Indonesia – Bali – Nusa Lembongan

Nusa Lembongan é uma ilha que fica a 30 minutos de Bali. Tão pertinho que serve para passeios de 1 dia para quem está em Bali, principalmente no lado leste da ilha, em Kuta e Denpasar.

Nós achamos que valia a pena passar 2 noites. E valia mesmo. Em 1 dia só dá para ter um cheiro da ilha, mas não dá para ver as casas arrumadas com seus templos, os alunos voltando da aula em 4 numa scooter, a paz em que vivem as pessoas.

Indonesia Bali Nusa Lembongan

Detalhes que comprovam que uma casa é hindu…

Indonesia Bali Nusa Lembongan

Detalhes das casas de Nusa Lembonghan

Ao invés do caminho fácil Bali-Nusa Lembongan (barcos de todos os tipos e tamanhos saindo mais ou menos a cada 1h de Sanur), fomos primeiro para Gili e de lá para Lembongan. Ao invés de gastarmos 30 minutos, gastamos 2 horas no trajeto… Não que tenha sido sofrido, mas quando compramos o ticket para o barco ninguém avisou que ele ia até Bali e depois ia para Lembongan e com isso perdemos uma boa parte do dia…

Pelo menos o nosso barco, da empresa Eka Jaya, era ótimo e não custou mais caro por conta do rolê.

Maior loucura foi o fato do barco parar no lado leste de Nusa Lembongan, bem próximo à ponte que liga Lembongan à Nusa Ceningan. Pergunte essas coisas antes de embarcar. Nós estávamos totalmente do lado contrário, do lado mais próximo de Bali e sabe-se lá Deus porque paramos lá se milhares de barcos param ao lado da Mushroom Beach.

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

Poético!

Indonesia Bali Nusa Lembongan

Mas assim não…

O que sei é que chegamos num canto feio e abandonado e tivemos que pegar uma jardineira (mais conhecida como caminhão com bancos de madeira) e só custou 5 dólares por pessoa porque choramos muito. Pergunte para a sua pousada se eles fazem o transfer. A Mola Mola faz, quem não estava hospedado lá veio conosco chacoalhando nas estradinhas.

Sim, estradinhas. Os únicos meios de transporte ali são as jardineiras e as scooters, mas o simples fato de haver motores tira um pouco a graça do lugar para mim, tornado Gili a campeã no quesito vida tranquila.

Indonesia Bali Nusa Lembongan Bali Belva

Nossa pousadinha de dia, com vulcão Agung ao fundo!

Indonesia Bali Nusa Lembongan Bali Belva

Banheiro ao ar livre!

Indonesia Bali Nusa Lembongan

Os pratos são assim, lindos e deliciosos!

Enfim, a ilha tem uma espécie de “vila” na praia de Jungut Batu, onde ficam muitas pousadas, alguns lugares para comer e o famoso cultivo de algas. É de lá que, pelo que entendi, saem os barcos para os picos de surf mais famosos (e sossegados de Bali): Playground, Laceration e Shipwrecks.

Preferimos ficar coladinhos na Mushroom Beach, uma praia sossegada e ma-ra-vi-lho-sa.

Escolhemos a Bali Belva. A Pousada foi beeem barata, estava novinha em folha, limpíssima, toda equipada com tudo que você pode precisar, com seus banheiros a céus aberto (quem nunca sentiu vontade de olhar para o céu estrelado tomando um belo banho?) e uma comida sensacional. Melhor e mais bonito Nasi Goreng de toda a viagem e de quebra tinha deliciosas sobremesas. A pousada fica no Sunset Point, a 5 minutos andando da Mushroom e da Dream Beaches. O restante da ilha é mais longe, mas você pode alugar com eles uma scooter por 5 dólares ou por 8, ser levado na garupa. Não fizemos nem uma coisa nem outra porque ficamos com medo de andar pelas ruas minúsculas e sem nenhuma visibilidade e porque no dia da cremação, justamente o dia mais livre que tivemos no local, eles não levam ninguém.

Indonesia Bali Nusa Lembongan Sunset Point

Sunset Point

Indonesia Bali Nusa Lembongan Sunset Point

Pôr-do-sol energizante em Sunset Point

A pousada valeu cada centavinho e ainda saiu barata, mas não se preocupe, todas são bem similares, super bem cuidadas como tudo que tem o toque hindu de Bali. A Mola Mola é uma das mais famosas de Mushroom Beach, mas fica no ponto mais agitado da praia. Se você quiser mesmo ficar ali pé na areia, eu sugeriria mais o Mushroom Beach Bungalows, que fica mais escondido, mas com piscina, spa e restaurante no cliff de frente para a praia! Fica a dica para almoçar aqui quando for passar o dia: comida simplesmente perfeita!

Veja outras opções de hopedagem aqui.

A Mushroom Beach é mesmo linda, fora o lado com os barcos, tem o lado secreto, totalmente vazio e sensacional. Você só precisa atravessar o morrinho para meditar, nadar, dormir, enfim, relaxar totalmente.

Indonesia Bali Nusa Lembongan Mushroom Beach

Mushroom Beach para boats

Indonesia Bali Nusa Lembongan Mushroom Beach

Mushroom Beach só para mim!

Indonesia Bali Nusa Lembongan Mushroom Beach

Mushroom Beach de dentro!

O Sunset Point (que na verdade fica do lado da Bali Belva e não propriamente em frente), é um cliff de onde você vê o sol se por exatamente na sua frente, com o vulcão Agung ao fundo. Lindo, maravilhoso, incrível.

Caminhando no sentido contrário você chega a Dream Beach e Devil’s Tear. É um lado mais isolado e igualmente bonito. Devil’s Tear é uma espécie de penhasco, com uma caverna que “devolve” as ondas com som e cores incríveis. Dá para ver um pouco aqui. É para sentar e curtir o momento mágico.

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

This is the way…

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

Dream Beach

Cansou dali, desça até Dream Beach. A praia é tão linda quanto a Mushroom Beach, mas é mais difícil de curtir o mar porque tem muitos corais e correnteza. Há um canal que facilita para entrar na água porque não tem corais, formando uma mini piscininha. É fácil de ver porque fica bem azulzinho e cheio de gente, mas na maré baixa já fica difícil de entrar.

O Dream Beach Huts tem um day use, com a piscina infinita de frente para o mar, mas não acho que vale a pena.

Tem altas ondas ali, mas não é aconselhável para iniciantes, exceto se você for completamente fearless, como esses meninos que estavam lá aprendendo: sem botinha para não machucar o pé, sem lash, com prancha velha e quebrada, sem roupa especial, aliás, quase sem roupa nenhuma… Não tinha onda perdida em horas de dedicação total! E você achando que ama o mar….

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

Prancha estragadinha, sem roupa especial, sem bota, sem lash numa praia super selvagem! Fearless!

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

Sem onda perdida!

Indonesia Bali Nusa Lembongan Dream Beach

Galera surfando em Dream Beach!

À noite não havia nada para fazer dos nossos lados. Só piscina, comida e cama. Nada mau!

A ilha também tem vááários pontos de mergulho, com saídas para Nusa Cenigan e Nusa Penida também. Não me aventurei, mas tenho certeza de que ali não tem erro.

Na hora de ir embora fomos mais espertos: pegamos o barco saindo de Mushroom Bay. Só que foi uma lanchinha minúscula. Você não pode ser muito sensível… O pessoal da pousada foi simpático e nos levou com nossas malas enormes em 2 scooter numa cena bizarramente engraçada.

Chegamos em Sanur e tivemos que lutar por um táxi que nos cobrou 25 dólares para ir até Ubud, o que achamos que foi um pouco caro. Em Ubud, é outra história, que fica para a próxima!

Mais sobre a Indonésia em:

Bali – Centro e Sul da Ilha – Praias, Compras e Templos

Bali – Uluwatu/Balangan – La Joya Biu Biu

Ubud – Onde ficar e o básico para aproveitar a cidade

Ubud – Onde comer e comprar bem

Ao redor de Ubud – Parte I

Ao redor de Ubud – Parte II

Ubud – Celebrações Religiossas – Gulungan e Kuningan

Ubud zen – Yoga e Meditação

Gili Trawangan – Um pedaço do Paraíso

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. janeiro 13, 2016

    […] Nusa Lembongan […]

  2. janeiro 13, 2016

    […] Nusa Lembongan […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: