Um lago chamado Titicaca – 2 Dias Para Puno

Tendo 2 dias mais ou menos livres, resolvemos que seria uma boa ideia passar um dia dentro de um ônibus para enfrentar uma cidade longínqua à 4000 metros de altura. Afinal, quem não quer passar mal num lago chamado Titicaca?

Também quer embarcar nessa? Veja aqui como chegar, onde ficar e onde comer. O resto vem no próximo post.

Peru Rota do Sol

Cusco-Puno

Como Chegar

Primeira coisa a saber é que Puno é longe de Cusco e os horários de vôos, ônibus comuns e trens não são os mais propícios para curtos períodos. De trem é um dia inteiro de viagem sem parada. Os Vôos são Cusco-Juliaca e sempre no meio do dia. E os ônibus comuns viajam só à noite. Tem que se organizar para dar tempo de fazer o passeio pelo Titicaca mesmo, que dura pelo menos 1 dia inteiro (podendo chegar a 3 dias, com noites em casas típicas).

O avião é o mais rápido, o trem é muito confortável (leia aqui o relato da Turomaquia), o ônibus comum faz render a hospedagem e o tempo (e é ótimo), mas nós escolhemos comprar um passeio que fosse parando pelo caminho. A viagem é linda e cheio de lugares interessantes para conhecer. Não é à toa que chama Rota do Sol. Sugestão ótima da minha irmã!

Peru Passo La Raya

Passo La Raya. Ponto mais alto do trajeto, acima dos 4000m.

Peru Rota do Sol

Pelas paradas da Rota do Sol.

Combinei tudo por email com o Freddy, da Fabulous Peru. Custou USD 57 (em 2015) e pagamos por Paypal aqui do Brasil mesmo. Ele é muito recomendado pelo pessoal do SundayCooks e foi super gentil conosco. Mandou as instruções por email, deixou os tickets no hotel, ligou, enfim, tudo e mais um pouco.

O José Miguel da Peru Hamuy (reservas@peruhamuytravel.com) também ajeita tudo para esse passeio e, por fim, dá para fazer tudo sozinho!

A empresa que faz a Rota do Sol é a Wonder Peru. O pessoal do Freddy nos buscou às 7hs e é bem tranquilo ir de táxi. A estação é muito perto do centro e o ônibus é super confortável. Foi tudo ótimo na viagem.

Saímos de Cusco às 8hs da manhã, chegamos em Puno ás 18hs depois de um dia super bem aproveitado. Dormimos, fizemos o passeio pelo Titicaca entre 7hs e 18hs e voltamos às 23hs em ônibus regular da Cruz del Sur, que é bem fácil de comprar pela net. Chegamos em Cusco umas 4h30 da manhã e não tinha muitos táxis. Melhor agendar antes alguém para buscar. No nosso caso, o José Miguel nos pegou e foi bem tranquilo. Dá para se organizar numa boa.

O Trajeto – Rota do Sol

Fizemos 5 paradas: Capilla de Andahuaylillas, Raqchi, passo La Raya, ruínas de Pucará e museu lítico de Pucara. Por fim paramos para o almoço buffet.

Todos os lugares são legais. Na verdade o trajeto todo é lindo. Você vai subindo, vendo a paisagem mudar, as pessoas mudarem… As paradas são só algo mais.

Alguns são mais legais, outros menos, mas de todos, o mais impressionante é Raqchi: simplesmente incrível. Seria ainda mais sensacional estar ali num momento com menos pessoas, mas a muvuca não atrapalha tanto assim. Escute toda a explicação dos guias.

A surpresa, para mim, foi o almoço. Era numa casa. Simples assim. Tinha um tipo de galpão todo montado para nos receber, mas era apenas uma família servindo comida caseira. E contrariando todos os almoços de passeios, esse estava delicioso, repeti 3 vezes!

Peru Raqchi

Impressionante Raqchi.

Peru Raqchi

Raqchi!

Onde Dormir

Ao chegarmos em Puno o ônibus nos deixou no nosso hotel por volta das 18hs. Ficamos no Casona Plaza Hotel Centro. Escolhemos pela localização porque só teríamos tempo livre à noite. Era super central e perto de restaurantes e qualquer coisa que precisássemos. Acho que fizemos uma boa escolha porque Puno não é uma cidade muito fácil de andar e tampouco é bonita. Foi ótimo para sairmos para jantar e esperar o ônibus da volta e ainda tinha ótimo quarto, excelente café da manhã e uma equipe muito atenciosa.

Pertinho do nosso hotel ficavam o Hacienda Plaza de Armas, o Los Portales e o Tierra Viva. Ficamos no Los Portales em Cusco e no Tierra Viva em Machu Picchu e eram ótimos. Para quem preferir vista para o Titicaca, tem o Mirador Del Titikaka e Casa Andina Private. Ambos lindos, mas achei caro e muito longe, só valeria a pena se fosse para ficar mais dias e curtir o hotel. Só para dormir entre um passeio e outro o Casona foi mais do que perfeito.

Peru Rota do Sol

Pelos corredores de Raqchi

Onde Comer

O Casona Hotel tinha um bom restaurante, mas fomos jantar uma lhama (bem gostosinha!) no Casa Del Corrigidor, um café bar super descoladinho pertíssimo do hotel e também comemos uma pizza no Mojsa, que era quase parede com parede. Os pratos eram uma delícia! Recomendo os 2, que você chega numa caminhada rápida do Casona e ainda pode dar um rolê pela simpática Plaza de Armas e Catedral de Puno.

Fizemos tudo a pé, sem nenhum percalço e sem nenhuma ladeira, cois importantíssima nessa altitude. Embora estivesse há dias em Cusco, eu passei mal em Puno e tive que tomar 12 litros de chá com 14mil folhas de coca cada xícara para minha cabeça parar de doer. Fiquei à um passinho bem pequeno de pedir um pouco de oxigênio, cortesia do hotel, mas me recuperei a tempo.

Depois do passeio no Titicaca, retornamos por volta das 18hs, mas nosso ônibus era apenas às 23hs. Para fazer hora ficamos circulando pelas redondezas e acabamos tomando uma cerveja e vendo um futebol no Positive Pub, que fica na Jiron Lima e encontramos por acaso. Foi super legal e estava cheio de locais apaixonados por futebol e gringos perdidos. Eles servem cerveja geladinha e uns petiscos baratos que quebram bem o galho.

Peru Rota do Sol

Passo La Raya

Mais para você organizar sua viagem para o Peru:

Roteiro para o Peru

Começando por Cusco

À pé por Cusco

City Tour em Cusco

Tour pelo Vale Sagrado em Cusco

Onde Comer e Beber em Cusco

Machu Picchu: quanto custa viajar para lá?

Machu Picchu: Gratidão!

Machu Picchu em 2 dias: lá em cima

Machu Picchu em 2 dias: lá embaixo

Me Xamã que eu vou de novo

Um lago chamado Titicaca: 2 dias para Puno

Navegando no Titicaca: 2 dias em Puno

Um dia em Nazca: Investigando por terra e ar os mistérios do deserto

People from Peru

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: