Flamenco em Sevilha

Sevilha é uma terra espanhola como a gente imagina. Colorida, quente, nervosa. E é a terra do flamenco.

Esqueça tudo que você já viu de flamenco aqui no Brasil e se imagine mais no meio de um filme do Carlos Saura. É assim, sai da pele das pessoas, dos olhos, dos sorrisos.

Assistir a uma apresentação é obrigatório! Claro que é tudo bastante turístico né? Mas ainda assim você vê um amor imenso dos músicos e dançarinos  pela dança e isso, meu bem, vale a pena ser visto.

Você vai encontrar as roupas típicas, leques, castanholas e casas de show por todos os lados, mas vou indicar os 3 lugares mais maravilhosos para a imersão no flamenco.

Expressinha Sevilha  (33)

Virou a esquina ou piscou e os leques e castanholas te encontram.

Para iniciar os trabalhos: La Carbonería. Nada mais é do que um botecão com mesas coletivas, pôsteres nas paredes e cerveja barata. Mas tem um palco no meio de tudo isso onde se apresentam músicos e dançarinos de forma menos “ensaiada”. É uma balada com show ao vivo onde não se paga para entrar, se vê boas apresentações e onde seu amor pela cidade passa a ser definitivo.  Não sei se abre todos os dias, mas no fim de semana é garantido!

É difícil de achar, fica num cantinho de um ruela do labiríntico bairro de Santa Cruz. Nada que o Google não resolva, mas se prepare para rodar.  Fica na Calle Levíes, 18, próximo à igreja San Bartolomé.

Tente se lembrar que apesar da bagunça do lugar, os músicos e dançarinos levam as apresentações muito a sério e gostam de respeito e um pouco de silêncio enquanto se exibem! E fique até o final, tem sempre mais cantoria e dança com participação de locais. No dia seguinte você vai ficar de boca aberta ao perceber que aquele senhor que cantava lindamente a plenos pulmões vende mel na praça…

Expressinha Sevilha (58)

Uma noite no La Carbonería!

Para se encantar: Tablao Los Gallos. Um clássico da cidade, super turístico, só que não.  Para começo de conversa o lugar é minúsculo e não serve jantar. Não ganham mais dinheiro, mas não atrapalham o espetáculo… E tampouco atrapalham as fotos, terminantemente proibidas! O ingresso custa entre 20 e 35 euros e inclui uma bebida. É bacana ligar e reservar lugar porque é lotado todos os dias nos 2 horários: 20hs ou 22hs.

É lá que você vai descobrir que flamenco é muuuito masculino, ta pensando o que???? Tenha a sorte de ver El Junco e Hugo Sanchez e, caso já soubesse de toda essa masculinidade, se surpreenda com o pique dos caras! Nem preciso falar dos demais músicos e dançarinos, tudo perfeito, dá vontade de pular no palco e sair bailando! Para completar, o show não é muito longo e, assim, não dá tempo de cansar com repetições.

Fica na Plaza Santa Cruz, 11.

Expressinha Sevilha  (3)

Flamenco em Sevilha é assim!

Expressinha Sevilha  (2)

Flamenco em Sevilha é assim!

Para consolidar a cultura: Museo Del Baile Flamenco. Sugiro mesmo que você só vá à este museu mais no final da viagem porque ele traz tanta informação sobre o flamenco, que é mais fácil digerir depois de já ter visto um pouco.

Sinceramente achei o preço caríssimo: 10 euros para adultos, mas considerei uma ajuda de custo para manter a estrutura, já que também tem aulas no local. O museu é bem pequeno, mas tem muita informação. Prepare-se para gastar um tempo no corredor que mostra os diferentes tipos da dança e explica as diferenças. Além disso, tem exposição de obras de arte baseadas no flamenco e um interessantíssimo acervo de roupas e outros objetos de grandes dançarinos e momentos do flamenco, afinal, Cristina Hoyos, a mantenedora do museu, tem muita história. É muito interessante mesmo.

Expressinha Sevilha  (4)

O lindo Museu.

Fica aberto todos os dias, das 10hs às 19hs e também tem shows todos os dias às 19hs, por 20 euros. Se comprar o ingresso para show e museu, sai bem mais em conta: 24 euros.

Fica ali na Calle de Manuel Rojas Marcos, 3.

Olé!

(palavra que traduz a emoção de estar envolvido com aquele que canta, que toca e que dança. Dizem que vem da palavra árabe Alá, que quer dizer Deus. Um olé que brota livre de dentro de você significa que a sua emoção está além das palavras e que a sua admiração é pura e sublime, liberte-se!)

Saiba mais sobre Sevilha:

Sevilha – Modernidades

Sevilha – Cidade Antiga

Sevilha – chegar, se hospedar, se apaixonar!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. email marketing disse:

    Muito bom seu blog !

  2. Llikes instagram disse:

    excelente post e website gostei !

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: