Lisboa – Estádio da Luz – Benfica

O Benfica é o time com maior torcida de Portugal. Não é? Bom, foi o que me pareceu, eles estão por toda a parte. Fui informada de que é o time da massa, uma coisa meio Flamengo ou Corinthinas…

A poucos quilômetros do verde Estádio do Alvalade do arquirival Sporting, fica o Estádio da Luz, do Benfica. Assim como os arquirivais, em meados de 2003 destruíram o estádio antigo e construíram este novo e moderníssimo. Achei bacana.

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica

Minha idéia inicial não era fazer a visita, mas apenas dar uma olhada no campo pelo restaurante Catedral da Cerveja, que me foi recomendado. O restaurante, que fica no portão 10 é super simpático, tem boa comida e boa bebida, como o nome sugere, um atendimento excelente e ótima vista para o campo. Acima dele fica outro restaurante, o Museum, mais chique e, porém, mais fechado. O Catedral fica aberto todos os dias para almoço e o preço é um pouco salgado, mas vale a pena.

Na saída do almoço me deparei com o símbolo do time, a águia. Sim, uma águia de verdade, vivinha. Para quem nunca viu, em todos os jogos no Estádio da Luz a águia “Vitória” é chamada e entra em campo por uma saída existente no alto do Estádio, dá uma volta pelo estádio e pousa no centro. É lindo!

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica, Águia

A águia estava indo treinar, então não resisti e fiz a visita guiada. Sai de hora em hora e custa 12, 50 euros, mas é só para o estádio (que você vê do restaurante) porque o museu Cosme e Damião (adoreeeeei esse nome) ainda está em construção. Bom, a águia não estava treinando, mas estava lá sentada com seu amigo gavião “Zangão” e foi simpática, dentro do possível. Alguém ressaltou que ela parecia meio brava e o guia nos esclareceu que águias não sorriem, logo, ela estava ok com sua cara fechada! Os guias são atenciosos e você recebe algumas informações interessantes como a razão da existência das caderias douradas (muito legal), as cadeiras fixas do presidente, do lendário Eusébio (além da estátua na porta do estádio) e do presidente do adversário, a existência de uma academia muito legal com vista para o campo e aberta ao público, além de conhecer o centro de restauração de troféus.

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica

Eu, que nunca tinha visto um centro de restauração, conheci 2 apenas na minha curta estadia lusa e nunca imaginei que um time tivesse um desse. Dizem que o Benfica tem um zinzilhão de troféus em diversas categorias. Deve ser. Bom, por falta de megalomania eles também tem um canal de tv só deles.

As visitas não são tão lotadas como as dos vizinhos clubes espanhóis, mas achei surpreendentemente cheio, principalmente de brasileiros.

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica

Para chegar lá descer na estação Altos Moinhos do metrô. Não há nada em volta, mas tem uma loja que faz parte do complexo do estádio que é excelente para gastar o tempo esperando alguém. A Media Markt tem todo tipo de equipamento eletrônico (imagine isso no Brasil!). Você pode comprar sua câmera antes do jogo, ou ficar ali mexendo em vídeo games, coisas para computador, etc…  E do lado ainda há um rodízio de carne!

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica

Não consegui saber ao certo como é a compra de bilhetes para jogos pela internet, mas creio que é possível, os tugas não brincam em serviço. Se não der, basta ir à bilheteria ou à lojas do Benfica. Em geral, dá para comprar bilhetes em conta e é sossegadíssimo ir aos estádios.

Partiu!

Mais de Lisboa:

Estádio do Alvalade

Lisboa em detalhes – Mais distante

Lisboa em detalhes – Ao redor

Lisboa em detalhes – Centro

Lisboa – Roteiros Infinitos

Lisboa – Compras

Lisboa – Alimentação e Baladas

Lisboa – Transporte e Hospedagem

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: