Uma viagem para Benguela!

Angola tem muitos lugares legais para serem visitados. Alguns lugares são de uma pobreza extrema e algum desavisado pode pensar que é melhor ficar na segurança do roteiro hotel-ilha-mussulo, mas mesmo nos lugares mais inesperados há muito para ser visto.

Fiz duas viagens incríveis com alguns colegas de curso e que acho que valeram cada segundo.

Expressinha Angola Rio Kwanza Luanda Benguela

Amanhecer na Ponte do Rio Kwanza, saindo de Luanda

Vou falar da primeira, para Lobito e Benguela. Você pode ir de avião, mas é meio complicadinho comprar as passagens. Se quiser, liga na M2A ou na Tropicana…

De van, levamos 10 horas para ir e 10 para voltar. Não esqueça jamais o step e tudo o mais que for necessário para trocar pneu. Os pneus furam. Muito.

A estrada para Lobito e Benguela é muito interessante e só ela valeria uma ida até lá. Você sai pelo sul de Luanda e pode fazer várias paradas pelo caminho: Mercado do Benfica,  ponte do Kwanza Sul, Miradouro da Lua, Museu da Escravatura, aldeias diversas, alguns mercados à beira da estrada, Porto Amboim, Sumbe.

Expressinha Angola Benguela Luanda Aldeia

Aldeias pelo caminho

Expressinha Angola Benguela Luanda Estrada

Paisagens do caminho

Expressinha Angola Benguela Luanda Estrada

Vista relaxante entre Luanda e Benguela

Tudo era uma grande aventura para nós e tenho certeza de que isso também aconteceu porque foi nossa primeira viagem em Angola. Depois de umas 5 horas dentro da van algumas pessoas não viam mais muita graça em estar ali, nem na bela paisagem que se desenrolava pela janela.

Eu achava lindíssimo. A vegetação muda muito de Luanda até Benguela e anda-se quilômetros sem que nada seja visto. De repente, há uma pequena aldeia ou um pequeno mercado. Ou uma área de favela imensa e você acha que está chegando numa cidade paupérrima até descobrir ou que é isso mesmo ou que é apenas a periferia de uma bela cidade colonial meio caída…

Você vê mata, floresta, descampados, bananeiras, flores exóticas, uma região mais desértica, enfim, uma parte de um país vai passando pelos seus olhos e aquela Luanda muvucada e confusa fica muito, muito distante.

Expressinha Angola Benguela Feira

Feiras pelo caminho. Pobreza, Beleza, Estranheza e umas frutas para aguentar a viagem!

Expressinha Angola Benguela Feira

Tem que vender!

Expressinha Angola Benguela Feira

Colorful vitrine!

Além de cansativa, a viagem exige pelo menos uns 4 dias para que se possa apreciar tanto o trajeto devidamente quanto as cidades destino.

Chegamos à Lobito no fim da tarde. Nos hospedamos no hotel Tropicana, muito simpático e aconchegante e partimos logo para a praia, onde nos indicaram alguns restaurantes. Alguns comeram num sistema de buffet, mas a maioria preferiu um lanchinho no bar de frente para a praia principal já que estava tarde e a comida do buffet já não tinha uma cara tão boa. Foi o melhor hamburguer que comi em Angola. E pelas repetições de pregos no pão, acho que também estavam muito bons.

Não deu para aproveitar tanto a praia, mas conhecemos uma cidade simpática e em pleno crescimento graças à instalação do Porto e da Refinaria.

Expressinha Angola Benguela Lobito Praia

Lobito fim de tarde!

À noite, nos indicaram o bar do Hotel Terminus, onde parece que acontecem festinhas mais animadas, mas achamos caro. Indo de um lado para outro pelas avenidas da cidade – é facílimo andar pela cidade – também vimos barzinhos com karaokê e outros apenas para uma cervejinha. Todos simpáticos. Decidimos comer uma pizza na única pizzaria que vimos, com mesinhas na pracinha em frente e estava muito boa. Voltamos cedo para aproveitar o dia seguinte ao máximo.

Acordamos muito cedo e partimos para Benguela. Passamos pela cidade, demos umas voltas, é bem bonita, com prédios coloniais bem conservados, em especial o palácio do governo e o das bolas, que infelizmente não consegui fotografar. Fomos direto para a Baía Azul. Meu Deus, que lugar lindo!!!!

Expressinha Angola Benguela Baía Azul

Lindo caminho para a Baía Azul!

Expressinha Angola Benguela Baía Azul

Linda!

Expressinha Angola Benguela Baía Azul

Linda, Linda!!

Expressinha Angola Benguela Baía Azul

Linda, Linda, Linda!!!

É uma praia meio longe, meio difícil de chegar, mas é simplesmente paradisíaca. Uma praia super limpa, clara, com um mar azul deslumbrante e uma espécie de falésia laranjinha…

Além disso, tem um restaurante não tão caro e com boa comida.

No começo da tarde a praia recebeu várias pessoas e nós tivemos que partir para não pegar a estrada à noite. Claro que não adiantou e não apenas pegamos a estrada à noite como ainda tivemos um pneu furado.

Não deu tempo de conhecermos a famosa praia Morena, mas ok. Como eu disse, precisaríamos de pelo menos uns 3 dias para aproveitar melhor.

Vale a pena.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: