada, que custou R$ 30,00 por pessoa.
Lá na entrada da Cachoeira do Macaquinhos, há um banheiro, um pequeno bar com algumas bebidas e lanches para você levar para a trilha e só. Mas admito que, sendo um rolê de dia inteiro e simplesmente deslumbrante, vale a pena pagar.
Além disso, a trilha está muito bem cuidada, arrumada nos trechos mais difíceis para deixar a vida mais fácil, sinalizada e tem até uma ponte!
Também há um camping, que custa R$ 60,00 por dia por pessoa. A estrutura é bem simples, mas para quem ama imergir na natureza, é ótimo. Você fica lá no meio do mato, com todo o céu do cerrado só para você, sem interferência de iluminação e pode curtir as diversas cachoeiras do complexo à vontade.
Só não esqueça o repelente. Sério mesmo.
Como é a Trilha dos Macaquinhos
Depois de enfrentar a estrada, pagar a entrada e papear um pouco com o um pouco rude, um pouco simpático dono da Cachoeira do Macaquinhos, é hora de seguir pela trilha.
A trilha toda, como já contei, tem 4kms em cada sentido. A caminhada não é tão difícil nos 2,5kms iniciais e as cachoeiras estão próximas da trilha, que vai margeando pela direita o Rio Macaquinhos, com as cachoeiras à esquerda.
Os 1,5kms finais são de descida e tudo que desce, tem que subir, né? Mas tem que ir até o final, pois as últimas cachoeiras são simplesmente divinas.
A trilha já vem numa descida, mas você terá que descer ainda mais para chegar a cada uma delas e depois subir para ir de uma para outra, então acaba sendo um pouco mais puxado.
Não chega a ser difícil e nem exaustivo, mas considerando a caminhada, o esforço entre mergulhos e braçadas, dá uma certa canseira e acho que você vai perder muito se não dedicar um dia todo para a Cachoeira do Macaquinhos, pois não terá tempo de ver tudo e muito menos de descansar um pouco e curtir tranquilo.
Leve um bom lanche para passar o dia na Cachoeira do Macaquinhos e recuperar as forças, além de bastante água e filtro solar.
Vi algumas pessoas fazendo a trilha de Macaquinhos de chinelo porque fica bem mais fácil de entrar e sair das cachoeiras sem precisar secar o pé e colocar tênis, mas eu não aconselho.
Além de ser mais cansativo andar de chinelo, há muitas pedras soltas, areia fina que faz a gente escorregar, e um trecho, na chegada ao Poço do Jump, que é descida numas rochas pontudas que tem tudo para machucar o pé.
Eu sempre prefiro caminhar de tênis porque sempre que vou de chinelo volto esfolada e acho a trilha dos Macaquinhos propícia para se machucar.
Não é tão difícil assim por e tirar o tênis, vai? Mas você quem sabe!
Como visitar a Cachoeira do Macaquinhos
A Trilha dos Macaquinhos vai margeando o rio e você vai vendo a indicação das cachoeiras, de 1 a 10:
- Banho dos Macacos
- Poço Sereno
- Cachoeira da Lunna
- Cachoeira Banho Pelado
- Poção o Jaracuçu
- Poço do Jump
- Cachoeira da Luz
- Cachoeira da Caervna
- Cachoeira do Encontro.
Eu optei por andar direto até a Cachoeira do Encontro e depois voltar parando nas demais, mas acho que nesse complexo de cachoeiras da Chapada dos Veadeiros é mais legal seguir a ordem natural mesmo.
O Banho dos Macacos, Poço Sereno, a Cachoeira da Lunna e a Cachoeira da Pedra Furada não são tão impactantes com relação à beleza, mas ainda são lugares bem gostosos para relaxar, tomar sol e curtir aqueles buracos nas pedras que formam hidromassagens e alguns escorregas, sem falar na vista.
Ande um pouco, desvende os cantinhos e você vai se surpreender! Essas primeiras são ótimas para quem está com crianças porque são de fácil acesso e tem poços gostosos.
A cachoeira do Banho Pelado é, literalmente, uma cachoeira para tomar banho pelado. Uma cachoeira de nudismo sim senhor. E estava cheia.
Ela fica mais escondidinha, tem uma bela descida da trilha até lá, então os peladões não ficam expostos para a galera que vai passando pela trilha. E quem não quer ver gente pelada, também não vê nada.
Mas se você sempre quis arrancar a roupa e sentir a força das águas e da natureza como veio ao mundo, aproveite a oportunidade!
Se não quiser, pule para o Poção do Jaracuçu para dar umas braçadas e vá para a o Poço do Jump.
Esse poço, não tem foto que seja capaz de refletir a beleza. Parece uma locação de filme do tipo “lagoa azul”. Dá uma paz só de olhar para aquele poço tão cristalino, tão lindo, tão cheio de peixinhos. Uma maravilha mesmo!
No canto esquerdo o poço é fundo e dá para dar um “Jump”, pular de uma pedra enorme que tem lá. Faça sempre com cuidado e apenas depois de conhecer o poço um pouco e ver onde tem pedras e como pular.
Descer até lá é um pouquinho difícil porque é um paredão de pedra, mas vá devagar e você chegará. Não deixe de apreciar a vista enquanto desce, inclusive da Cachoeira da Luz, que fica abaixo do poço.
Tem bastante lugar para deitar e pegar um sol aqui nessa área da Cachoeira do Macaquinhos.
Em seguida você chegará mais adiante à Cachoeira da Caverna, que foi uma das que mais amei em toda a Chapada dos Veadeiros. A cor é indescritível, o poço é grande e delicioso, a queda magnífica.
E raramente fica lotada. Eu mesma visitei sozinha e fiquei lá saltando, nadando, curtindo os peixes. A caverna fica á direita e é bem bonitinha também. Recomendo demais vir até aqui. Se faltar tempo venha só nessa cachoeira e já valeu o passeio.
Por fim, a Cachoeira do Encontro também é deslumbrante e altíssima. O único porém é que as águas do poço são bem mexidas e você fica para lá e para cá, sem aquela tranquilidade do poço da Cachoeira da Caverna. Mas aqui também dá para se esticar na beira do rio e ficar na paz.
É isso, acho que você já tem um bom guia para fazer esse passeio maravilhoso pela Cachoeira dos Macaquinhos!
Aproveite e veja também o Guia Chapada dos Veadeiros – Roteiro de 7 dias.