Linhas de Nazca – Peru – Investigando por terra e ar os mistérios do deserto

As linhas de Nazca no Peru são um mistério do planeta. Quem já parou para assistir History Channel pelo menos uma vez na vida deve ter visto essas incríveis formas feitas sabe-se lá como no meio do deserto. Aqui em casa elas são bem famosas e na hora de definir nosso roteiro pelo Peru um vôo sobre as linhas de Nazca teve que ser incluído, por mais que eu tenha medo de andar de avião. Ainda mais um que tem quase meu tamanho! E mais, dormimos por l[a e investigamos por terra com guia local para sabermos de um tudo! Saiba aqui onde ficam as linhas de Nazca, tudo o que fazer em Nazca e os passeios possíveis, como ir de Lima para Nazca e se Nazca vale a pena, afinal de contas!

Linhas de Nazca Peru

Onde ficam as Linhas de Nazca no Peru?

Onde ficam as linhas de Nazca?

Começando pelo princípio: o que são e onde ficam as linhas de Nazca?

Essas misteriosas imagens chamadas de linhas de Nazca são geoglifos, ou seja,  grandes desenhos feitos no chão, com pelo menos 3 metros. Em razão do tamanho, costumam ser encontrados em locais planos e podem ser melhor vistos do alto. É por essa razão que as linhas de Nazca no Peru ficaram conhecidas nos idos dos anos 30, quando foram realizados os primeiros vôos na região.

Muitos arqueólogos e estudiosos foram atraídos pelas desenhos, que ninguém sabe ao certo porquê ou por quem foram feitos. São muitas linhas, daí o nome, mas também alguns curiosos desenhos de aranha, pássaro, macaco e até um homem. Alguns chegam a ter 200ms de comprimento!

Acredita-se que as linhas indicam que a função teria relação com a água ou com alguma questão astrológica, mas os desenhos são realmente uma incógnita, já que são vistos do alto. Haja teoria alienígena! Rá-rá.

Estima-se que as linhas e desenhos foram feitos entre os anos 200 e 650 d.c. pelos povos Nazca, como os Paracas e outros grupos pré-incas.

Esse conjunto de geoglifos que formam o que chamamos de Linhas de Nazca foram designados Patrimônio Mundial pela Unesco em 1994 e ficam no deserto de Nazca, cerca de 400kms ao sul de Lima.

Linhas de Nazca Peru

Onde ficam as linhas de Nazca: muitos kms e é impressionante como são tão retas!

O que Fazer em Nazca: Vôo Linhas de Nazca

Sabendo que as Linhas de Nazca são um conjunto de geoglifos melhor vistos de cima, é claro que o melhor passeio por lá é um vôo sobre as linhas de Nazca.

Verdade seja dita, eu quase fui figurante nesse passeio e fiquei em terra esperando, mas juntei toda coragem do mundo numa mochila e entrei no teco teco.

O vôo, meu povo, é assustador. O terror começa quando te pesam na chegada ao aeroporto. Você não entende nada até que o piloto te fala onde sentar e é do lado de um completo estranho, ao invés do seu companheiro de loucuras. Tudo para equilibrar o peso no teco teco, afinal, o vôo vai dando mergulhos laterais e não convém pesar mais de um lado, certo? Ah ta…

Eu, no auge dos meus 1,68 era mais alta que o avião e conseguir sentar no meu lugar foi uma verdadeira arte de malabarismo. Você fica completamente esmagado e com testa colada na sua janelinha, de onde você vê toda a asa e o trem de pouso. Sim, tenso assim.

Eles te dão um mapa dos desenhos que serão avistados no vôo sobre as linhas de Nazca, todos sentam na janela e o vôo segue o mapa com mergulhos laterais dos 2 lados do avião sobre cada desenho para que todos possam ver sem ter que se esmagar e/ou enfiar a câmera na cara dos demais passageiros (o que, claro, não é compreendido por todos e você vai ter alguém te esmagando e/ou colocando a câmera na sua cara a cada 2 minutos).

Faz um barulho dos infernos, parece que não vai levantar vôo, depois que vai cair a cada curva, por fim que não vai descer, mas dá tudo certo. Acredite, se eu consegui você também consegue! Acende uma vela, dá uma rezadinha e se joga.

O mais importante que você deve lembrar é que se sentirá num misto de liquidificador, xícara de parque de diversões e barco num mar revolto e vai sair meio bagunçado, meio enjoado ou vomitando. Nessa ordem. Eu que enjoo até em estrada sinuosa, tomei um engov e um omeoprazol antes de ir e saí ilesa! Eu diria até que sai maravilhosa, se comparada aos demais passageiros…

Todas as fotos desse post fiz do avião. A gente vê mesmo todos os desenhos, fique tranquilo!

Reservei o vôo pelas linhas de Nazca no Peru com alguns dias de antecedência pela internet com a Aeronasca, por USD 70,00 por pessoa, pagos lá na hora com mais 25 soles de “taxas do aeroporto”.

Todas as empresas custam mais ou menos a mesma coisa e te buscam no hotel. Fechei com eles porque tinham boas referências e foi o vôo mais barato que achei. Outras opções: Aeroparacas, Alasperuanas.

LINHAS DE NAZCA PERU

A fila de aviõzinhos pronta para decolar! Vôo Linhas de Nazca

Linhas de Nazca Peru

Pira no tamanho da gente perto do avião! Voo linhas de Nazca Peru.

O que Fazer em Nazca: Investigando por terra como as linhas de Nazca nasceram

Além do vôo, há mais o que fazer em Nazca e muita gente passa batido. Existem algumas opções de passeios terrestres, razão pela qual não vale a pena fazer um bate e volta de Lima, já que não daria tempo de fazer tanta coisa.

Nós optamos pelo passeio “miradouros” que visitava 1 mirante natural onde as linhas se cruzam de forma bem misteriosa e 2 mirantes construídos, um próximo à “mão” e à “aranha” e outro próximo de outros desenhos dos povos anteriores à Nazca e termina com uma visita ao museu  Maria Reiche.

Custou 70 soles para 2 pessoas e nos pegaram no hotel e nos deixaram na estação de ônibus para ir embora. O que é legal desse passeio é que você vê as linhas de Nazca bem de perto, anda nelas, compreende como foram feitas (você pode criar suas próprias teorias, de qualquer forma), recebe muito mais informações sobre como foram descobertas e mantidas, vê como fizeram uma estrada sobre as linhas, enfim, coisas que não se percebe bem do céu.

Eles explicam bem detalhadamente como acredita-se que as linhas foram feitas, mostram os tipos de areia que fazem com que as cores se diferenciem e como o clima ajuda a mantê-las. É super interessante, porque as linhas e desenhos são bem rasos e, sendo tudo terra, qualquer ventinho ou chuva pode ir modificando e estragando os desenhos.

Por isso impressiona demais a existência tão longa delas!

O que fazer em Nazca: visitando as linhas de Nazca por céu e terra, como ir de Lima para Nazca e onde dormir em Nazca. Nazca vale a pena!

Ó o ET! Vista de pertinho do “homem” no mirante terrestre das linhas de Nazca Peru! Nazca vale muito a pena e não apenas numa passagem rápida.

Mas o mais interessante do passeio terrestre, na minha opinião, foi a visita ao micro Museu Maria Reiche. Essa senhorinha alemã, de quem eu nunca tinha ouvido falar, foi a “guardiã” das linhas de Nazca e cuidou da sua preservação praticamente sozinha durante anos, já que nem o governo reconhecia a importância histórica da região.

Mais conhecida como “la louca del desierto”, é famosa pelos seus estudos e esforços para manter intacto esse local tão excêntrico. Nosso guia nos contou que a maioria da população local trabalhava nas minas e achava tudo aquilo uma baboseira, inclusive ele, que tem orgulho de dizer que aprendeu a valorizar a riqueza da história local e virou guia!  Doce sem perder a dureza, sabe como é?

O museu ainda traz um resumo sobre os povos que habitaram o Peru e a América Latina e confesso que também não sabia que existia metade daquela galera! E tem até uma múmia!!!! Mas o que me assombrou foi a simplicidade com que ela viveu pelos seus interesses e sonhos. Danada, essa Maria!

Outras opções de passeios terrestres levam ao aqueduto (vimos de cima, é impressionante e ainda funciona!) e à pirâmides reconstruídas no deserto, com direito à ride num veículo meio Mad Max! Veja aqui nesse post da Érika do Próxima Trip outras coisas para fazer por lá.

Em resumo: vale a pena gastar mais tempo em Nazca, isso é fato. Fazer apenas o vôo ou ir e voltar de/para Lima no mesmo dia é muito esforço para pouco coisa e você vai perder as outras coisas bacanas que tem por ali. Sugiro mesmo que você fique pelo menos um dia todo e uma noite!

Linhas de Nazca Peru

O Aqueduto visto de cima. O que fazer em Nazca.

Como ir de Lima para Nazca

Contei acima onde ficam as linhas de Nazca. Uma viagem mais ou menos rápida partindo de Lima.

Bom, para conhecer Nazca e fazer esse vôo mágico você pode comprar o passeio todo com uma agência ou se organizar sozinho.

Fui por conta própria e optei por dormir lá na noite anterior ao vôo para curtir tudo com tranquilidade, como já contei aqui no roteiro pelo Peru. De Lima à Nazca são umas 7hs de viagem de carro/ônibus. Pesado para um bate-volta e ainda não dá tempo de fazer os passeios terrestres.

Fui de ônibus comum e comprei as passagens para ir de Lima para Nazca da Cruz del Sur pela internet com muita facilidade. Os ônibus são mega ótimos, confortáveis, com filmes, internet, rádio… só a comida é  uó!

Eu fui direto do aeroporto para o ônibus. O táxi do aeroporto à estação da Cruz del Sur na Javier Prado (cada empresa de ônibus tem seus terminais e não tem uma rodoviária central) custou 20 soles. Só que tem que sair um pouco do aeroporto, escapar da guerra dos taxistas e negociar.

Chegamos em Nazca por volta das 23hs e estávamos super cansados. Nem cogitamos sair para comer ou algo assim e a cidade estava numa calmaria sem tamanho. Fomos direto para nosso hotel dormir e acordar cedo para curtir.

Uma opção, seja na ida ou na volta de Lima a Nazca, é combinar essa viagem com Ica, Huacachina ou com as ilhas ballestas. Eu ia primeiro para as ilhas, depois pararia em Huacachina. Porém meu vôo do Brasil para Lima foi cancelado e com isso acabamos perdendo um dia e meio de viagem. Preferimos ir direto de Lima para Nazca, mas fica a dica!

Se tivesse um pouco mais de tempo em Lima, pelo menos uma tarde para curtir a cidade antes do vôo, teria aproveitado para conhecer o Lugar de la Memoria, um museu super emocionante que morro de vontade de conhecer desde que li o relato da Nanda, clica para ver!

O que fazer em Nazca: visitando as linhas de Nazca por céu e terra, como ir de Lima para Nazca e onde dormir em Nazca. Nazca vale a pena!

O que fazer em Nazca: nos passeios terrestres você vai ter uma ideia ainda melhor do que são as linhas. Aqui estamos andando por uma das linhas de Nazca com o guia.

Onde dormir em Nazca e lugares para comer

Como falei, aconselho demais dormir no deserto para conhecer direito os mistérios das linhas de Nazca no Peru.

Ficamos no Ancalla Inn, pertíssimo da Cruz del Sur em Nazca e o táxi custou 5 soles. Dava até para ir a pé, mas tinha tão ninguém na rua que achamos meio esquisito ir andando com mochilão e toda nossa tralha.

O hotel é simples, com tudo bem básico, mas tem um bom chuveiro e cabe bem para uma noite. O pessoal do hotel é super simpático e prestativo, nos ajudou a chamar o pessoal do vôo mais cedo e providenciou um passeio terrestre com ótimo motorista particular. Ele quebram todo tipo de galho, buscam na estação se precisar, organizam passeios, são uns fofos!

No nosso dia em Nazca, tomamos um café reforçado e só almoçamos no meio da tarde num frango assado com fritas em frente à estação de ônibus. Foi bom e barato e assim pudemos dispensar a comida estranhíssima do ônibus.

Dormimos até Lima. Lá em Lima passamos a noite no Del Prado Hotel, escolhido porque ficava a 5 soles de táxi da estação da Cruz del Sur e 15 soles do aeroporto (se pegar na rua e negociar), para onde partiríamos no dia seguinte cedo. Foi só para passar a noite, mas é um ótimo hotel, recomendo. Mais opções lá embaixo.

Outras opções de hotel em Nazca, por ordem crescente de preço: Dunas de NazcaCasa Andina, Cantalloc.

Outras opções de hotel em Lima, por ordem crescente de preço: 151 Backpacker, Del Pilar, Hotel de Autor.

Não sabe se Nazca vale a pena na sua viagem ao Peru? Vem aqui saber o que fazer em Nazca, como visitar as linhas de Nazca, como ir de Lima para Nazca e onde dormir por lá.

Mais um Help para você:

Não viaje sem seguro e evite perrengues! A gente nunca sabe o que pode acontecer e estar preparado é um alívio, como já expliquei aqui neste post Seguro Viagem Cobre Doenças, Acidentes e Imprevistos.

E você também pode contratar o seu seguro de viagem com os nossos parceiros Seguros Promo. Na Seguros Promo, utilize o código EXPRESSINHA5 e ganhe 5% de desconto! Clicando aqui nos links para contratar os seguros você paga menos e ainda ajuda o blog! =D

Pegue mais essas dicas para organizar sua viagem para o Peru:

Roteiro para o Peru

Começando por Cusco

À pé por Cusco

City Tour em Cusco

Tour pelo Vale Sagrado em Cusco

Onde Comer e Beber em Cusco

Machu Picchu: quanto custa viajar para lá?

Machu Picchu: Gratidão!

Machu Picchu em 2 dias: lá em cima

Machu Picchu em 2 dias: lá embaixo

Me Xamã que eu vou de novo

Um lago chamado Titicaca: 2 dias para Puno

Navegando no Titicaca: 2 dias em Puno

Um dia em Nazca: Investigando por terra e ar os mistérios do deserto

People from Peru

Curtiu o post? Salve no Pinterest e Compartilhe nas suas redes sociais!

Não sabe se Nazca vale a pena na sua viagem ao Peru? Vem aqui saber o que fazer em Nazca, como visitar as linhas de Nazca, como ir de Lima para Nazca e onde dormir por lá.

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. Eu sempre fui fascinada pelas Linhas de Nazca e já fui pro Peru, mas não deu pra encaixar no roteiro! Quero muito voltar e conhecer Nazca, Paracas, Ica, Arequipa etc… Quase morri com o seu relato do voo, mas vou mesmo assim! rs

  2. Bruna Barbosa disse:

    kkkk Só não tomei dramin pq não aguento!!! Ia voar dormindo!

  3. Eu fui morrendooooooo de medo de passar mal na hora do voo e fui chapada de dramim.

  4. Bruna Barbosa disse:

    Sil, espero que você consiga visitar essas maravilhas que são as linhas de Nazca no Pero e matar sua curiosidade ao vivo!

  5. Sil Mendes disse:

    Sempre tive curiosidade sobre as linhas de Nazca no Peru , então ler esse seu post foi maravilhoso. Adoro essas histórias e o Peru é repleto de muita beleza e história .

  6. Bruna Barbosa disse:

    A parte do avião é meio dura mesmo, Andressa. Mas é tudo tão impressionante que a gente até releva! =D

  7. Bruna Barbosa disse:

    Também acho esse um dos passeios mais imperdíveis do Peru!

  8. Bruna Barbosa disse:

    Olivia, você com essa curiosidade e sagacidade que tem vai adorar conhecer as linhas de Nazca, não tenho dúvida nenhuma!

  9. Olivia disse:

    Eu, apesar de ainda não ter visitado, sempre tive muita curiosidade sobre as linha de Nazca no Peru. Uma viagem que ainda vou fazer, com certeza.
    Obrigada por compartilhar esse post maravilhoso sobre esse mistério do Planeta.
    beijos

  10. Gabi Torrezani disse:

    Visitar as linhas de Nazca é, para mim, um dos passeios mais legais do Peru. Maravilhamento e mistério! adorei refazer o passeio pelo seu post :)

  11. Andressa Beija disse:

    Nossa, fantástico seu relato! Deve ser realmente muito misterioso tudo isso! Só a parte do avião que me pareceu bem claustrofóbico! Abraços!

  12. Edson Jr disse:

    Oi Bruna, o post está completão! :-D Que lindo… nós acacbamos não indo para Nazca. Por causa de tempo, nós tinhamos que escolher uma só cidade e acabamos indo para Arequipa e o Canyon dos condores. Jà precisamos voltar…

  13. Bruna Barbosa disse:

    Obrigada, Flávio! O legal é que o Peru é perto e sempre vale a pena voltar! =D

  14. Bruna Barbosa disse:

    Nazca é incrível! E comparado com Cusco, é uma distância bem menor de Lima. Dá tranquilamente para explorar num feriado, por exemplo!

  15. Bruna Barbosa disse:

    Carol, o avião dá medo mesmo! \O/ Mas a gente fica tão encantado com o que vê que até esquece…

  16. Nazca (infelizmente) ficou de fora do nosso mochilão pelo Peru, mas quero muito voltar para viver essa aventura louca no teco-teco haha

    Parabéns pelo post! Já está favoritado – como sempre ;)

  17. Carol Duque disse:

    Que doido essas linhas! Muito interessante mesmo. O avião iria me fazer suar, deu um medinho só de imaginar voar nele. Adorei todas as informações é um destino bem diferente.

  18. Luis Felipe disse:

    Nunca havia pensado num deslocamento tão grande em uma viagem ao Peru, mas sabe que Nazca tem seu charme! Muito massa essa integração da comunidade com a história depois de tudo ter sido preservado na marra por uma pessoa só!

  19. Bruna Barbosa disse:

    O bom é que o Peru é logo ali né, Klecia? Logo mais você volta pra lá, se esbalda nos ceviches e nas boas mesas de Lima e aproveita para conhecer Nazca!

  20. Klecia disse:

    Eu tive que deixar Nazca fora do meu roteiro pelo Peru, mas que dor no coração me dá cada vez que vejo alguma coisa sobre essas linhas misteriosas! Quero muito poder voltar pra ver tudo!

  21. Bruna Barbosa disse:

    Obrigada, Katarina! É bem legal mesmo!

  22. Bruna Barbosa disse:

    É sempre bom consultar um cardiologista….kakakak

  23. Bruna Barbosa disse:

    Pois é, Ruthia, acho que hoje o governo dá mais atenção sim, mas ainda achei algumas coisas mal cuidadas, infelizmente… Você precisa vir aqui pros nossos lados!

  24. Bruna Barbosa disse:

    É verdade, Dalila, o Peru é lindo e eu também preciso voltar pra conhecer um monte de lugares…

  25. Bruna Barbosa disse:

    Mariana, a boa notícia pra vc é que os mais altos vão nos lugares mais fáceis de entrar… kakakka as baixinhas que nem eu é que se dão mal…
    Agora pra medo e enjôo dá-se um jeito!

  26. Katarina Holanda disse:

    Nossa, que demais! Deve ser uma experiência muito massa reunir história, curiosidades e paisagens assim. Adorei o post!

  27. Di Xavier disse:

    Que interessante, achei lindo, mas não sei se eu teria coragem de andar nesse teco-teco, acho que eu teria que pedir autorização para meu cardiologista hahahaha

  28. Ruthia disse:

    Só temos que agradecer a essa Maria alemã pela sua perseverança, né? Imagino que por esta altura, o governo já tenha percebido o quão importante é a região para o turismo. Adorei a sua aventura, quase senti o teco teco a suculejar aqui, haha. Valente!
    Abraço

  29. dalilabarakat disse:

    Nossaaaaa acho muitooo interessante.
    Vou precisar voltar ao Peru para conhecer Nazca e Titicaca, com certeza.
    Aliás, que pais mais lindo, né? Fiquei encantada.

  30. Mariana Bueno disse:

    Genteee que aventura!!! E quantas histórias e descobertas interessantes! Deve ter sido muito legal mesmo! Mas não consigo me imaginar com 1,79 (e sendo uma pessoa medrosa e que enjoa super fácil) dentro desse avião…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.