Estádio Municipal de Braga – Sporting Clube de Braga – Estádio AXA

Apesar de ser na cidade do Pedro, ele imperdoavelmente não me levou lá e por essa razão não consegui fazer nenhuma foto desse Estádio sen-sa-cio-nal. Não gosto disso, mas peguei estas da net, porque é preciso ver.

Como praticamente todos os estádios portugueses, este, mais conhecido como “O Pedreira”, foi construído para a Eurocopa de 2004 e ficou pronto em 2003.

Além de ser a casa do Sporting Clube de Braga, time pelo qual eu até torci um pouquinho em 2012 quando tinha chance de ganhar o campeonato português e estragar o sistema Porto-Benfica que impera, o estádio é uma obra-prima vencedora de vários prêmios e até já foi homenageado pelo Obama. Tá bom, ou quer mais?

Estádio Braga

Foto: site SCB

Estádio Braga

Foto: http://arte-factoheregesperversoes.blogspot.com.br

Os Gverreiros do Minho não se fizeram de rogados e contrataram logo o arquiteto Eduardo Souto Moura (o mesmo da Casa das Histórias de Cascais, da qual já falei aqui no blog e do metrô do Porto, que acho bem bacana, entre outros) que em 2011 ganhou apenas o prêmio Pritzker. Um ícone da Escola do Porto, uma tradicional vertente arquitetônica da qual além dele, faz parte ninguém menos que o outro vencedor do Pritzker, Álvaro Siza Vieira (Do Museu Serralves no Porto, do Pavilhão de Portugal no Parque das Nações de Lisboa, etc…).

Voltando ao assunto, o estádio é muuuuito legal. Está no meio de uma paisagem agrícola e foi construído com base em uma pedreira que havia no local (entendeu?). Então é assim, ele tem apenas 2 arquibancadas, dos lados, sendo que em um deles é totalmente apoiada numa pedreira enooorme. Nos meios, um vazio para os torcedores verem também a paisagem. Em entrevista à Ana Sousa Dias para a revista de abril da TAP ele disse que o sonho dele era “ver um penálti num momento em que uma vaca está na linha da baliza, nos campos que ficam lá atrás”. A-do-roooo. Fico procurando as vaquinhas em todas as fotos que vejo do estádio desde então. Ainda não vi nenhuma, mas repare como é bacana uma hora olhar para o jogo, outra para a paisagem…acho que eu não veria nada em campo, pois como já declarei, tenho dificuldades em prestar atenção com tanta distração interessante que há num estádio.

Estádio Braga

Foto: www.e-clique.com

Estádio Braga

Foto: João Morgado

Pensa que é só? A cobertura foi inspirada em pontes da civilização Inca do Peru! E a criatividade não acabou no projeto. O Braga é um time com serviços muito interessantes. O primeiro é a possibilidade de realizar sua festinha de aniversário lá na sala de imprensa! Você pode optar por 2 pacotes: um em que servem um lanche, um bolo temático (do time, claro!), fazem uma visita ao estádio, dão um certificado, um kit do time e um bilhete para o próximo jogo e o segundo que inclui tudo isso mais um jogo de 30 minutos no campo de treinamento!!! Tudo isso para um mínimo de 15 pessoas sai por 15 euros por cabeça sem o joguinho ou por 25 euros com o joguinho, diminuindo proporcionalmente ao aumento do número de convidados. Unbelievable. Sabe quanto custa alugar uma quadra aqui no Brasil? Sem bolo nem visita? Eu faria uma festinha lá.

A segunda coisa interessantíssima é que além do futebol, da torcida Red Boys, o clube tem várias outras modalidades entre as quais times profissionais feminino e masculino de bilhar. Sim, você leu bem, de bilhar. As aulas da escola de bilhar são às 21hs às quartas-feiras.

Estádio Braga

Foto: Francisco Paraíso

Estádio Braga

Foto: Luís Ferreira Alves

O pessoal aqui no Brasil é tão pouco criativo….só pensa em vender camisa…

Agora, as visitas são mais complicadas. Tem que marcar pelo 253 306 860, que é skype, ou pelo visitas@scbraga.pt e só acontecem nos dias de semana, quando não há jogo, às 10h30 e às 15hs. No verão (junho a agosto) eles quebram o galho e fazem às 10hs, 14h30 e 16hs.

Você pode fazer a visita curta, de 30 minutos, pelo museu, gramado e sala de imprensa, ou, em 1h30, visitar também a zona vip e a bancada superior. Tudo entre 1,50 e 5 euros. Uma pe-chin-cha.

Os ingressos são vendidos nas lojas oficiais e no estádio só no dia do jogo. Pela internet sempre há um jeito.

O que eu não sei dizer: como chegar ao estádio, se alguém souber, pode contar aqui!

Shares 21

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. losing weight after 50 disse:

    I’d like to thank you for the efforts you have put in penning this site. I’m hoping
    to check out the same high-grade content by you in
    the future as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own,
    personal blog now ;)

  2. Bruna Barbosa disse:

    Eu é que aprendi muito em Portugal!! Fico feliz que tenha gostado! Estive de passagem em Aveiro, na Costa Nova e até escrevi sobre isso, se quiser conferir (e comentar): http://www.expressinha.com/coimbra-alem-da-universidade/.
    Um abraço, Bruna.

  3. lsoares disse:

    curioso como eu, um português, vem aprender coisas sobre Portugal num blog brasileiro :)
    muito interessante!
    foi pena não ter visitado Aveiro…. Ah e Sintra, Cascais…

  1. maio 1, 2015

    The Jewelry Store

    Nice article, It was inspiring.

  2. novembro 14, 2015

    […] vai ter que dar um pulo lá no Estádio do Sporting Clube do Braga,  cujos detalhes você vê aqui. Pelo pecado de não ter me levado lá o Pedro não escapa! O Estádio está encabeçando a minha […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: