Elliot Erwitt – e a arte do humor

Toda vez que vejo essas fotos do Elliot Erwitt lembro da minha entrevista na escola de inglês quando cheguei no Canadá.

A entrevistadora fez os testes de nível e perguntou em que eu queria focar meu estudo: conversação, gramática, narrativa… Minha resposta foi automática: eu quero conseguir ironizar em inglês!

Ela ficou meio surpresa, mas entendeu: entre outras coisas, me colocou em uma aula de improvisação.

Eu já tinha um nível razoavelmente avançado, mas não conseguia ironizar. Perdia tempo encontrando as palavras em inglês, construindo a frase com a sutileza do sarcasmo e quando eu finalmente conseguia pôr pra fora meu comentário, o timing da piada já tinha passado.

Hoje, quando vejo essas fotos, sonho em um dia estar andando em NY ou Paris com a câmera na mão e encontrar uma cena dessas.

Ai lembro que não bastasse estar no exato momento e no exato local em que a cena acontecesse, eu teria que escolher o enquadramento, o ISO, o WB, a velocidade, o diafragma, me posicionar e ainda por cima acertar o foco. Rá! Parece um milagre!

Ai você me diz que eu posso montar a cena ou desenvolver habilidades de edição… (Juro que a primeira vez que vi, achei que a foto das pernas do cachorro era edição! Tão tolinha….)

Eu sei, né? Mas ai, além de lembrar de fazer tudo aquilo ali, eu preciso ainda ter criatividade para imaginar a cena e desenvoltura para dirigir os participantes. Pena que não continuei nas aulas de improvisação quando voltei pro Brasil!

Mas sigo estudando, quem sabe um dia né? ;)

Você pode saber mais sobre o fotógrafo (que de quebra é uma figura) ou ver mais fotos no site dele www.ellioterwit.com, só coloquei aqui algumas das que mais gosto!

Elliot Erwitt Dog Leggs

New York City (Dog Legs)
1974

Elliot Erwitt Two Bulldogs

New York City (Two Bulldogs)
2000

Elliot Erwitt Dog Jumping

Paris, France (Dog Jumping)
1989

Elliot Erwitt Wilmington

Wilmington, NC
1950

Elliot Erwitt Museo del Prado

Madrid, Museo Del Prado
1995

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: