Óbidos

Óbidos está a cerca de 80km de Lisboa e é destino bate e volta para muita gente. Neste caso, recomendo que você faça isso mesmo.

A cidade é linda, linda, linda, cheia de casinhas arrumadas, flores e vasinhos nas janelas, mas é super pequenina e pode tranquilamente ser aproveitada em um dia.

Óbidos Portugal Rua Direita

Rua Direita antes da invasão das excursões!

Portugal òbidos

Esperando a padaria abrir…

A cidade tem um castelo e fica dentro das muralhas , o que não é comum e traz todo um charme. Se você der 2 voltas nas muralhas, andar pelas ruas, parar para um café e fizer umas compras, vai gastar uma manhã.

Logo na entrada da cidade você verá um belo painel de azulejos, é a Porta da Vila . Se seguir em frente pela Rua Direita , com suas váaaarias lojas, vai chegar ao castelo .

Portugal Óbidos Castelo

Caminhe tranquilamente até o Castelo.

Portugal Óbidos Castelo

Uma das passagens do Castelo.

Além de subir até o castelo, que é lindo e tem aquela vista maravilhosa que só os castelos tem, você pode, se quiser muito e estiver disposto a gastar mais, se hospedar no próprio, que hoje é uma pousada.

Se não quiser, passeie pelas muralhas, ande pelas ruazinhas, tudo é impecável e fofo e as lojinhas são óooootimas para lembrancinhas, muitas com artesãos trabalhando ali na hora mesmo.

Portugal Óbidos Loja Artesanato

Simpática loja

Não saia de Óbidos, em hipótese nenhuma, sem provar a ginjinha em copo de chocolate , como se deve! A ginjinha é uma bebida típica portuguesa, um licor de ginja (que é alguma fruta) que é característica de Óbidos. É bem doce e servida em copinhos de chocolate, para degustar e se encher de doçura. Delícia!

Claro que você pode provar a ginjinha em outros lugares – ela está por toda a parte – mas ali tem um sabor especial, de tradição. Os copinhos de chocolate também são difíceis de achar e eu, inocentemente, tentei levar alguns para o Porto, onde alguns amigos tinham uma garrafa pela metade de ginjinha, mas óbvio que eles derreteram durante a viagem e que nada mais restava daquela garrafa quando cheguei.

Portugal Óbidos Ginjinha no copo de chocolate

Ginjinha como se deve: no copo de chocolate…haveria foco se não houvesse álcool…

Então, ouça a voz da sabedoria e beba lá, nas barraquinhas na rua, o máximo que der e quiser. Preste atenção porque em algumas eles vendem uma dose e o copinho enquanto em outras eles vendem uma dose, o copinho e mais um refil e em outras vendem uma dose, o copinho e o refil até acabar o copinho (o que não acontece antes de você ter que parar)! Ai depende das suas vontades…

Dê uma olhada nas igrejas também. Na de Santa Maria , na pracinha central, se casaram no século sec. 15 Afonso, com 10 anos e Isabel, com 8!!! Céus!

Portugal Óbidos Castelo vista

Vista do Castelo

Portugal Óbidos Castelo

Descanso no Castelo tem bossa!

Para chegar a Óbidos, é possível ir de trem de Lisboa, mas a estação fica um pouquinho no meio do nada. De ônibus, saindo da estação Jardim Zoológico do metrô é preciso ir até Caldas da Rainha e depois até Óbidos. Vai demorar umas 2hs.

Aconselho muuuuito a alugar um carro. A visita é rápida e há algumas possibilidades para outras visitas por perto. Por outro lado, não aconselho naaaada a ir de excursão.

Portugal Óbidos Casas

Graciosa 1!

Portugal Óbidos Casas

Graciosa 2!

Portugal Óbidos

Graciosa 3!

Sério, é um mar de excursões naquela minúscula cidade, que dá nos nervos! E não há tanta coisa assim para precisar andar atrás do guia, ouvindo explicações. Bom, mas cada um sabe de si.

Não é necessáario domir ali, mas eu, que vinha com uma amiga de outra visita, passei a noite lá no Hotel Rainha Santa Isabel – Rua Direita, 63 – que foi simples, barato e agradável. Demos umas voltas à noite, mas estava quase tudo fechado, inclusive os restaurantes, e quase ficamos sem comer! O lado bom é que além de vermos a cidade à noite, acordamos bem cedo e ainda pegamos a cidade vazia, antes dos turistas chegarem. A diferença é gritante! Fomos embora quando a coisa ficou insuportável, mas fica a dica para quem quer fazer umas fotos com calma e andar sem esbarrões.

Portugal Óbidos Noite Porta da Vila

A entrada da cidade ou Porta da Vila by night

Portugal Óbidos Missa Páscoa

Véspera de Páscoa, missa às 22hs num frio que só o fogo aplaca

A cidade tem vários cafés simpáticos e o jantar na Rua Direita, no O Libador, com suas mesinhas para fora valeu a pena.

Atenção, Óbidos tem 2 acontecimentos anuais muito concorridos: a Feira Medieval e a Feira do Chocolate. Quis muito ir à do chocolate, que em 2012 foi em março, mas não deu. Quem foi, garante que é uma coisa de outro mundo, delícia! Já na medieval são montadas barraquinhas típicas no castelo e toda a cidade fica meio transformada. Os preços sobem, a cidade enche, pense bem antes de partir nesta aventura.

Portugal Óbidos Restaurante O Libador

Restaurante O Libador

Saindo de lá, há 3 opções bacanas e bem perto para visitar: Batalha, Alcobaça e Nazaré, das quais falo depois. Divirta-se!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Manuel Neto disse:

    Obrigado amada Bruna Luisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: