Porto – O maravilhoso centro

Fui com meu amigo Marco à pé até o Mercado do  Bolhão, um dos ícones da cidade. Confesso que o lugar está meio caído e parece que há uma grande briga entre a prefeitura, que quer revitalizá-lo e os trabalhadores, que não querem passar meses sem trabalhar. De todo modo, o mercado tem algumas barracas bem interessantes de frutas, peixes, pães, linguiças, manteigas e queijos e até uma onde é possível almoçar, além de vendedores malucos e simpáticos. Parece que em alguns dias aquilo fica uma loucura, com todo mundo gritando baixarias e palavrões que só o pessoal do norte sabe, como “carago” que você pode tentar advinhar o que significa! Quando fui estava tranquilo, mas gostaria de ver. Quando cheguei em Portugal quem me atendeu na imigração disse que se eu ia estudar no norte eu ia para aprender palavrões! Ri muito e até o dia dos bolhões ainda não havia aprendido nenhum… achei que era hora, mas não rolou. Um videozinho ilustrativo dos dias mais animados…

Portugal Porto Mercado do Bolhão

Barraca de Frutas do Mercado do Bolhão

De qualquer forma, o mercado vale a visita. Por fora, marca a região e tem milhares de lojas, cafés e restaurantes em toda a volta, com tudo e mais um pouco. É um bom lugar para começar a conhecer o centro e bem ao lado há o metrô Bolhões, facilitando muitíssimo a vida.

Dali você pode partir para diferentes direções. Se quiser continuar no mundo das compras, pode seguir para a Rua Santa Catarina , onde ficam concentradas lojas, lojas e mais lojas. A região é boa para encontrar as redes de lojas que todo mundo gosta, mas também vinhos, artigos de cozinha, sapatos portugueses, que muita gente não sabe, mas é de muita qualidade e barato, entre outras coisas. Ali você também pode ver a lindíssima Capela das Almas, toda coberta de azulejos e visitar o Café Majestic  no nº 112, um clássico da cidade, super bonito, com um bolo de chocolate de sonhos, um pouco caro (o café em geral custa 0,50 no Porto, mas aqui custa 2 euros!) e com algumas super concorridas apresentações musiciais. Fechado aos domingos, assim como a maioria das lojas.

Portugal Porto Cafe Majestic

O super yummmm bolo de chocolate do Café Majestic

Ali por perto, na Rua Sá da Bandeira, também fica outro clássico café, o A Brasileira,  que também é ótimo. Sorte se for atendido pelo saudoso angolano Eduardo!

Se der um pulo na rua de Passos Manuel, nº 226 pode comer uma das melhores francesinhas da cidade no Santiago, outro clássico onde à noite pode ser difícil encontrar lugar, mesmo havendo 2 salões (ah, e fecha aos domingos). A francesinha, como já disse, é um prato típico do Porto, algo difícil de explicar. É meio que um sanduíche com carne, linguiça, salsicha, presunto, queijo, ovo e molho ou algo assim. Eu sei, falando parece esquisito, mas é uma delícia. Pesadíssima, é vista em todos os menus da cidade, mas cuidado, nem todas são tão gostosas (dizem que o segredo está no molho) e é melhor escolher bem para não traumatizar. Se não der para ir ao Santiago, veja no Ranking das Francesinhas os lugares mais indicados. Imagine, se há um ranking e até uma confraria para experimentar, avaliar e dizer tudo sobre a francesinha, é porque se trata de algo lendário. O Santiago fica em frente ao Coliseu do Porto,  uma casa de shows com várias salas onde sempre há concertos interessantes, além de festinhas e apresentações menores, super legal.

Portugal Porto Francesinha Santiago

Essa foto é do próprio site do Santiago e é muuuito real!!!

Eu ia dizer aqui que sendo assim seria uma boa pedida jantar no Santiago e seguir para a night até porque tem muitos lugares ali por perto, mas preciso explicar. A francesinha é um prato pesado e grande que ainda vem com batata frita e quiçá um ovinho. Coisa como uma feijoada: comer e domir. Mas no Porto a noite começa muito, mas muito tarde. Antes das 2hs da madrugada dificilmente você vai encontrar um lugar aberto e bom mesmo, só lá pelas 4hs. Então, a galera sai para jantar e fica no esquenta até….tarde. Assim, com uma cervejinha e bons amigos, pode ser um bom programa, mas também há riscos de rolar um bode e a balada ir por água abaixo. Esteja avisado.

Bem ali no Passos Manuel nº 178 também fica um dos meus lugares preferidos, o Maus Hábitos.  Já gosto do nome e dos milhares de trocadilhos que se faz com ele, como o fato de ser um bom hábito frequentá-lo. Um misto de bar com restaurante (só de dia), centro cultural e o que mais der na cabeça, tem cerveja barata, ar aconchegante e animação com uma programação musicial muito boa. Execelente para começar. Ainda é possível comer um brunch lá no fim de semana lendo um bom livro e se livrando da ressaca (caso a balada já tenha acabado) ou participar de um lanchinho dançante na hora do almoço! Eu gostaria que eles abrissem uma filial em SP, alguém dá a idéia? ;)

Voltando ao dia, se quiser seguir no sentido contrário, saia do Bolhão e vá até a Estação São Bento,  de onde partem os trens rumo ao norte. Ela é toda decorada por…azulejos, linda, linda. Aproveite para memorizar um pouco e tentar encontrar uma cópia em outro lugar do Porto!

Portugal Porto Estação São Bento

A impressionante Estação São Bento

Portugal Porto Igreja Santa Clara

Do lado da estação São Bento também fica a linda Igreja de Santa Clara e sua clássica revoada de fim de tarde

Dali, conheça um dos melhores segredos do Porto, o Gazela,  onde há o mais lendário cachorro quente da cidade. Quando quis me levar lá, meu amigo David disse que eu tinha que ir porque era um cachorro completamente diferente, mas que ele não sabia explicar, só comendo. Tentamos ir num sábado e, surpresa, eles não abrem aos fins de semana e fecham às 22hs, pontualmente. Passei dias tentando imaginar um cachorro quente diferente, seria a salsicha, o pão, o catchup?? Tudo. É tudo diferente e muuuito bom. Fica ali pelo Largo da Batalha, entre as ruas Porta do Sol e Travessa do Cativo. O pão é feito especialmente para eles, a salsicha é comprada de um talho (açougue) especial e o molho, meu Deus, o molho, dá um ardidinho sensacional. Sem frescura, comida no balcão ou de pé mesmo, atendimento muito mais que simpático, cachorro cortado em aperitivo para comer com muita cerveja!

No largo da Batalha também fica o Teatro São João,  clássico com ótima programação.

Dividindo esse lado do centro e o outro – onde ficam a Torre dos Clérigos outras maravilhas e o acesso à Ribeira – está a Praça dos Aliados,  que é maravilhosa, espaçosa, tem belas construções antigas como o prédio da Câmara Municipal e foi reformulada por ninguém mais ninguém menos que Álvaro Siza…

Portugal Porto Igreja da Sé

Igreja da Sé

Portugal Porto Sé

Até os passarinhos sabem que a vista das escadarias da Sé é maravilhosa!

Depois, você pode visitar a Igreja da Sé  e descer as escadarias para ter uma boa vista da cidade. Tenha atenção, pois este é um dos poucos lugares em que há um pessoalzinho, digamos, estranho na rua. À noite definitivamente evite.

Bem ali na Rua São Sebastião, em frente à rampa da Igreja da Sé fica também uma maravilhosa casa de fado, a Casa da Mariquinhas.  É bem pequeno, sendo melhor reservar (351 915613877). A idéia dos donos (segundo eles, que são umas graças) foi criar um espaço para o bom fado à um preço justo. O que sei é que os músicos são excelentes, o ambiente é aconchegante e a comida, sensacional. É bom para conhecer esse tão tradicional e surpreendetemente maravilhoso estilo musical, se emocionar muito, se divertir em turma, namorar em casal, com certeza se apaixonar pela música. Ah, e dizem que há aparições não anunciadas )por causa do óbvio pouco espaço) de gente já muito conhecida, como a Carminho (leia um pouco mais sobre o fado aqui). Nossa noite lá foi tão boa que teve gente que saiu da casa de guitarra nova e até o perdido Dom Sebastião nos visitou na madrugada! Agradeço muito à Sara por nos ter indicado o lugar e ao David por ter nos levado! Abraços aos dois!

Portugal Porto Casa das Mariquinhas

Os ex-ce-len-tes músicos do Casa da Mariquinhas!!!

Portugal Porto Casa da Mariquinhas

As lindas guitarras…

Por ali, fica o bom restaurante japonês Katsu,  na Rua O Comércio do Porto, 197. Pequeno, é bom para casais e é bom fazer reserva (351 393 334 479), pois está sempre bem cheio. Não abre aos domingos e, na boa, só vale a visita se você passar tempo o suficiente na cidade para conseguir comer toda a comida portuguesa que der antes e ainda tiver uma noite livre.

Se seguir descendo as escadarias da Sé chegará à Baixa, Palácio da Bolsa e Igreja de São Francisco e poderá ir caminhando para a Ribeira, mais conhecida como o cartão postal da cidade. Se não estiver tão animado poderá pegar o funicular, logo ali do outro lado da rua da Igreja e descer direto para a Ribeira. A exploração da Ribeira segue no próximo post e ainda tem mais do centro!

Mais do Porto:

Estádio do Dragão

O exótico Centro

Ribeira e Vila Nova de Gaia

Foz, Matosinhos e Onde Comer

Primeiras impressões e o transporte

Expressinha Porto

Casa da Música, Casa Aleixo, Casas de Compras

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. dezembro 6, 2015

    […] O maravilhoso Centro […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: