Viajar para a Namíbia – Dicas Básicas e Curiosidades
Você já pensou em viajar para a Namíbia? Esse país africano é um dos lugares mais exóticos e maravilhosos do mundo, mas ainda não despertou tantas atenções. Isso é ótimo, porque dá aquele maravilhoso prazer de viajar entre poucos turistas, com tranquilidade.
A Namíbia tem deserto, dunas, praia, safari, floresta, canyon, ou seja, é um festival de paisagens deslumbrantes, um destino de natureza quase intocada.
Se você viagens por cidades maiores, compras ou lugares mais cosmopolitas, talvez viajar para a Namíbia não te agrade tanto, mas se você fica embasbacado com a mãe terra e mais ainda, se gostar de um pouco de aventura, vai amá-la!
Eu tinha muita vontade de conhecer a Namíbia desde que morei em Angola, em 2011, mas na época não deu por causa do meu visto angolano. Cruzar a Namíbia do sul ao norte foi a realização de um sonho e foi demais!
Depois de 14 meses na estrada, me senti grata por terminar num lugar tão surpreendente. Na minha mala voltaram quilos de areia de diversas partes do país, áudios de hipopótamos que conversavam a noite toda, fotos lindíssimas e muitas histórias pra contar.
Começo com este uma série de posts para você descobrir um pouco da Namíbia e, tenho certeza, se apaixonar por ela e preparar sua próxima viagem. Vem comigo!
Namíbia: Onde Fica e Como Chega?
Muita gente tem dificuldade de saber onde ficam os países africanos. Em geral a África do Sul lá embaixo e o Egito lá em cima são lembrados e pensam que todo o meio da imensa África é como um bololô de países desconhecidos que mudam de nome e são difíceis de viajar. Você também é desses?
Não se sinta sozinho. Quando avisamos que íamos viajar para a Namíbia, tenho certeza que muita gente teve que olhar o mapa, outros olharam e não lembram mais onde fica e uns, mais corajosos, perguntaram como o país chamava antes (para ver se lembravam alguma referência) e se tinha ebola.
Pois é, mas se fizéssemos um esforcinho maior, descobriríamos cada lugar incrível que a África tem, que não é tão difícil assim viajar por lá e, pelo contrário, que muita vezes é super mega fácil e gostoso.
Dito isso, a Namíbia é um país meio comprido, que faz fronteira ao oeste com o Oceano Atlântico, ao norte com Angola e com a Zambia, ao leste com Botswana e ao sul com a África do Sul.
Veja aqui no mapa já com a indicação de algumas das atrações para te ajudar a viajar para a Namíbia:
Não tem guerra, não tem ebola, é razoavelmente bem desenvolvido e dá para combinar com uma viagem pela linda África do Sul e ir até Victoria Falls, um dos lugares mais fantásticos da África.
A Namíbia está na mesma altura do Brasil, mais ou menos na linha do Rio de Janeiro. É assim perto, gente! Foi por isso que Amyr Klink saiu de lá na sua primeira travessia do Atlântico, contada no livro Cem Dias Entre o Céu e o Mar. São apenas 4hs de fuso.
Não tem vôo direto, mas existem várias opções com uma escala na África do Sul ou em Angola. A TAAG, a companhia de aviação angolana, tem sempre ótimos preços e várias opções de horários de vôo (porque lá em Angola a Namíbia é bem popular!). Já viajei com eles algumas vezes e é bem tranquilo, é uma boa companhia. Só recomendo levar uns snacks e livros caso sua escala seja longa, porque o aeroporto de Luanda tem opções bem limitadas.
Além dessas opções de vôos, é bem tranquilo ir por terra da África do Sul e por Botswana e existem várias opções de ônibus e overlando tours (explico como viajar para a Namíbia nesse outro post) e ótimas estradas para você mesmo dirigir pela Namíbia! ;)
Vacina e Visto para Viajar para a Namíbia
Brasileiros não precisam de visto para ficar até 90 dias na Namíbia, apenas um passaporte com validade de pelo menos mais 6 meses contados da data de entrada no país e com página para o carimbo.
Nenhuma vacina é exigida, mas se você tiver, não custa levar o certificado de vacina contra febre amarela.
Leve repelente se for viajar pelo Caprivi, pois sendo uma região mais úmida, é bom se precaver da malária, uma doença séria que não tem vacinação e é transmitida por picadas de pernilongos, embora a Namíbia não tenha tanta incidência da doença.
História e Povos da Namíbia
O nome Namíbia vem de Namibe e significa algo como “ali não há mais nada”. Mas há, viu? Esquece essa história.
A Namíbia foi descoberta pelos portugueses em 1408, mas os portugueses não se interessaram pela região, que era assim, meio desértica. Mal sabiam eles das minas…
Somente por volta de 1700 os holandeses resolveram tomar posse, que depois passou para os ingleses que já dominavam a África do Sul e no fim de 1800, o território passou para os alemães e com eles ficou até a primeira guerra mundial. Após a derrota da Alemanha, a Namíbia voltou para o controle da África do Sul e depois tornou-se um país independente em 1990.
Durante esse tempo teve genocídio de povos locais, teve exploração das riquezas naturais, guerrilhas com Angola e África do Sul, apartheid…
A cultura da Namíbia é um misto dos colonizadores com os povos locais de diversas etnias como os khoisan, namaquas, damaras , himbas (saiba mais sobre eles aqui nesse post do Em Algum Lugar do Mundo), ovambos e hoje eles vivem de mineração, agricultura e turismo e são em sua maioria cristãos.
Sua capital é Windhoek (lê-se vinduk) e a população total do país é de cerca de 2 milhões de pessoas, você acredita?! É uma democracia tranquila atualmente.
O país não tem nenhuma peculiaridade cultural que exija um comportamento diferente do turista. Você pode vestir-se como se sentir confortável e não tem nenhuma regra religiosa.
Língua e Moeda na Namíbia
A língua oficial da Namíbia é o inglês e isso torna relativamente fácil viajar por lá. Digo relativamente porque um montão dos poucos namibianos não fala inglês, mas sim dialetos locais como o oshavambo e, principalmente, o africâner, uma mistura de inglês, alemão e holandês nascida na África do Sul.
Ainda existem muitos falantes de alemão e lá em cima, mais próximos da fronteira com Angola, uma boa quantidade de falantes de português.
Parece um fuá, mas a mímica continua sendo a língua universal e dá tudo certo! E, verdade seja dita, nos hotéis, restaurantes e pontos turísticos a língua é o inglês.
A moeda é o dólar namíbiano cuja cotação é em torno de 13 por cada dólar, bem similar ao rand, da África do Sul, que inclusive é bem aceito em todo o país.
Só vimos locais para trocar dinheiro nas cidades maiores como Windhoek e Swakopmund. Você pode trocar em hostels ou em casas de câmbio nos shoppings, além do aeroporto. A cotação costuma ser boa. Muitos lugares não aceitam cartão, então é importante ter sempre uma boa quantia com você porque as distâncias são grandes e você pode passar perrengue.
Clima, Geografia e Melhor Época para Viajar para a Namíbia
De um lado, deserto de Namibe e de outro, deserto de Kalahari. É assim que a Namíbia tem uma das menores quantidades de chuva da África e já passou muita dificuldade com secas sem fim. Até nas praias é deserto!
Mas na verdade o que chamamos de deserto tem muitas paisagens e plantas diferentes, o que faz do país um lugar mega legal de visitar!
E lá em cima, a região do Caprivi, que é uma faixa espremida entre Botswana, Angola e Zambia, é floresta com rios caudalentos, completamente diferente.
Basicamente faz calor seco o ano todo. Chove um pouco no verão, mas basicamente só no Caprivi pode realmente estragar a viagem. O probleminha é que no verão a média de temperatura é acima dos 40º graus, podendo chegar a 50º graus. A tarde pode ser completamente impossível de fazer qualquer coisa. No inverno a temperatura cai a noite, mas o dia continua quente e na região costeira, por ventar muito, é sempre bom ter um casaco leve a mão.
A melhor época para viajar para a Namíbia é basicamente o ano todo! Uma maravilha, né?
No verão, entre dezembro de março, pode ser um pouco complicado aguentar o calor e viajar pelo Caprivi, que pode ficar alagado ou altamente enlamaçado, mas nós fomos em pleno dezembro e janeiro e conseguimos aproveitar tudinho.
Segurança na Namíbia
Com exceção de Windhoek, que por ser uma cidade maior sempre tem aqueles perigos normais como pequenos roubos e golpes, o país é super seguro. Viajamos sem medo.
Suas maiores preocupações devem ser apenas em manter-se hidratado e ficar atento aos animais na pista!
Internet e Telefone na Namíbia
A Namíbia tem uma boa rede e a boa notícia é que é baratinho. Você pode comprar um chip pré-pago numa loja da MTC por menos de 1USD!
As recargas custam em torno de 2USD e são semanais, com ligações e pelo menos 1G de internet. Se você usa muito, faça uma recarga com mais gigas, porque você só consegue recarregar depois de 1 semana, não importa se usou toda a net ou não. Você pode tranquilamente compartilhar a net com mais pessoas, que foi o que fizemos.
A recarga é mais simples que comprar o chip, pode ser pela internet, em caixas de mercados e lojinhas ou em um totem da MTC que tem em todo lado.
Guarde a cartela do chip, porque se você desligar o celular ele vai te pedir novamente o PIN que vem na embalagem.
Tomadas
E por fim, devo dizer que as tomadas são a coisa mais esquisita da Namíbia! Elas são tríplice e com pinos grossos, um tipo que só existe em outro lugar, a vizinha África do Sul. E são 220V.
O adaptador universal nem aceita essa tomada, para você ter uma ideia de como é diferentona, mas você compra um adaptador por USD 0,50 e na maioria das hospedagens tem pelo menos um.
Mas, se você for acampar, tente comprar um adaptador sem nenhum espaço extra. É que em todos os campings tem tomada, mas elas são colocadas numas caixinhas quadradas para ficarem mais protegidas. O problema é que se o adaptador é mais comprido ou tipo régua, simplesmente não tem como encaixar. Sofremos!
Outros sofreram antes de nós e em momentos de desespero (acredito eu) quebraram a parte inferior da caixinha para enfiar o adaptador e tenho que confessar que a gente ficava agradecido quando encontrava uma dessas.
Por enquanto é isso! Você já está com uma leve ideia do que é a Namíbia! Nos próximos posts explico como viajar pela Namíbia e dou dicas de roteiro e hospedagem para uma viagem de sonho! =D
Mais um Help para você organizar sua viagem:
Não viaje sem seguro! A gente nunca sabe o que pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.
Você pode contratar o seu seguro de viagem com o nosso parceiro Seguros Promo. Utilize o código EXPRESSINHA5 no final e ganhe 5% de desconto! Você paga menos e ainda ajuda o blog! =D
Você também pode reservar os hotéis, pousadas e campings pelo Booking, aqui nesse link e o seu carro aqui por esse link da Rentalcars!
Não esqueça ainda seus guias, mapas e outros livros para curtir na viagem na Amazon, por este link.
Sempre que você faz suas reservas e compras pelos links dos parceiros que indicamos o blog recebe uma pequena comissão que ajuda a gente a se manter por aqui trazendo informação pra você! De quebra o universo te devolve com uma viagem maravilhosa!
Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!
Oi Fernanda, tudo bem? Que bom que as dicas estão ajudando!
Olha, essa sua pergunta é uma grande enrascada! Eu não sei te dizer o que é mais legal porque é MUITO diferente e muito longe.
O Canyon e Luderitz são desérticos, muito quentes e secos, mas tudo isso tem uma beleza bem poética. Só que você já vai ver um pouco disso em Sossusvlei e Swakopmund.
Já o Caprivi é bem diferente do resto da Namíbia, porque é mais florestal e úmido. Embora também seja bem quente, a gente se sente um pouco mais fresco no meio das árvores. Eu curti demais o tanto de animais que vimos no Caprivi, mas claro, vocês já vão passar pelo Etosha, né?
Então em resumo eu acho que vocês devem pensar o que atrai mais: dunas, deserto ou mato e bichos grandes? Hoje eu acho que escolheria o Caprivi, mas isso é um bocado pessoal. Seja qual for que escolherem tenho certeza que será uma experiência incrível!
Um beijo,
Bruna
Oi Bruna, que dicas maravilhosas, estão me ajudando muito! Estou organizando uma viagem para a Namibia em outubro. Além do Etosha, Sossusvlei e Swakopmund, preciso escolher entre ir a Caprivi (Rundu e Divindu) ou descer até os Canyons passando por Luderitz. Me ajuda!!! O que é mais legal?
Lindo post! Parabéns!
Oi Juliana, tudo bem? Olha só, de Springbok pro Canyon é bem pertinho e a parada no Canyon é rápida, então você não precisaria dormir lá se dormir em Springbok. O problema é que do Canyon até Deadvlei/Sesriem são umas 8hs de viagem, pelo menos. É beeem cansativo. O ideal seria você fazer uma parada entre esses 2 lugares. Acho que você poderia fazer de 2 formas para ficar mais confortável. Sugestão 1: Saia bem cedo de Cape Town (umas 6hs no máximo) e vá direto até o Canyon. Vão viajar o dia todo, mas ai vocês dormem lá, acordam, curtem o canyon pela manhã e a tarde dirigem até Keetmanshop. Durmam no Quiver Tree, que é bem lindo no fim do dia e a noite. No dia seguinte saiam cedo para Sesriem. Vai dar umas 6hs de viagem, mas ai vcs conseguem curtir o pôr-do-sol e a manhã no Deadvlei. A tarde vocês iniciam a volta para Cape Town e assim podem fazer metade da viagem num dia e a outra metade no outro. Mesmo revezando a direção é pesado fazer tudo de uma vez porque as estradas são meio ruins. Vai ser mais de 15hs de viagem. Além disso, na Namíbia não dá para dirigir a noite e perto da fronteira é perigoso na África do Sul também. Vocês podem parar em Aus, por exemplo e seguir no dia seguinte para Cape Town. A outra sugestão é dormir em Springbok, no dia seguinte visitar o Canyon e já seguir viagem para dormir em Ketmanshoop ou Aus e o resto igual. Acho cinco dias um pouquinho apertado, porque vocês vão passar muitas, mas muitas mesmo horas no carro. Mas a paisagem é recompensadora se vocês tiverem esse espírito!
Olá, meu interesse é fazer de carro alugado CAPE TOWN – SPRINGBOK – FISH RIVER CANYON – DEAD VLEI – SESRIEM parando 1 noite só nos lugares que tem maior distancia. acha que consigo fazer em 5 dias? na volta pegaria direto a direção, trocando o motorista e parando só a noite.
E acrescentando mais uma coisa quanto à malária: tem esse site inglês que é bem bacana (meio paranóico, é verdade) e fala de saúde em viagens. O que é legal mesmo é que tem um mapa dos locais de risco de contrair malária no mundo todo, acho super útil. Dá para comparar bem a Namíbia com os demais países em volta (veja Angola só para ter uma ideia): https://www.fitfortravel.nhs.uk/destinations/africa/namibia/namibia-malaria-map
Oi Catarina! Obrigada por levantar essa questão super importante. Então, na verdade a Namíbia não tem alerta de malária. Na maior parte do país é muito seco e os mosquitos transmissores não se proliferam facilmente. Os locais de risco são do Etosha para cima, sendo mais perigoso mesmo na fronteira com Angola e no Caprivi, aquela faixa entre Angola e Botswana porque ali o clima é mais úmido, com muitos rios e vegetação densa, mais propícios para as larvas do mosquito. No Etosha, os meses de outono e inverno são considerados livres da malária porque é mega seco e no verão há um pequeno risco. Fui no verão e estava chovendo bastante até, mas raramente vimos qualquer tipo de pernilongo, achamos bem tranquilo. Agora no Caprivi tem que tomar cuidado mesmo porque nos países vizinhos a malária é um problema grave e os mosquitos não conhecem fronteira, né? Ainda assim, vimos pouquíssimos pernilongos e repelente normal foi suficiente. Comparando com Angola, onde morei alguns meses e com a Zambia, onde estivemos nessa mesma viagem, a Namíbia é infinitamente mais tranquila. Nos outros países, durante o nascer e o por do sol as ondas de mosquitos são meio assustadoras e há muita campanha de prevenção, todo mundo dorme de mosquiteiro, é bem mais complexo… Um beijo!
Obrigada, Juliana!
Pelo post muito interessante essa sua viagem .
Este é um destino maravilhoso e que quero muito conhecer. Mas tenho visto que existe malária, não falou disso. Qual foi a sua impressão relativamente a isto? Eu pergunto porque muitas vezes a informação que vemos acaba por não corrresponder muito ao que depois vivemos no destino.
Obrigada, Camila! A Namíbia é demais mesmo!
Ai Cynara, a África é assim mesmo, o tempo nunca parece suficiente!
Uma dobradinha perfeita, Angie! África do Sul e Namíbia são viagens dos sonhos!
Leve o marido, Luciana! Vocês dois vão amar!
Acho que você vai amar, Klecia!
hahah pois é, meu marido falou o mesmo… depois não queria vir embora! Bota ele na mala e vai que vocês vão amar, tenho certeza!
Paloma, se você gostou da África do Sul, não tenho dúvidas que vai amar a Namíbia!
hahah tomada é muuuuito importante, né? Que bom que curtiu! A Namíbia é incrível!
É lindo demais, Rui! E você que, como eu, adora a vida ao ar livre, certamente vai ter muito o que curtir!
Visitei a Namíbia, mas fiquei apenas uns dias e sobrou frustração… sem dúvida a voltar… o quanto antes!!
A Namíbia é mesmo um paraíso! Tenho muita vontade de conhecer o país e já salvei o seu post, muito completo, adorei! :)
Estou de olho na África, todos os textos que leio com dicas de destinos interessantes estão sendo bem guardados. Adorei seu post, acho que precisarei de mais alguns dias no meu roteiro. Acho que minha primeira viagem para a África será bem longa :).
BAHH Depois desse guia vou incluir a namibia quando visitar a africa do sul! nao sabia q n era exigida nenhuma vacina e ainda bem q n precisa de visto
Nossa, Bruna, curti muito, muito mesmo, seu post! Já fiquei super empolgada para conhecer a Namíbia! Adorei as dicas, você é como eu, que compartilha até o formato da tomada! hahaha Muito obrigada por compartilhar! Beijos!
Namíbia é um dos lugares que meu marido mais sonha conhecer, e lendo seu post bateu aquela vontade!
Tenho muita vontade de conhecer a Africa, e com certeza vou querer incluir Namibia na lista. Uma natureza poderosa, um povo e cultura surpreendentes. Teu post me deixou encantada!
Tenho muita vontade de conhecer a Namíbia, atualmente vários blogs estão postando sobre e estou amando. Parabéns pelo post guia mega completo!
Que delícia, a Namíbia deve ser tudo de bom! A África é meu continente preferido, com certeza o melhor para viajar se você é daqueles que preferem realmente desconectar do mundo. Quero muito ir! Adorei o post ?
Amei demais! Acabei de falar para o marido: ó, estou lendo sobre a Namíbia, que diferente e parece ser lindo. E ele: ah, sei não, não queria muito ir. ahahahahaha, que coisa né? Mas eu vou tentar convencê-lo. Adorei as dicas gerais.
Um paraíso, tenho vontade de conhecer , ja fui na África do Sul e realmente é lindo, a Africa no modo geral é maravilhoso.