Começando por Cusco

Você já deve saber que para chegar à Machu Picchu vai precisar passar por Cusco. Talvez você pense que só vai conhecer Cusco para se aclimatar à altitude e  até saiba que existe uma ou outra coisa graciosa na cidade, mas Cusco é tão legal quanto Machu Picchu! Claro que a cidade perdida inca tem todo o mistério, mas Cusco tem charme, beleza, história, restaurantes incríveis e night agitada! \O/

Cusco significa “umbigo do mundo” e não é à toa. Foi criada pelos quechuas para ser a capital do império Inca e era de lá que eles comandavam seu extenso território de dominação. Não vou entrar em detalhes, pois acho que vale a pena você ouvir as explicações bem mais ricas e detalhadas dos guias locais, mas fiquei super impressionada com o tamanho do império, a quantidade de povos que foram dominados pelos quechuas e suas filosofias.

Peru Cusco

Arquitetura muito muito antiga, muito muito inteligente!

Após guerras internas e também do império inca contra os espanhóis – que não apenas tinham maior poderio bélico mas também usaram um habilidoso jogo político que colocava o império contra si mesmo – a cidade foi totalmente transformada.

Os católicos derrubaram templos e construíram igrejas e prédios em estilo espanhol sobre as ruínas, mas a arquitetura quechua (aprenda a lidar com isso, Inca era apenas o imperador, o correto é chamar o povo de quechua) era algo tão além do nosso tempo que um poderoso terremoto em 1950 derrubou boa parte da construção espanhola, mas nada da construção inca, que agora pode ser vista com muito mais detalhes.

Hoje a cidade é um centro efervescente com quase 500.000 habitantes!

Peru Cusco

Arte da Cusco atual.

Por todo lado há muito o que absorver, mas se você gosta de aprender e se envolver com o local, dedique-se a entender a história, filosofia e arquitetura desse povo. É algo embasbacador!

Cusco é uma maravilhosa entrada para o Peru e se você já quer chegar com uma bagagem, sugiro que você assista os seguintes filmes: Sigo Siendo – um documentário super tocante sobre a música peruana e que vai te levar à outras dimensões quando for inundado pela sempre presente música local, Tupac Amaru – sobre o líder da mais famosa revolta peruana contra a escravidão (que nada tem a ver com o rapper), um baile de história que vai abrir seus olhos para muito do que será visto nos passeios, Magallanes – um drama que traz um pouco da história do Sendero Luminoso, um grupo terrorista que aterrorizou parte do Peru entre os anos 80 e 90  (estreou no Cine Cultura e Itaú Cultural em SP no dia 02/11), e o recente, louco e premiado A Teta Assustada – que retrata uma antiga lenda peruana de forma única.

Peru Sigo Siendo

Um cheirinho das lindas imagens de Sigo Siendo!

Sem falar no Vargas Llosa, o mais famoso escritor peruano, ganhador do Nobel de Literatura de 2010, crítico ferrenho da cultura e política que tem clássicos no currículo como Pantaleão e as Visitadoras, Travessuras da Menina Má, A Guerra do Fim do Mundo, entre outros. Dá para chegar com a mala cheia!

O ideal para conhecer todas as maravilhas de Cusco, na minha modesta opinião, é de 4 dias. Se desse, eu ainda ficaria mais um só para flanar.

Peru Cusco

Tem uma coleção de portas simpáticas para quem gosta!

Ah, e a aclimatação realmente é coisa séria. Nem todo mundo sente o soroche (o mal de altura), mas com certeza você vai perceber ao caminhar que o fôlego diminui e o cansaço bate. Convém ficar pelo menos 2 dias tomando muito chá de coca (durante o dia, porque tem muita cafeína e você fica ligadão à noite) e se for fazer a trilha inca, eu sugeriria pelo menos 3 dias na cidade antes de começar.

Vi um monte de recomendações para que os passeios de Cusco e entorno sejam feitos antes de Machu Picchu para que não pareçam menos legais, mas fiz alguns antes e outros depois e amei tudo da mesma forma. Ao gosto do freguês…

Peru Sigo Siendo

Guarde um tempo para ficar assim: sentado de papo na Plaza de Armas!

No próximo post tem o tim tim por tim tim dos passeios e umas sugestões de programação. ;)

Mais para você organizar sua viagem para o Peru:

Roteiro para o Peru

Começando por Cusco

À pé por Cusco

City Tour em Cusco

Tour pelo Vale Sagrado em Cusco

Onde Comer e Beber em Cusco

Machu Picchu: quanto custa viajar para lá?

Machu Picchu: Gratidão!

Machu Picchu em 2 dias: lá em cima

Machu Picchu em 2 dias: lá embaixo

Me Xamã que eu vou de novo

Um lago chamado Titicaca: 2 dias para Puno

Navegando no Titicaca: 2 dias em Puno

Um dia em Nazca: Investigando por terra e ar os mistérios do deserto

People from Peru

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: