Ubud na cidade – Onde comer e comprar bem!

A cidade mesmo de Ubud tem várias coisinhas legais para fazer. Das atrações famosas, Floresta dos Macacos e Mercado de Artesanato são imperdíveis, nem que você esteja lá só para passar o dia.

Na Floresta dos Macacos onde, claro, você vai ver milhares de macacos livres, leves e soltos e a sua visita pode ser rápida ou demorada dependendo do quanto você goste de macacos e de florestas.

Depois de passar pelo templo de Uluwatu estávamos calejados: os macacos que convivem melhor com os humanos são malandros. Aqui eles não são iguais aos de Uluwatu que pegam de tudo, mas eles são loucos por comida e perseguem até por uma coca-cola. O.o.

Indonesia Bali Ubud Floresta dos Macacos

Monkey Forest!

Indonesia Bali Ubud Floresta dos Macacos

Mães é tudo igual!!!

Indonesia Bali Ubud Monkey Forest

Nem adianta querer escapar!

Indonesia Bali Ubud Monkey Forest

Bitoca!

Dispensamos solenemente as bananas que o pessoal tenta empurrar na entrada e caminhamos bem mais tranquilos. É lindo ver os animais protegidos e sossegados, andando em famílias com os macaquinhos e macacões. Não dá para esquecer que eles são selvagens e podem ter reações por medo ou instinto, por isso deixo a dica para observar sem perturbar.

A Floresta é grande e você pode ir caminhando e admirando os templos e as matas. Alguns lugares são mais escondidos, mas valem muito a visita! Não deixem de encontrar essa escadaria maravilhosa que está aqui embaixo…

Depois de algumas descidas você vai descobrir que além dos macaquitos que estão circulando por ali, há macacos realmente grandes na Floresta! Tipo gorilas! E que eles são selvagens meeesmo! Em outras palavras, quando você encontrar uma placa dizendo que a partir dali você poderá correr perigo, não siga. Se você olhar em volta e concluir que é tranquilo e dá para ir mais um pouquinho, volte pelo menos quando o pessoal começar a acenar para você!

Indonesia Bali Ubud Monkey Forest

Pira nessa escadaria!!!!!!!

Indonesia Bali Ubud Monkey Forest

E nas estátuas!

Indonesia Bali Ubud Monkey Forest

All Family!

Os macacos obviamente não sabem que a área deles é restrita à floresta e a floresta fica bem na cidade. Pelo menos nas ruas próximas à floresta é possível ver muuuitos macacos e convém ainda ficar esperto com alimentos e coisas que você não quer perder.

A entrada na Floresta custou 30.000 rúpias, que equivaliam a menos de 3 dólares em maio de 2014.

Dali fica pertinho a Jalan Hanoman, a rua que dá acesso ao Yoga Barn, que vale uma visitinha e que é repleta de cafés e restaurantes vegetarianos e maravilhos e lojinhas cheias de yoga, roupas confortáveis, livros esotéricos e etc…

Só com isso já passou um dia inteiro, mas ainda dá para passar no Ubud Palace, no Mercado de Artesanato ou para fazer uma bela massagem que são oferecidas a partir de 5 dólares e podem ser melhores ou piores, mas nunca ruins. Não faltam opções!

Indonesia Bali Ubud

O que você faz quando encontra uma loja assim???

Indonesia Ubud Bali

Pela cidade.

A verdade é que a cidade tem um monte de lugarzinhos legais. Você pode escolher entre as muitas opções de massagem, entre as milhares de opções de artesanato (todos absurdamente incríveis), entre vários espetáculos de dança, entre dezenas de restaurantes gostosos e relaxantes. Guarde tempo para fazer essas coisas com calma. Quando você menos esperar, já vai ter passado o dia!

Tudo gira em torno das ruas (Jalan em balinês): Monkey Forest Road, Jalan Raya Ubud e Jalan Hanoman. Claro que o mais legal está nas ruazinhas entre elas!

Há algumas opções de museus (Pura em balinês) próximos à Jalan Raya Ubud, todos muvucadíssimos de turistas e com horários malucos que sinceramente não visitamos. Para nós o grande lance foi a vida que a cidade exala sozinha!

Já o Mercado de Artesanato tem partes mais feias, partes mais bonitas e exige uma disposição sobre-humana para negociar, mas sem dúvida tem todos os presentes que você pretende levar: lindas artes, tecidos, cangas, roupas, comida, enfim, tudo. Abre todo santo dia, menos 2 vezes por ano e numa delas estávamos lá. Por isso repito a dica: compre logo tudo o que gostar…

Indonesia Bali Ubud

Pela cidade!

Indonesia Bali Ubud

Parece um convite à entrar, mas é a porta de uma residência…

Se quiser camisetas legais que não sejam de marcas de surf (que até aqui estão por toda parte), nem sejam da Bintang ou alguma imitação de marcas famosas sugiro 2 lojinhas muuuito legais: a Bali Design, que fica na Raya Ubud quase na ponte do bridges e a Tn. Parrot. Essa última é industrial, mas tem estampas lindas. Fica na Jalan Dewi Sita, perto do campinho. Já na Bali Design o próprio dono, o Wayan Santika é que pinta as camisetas uma a uma. Se gostar de alguma coisa especial é possível encomendar. Nas 2 esqueça as horas de negociação. Eles não alteram os preços e principalmente pelo real handmade da Bali Design acho que eles estão muito certos!

Aliás, nas lojas próprias dos artistas, que são muitos em Bali, você encontra coisas mais legais, mas menos negociáveis. Ainda vale a pena. As coisas são feitas com tanto cuidado que não é de se admirar que as pessoas tragam contêiners.

Indonesia Bali Ubud

Loja de artista é assim!

Indonesia Bali Ubud

Artist!

Outra atração à parte é comer. A comida balinesa é ótima e além dela, Ubud tem vááárias opções de todos os tipos. Tem restaurante cubano, mexicano, italiano, japonês… Mas recomendo mesmo apostar nos warungs. A comida local é a que é mais bem feita e ainda é mais barata. Em Ubud um prato se destaca mais, o Bebek Betutu, que nada mais é que pato defumado cozinhado em hooooras.

Nós comemos o bebek em um lugar meio assim meio assado. Sugiro muito que você procure um lugar que exija que o pedido seja encomendado um dia antes, nós não conseguimos porque descobrimos isso no último dia. Há inúmeras opções na cidade, mas recomendamos o Casa Luna, onde tudo era gostoso, ou o Bridges, onde tudo era ótimo.

O Bridges, aliás, foi nossa extravagância em Ubud. Passávamos por ele toda hora no caminho da cidade e o restaurante é todo lindo, sobre uma ponte (tchará!) super romântica. De dia tem uma linda vista da corredeira e de noite fica todo cheio de luzinhas. Nem sabíamos que era caríssimo para os padrões balineses, nem pensamos em fazer reserva (essencial para pegar aquele lugar excelente na varanda) e fomos lá como nossa rasteirinha e bermudão! Produção zero, mas nem ligo! A comida é incrível. Modernets, mas bem balinesa, com ótimos vinhos, pessoal simpaticíssimo e estavam com uma linda exposição de fotos!!!! (Perspectives do Michael Johnsey). Com entradas, prato principal e vinho esse jantar saiu 100 dólares. Nada mal para o padrão do restô!

Outro carinho é o Café Lotus. Tem um jardim bonito, com um templo lá no fundo e espetáculos de dança à noite. É super famoso e, portanto, super cheio, por isso não fomos.

Outros restaurantes que provamos e aprovamos foram o Nomad, o Cinta Grill, o Siam Sally, o o Kafe e o Cafe NGSA, em ordem de preferência!

O civeta, responsável pelo café mais famoso de Ubud!

O civeta, responsável pelo café mais famoso de Ubud!

Não deixe de tomar o café Luwak, uma especiaria regional feita com grãos que são mastigados pelo Luwak, um bichinho que parece um gambá e depois pegos lá no cocozinho dele… É um dos cafés mais caros e apreciados do mundo, provando que há mesmo loucos para tudo por ai!

No próximo post vêm as dicas do que fazer lá ao redor de Ubud! Até!

Mais sobre a Indonésia em:

Bali – Centro e Sul da Ilha – Praias, Compras e Templos

Bali – Uluwatu/Balangan – La Joya Biu Biu

Ubud – Onde ficar e o básico para conhecer a cidade

Ubud – Celebrações Religiosas – Gulungan e Kuningan

Ao redor de Ubud – Parte I

Ao redor de Ubud – Parte II

Ubud zen – Yoga e Meditação

Nusa Lembongan

Gili Trawangan – Um pedaço do Paraíso

Shares 5

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. janeiro 13, 2016

    […] Ubud – Onde comer e comprar bem […]

  2. janeiro 13, 2016

    […] Ubud – Onde comer e comprar bem […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: