Lisboa – Estádio do Alvalade – Sporting

Está bem, eu confesso, não fui ao Estádio do Alvalade. Mas foi por absoluta falta de tempo e, como passei várias vezes na frente dele e o achei muito majestoso, vou comentar mesmo assim. Aliás, passar por ele, todo verde e depois pelo vermelho Estádio da Luz do arquirival Benfica, que fica na mesma rua, é a certeza de que você está em Portugal.

Como Portugal recebeu a Euro em 2004, quase todos os estádios do país foram reformados, construídos ou ajeitados por volta de 2003 e são lindos e novinhos. É verdade que tem uns elefantes brancos (por que copiamos as coisas ruins? Não sei, mas exemplo não faltava né!) por lá, o que não é o caso do Alvalade, utilizadíssimo.

O Sporting, o time dos leões é um dos times mais antigos de Portugal (tem com certeza o jornal de clube mais antigo do mundo) e tem uma torcida bem eclética, mas não chega a ser o time do povão. Algumas figuronas que começaram ali e dão orgulho ao time: ninguém menos que Figo, Cristiano Ronaldo e Nani.

Para chegar lá basta descer na estação Campo Grande do metrô. Há também vários ônibus, cujos números e horários você pode ver no site do Sporting, mas para que complicar se de metrô é tão fácil?

As visitas guiadas tem uns horários definidos: 11h30; 14h30 e 16hs (razão pela qual não consegui chegar a tempo) e custam entre 7 euros só para o estádio, 10 para o estádio e museu e 8 só para o museu.

O Estádio tem uma academia aberta ao público, a loja verde, que tem toda a quinquilaria que se pode imaginar e um excelente restaurante, o Casa XXI, que dizem ser mais requintado e não estilo esportivo, mas com boa comida. Só abre para almoço. Jantar só em dias de jogos.

E esta é a única opção para quem não quiser fazer a visita e tiver que esperar quem queira. Em volta, não há quase nada.

Quer assistir à um jogo? Basta entrar no  site do Sporting e comprar tudo online. Adoro essas facilidades. Tem planta e tudo para a escolha de lugares.E em geral os ingressos em Portugal não são muito caros, dá para se divertir.

Melhores observações sobre o Sporting ficarão para o dia em que o visitar, o que espero aconteça um dia, mas tenho que tecer mais um comentário àqueles que querem se aventurar pelo futebol português: há vocabulário próprio que vou enumerar aqui de acordo com o meu (pouco) conhecimento futebolístico.

1- relvado = campo

2- baliza = gol

3- guarda redes = goleiro

4- pontapé de baliza = tiro de meta

5- pontapé de canto = escanteio

6- e o mais importante de todos: golo = gol

Mais de Lisboa:

Estádio da Luz

Lisboa em detalhes – Mais distante

Lisboa em detalhes – Ao redor

Lisboa em detalhes – Centro

Lisboa – Roteiros Infinitos

Lisboa – Compras

Lisboa – Alimentação e Baladas

Lisboa – Transporte e Hospedagem

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. novembro 14, 2015

    […] Estádio do Alvalade […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: